Reitoria

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados
Programas contemplados foram de Educação, Engenharia de Materiais e Desenvolvimento Socioeconômico (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após um ano de grandes conquistas e desafios para a Unesc, a Universidade celebra mais vitórias: a aprovação de três doutorados para 2019. Os programas que receberam nesta semana o parecer positivo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foram o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais). A conquista marca mais um salto positivo da Universidade, que encerra o ano com expectativas ainda melhores para 2019.

As notícias foram recebidas com extrema alegria por toda a comunidade acadêmica, em especial pela reitoria. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há palavras que possam expressar toda a gratidão e a felicidade ao vivenciar este momento. “São programas de extrema importância, cada um em sua área, e que com certeza farão a diferença no momento em que vivemos hoje”, destacou.

Na tarde de sexta-feira (07/12) um café especial foi realizado na reitoria para celebrar a aprovação junto aos pesquisadores de cada Programa. Na oportunidade, Luciane destacou as congratulações a cada um dos envolvidos e salientou a importância de reunir todos para celebrar com afeto. “Essa é a hora de comemorar a merecida conquista após muita dedicação de toda a equipe e, logo depois dessa emoção, o foco será colocar esses programas no lugar de destaque que eles merecem. Queremos que sejam os melhores programas de doutorado e vamos trabalhar muito para isso”, disse.

De acordo com Vice-reitor Daniel Preve os cenários regional, estadual e nacional ganham com essa conquista. “Temos acompanhado a luta que existe em cada PPG. Sabemos que as aprovações são a cereja do bolo no sentido da pós-graduação e temos consciência de toda a diferença que farão, não só para a nossa comunidade, mas para a sociedade no entorno da nossa Universidade. A Unesc dá mais um passo na sua história e a Universidade de hoje não é a mesma de ontem com certeza”, salientou.

A luta, de acordo com a Pró-reitora Indianara Reynaud Toreti, continua a partir dessa conquista tão esperada e significativa para a Instituição. “Temos muita consciência de que esse resultado é fruto de uma gestão de consistência e de grupos que pegaram junto, lutaram e acreditaram muito. Contem conosco, pois sabemos que o trabalho continua e, enquanto instituição, precisamos olhar para frente, analisar como podemos fortalecer e fazer com que os programas cresçam cada vez mais e alcancem cada vez mais sucesso”, completou Indianara em sua fala aos pesquisadores.

As notícias das conquistas, para o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação na Unesc, Oscar Montedo, chegaram nessa reta final do ano com o sentimento de alívio e muita felicidade por ser uma recompensa merecida. “Tínhamos muita segurança com relação a essa aprovação porque sabíamos que o trabalho tinha sido muito bem feito. Eu li cada uma das propostas e acreditava em cada uma, pois foram feitas com dedicação, planejamento e muito cuidado por nossas equipes. Acredito que esse seja a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado com afinco na instituição e realmente marque uma evolução significativa para a nossa Universidade”, destaca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 20:16
Compartilhar Comente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente