Reitoria

Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul apresenta uniformes em evento na Unesc

Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul apresenta uniformes em evento na Unesc
Ato simboliza mais um passo para tirar a iniciativa do papel (Fotos: Leonardo Ferreira/Unesc e Talita Grassi Câmara de vereadores de Criciúma) Mais imagens

O Sarasul (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul) apresentou os uniformes de atuação na tarde desta quinta-feira (24/9), em evento realizado na Unesc, apoiadora da iniciativa. Os equipamentos foram demonstrados à comissão de implantação do Serviço Aeromédico, representando um importante passo para a concretização do projeto.


São quase dois anos de trabalhos para dar vida ao Sarasul, que viabilizará socorro em atendimentos primários de saúde para mais de um milhão de pessoas nas regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). “O objetivo é trazer para dentro da aeronave do SAER (Serviço Aeropolicial) uma equipe aeromédica, com um médico e um enfermeiro. A disponibilidade deste Serviço garantirá uma prestação de socorro de forma imediata em ambientes hostis e distantes”, explicou o integrante da comissão e médico Alexandre Ribeiro da Costa.

O médico também chama atenção para a faixa litorânea do Sul do estado, que recebe milhões de pessoas no verão. “Podemos atingir qualquer faixa litorânea na casa dos dez minutos. Isso seria de imenso valor para alguém afogado, ou até em outras situações como um ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). São minutos que ganhamos e que possibilitam salvar vidas e minimizar consequências para o paciente”, enfatizou.

A divisão de atuação da aeronave para fins médicos e policiais, conforme o delegado do SAER, Gilberto Mondini, não trará perda significativa no tempo de resposta dos serviços, com ganhos em questões de custo benefício, integração de atuação das equipes e valorização da instituição SAER. “É um grande ganho para nossa população. O Serviço Aeropolicial já atua nestes moldes no Oeste do estado, em Chapecó, há quatro anos. Os resultados são fantásticos. São serviços que se complementam, que podem trabalhar em total harmonia e que podem atuar de forma integrada”, destacou. Para a implantação do Sarasul foram realizadas visitas técnicas, entre elas em Chapecó, reuniões de trabalho e pesquisas nos diversos seguimentos que envolvem o projeto. 


Unesc ofertará especialização para profissionais do SAER Sul 

A Unesc está com inscrições abertas para uma pós-graduação, entregando profissionais de excelência para atuar na aeronave e também em situações de alta complexidade. “Até o momento a Unesc atuou com sua expertise científica nas mais diversas etapas de elaboração deste projeto. Em um segundo momento, uma pós-graduação foi desenvolvida tendo como foco preparar profissionais para o atendimento especializado”, explicou a coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e das Clínicas Integradas da Unesc, Mágada Tessmann. 

Etapas finais de implantação

Em agosto o projeto do Sarasul foi aprovado por unanimidade Câmara de Vereadores de Criciúma. O ato autorizou o Executivo a celebrar o Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Civil e com o CIM-Amrec (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec) para a implantação do Serviço no Município de Criciúma. “Este sonho está começando a tomar forma. É um importante passo. Logo a burocracia será vencida e este Serviços vai estar a disposição de toda nossa região”, Destacou Hélio Cesa, prefeito de Siderópolis e presidente do CIM

O acordo tem por objeto viabilizar a prestação de serviços para a Mesorregião Sul Catarinense, oferecendo atendimento pré-hospitalar em ocorrências de maior gravidade, e em ações relacionadas ao resgate em atendimento pré-hospitalar e transferências inter-hospitalares.

Depois de implantado, o aeromédico vai atender ocorrências registradas dos municípios de Passo de Torres a Imbituba. O SAER da Polícia Civil chegou ao Sul Catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde. Agora, o objetivo da proposta é que a aeronave contribua de forma mais direta em questões de atendimentos primários.

