Reitoria

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal
Universidade formalizou parceria voltada ao curso de Ciências Contábeis na noite de quarta-feira (18/9) (Fotos: Mayara Cardoso / Vitor Netto) Mais imagens

Foi oficializada, na noite desta quarta-feira (18/9), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Unesc e a Receita Federal por meio do curso de Ciências Contábeis. O Termo, assinado no Gabinete da reitora Luciane Bisognin Ceretta, concretiza a criação do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Instituição, com o objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A oficialização da parceria, que fez parte da programação da 26ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc, contou com a presença do Delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira. Além de ter sido recebido no gabinete para encontro com a reitora Luciane, com a pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti e com os representantes do curso, Saulo participou da palestra da noite no Auditório Ruy Hülse e apresentou o projeto aos acadêmicos.

Nomeado pela coordenação, o responsável por colocar o NAF em prática na Universidade será o professor Leonel Luiz Pereira, figura também apontada como fundamental na consolidação do projeto.

Outro patamar para o curso

Para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, a assinatura do Termo de Cooperação marca um novo momento para os acadêmicos e professores. “É com muita satisfação que estamos vendo o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal se tornar realidade. Essa parceria vai colocar o nosso curso em outro patamar. Ela será importante principalmente para desenvolver nos estudantes competências diversas para além da nossa matriz curricular. É mais uma grande oportunidade para os acadêmicos irem além”, salienta.

De acordo com Milla, o projeto que envolverá os acadêmicos por meio da extensão estava nos sonhos da equipe desde 2016, quando a egressa Fernanda Pires usou a temática de um Programa de Extensão em Gestão Contábil na sua pesquisa de conclusão do curso. “Ela precisava de um tema para estudo e, ao pensar sobre o assunto, identifiquei que o curso de Ciências Contábeis não contava com um projeto de extensão que colocasse os alunos em contato direto com a comunidade desta forma. Foi quando propus a ideia, ela topou e fez uma pesquisa embasada nessa proposta, incluindo a possibilidade de instalação de um NAF”, relembra a coordenadora.

Após três anos de trabalho em outros setores de necessidades dos estudantes, conforme Milla, em 2019 a equipe de coordenadores foi instigada a buscar a inovação. “Recebemos essa missão do nosso diretor de Ensino, que nos indicou a necessidade de ir além, de desenvolver competências e atitudes em nossos estudantes, que chegam com pique na Universidade. Desta forma fomos em busca de projetos que estavam em espera para serem implantados. Esse foi um deles e felizmente já é realidade”, completa.

A parceria, para o delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, demonstra o padrão de eficiência e qualidade da Unesc. “A comunidade está de parabéns por ter uma Universidade comunitária construída por pessoas dedicadas. A Unesc, com esse alto padrão, já estudou o Núcleo e quando chegamos aqui estava tudo pronto para que pudesse ser implantado. Agora ele já existe aqui”, salientou.

A noite especial para o curso de Ciências Contábeis contou ainda com a palestra de Geraldo Paes Pessoa, Analista tributário e Agente da Recita Federal do Brasil em Araranguá. Ele tratou sobre a temática Educação Fiscal e Cidadania.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de setembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Noite de casa cheia no Unesc Profissões

Noite de casa cheia no Unesc Profissões
Quase 2.600 alunos já passaram pela Universidade ao longo desta quarta-feira (18/9) (Fotos: Aicom Unesc) Mais imagens

As luzes logo na entrada do Ginásio José Antônio Carrilho já dão o tom de algo especial na Unesc. Quem passou pela Universidade ao longo do todo o dia nesta quarta-feira (18/9) percebeu a intensa e especial movimentação pelo campus. Os visitantes especiais vieram das mais diversas cidades do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul para participar do Unesc Profissões. Apenas neste primeiro dia de evento já passaram pela Unesc mais de 2.600 visitantes.

O jovem Fernando Vuolo, de 22 anos, foi um dos participantes interessados, que fez questão de passar por alguns estandes e conversar sobre possibilidades para o seu futuro. Estudando atualmente em um curso técnico, Fernando esteve na Unesc em busca de mais conhecimento para fazer a escolha certa para o próximo passo, a graduação. “Penso em fazer Ciências Contábeis ou Engenharia Química, mas também estou conhecendo outros cursos e tendo ótimas impressões”, destacou.

Em meio as informações sobre disciplinas, mercado de trabalho e experiências repassadas nos estandes de cada curso, os visitantes estão tendo contato ainda com experiências práticas e opções tecnológicas que fazem parte do universo acadêmico. No espaço destinado aos cursos de Educação a Distância, por exemplo, podem participar da experiência de usar um óculos de realidade virtual, opção que tem atraído e divertido os alunos.

Aproveitando o espaço e oferecendo uma nova opção aos estudantes, a equipe do Unesc Virtual também participa do evento e oferece informações sobre as dezenas de cursos disponíveis em graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância e híbrida.

Setor que também marca presença e oferece opções diferenciadas a quem passam pelo Unesc Profissões é a Internacionalização. Nesse espaço os alunos, visitantes ou acadêmicos da Universidade, que tenham interesse em vivenciar experiências fora do país podem encontrar as informações completas sobre as inúmeras possibilidades oferecidas através da Instituição e seus parceiros.

A soma de todos esses serviços e da atenção dos monitores a postos para orientar e receber de forma calorosa os visitantes, conforme a presidente da comissão organizadora do evento, Camila Batanolli, já resultou em ótimas experiências neste primeiro dia de Unesc Profissões. “Tudo transcorreu dentro do esperado e o resultado inicial nos deixa muito contentes. Algumas das escolas que estiveram na Universidade já nos deixaram um feedback excelente, destacando que seus alunos gostaram muito da experiência e saíram empolgados pelo futuro acadêmico”, destacou.

Além da satisfação de quem passou pelo evento ao longo do dia, outro destaque, de acordo com Camila, fica por conta da felicidade daqueles que participam do outro lado, o da apresentação da Universidade. “Temos tido relatos de acadêmicos que estão participando pela primeira vez como monitores e se dizem encantados com a oportunidade. De tão orgulhosos em apresentar seus cursos e receber os alunos, já nos adiantam que querem estar na equipe novamente no próximo ano. Essa satisfação também é muito importante e se reflete numa boa recepção aos visitantes”, completou.

O Unesc Profissões segue nesta quinta-feira (19/9) das 8h às 22h. O evento recebe grupos de mais de 60 escolas e é aberto à comunidade em geral.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 23:14
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: Visitantes conhecem um mundo de possibilidades e inovação

Unesc Profissões: Visitantes conhecem um mundo de possibilidades e inovação
Evento iniciou ocorre nesta quarta e quinta no campus universitário (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O maior evento para concluintes do Ensino Médio da região já começou. Na manhã desta quarta-feira (18/9), as atividades da edição de 2019 do Unesc Profissões iniciaram com a presença de estudantes de municípios catarinenses e gaúchos. Até esta quinta-feira (19/9), o campus da Universidade receberá aproximadamente 6 mil visitantes – entre turmas do Ensino Médio de escolas e pessoas que já concluíram essa fase – para conhecerem as oportunidades que a Instituição oferece no ensino presencial e a distância.

O estudante do terceiro ano no Ensino Médio da Escola de Educação Básica Timbé do Sul, Alessandro dos Santos, de 17 anos, fez parte do primeiro grupo da Trilha Interativa das Engenharias – os visitantes podem optar também por Trilhas das áreas da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e também pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico) – e conheceu espaços como o contêiner de  exposições do curso de Design, o laboratório do curso de Engenharia de Agrimensura e o ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de saber mais sobre o curso de Design de Moda, Engenharia de Produção, Jogos Digitais e Ciência da Computação.

Em sua primeira visita à Unesc, o estudante se disse encantado com o campus. “O espaço é grande e tem muito para ser visto. Escolhi essa Trilha para conhecer mais o que a Unesc oferece em tecnologia, que é a área que eu mais me identifico e a que eu quero seguir carreira”, comenta.

Já a aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi, de Araranguá, Elisa Consoni,17 anos, acompanhou a Trilha Interativa da Saúde. Decidida a fazer Biomedicina, a estudante aprovou a participação da sua escola no Unesc Profissões. “Eu já conhecia um pouco da Universidade porque minha mãe é formada em História pela Unesc, mas não sabia ao certo como era a estrutura dos cursos de saúde. Ter participado do evento ajudou a compreender melhor as possibilidades do curso que eu quero”, salienta.

