Reitoria

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc
Proposta pioneira reuniu a comunidade da Amrec, da Amesc e da Amurel para aproximação com setores do Governo do Estado em prol do desenvolvimento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A região Sul de Santa Catarina deu, na noite desta quinta-feira (25/7), mais um passo em prol do seu desenvolvimento sustentável. Isso porque lideranças das três regiões, Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna), assim como a comunidade acadêmica da Unesc e a comunidade externa, estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse para a primeira edição do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”. A ação foi realizada em parceria entre a Universidade, por meio da Sala dos Municípios, o governo do Estado e as Associações em prol da aproximação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e seus setores das demandas da comunidade.

O evento foi dividido em três blocos, sendo o primeiro deles destinado a questionamentos e respostas voltados à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, propositora do encontro, e o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino. Entre os assuntos abordados neste primeiro momento estiveram os papeis desempenhados por cada uma das instituições e as suas projeções em torno da inovação para o benefício da região e de setores da economia.

Entre os focos dos assuntos tratados, Esmeraldino destacou o esforço da equipe do governo para acelerar os processos de inovação por todas as regiões. “Queremos deixar Santa Catarina como o estado inovador, o estado do Vale do Silício. Para que isso se torne real estamos seguindo o foco passado pelo governador Carlos Moisés, que é colocar celeridade e acelerar os projetos, para que os Centros de Inovação se tornem realidade o quão breve possível”, pontuou salientando o trabalho em prol do Centro de Criciúma que está sendo encaminhado em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e com a Unesc.

Além de responder aos questionamentos enviados por cidadãos e, desta forma, pontuar diversos aspectos de atuação da Universidade em prol da comunidade, a reitora salientou sua expectativa com relação ao trabalho do governo. “Esperamos que a equipe do Estado mantenha os projetos que vem desenvolvendo com as universidades comunitárias, que vêm passando por um histórico fortalecimento. Minha expectativa, portanto, é de que o governo siga tendo esse olhar especial para nós, que trabalhamos em prol da comunidade, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Precisamos fortalecer nosso setor produtivo por meio daquilo que produzimos aqui na academia”, destacou Luciane.

Na segunda rodada de debate estiveram à frente dos questionamentos os presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Juliano Chiodelli, da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Holthausen e do Imetro SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), o Subtentente Rudinei Floriano, assim como o diretor de qualidade ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente), Fábio Castagna da Silva. Já na reta final do encontro puderam fazer explanações e tirar dúvidas dos presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sandro Yuri Pinheiro, a coordenadora especial de Integração e Planejamento Ambiental, Thais Saretta, a diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, e a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Isabel de Souza. Todos puderam destacar as principais questões de atuação em suas áreas e apontar os caminhos que estão sendo trilhados em prol de melhores resultados.

Proposta de aproximação

Para a reitora da Universidade, a noite foi um momento de aproximação de extrema importância. “Acredito que tenha sido um marco importante para o desenvolvimento no Sul do Estado. A vinda do secretário e de sua equipe nos faz acreditar que a relação entre Universidades, poder público, setor produtivo e comunidade é o caminho e que a inovação é mais do que uma necessidade, é o caminho para o desenvolvimento”, pontuou.

A avaliação do secretário da SDE é de que o Rota SC já pode ser considerado um sucesso. “Achei um resultado muito bom. A aproximação do munícipe com os diretores, os presidentes das diretorias vinculadas, é muito legal porque humaniza o atendimento. Indo na comunidade, na região, eles conseguem visualizar in loco, receber as demandas, as reivindicações, e, assim, aproximar o governo do Estado com quem de fato faz o Estado, que são os cidadãos”, destacou.

Detalhes do formato do evento, de acordo com Esmeraldino, serão lapidados pela equipe para que ele seja cada vez melhor, mais bem atrativo e mais bem aproveitado. “Sabemos que cada setor desse poderia fazer uma palestra completa. É muito conteúdo e por isso nossa preocupação em passa-lo da melhor forma. De todo modo, nosso compromisso é honrar a iniciativa da reitora Luciane e, após passar um ano levando o projeto por todo o Estado, fecharmos o Rota SC novamente aqui na Unesc com outro evento de aproximação e ainda mais novidades”, completou o secretário.

O fechamento do evento contou com a apresentação do Projeto Boi de Mamão na Comunidade. Viabilizado pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, o projeto realiza atividades que evocam a cultura açoriana do Boi de Mamão, realizando visitas na comunidade para a apresentação do projeto, atividades educativas e intervenções artisticas. 