A iniciativa tem o engajamento da Unesc, Câmara de Vereadores de Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Secretaria de Saúde de Criciúma,  Amrec, Amesc, Amurel, ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), SAMU, SAER, Ministério Público, Defesa Civil, Cruz Vermelha, IGP (Instituto Geral de Perícias), Polícias Federal e Civil, Corpo de Bombeiros e Equipe Multi-Institucional.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2020 às 16:33
Compartilhar Comente

Controladoria Financeira da Unesc oferece suporte e segurança à instituição

Controladoria Financeira da Unesc oferece suporte e segurança à instituição
Setor foi criado com foco no aprimoramento da gestão financeira (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Oficializado há pouco mais de um mês na Unesc a Controladoria Financeira tem sido mais uma forte aliada ao trabalho da gestão da Instituição. O setor foi implantado com foco no aprimoramento da gestão financeira, na criação de condições mais seguras para a tomada de decisão, além de compilar e organizar os dados gerenciais. Sob comando do administrador e mestre em contabilidade Zanoni Elias, e do Gerente de finanças, o economista Janir de Quadra Paim, o grupo de trabalho na Controladoria conta com a coordenadora Adriana Farias e a técnica administrativa Cássia Alves Constante.

Conforme Zanoni, o trabalho, pautado na sustentabilidade institucional e pela segurança nas ações da instituição, oferece ainda maior segurança à Universidade com relação aos critérios de controle em todas as operações, assim como a procedimentos estabelecidos em resoluções, portarias e normas administrativas.

A atuação da equipe divide-se em três eixos principais sendo eles: o controle de todas as operações internas e externas; a elaboração e o acompanhamento da execução do planejamento orçamentário e compilação e organização dos relatórios gerenciais para a gestão.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o trabalho cauteloso já realizado na Instituição ganha ainda mais embasamento e cuidado a partir da criação da Controladoria Financeira. “O controle detalhado das questões financeiras da Instituição já está entre nossas prioridades desde os primeiros dias de gestão, dada a responsabilidade que as funções que ocupamos nos exigem. A criação de um setor específico para isso reforça nosso compromisso e nos deixa ainda mais seguros na tomada das mais diversas decisões que envolvem a saúde financeira da Universidade”, detalha.

De acordo com Zanoni, o propósito da equipe de gestão é de que a Controladoria ganhe cada vez mais espaço a partir das experiências proporcionadas. “Neste primeiro momento contamos com duas profissionais do corpo interno da instituição, podendo, futuramente, ocorrer adequações necessárias conforme a demanda Institucional, tendo em vista que o setor será contínuo e assim se desenvolverá cada vez proporcionando ainda mais segurança e transparência na operação da instituição” acrescenta Janir.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2020 às 13:15
Compartilhar Comente

Universidade recebe presidente da Fapesc para encontro sobre Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias

Universidade recebe presidente da Fapesc para encontro sobre Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias
Reitora da Unesc debateu com representantes da Fapesc e da Acafe a implantação de um projeto envolvendo 16 IES (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque), foi palco de uma importante reunião na manhã desta quinta-feira (17/9), com a presença da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A reitora Luciane Bisognin Ceretta e membros da equipe de gestão da Universidade conheceram o projeto da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina, dialogaram e deram sugestões para contribuir com a iniciativa.

“Este projeto irá apoiar a tomada de decisão tanto de gestores públicos, do setor produtivo e da própria Fapesc no direcionamento das políticas públicas a partir das informações sobre a inovação. A Unesc participa desse movimento de modo muito ativo, protagonizando esse trabalho na Amrec e na Amesc”, salienta a reitora da Unesc, que afirma que este movimento é essencial para que o que Santa Catarina tenha concentradas em um único local, todas as iniciativas de inovação, tanto de processos quanto de produtos.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, reiterou o apoio da Fundação à iniciativa, e enfatizou a importância de um projeto integrativo para o fortalecimento do sistema e o crescimento das próprias instituições. “A plataforma será um avanço tanto para as instituições e irá colaborar para decisões mais assertivas tanto na geração quanto na execução de políticas públicas na área de ciência e inovação no Estado”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reforça à Fapesc e o seu presidente como grandes parceiros das instituições comunitárias catarinenses e a importância do projeto para o desenvolvimento da ciência e da inovação em Santa Catarina. “Para nós é uma satisfação ter o presidente da Fapesc apoiando a pesquisa e a inovação instituições comunitárias que têm feito muito para o desenvolvimento das diversas regiões catarinenses”.

