Reitoria

Debates e conhecimento marcam a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na Unesc

Debates e conhecimento marcam a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na Unesc
Evento é preparatório para a Conferência Estadual, que ocorre em outubro, em Florianópolis (Fotos: Prefeitura de Criciúma) Mais imagens

Na tarde desta segunda-feira (15/7), aproximadamente 100 pessoas, entre entidades, órgãos públicos e sociedade civil, se reuniram para discutir sobre as diretrizes nutricionais na Unesc. Com o tema ‘Vozes, direitos e fome’, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Criciúma, teve como objetivo discutir medidas e formar diretrizes para serem apresentadas na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento estadual ocorre entre os dias 29 e 30 de outubro, em Florianópolis.

Antes da conversa, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Santa Catarina, Rita de Cassia Maraschin da Silva, ministrou uma palestra com o foco no tema do evento. Em seu discurso, Rita enalteceu as atividades do município envolvendo a agricultura familiar. “Eu estou aqui em um curto período de tempo e já convivi e vivenciei várias experiências com a agricultura familiar e isso é muito gratificante. Hoje, assumimos o compromisso com a elaboração do plano e depois na elaboração e monitoramento dessas propostas”, frisa.

Após a palestra, o público discutiu e definiu as diretrizes, que foram inclusas no relatório que será encaminhado à Conferência Estadual. Conforme o secretário do Comsea de Criciúma, Guilherme Costa de Oliveira e Silva, o que foi definido no município será debatido juntamente com relatórios de outras cidades de Santa Catarina. “Em outubro, estaremos em Florianópolis, com todos os relatórios para realizar a criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, já que o atual encerra neste ano. Pensando nisso, convidamos pessoas de outros municípios da região para participar da nossa conferência, em algumas cidades o assunto ainda não é 100% organizado”, explica.

A iniciativa ainda teve como foco ampliar e fortalecer os compromissos com alimentação, assegurando o direito da população a uma alimentação adequada. “Nesta quinta edição, também temos como objetivo dar início para o nosso plano municipal também, precisamos da opinião dos três poderes para que assim podemos fazer isso juntos”, ressalta a presidente do Comsea de Criciúma, Renata Manique Barreto. O conselho é formado por 24 cadeiras, sendo oito do poder público e 16 de entidades da sociedade civil.

Colaboração Comunicação Prefeitura Municipal de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 15 de julho de 2019 às 19:44
Compartilhar Comente

Unesc convida comunidade para colaborar com Plano de Desenvolvimento Institucional

Unesc convida comunidade para colaborar com Plano de Desenvolvimento Institucional
Universidade receberá público externo para debater futuro da Instituição na quarta-feira (17/7)(Foto: Divulgação) Mais imagens

A quarta-feira (17/7) será mais um dia decisivo para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc. Nesta data a Universidade receberá a comunidade externa para o debate de eixos estratégicos para o futuro da Instituição. O evento, que terá início às 18h30 no Auditório Ruy Hülse, será mediado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta e sua equipe de gestão. Na oportunidade, a Unesc sorteará bolsas de estudo para cursos de especialização presencial ou EaD e cursos de graduação na modalidade a distância, somente para quem estiver presente no evento. As bolsas serão intransferíveis. O PDI é coordenado pela reitoria da Unesc.

De acordo com a reitora, que faz a coordenação geral dos trabalhados, o PDI, chamado de Unesc do Amanhã, envolveu toda a comunidade interna nas etapas anteriores e agora chega a participação comunidade externa. “A Unesc, por ser uma Universidade comunitária, precisa compartilhar as suas decisões e, sobretudo, seu planejamento, com aqueles que dão sentido a  ela, que são as pessoas. Aquelas que vivem essa cidade, a região, cidadãos comuns ou lideranças. Estão todos convidados a participar desse momento tão importante não só para a Unesc, mas para toda a região”, pontua Luciane.

Conforme a coordenadora do Seplan (Setor de Planejamento Institucional), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, a expectativa é de que a ação reúna pessoas dos mais variados espaços na comunidade para uma ampla discussão. “Representantes de diversas instituições foram convidados a estarem conosco neste dia, além é claro, de estarmos fazendo o chamado para que toda a comunidade esteja engajada nessa causa. Essa será uma forma de ajudar a Universidade a planejar o futuro de forma prática”, comentou.

Os eixos que serão debatidos pela comunidade perpassarão assuntos como Ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; parcerias entre Unesc e empresas, órgãos públicos, comunidade e demais instituições; desenvolvimento regional; cultura de paz e meio ambiente, arte e cultura.