Nesta sexta-feira (26/7) representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) estarão na Unesc, na Sala dos Municípios, recebendo demandas das regiões e alinhando necessidades para cada uma delas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 00:13
Compartilhar Comente

Aprofucri inaugura novo espaço especial para celebrações na Unesc

Aprofucri inaugura novo espaço especial para celebrações na Unesc
Deque anexo à Praça de Alimentação leva o nome do colaborador Edson Luis da Silva (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os associados da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Unesc) ganharam um presente na noite desta quarta-feira (24/7). Nesta data foi inaugurada a reforma e ampliação da Praça de Alimentação e o novo deque, espaço que será utilizado para encontros e confraternizações de professores e funcionários. O deque leva o nome do colaborador Edson Luis da Silva. Logo em sua inauguração o local foi palco de uma Festa Julina com distribuição de lanches temáticos desde às 16h e, às 19h30, contou com breve cerimonial oficializando a entrega da obra.

De acordo com o presidente da Associação, Michel Alisson da Silva, a noite marca o resultado de uma demanda já apontada pelos associados ao longo do tempo. “Há três anos e meio começamos uma trajetória para colocar a Associação em dia, preparando ela, e conseguimos fazer a contento. Após outros encaminhamentos, voltamos nosso olhar a esse espaço, com a intenção de ampliar a Praça e oportunizar um local especial, simples, dentro das nossas limitações, mas que será muito bem aproveitado com certeza. Os associados sentiam falta de um espaço para comemorações, celebrações, e agora terão esse à disposição”, comentou.

A homenagem concedida a Edson, conforme Michel, tem o objetivo de fazer com que as gerações futuras não esqueçam da participação e do envolvimento carinhoso do homenageado. “Estamos fazendo esse registro por tudo aquilo que ele fez na construção da Associação e da Universidade. Ele tem grandes méritos dentro da Instituição”, completou.

Para Edson, que agradeceu pela homenagem concedida pela atual diretoria, é uma grande honra ter seu nome emprestado a tal espaço. “A Aprofucri praticamente foi a minha vida. Quem me conhece sabe que iniciei em 1982 na Unesc e em 1984 já estava na Associação. Tudo o que foi feito aqui foi feito com muito amor, carinho e responsabilidade porque tínhamos esse compromisso. Isso me emociona porque a Aprofucri faz parte de mim”, salientou.

Com ausências justificadas por outros compromissos na Instituição, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve, também foram lembrados na celebração e receberão uma lembrança da Aprofucri pelo total apoio à construção do novo deque.

Na próxima semana a Aprofucri deverá lançar aos associados as regras para uso do espaço e a forma de agendamento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de julho de 2019 às 21:17
Compartilhar Comente

Unesc planeja novos projetos com a Fundação Cultural de Criciúma

Uma reunião, na tarde desta quarta-feira (24/7), entre a reitoria da Unesc e o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio Cesar Lopes, resultou no encaminhamento de diversas parcerias entre as instituições. Entre os assuntos debatidos estiveram projetos que dizem respeito a galerias de arte a uma nova ideia que beneficiará a cidade de forma geral através da iniciativa, tudo em prol da cultura.

Nos próximos dias os projetos deverão ser encaminhados, com definições de detalhes para posterior divulgação à comunidade. Estiveram presentes no encontro a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, assim como integrantes da equipe da Fundação Cultural.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de julho de 2019 às 18:11
Compartilhar Comente

Lideranças têm dia de troca de experiências com ecossistema de inovação na Acate

Lideranças têm dia de troca de experiências com ecossistema de inovação na Acate
Ao lado de empresários da Acic, lideranças da Unesc visitaram a Associação Catarinense de Inovação em busca de conhecimento para implantação de espaço de coworking (Fotos: Deize Felisberto/ Acic) Mais imagens

Uma manhã focada nas tendências das áreas de inovação e tecnologia. Assim foi a visita de empresários da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), assim como seus colaboradores, à sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) nesta terça-feira (23/7). Lideranças da Unesc acompanharam a visita em Florianópolis.

Em busca de conhecimento e experiências que possam ser compartilhadas nas organizações, os visitantes puderam conhecer toda a estrutura da Acate. A entidade possui 12 empresas incubadas, por meio de diversos projetos estratégicos, um deles, o Miditec, uma das cinco melhores incubadoras do mundo no ranking UBI Global.

“A incubadora de negócios é somente um dos nossos projetos. Temos todo um espaço para geração de oportunidades para o empreendedorismo e a inovação. Um exemplo é o Projeto LinkLab que acelera o processo de inovação através da conexão das empresas com as startups", destaca o colaborador da Acate, Caio Prange, da área de relacionamento, que apresentou a associação aos empresários. Conforme ele, atualmente 17 empresas participam deste projeto para acelerar a inovação de forma mais rápida.

Participaram da visita a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Lopes, e a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza. Para Gisele, estar na Associação reforçou a importância de continuar investindo na inovação da Universidade. “Tivemos a oportunidade de conhecer tendências de espaço colaborativos para a inovação e a forma como a entidade e empreendedores se organizam para desenvolver projetos que visem soluções para transformar o ambiente de vida. Confesso que chegamos cheios de ideias e a sensação de que estamos no caminho certo. O que vimos está em consonância com o lema da nossa campanha institucional: ‘O novo a gente faz juntos’. Foi simplesmente fantástica essa experiência”, avaliou entusiasmada.

Aproximação entre Acic e Acate

Para o coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da Acic e diretor regional da Acate, Rafael Rosso Fernandes, a missão é fundamental para a aproximação entre a entidade empresarial e a Acate.

"A grande importância desta visita é a interação entre as entidades. Esta abertura favorece o desenvolvimento de ações de inovação na Acic e para as empresas nucleadas e associadas da Acic e, consequentemente à região", observa Fernandes.

O diretor secretário da Acic, Edmilson Zanatta, também reforça a importância desta iniciativa. “É uma oportunidade para as empresas de se conectarem com as tendências do mercado. Hoje as mudanças estão muito rápidas e precisamos estar atualizados. A forma de atração dessas startups, este ambiente de inovação e criatividade estimulada aqui, tudo isso precisamos levar para as nossas empresas e também trabalhar em parceria”, reforça. 

Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colaboração: Deize Felisberto/ Acic

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Unesc forma nova turma de médicos para o mercado

Unesc forma nova turma de médicos para o mercado
Cerimônia especial na noite desta sexta-feira (19/07) marcou conquista de 36 formandos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Diante dos olhos atentos e emocionados de pais, familiares e amigos, 36 acadêmicos da Unesc tornaram-se oficialmente médicos na noite desta sexta-feira (19/07). O momento que entrou para história de cada um dos presentes foi realizado no Centro de Eventos Flor de Liz. Sob comando da reitora Luciane Bisognin Ceretta, cada um dos formandos teve o juramento aceito e o grau concedido para o exercício da profissão.

A caminhada da turma que encerrou a primeira etapa da vida acadêmica nesta noite foi iniciada no dia 1º de agosto de 2013. De lá para cá foram seis anos de empenho e dedicação de famílias inteiras em prol da realização dos sonhos que agora são realidade.

Na mensagem deixada à turma de formandos a paraninfa Andressa Biscaro destacou o empenho e a seriedade de todos em busca do aprendizado, tornando-os especiais em sua trajetória. Além de parabeniza-los, Andressa deixou a reflexão sobre o futuro na profissão. “Pensem no estilo de vida que querem ter. Vocês escolheram uma profissão extremamente gratificante, mas também muito desafiadora. Diante da imagem de que o médico sempre trabalha muito, lembrem-se do equilíbrio da vida pessoal e profissional. Acreditem que isso é possível”, comentou a paraninfa, que ainda os advertiu ainda sobre a humildade necessária na caminhada.

Destacando a estrutura existente e o que em breve estará disponível aos acadêmicos do curso para oferecer suporte aos médicos em formação, a reitora da Universidade, fez questão de salientar a atenção voltada ao ensino de excelência. “Nossa preocupação, nossa centralidade é com a formação médica de excelência. É com isso que nos preocupamos, é por isso que lutamos e nos pautamos sempre. Temos a convicção, desta forma, de que hoje mais uma vez entregamos ao mercado profissionais preparados nas questões científicas e humanísticas”, destacou Luciane.

A noite contou ainda com o belo discurso das oradoras escolhidas pela turma, com homenagens emocionadas aos pais dos formandos e aos professores homenageados, com a entrega da premiação de melhor desempenho para a graduanda Ariana Custódio Vieira e com as palavras do representante dos acadêmicos da Unesc, o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de julho de 2019 às 00:32
Compartilhar Comente