O assessor de Relações Institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, apresentou o projeto, que conta com o apoio da Fapesc. Segundo ele, a ideia é criar uma plataforma com dados e informações sobre todos os projetos desenvolvidos em pesquisa e inovação pelas 16 Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Acafe. “O projeto é mais que uma plataforma de dados. Ele vai integrar tudo o que é produzido pelas IES e permitirá que seja os setores público e privado conheçam a potencialidade das nossas instituições nestas áreas. Queremos mostrar o tamanho que tem a Acafe”.

A pró-reitora pontuou ainda algumas sugestões para contribuir com o projeto. Segundo ela, o sistema poderia ser trabalhado em quatro eixos: Mapeamento (cadastro dos Grupos de Pesquisa (GPs), projetos e pesquisadores e dos laboratórios, suas competências e seus entregáveis); Integração (análise integrada dos projetos/GPs e laboratórios; mapeamento de projetos colaborativos e desenho e viabilização da sinergia entre IES e os pesquisadores envolvidos; Apoio (identificação de linhas de fomento aos projetos; mapeamento de oportunidades de transferência de tecnologia com o setor produtivo e público; mapeamento de oportunidades de prestação de serviços e integração e viabilização de projetos colaborativos na IES e entre as IES); Monitoramento (acompanhamento da execução dos projetos na IES e entre IES).

Neste momento, a Acafe e a Fapesc estão realizando visitas aos gestores das IES do Sistema Acafe para apresentar o projeto e dialogar sobre ideias e contribuições. O próximo passo será o encaminhamento de um questionário para que cada universidade ou centro universitário colete informações com o setor público e privado de sua região. A partir das respostas, será feito um diagnóstico, que deve ser apresentado às IES ainda em 2020. A intenção é que o desenho da plataforma esteja pronto até março de 2021.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2020 às 21:15
Compartilhar Comente

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%
Proesde Licenciatura beneficia veteranos e calouros dos cursos presenciais e EAD (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em fazer um curso superior podem iniciar a caminhada ainda em 2020. As matrículas para o segundo semestre podem ser feitas até 23 de setembro na Unesc. E os estudantes que quiserem fazer uma graduação na área da Licenciatura, podem contar com bolsas de 100%. Na Universidade, o acadêmico, seja ele calouro ou veterano da modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), pode receber uma bolsa e ter gratuidade em seus estudos. Os O benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo do Estado.

Para o segundo semestre de 2020, os recursos repassados para beneficiar os estudantes dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física, Matemática, História, Física, Geografia, Pedagogia e Educação Física e Artes Visuais são da ordem de R$ 554.619,59. As bolsas serão de, no mínimo, 25%, podendo chegar a 100% conforme o índice de carência do aluno. Podem participar estudantes que moram há pelo menos dois anos em Santa Catarina e não possuam diploma de curso superior – com exceção de Licenciatura Plena.

Na última semana, gestores da Universidade e professores dos cursos de Licenciatura participaram de uma reunião virtual sobre o programa. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, explica que os contemplados receberão a bolsa por um semestre e depois poderão participar novamente do processo para dar continuidade ao benefício. “O Proesde Licenciatura é uma grande oportunidade que contempla tanto quem já está na Universidade quanto quem quer iniciar a sua trajetória acadêmica. A universidade valoriza a formação de professores e por esta razão esta oportunidade precisa ser amplamente divulgada. O Proesde Licenciatura é um importante aliado para a permanência do estudante na universidade e possibilita que este concretize o sonho de concluir seu curso superior. Posteriormente, como docente, poderá ajudar na formação de novos profissionais nos diversos espaços educacionais”. 