Além de acompanhar o evento ao vivo, será possível assistir e participar do debate de forma online. O encontro será transmitido ao vivo no canal da Unesc no Youtube e aqueles que estiverem acompanhando de forma virtual poderão mandar suas considerações por meio de Whatsapp (48 99644-1887).

As bolsas sorteadas para aqueles que estiverem Auditório Ruy Hülse serão de 50% para graduação EaD nos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Pedagogia, Marketing, Gestão Financeira e Logística, e três para Gestão de Turismo, além de uma bolsa de 100% para um curso de pós-graduação lato sensu a escolher.

Reinauguração da Sala dos Municípios

Ainda na quarta-feira, antes do debate do PDI a Unesc receberá convidados para a reinauguração da Sala dos Municípios. Totalmente ressignificado e repaginado, o espaço ampliará a aproximação da comunidade da região com a Universidade.

De acordo com a reitora da Universidade, a retomada da proposta da Sala dos Municípios tem por finalidade ampliar ainda mais a relação da Universidade com órgãos públicos, comunidade em geral, associações comerciais e industriais e associações comunitárias, trazendo possibilidades que agreguem valor ao conhecimento e aos serviços oferecidos por essas instituições. “A Unesc está fortemente comprometida com o desenvolvimento da nossa região e daqueles que fazem a nossa região acontecer efetivamente. Dentre as formas de contribuir está a operacionalização, o fomento de ideias, de oportunidades, de workshops de assessorias na elaboração de projetos, viabilização de relacionamentos, entre inúmeras outras possibilidades. A nossa Sala então agora se ressignifica e retorna forte, intensa, para apoio aos municípios”, completa Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 15 de julho de 2019 às 19:30
Compartilhar Comente

Encontro inicia reflexões sobre política institucional de cultura de paz

Encontro inicia reflexões sobre política institucional de cultura de paz
Gestores universitários e coordenadores de setores estiveram reunidos nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo ações em prol da cultura de paz nos diferentes ambientes acadêmicos. Nesta sexta-feira (12/7), um importante passo foi dado nesta área, com um encontro de gestores da Instituição e coordenadores de diversos setores com o objetivo de colaborar com a construção de uma política institucional de cultura de paz da Unesc.

O encontro contou com momentos de reflexão, cooperação, debates e dinâmicas individuais e de grupos. As atividades ocorreram das 9h30 às 16 horas no Oikos – Lar de Convivência e tiveram como facilitadores o assessor Institucional, Edson Rodrigues, o coordenador do Ânima, João Batanolli, e a colaboradora dos Programas de Relacionamento da Universidade, Camila Batanolli.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, explica que o momento desta sexta-feira será o primeiro de outros e marcou o início das discussões para o alinhamento de uma política institucional de cultura de paz. “Passamos pelo momento de reestruturação administrativa e com o realinhamento da Instituição, algumas atribuições de pessoas e setores foram modificadas. Estamos aqui para esse primeiro momento de um alinhamento conceitual para a construção desta política de cultura de paz, que é uma política transversal e vai envolver diversos setores”.

Segundo Rodrigues, esta sexta-feira marcou o início de uma semeadura de possibilidades visando um futuro melhor. “Hoje, temos a possibilidade de avaliar o quanto as pessoas e a Universidade aprenderam com todo esse processo”, comenta o assessor Institucional. “Temos compromisso conosco, na busca da nossa integridade e com os outros. E quando mais cada um de nós estiver perto de si, mais próximo do outro vai estar”.

Durante o encontro, Batanolli e Camila desenvolveram dinâmicas com os presentes, que eram convidados a falarem sobre suas experiências e sentimentos após cada atividade. Antes das dinâmicas, o coordenador do Ânima fez uma fala sobre o diferencial da Unesc, como uma Universidade que com uma visão sistêmica e holística. “Ela é um ambiente que contempla a tudo e a todos pelo eixo da unidade”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2019 às 17:40
Compartilhar Comente

Reitora participa de apresentação de TCC e de encerramento de disciplina de Mestrado

Reitora participa de apresentação de TCC e de encerramento de disciplina de Mestrado
Professora Luciane Bisognin Ceretta foi avaliadora de trabalho do curso de Enfermagem (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Após ter participado da Semana da Acafe em Brasília, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, retornou à Universidade e deu sequência a atividades como docente. Nesta quinta-feira (11/7), a reitora participou da banca avaliadora do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Enfermagem sobre “Compreensões de jovens sobre o Sistema Único de Saúde”.