Evento supera expectativas

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, comemora a adesão ao evento: aproximadamente 1 mil inscrições a mais que o previsto. Segundo ela, o foco do evento é mostrar o que a Universidade oferece em ensino presencial e a distância, as oportunidades de ingresso, bolsas de estudo, intercâmbios e o seu trabalho de qualidade em ensino, pesquisa e extensão. “A ideia é trabalhar a questão da tecnologia e a inovação presentes nos cursos e na Universidade e oportunizar que os estudantes estejam aqui para ver de perto o nosso trabalho, tirar dúvidas, conhecer e sentir que ele também é parte disso tudo”.

Nos dois dias de evento, a Unesc Profissões irá receber alunos do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa etapa da Amrec, Amesc, Amurel e de municípios do Rio Grande do Sul em um ambiente futurístico, com realidade virtual e apresentação de robôs, além de experimentos e conhecimento de todos os cursos de graduação e pós da Unesc.

Os visitantes estão sendo recepcionados por acadêmicos, professores e funcionários da Universidade, que os acompanham nas Trilhas Interativas e os recebem também no Ginásio José Antônio Carrilho, onde os estandes dos cursos estão montados.

Dentro de um espaço decorado e preparado para receber o público, o Unesc Profissões contará ainda com o POP (Programa de Orientação Profissional). Os interessados em vivenciar a experiência poderão optar pelos horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas ou das 18 às 22 horas. A Universidade também receberá o público em geral e colaboradores de empresas, que deverão se inscrever no dia do evento. As inscrições antecipadas foram destinadas apenas para escolas e iniciativas voltadas à educação de jovens e adultos.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Com a presença do governador do Estado na Unesc, recursos são liberados para o Centro de Inovação

Com a presença do governador do Estado na Unesc, recursos são liberados para o Centro de Inovação
Governador Carlos Moisés assinou digitalmente a liberação de R$ 8 milhões para a obra (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na Unesc nesta sexta-feira (13/9) foi em clima de comemoração. Em passagem pela região, Moisés participou de ato na Universidade voltado à oficialização da liberação de recursos no montante de R$ 8 milhões para a finalização da obra do sonhado Centro de Inovação de Criciúma. A partir da liberação do valor, sendo R$ 5 milhões previstos para serem repassados ainda em 2019 e R$ 3 milhões para repasse no próximo ano, o prazo para finalização da obra é para agosto de 2020.

O projeto do Centro de Inovação de Criciúma é foco de dezenas de encontros de lideranças da região ao longo dos últimos oito anos. Atualmente ele conta com a participação de entidades da região engajadas no objetivo de fomentar novas soluções para o desenvolvimento do Sul do Estado por meio da inovação e da tecnologia. A partir desde dia a ação ganha um novo rumo e parte para a prática. Após finalizadas as reformas e ampliações do antigo prédio o Centro de Inovação será inaugurado e gerido por uma OS (Organização Social), formada pelas entidades envolvidas, contando com estatuto e regimento.

Ainda no ato desta sexta-feira Moisés autorizou a licitação para a revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, em Criciúma, orçada em R$ 22,5 milhões.

Rumo à inovação

Diante do público formado por lideranças regionais e pela comunidade acadêmica no Auditório Ruy Hülse, a liberação do recurso para investimento no Centro foi assinada de forma digital. A ação diferenciada para assinatura, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, já demonstra o esforço voltado ao assunto inovação e a forma disruptiva já adotada pelo governo, ao qual a região deve muitos agradecimentos. “Muito obrigada, Governador Carlos Moisés, pela sensibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do nosso Sul e, portanto, do nosso Estado. O senhor esteve aqui deixando seu compromisso, disse que voltaria em setembro para essa liberação e o fez. És um homem de palavra”, discursou.

Ainda em meio aos agradecimentos, Luciane fez questão de salientar a união de esforços que tornou possível a conquista que é de todos. “Estendo ainda meus agradecimentos a todas as instituições e profissionais da região, lideranças políticas e equipe do Estado que trabalharam e acreditaram nessa ideia. Nós defendemos que inovação se faz no plural e assim está sendo feito”, completou.

A demanda para liberação dos recursos com foco no Centro de Inovação foi atendida, conforme Carlos Moisés, não só pelo fato de o assunto estar entre os focos do governo, mas também por ter sido apontada como prioridade da região. De acordo com o governador, a parceria envolvendo a Universidade torna o projeto ainda mais certeiro. “Não há como sonhar com o universo de inovação sem conectar o poder público com a universidade. Penso que o modelo que assumimos aqui através dessa parceria é algo que podemos replicar em outros lugares de Santa Catarina, pois junta o processo de economicidade, de zelar pela verba pública e podemos avançar muito”, destacou.

Parceria

Junto da Unesc estão envolvidas no projeto a Acic (Associação Empresarial de Criciúma), a Prefeitura Municipal de Criciúma, a Câmara de Vereadores de Criciúma, a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), a Satc, o Senac, a Esucri, o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), e a AJE (Associação de Jovens Empresários) de Criciúma.

Centro de Inovação é considerado por lideranças um marco para o Sul catarinense

A implantação do projeto em Criciúma está sendo comemorado por lideranças políticas e econômicas do Sul do Estado, que veem no Centro de Inovação um agente de colaboração para o desenvolvimento regional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, enfatiza que os Centros de Inovação são equipamentos que ajudam a promover o empreendedorismo e a inovação gerando negócios inovadores, por meio de pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings, espaço makers, espaço de eventos e capacitações.

“Nosso papel como gestores públicos é gerar dignidade, promovendo oportunidades, emprego e renda. E os Centros de Inovação têm a missão crucial de promover a abertura de novas possibilidades por meio da tecnologia e da tríplice hélice, que é a união do Governo, Academia e Empresas, em prol do desenvolvimento”, afirma o secretário.

Segundo ele, em Criciúma haverá um local acessível e centralizado, uma célula desta inovação que vai dar o tom para um novo modelo de desenvolvimento sustentável, regionalmente equilibrado e intensivo em conhecimento.  “Vamos gerar negócios inovadores, capacitações e crescimento para elevar Santa Catarina no cenário internacional, posicionando nosso estado como uma economia mais moderna e eficiente”.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, define o Centro de Inovação como uma vitória para a cidade. “Criciúma está caminhando para se transformar em um polo de inovação e de tecnologia em Santa Catarina. Hoje, a administração municipal aposta no empreendedorismo e nos startups. Inclusive, lançamos o Fundo Municipal de Inovação que destina recursos para as novas ideias, não apenas na área empresarial, mas também no setor público. Este é o nosso futuro a partir de agora”, afirma.

o presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostin, enfatiza que os investimentos direcionados ao Centro de Inovação irão marcar uma nova era na economia de Criciúma e região. Segundo ele, associação empresarial, como entidade integrante do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, se sente gratificada e também responsável em fazer com que este equipamento venha efetivamente a contribuir com todo o desenvolvimento da região Sul.

 “Após vários anos de espera para a construção deste projeto, finalmente o sonho está se tornando realidade. Depois de muitas promessas de governos anteriores, o governador Carlos Moisés cumpriu o que havia prometido no mês de maio na Acic quando anunciou que liberaria recursos para a obra. É importante ressaltar que estes recursos foram garantidos por mérito dos deputados que compõem a bancada do Sul, liderada pelo deputado Júlio Garcia, e pela sensibilidade do governador de perceber que uma grande região como a nossa não havia ainda sido contemplada com um Centro de Inovação. E, claro, à Unesc que colocou um imóvel à disposição para que fosse instalado o centro”, salienta Dagostin.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco a chegada do Centro de Inovação ao Sul de Santa Catarina é um marco e resultará em uma mudança de eixo para o desenvolvimento da região. “Ele fomentará a criação de novas empresas, a vinda de iniciativas para o Sul e irá aproximar quem já está aqui da inovação. Vamos lembrar deste momento durante muitos anos”.

Segundo o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, Mário Gaidzinski, Criciúma está evoluindo muito nos últimos anos no que diz respeito à inovação, à geração de novos valores, à pensamento de Universidade coesa com o setor produtivo. “Acredito que esse elo de geração de valor vai mudar a matriz econômica regional. É realmente um feito e com o Centro de Inovação, ficaremos conectados com todos os eixos de desenvolvimento do Estado. Não vamos perder nossas raízes econômicas, mas buscar novas tecnologias e valor agregado aos nossos produtos. O objetivo é fortalecer o ecossistema e que todos ganhem com isso”.

Conheça a estrutura do Centro de Inovação

O projeto do Centro de Inovação conta com uma grande potencialidade de se adequar de acordo com as necessidades do usuário. Em três andares e com uma área construída de 7.100 metros quadrados, o complexo contará com salas de estudos, locais de apoio e administração, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, salas de reunião e treinamentos, espaços destinados a empresas e incubadoras e, em destaque no terceiro andar, um amplo e dinâmico espaço de cocriação, pensado para reuniões em grandes e pequenos grupos, palestras e apresentações.

“O prédio está sendo idealizado para acompanhar a inovação presente no Centro. Projetado para o futuro, ele será capaz de receber tecnologias ainda nem existentes e se transformar de acordo com a necessidade do usuário”, conta o arquiteto Norberto Zaniboni, um dos responsáveis pela elaboração do projeto.

A obra, parcialmente construída, ocupará o Complexo Educacional Nereu Guidi, cedido pela Unesc para a implantação do projeto A ideia é revitalizar o terreno, de 5.500 metros quadrados no Centro de Criciúma, com fundos para a Rua Henrique Lage e frente para a Rua Araranguá, e ampliar a construção já existente. “O objetivo é criar uma nova dinâmica de espaço, aproveitando os elementos já presentes no terreno. O prédio será moderno, acolhedor e, principalmente, usual. Quando disponibilizado, haverá a possibilidade de criar, ampliar e reestruturar as salas e laboratórios”, explicou o arquiteto Augusto Mellilo Zanibon, que também assina o projeto.

Além da tecnologia, a projeção do espaço contará com pavimentos externos arborizados, estacionamento amplo, uma praça em frente ao hall principal e investimentos em acessibilidade, como reformas e criação de novas rampas de acesso e pisos táteis. Para o público interno, a estrutura contará com cozinhas e copas dedicadas ao dia a dia dos profissionais. Os ambientes também poderão servir de apoio para a promoção de eventos.

A proposta e elaboração do projeto está sendo realizada pela Zaniboni+Arquitetos, sobre responsabilidade dos profissionais Augusto Mellilo Zanibon, Norberto Zaniboni e Laênio Locatelli.

Leonardo Ferreira, Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de setembro de 2019 às 22:09
Compartilhar Comente

Mais um dia de atividades dos representantes da Unesc no Vale do Silício

Mais um dia de atividades dos representantes da Unesc no Vale do Silício
Professores Thiago e Oscar visitaram seis empresas da região (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais um dia de viagem dos representantes da Unesc na Missão Técnica Vale do Silício do Senac/SC foi recheado de atividades em importantes empresas voltadas para a tecnologia, inovação e educação. Nesta quinta-feira (12/9), o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, visitaram a empresa NVIDIA, a Google, a casa onde Steve Jobs criou seus primeiros protótipos de computador, a Bay Brasil, uma unidade da Nasa e a matriz do Facebook.

Na NVIDIA, os representantes foram recepcionados pelo vice-presidente da empresa, Ned Finkle. A empresa trabalha na produção de placas de vídeo aliadas à inteligência artificial, atuando em serviços na área da saúde, carros autônomos, em sistemas de cidades inteligentes, entre outras atividades.

De acordo com Fabris, o serviço oferecido por eles é de ponta e apresenta um futuro promissor aliado a tecnologia. “Vivemos ainda mais uma nova revolução, impulsionada pela inteligência artificial e tudo o que ela pode nos oferecer. São transformações que vão impactar a sociedade e o nosso futuro”, coloca.

Já a empresa Bay Brasil, também visitada pelos professores, trabalha realizando o networking, ou seja, atua na relação das empresas e pessoas brasileiras que querem empreender no Vale do Silício e também na relação de americanos que querem empreender no Brasil.

Relembre os primeiros dias de aprendizados nos Estados Unidos

- Representantes da Unesc iniciam contatos no Vale do Silício 

- Novos encontros no Vale do Silício são “aula sobre inovação” 

- Representantes da Unesc fazem avaliação de experiências direto da Universidade de Stanford

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de setembro de 2019 às 18:34
Compartilhar Comente