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, reforça a necessidade de que os alunos dos cursos de Licenciatura e aqueles que querem ingressar em um dos nove cursos oferecidos pela Unesc saibam que existe a oportunidade de um benefício de até 100%. “Além do aspecto da permanência estudantil e de ingresso de novos alunos, o programa colabora para a valorização da profissão docente, algo que vem ao encontro das ações da Unesc”. 

O Proesde atua nas Universidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu vínculo é com a Secretaria de Estado de Educação, e contempla os estudantes com bolsas de estudo a partir do Uniedu. A concessão do benefício está condicionada à participação em programas e/ou projetos sociais com visão educativa, propostos pela Universidade.

Fortalecimento das Licenciaturas

A Unesc desenvolve vários projetos para o fortalecimento das Licenciaturas e da profissão docente, tanto interna quanto externamente. São eventos e capacitações voltados aos seus professores, por meio do Programa de Formação Continuada, que aborda temas atuais e reflete o ser e o fazer do docente e voltados a professores da rede pública de ensino do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Na formação de novos profissionais, a Unesc oferece projetos que ultrapassam os limites do campus e chegam às salas de aula de diversas escolas. Os estudantes dos cursos de Licenciatura podem participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes (Pibid) do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Neles, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade e aprender por meio da importante troca importante com professores e alunos das escolas de municípios como Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Nova Veneza e Forquilhinha.

Segundo Feldhaus, a Unesc investe na formação de professores com políticas de fortalecimento das Licenciaturas em consonância com a missão institucional e ao longo de sua história, foi responsável pela formação de mais de 12.500 profissionais que atuam nos diferentes segmentos educacionai.

Fique atento aos prazos

Até 23 de setembro
Matrículas para o segundo semestre de 2020

19 a 23/9
Inscrição no site do Uniedu por parte do estudante – realização/atualização de cadastro; inserção dos documentos comprobatórios (conforme edital) e correções de informações.

24 a 30/9

Segundo período de concessão de bolsas por parte da Instituição de Ensino Superior.

Mais informações sobre o Proesde Licenciatura

Site Uniedu

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 17:04
Compartilhar Comente

Unesc realiza pesquisa sobre prevalência de Covid-19 na população adulta de Siderópolis

Unesc realiza pesquisa sobre prevalência de Covid-19 na população adulta de Siderópolis
Pesquisa de campo iniciou nesta segunda-feira com população da área central do município (Fotos: Milena Nandi/Marcelo De Bona/Comunicação Município de Siderópolis) Mais imagens

A prevalência de Covid-19 na população adulta de Siderópolis é tema de uma nova pesquisa a ser desenvolvida pela Unesc. Nesta segunda-feira (14/9), o município recebeu pesquisadores da equipe multiprofissional da Universidade, para a coleta de dados a serem avaliados para a elaboração de um diagnóstico. As atividades são lideradas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e realizado em parceria com os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis.

A equipe de pesquisadores é formada pelas professoras do PPGSCol e do curso de Enfermagem, Cristiane Damiani Tomasi e a reitora Luciane Bisognin Ceretta; pelo coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; pela coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostim e pela professora do PPGSCol, Vanessa Iribarrem Avena Miranda. A equipe é formada ainda por acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc, que atuarão na coleta de materiais e informações na comunidade.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a pesquisa é de grande valia para todos os agentes envolvidos e irá colaborar com o desenvolvimento de estratégias que impliquem em boas práticas para o cuidado das pessoas durante a pandemia. “Temos uma equipe de pesquisadores altamente competente, com estratégias metodológicas bem elaboradas e de reconhecimento nacional. Por isso estou muito certa dos resultados positivos que essa pesquisa terá tanto para a Universidade quanto para o município”, afirma Luciane. A reitora ainda enfatiza a importância do trabalho comunitário da Unesc, que neste momento de pandemia coloca a ciência produzida na Universidade a serviço da vida e dos municípios da região. “Isso só uma universidade comprometida com o desenvolvimento regional e do tamanho da Unesc, com seus valores e a missão muito solidificados, consegue realizar”.

Pesquisa prioriza testagem em pessoas do grupo de risco


Cristiane explica que a Secretaria de Saúde de Siderópolis entrou em contato com a Unesc porque viu a necessidade de fazer um levantamento com a população para determinar a prevalência de Covid-19. Segundo a coordenadora do PPGSCol, a pesquisa será realizada com pessoas acima de 18 anos e que estejam no grupo de risco, com prioridade de testagem dada para pessoas idosas e com doenças crônicas. Os testes rápidos para o coronavírus serão feitos pelo curso de Biomedicina e a coleta de dados, pelos professores do PPGSCol e do curso de Enfermagem.

A pesquisa teve início com a população da área central de Siderópolis e posteriormente, o estudo será realizado também com moradores da área rural do município. Além da coleta de sangue, os pesquisadores irão aplicar um questionário para o levantamento de dados relativos ao comportamento das pessoas neste período, saber se cumpriram o isolamento social e como se sentem em relação à pandemia. O acesso das pessoas à atenção primária à saúde também será avaliado.

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Laurinês Budel Possebon, a pesquisa se faz necessária para identificar as pessoas que estão positivas ou negativas para a Covid-19. “O estudo nos auxiliará a estabelecer o endurecimento ou afrouxamento das medidas de distanciamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus”, afirma.

Segundo a professora da Unesc, Cristiane Tomasi, a pesquisa será importante também para o PPGSCol. “Para o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc, a pesquisa vai ao encontro do o PPGSCol quer: a interação com os serviços de saúde e também dar resposta para a sociedade nesse momento de pandemia”, afirma Cristiane.

Primeiros participantes

Uma das primeiras casas visitadas pela equipe da Unesc foi a de Sheila Regina Marques, que considera o levantamento uma iniciativa positiva para a população. “A pesquisa é importante para avaliar o número de moradores que já tiveram o vírus ou que ainda possam estar contaminados. É algo muito bom e ajudará a analisar por mais quanto tempo deve seguir a pandemia. Achei muito interessante, foi rápido e as meninas foram muito atenciosas”, conta a moradora do bairro Tereza Cristina.

Curso será responsável pelos testes sorológicos


O curso de Biomedicina da Unesc será o responsável pela realização dos testes sorológicos para Covid-19. As amostras de sangue coletadas serão enviadas para o Lenac (Laboratório de Análises Clínicas) da Universidade, onde serão processadas e analisadas.

O coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza, explica que os exames irão detectar a presença de anticorpos que indicarão se o indivíduo está com o vírus ativo (pode infectar outras pessoas) ou se já adquiriu imunidade ao coronavírus. “A pesquisa que será desenvolvida em Siderópolis é de extrema significância, uma vez que quanto mais a população for testada, mais teremos condições de controlar e diminuir a expansão da pandemia no novo coronavírus”, afirma.

Acadêmicos das últimas fases de Biomedicina participarão do projeto, desde a realização da coleta sanguínea até o processamento das amostras e auxílio na realização dos testes junto ao coordenador do curso.

Ampliação do conhecimento

A coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostim, chama a atenção para a oportunidade de aprendizado para os estudantes que estão participando do estudo. “Esta é uma pesquisa de extrema importância. Com ela, a Unesc vai estar ainda mais próxima do município e os nossos alunos que estão participando ativamente do estudo, terão uma oportunidade de ampliar o conhecimento e a sua formação acadêmica. Averiguar através da pesquisa como está o perfil do município em relação à Covid-19 é extremamente importante para nosso cenário acadêmico, como prestação de serviço e para reforçar o papel comunitário da Unesc”, afirma.

Metodologia


A professora do PPGSCol, Vanessa Iribarrem Avena Miranda, responsável pelo desenho da metodologia a ser aplicada, explica que a seleção da amostra foi realizada de forma aleatória a partir de todos os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultando em 616 domicílios a serem visitados. “Será realizado teste sorológico para Covid-19 e a aplicação de um questionário a todos participantes”, comenta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 15:47
Compartilhar Comente