O trabalho de TCC das acadêmicas Débora Oliveira da Rosa e Thais Teodoro da Silva foi desenvolvido no Bairro da Juventude, com estudantes dos 15 aos 24 anos e teve a orientação do professor Jacks Soratto. Na apresentação, Luciane dividiu a banca com o professor José Otávio Feltrin.

Já nesta sexta-feira (12/7), esteve em sala de aula no encerramento das atividades do primeiro semestre de 2019 da disciplina de Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva do Mestrado em Saúde Coletiva, que divide com o professor Jacks Soratto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2019 às 14:13
Compartilhar Comente

Unesc Virtual: Formação com a excelência de uma Universidade

Unesc Virtual: Formação com a excelência de uma Universidade
Inscrições para cursos de graduação, pós e de extensão já estão abertas (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto de EaD (Educação a Distância) da Unesc já está beneficiando a comunidade da região. A Unesc Virtual começou as atividades com cursos de curta duração e se prepara para dar início, no próximo mês, às aulas da graduação e da pós-graduação, com material didático e metodologia pedagógica desenvolvidos pela própria Universidade. Os interessados nos cursos a distância aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) oferecidos pela Unesc Virtual podem realizar a matrícula no endereço.

São dez possibilidades de cursos de graduação entre bacharelado, licenciatura e tecnológicos (com dois ou quatro anos de duração), oito de pós (com 12 meses) e três de curta duração (gratuitos e com duração de 10 a 30 horas), com a qualidade que a maior Instituição de Ensino Superior da região desenvolve em ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes são acompanhados online e nos polos de apoio presencial: em Criciúma, na Unesc e em Araranguá, na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá).

A coordenadora do Sead (Setor de Educação a Distância) da Universidade, Graziela Giacomazzo, explica que a definição dos cursos ocorreu após um levantamento para a identificação das demandas regionais. “A Educação a Distância da Unesc oferece uma formação diferenciada, aliando teoria e prática por meio de projetos integradores, num ambiente virtual dinâmico possibilitando uma aprendizagem baseada em situações reais de cada área profissional, com foco na realidade da região”, afirma.

O estudo é desenvolvido por meio de trilhas virtuais de aprendizagem, o que torna as atividades mais fáceis de serem visualizadas e organizadas. O projeto tem a ativa participação dos professores mestres e doutores da Unesc, tanto na produção de materiais quanto no acompanhamento dos alunos, seja no ambiente virtual ou nos encontros presenciais.

Os estudantes terão ainda tutores, que são profissionais que desenvolvem atividades de acompanhamento do desempenho dele no ambiente virtual de aprendizagem. A partir disso, os professores responsáveis pelas disciplinas podem planejar melhor as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas. O curso será dividido em dois níveis por semestre. Cada nível com três disciplinas, duração de nove semanas e três encontros presenciais para as dinâmicas e avaliações.

Além do suporte da equipe da Universidade, o estudante terá à disposição uma biblioteca digital e toda a estrutura da Unesc, com laboratórios, a maior biblioteca física do Sul catarinense e os diferentes espaços de aprendizagem e convivência do campus. Ele poderá ainda participar de projetos de pesquisa e de extensão.

Unesc terá polo EaD em Balneário Rincão

Durante o Fórum Rincão do Amanhã, realizado no dia 29 de junho em Balneário Rincão, a Universidade anunciou uma parceria com a prefeitura do município para a implantação de um polo Ead (Educação a Distância), que também irá oferecer oportunidades presenciais aos moradores daquela região. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o prefeito do município, Jairo Custódio, assinaram um protocolo de intenções para o projeto.

Confira os cursos já oferecidos pela Unesc Virtual:


Graduação
Administração (Bacharelado);
Ciências Contábeis (Bacharelado);
Gestão Recursos Humanos (Tecnológico);
Gestão de Turismo (Tecnológico);
Gestão Comercial (Tecnológico);
Gestão Financeira (Tecnológico);
Logística (Tecnológico);
Marketing (Tecnológico);
Pedagogia (Licenciatura);
Processos Gerenciais (Tecnológico).

Pós-graduação

Gestão em Saúde;
Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
Gestão Empresarial;
Docência Universitária;
Gestão de Marketing;
Gestão Estratégica de Pessoas;
Direito Processual Civil na Atualidade;
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Extensão
Gestão Financeira Pessoal e Familiar;
Segurança do Trabalho;
Cooperativismo.

Saiba mais 

Polo Araranguá
FVA (Faculdade do Vale do Araranguá).
Telefone: (48) 3527-0130.

Polo Criciúma

Campus Unesc.
Telefone: (48) 3431-4500.
Whatsapp: (48) 99915-0433.
E-mail: comercial@unesc.net.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente