Reitoria

Unesc 52 anos: webinar propõe diálogos sobre o futuro da sociedade e a importância das Universidades

Unesc 52 anos: webinar propõe diálogos sobre o futuro da sociedade e a importância das Universidades
Evento teve como convidado o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, de Portugal (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

Na busca por projetar o futuro do Brasil pós-pandemia e evidenciar a importância das Universidades neste processo, a Unesc convidou o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, de Portugal, para traçar um paralelo com situações encontradas nos países em franca recuperação. O momento, realizado nesta quarta-feira (24/6), fez parte das comemorações de 52 anos da Unesc, e teve como tema “O cenário europeu pós-pandemia”.

Os aspectos, trazidos para o diálogo, tem embasamento em pesquisas realizadas pela União Europeia, Unesco e pelo próprio professor convidado. Com temas relacionados às relações humanas, bem-estar e mudanças na sociedade, Oosterbeek afirma que existem muito mais dúvidas do que respostas. “A análise do futuro pós-pandemia é muito rápida, precisa e clara: não se sabe. E acredito que aqueles que acham que sabem estão errados”, evidenciou.

O pesquisador também chamou atenção para as ações diferentes tomadas pelo poder público em todo o mundo, destacando que as pessoas estão assumindo o protagonismo na transformação social e reafirmando sua colocação de um futuro em incógnita. “Para chegar em uma resposta, devemos perceber que nada será como antes. E as pessoas já estão fazendo isso ao optarem pela vida. Outro ponto importante é o valor à dignidade humana. A população do mundo, independente da crença, já passaram a dar uma resposta a este aspecto, e começaram a construir o futuro”, explicou.  

O mediador da noite, vice-reitor Daniel Prevê, lembra que no Brasil o número de morte já ultrapassou mais de 50 mil pessoas, um dado que se soma aos impactos nas mais diversas áreas. São mais de um milhão e 500 mil infectados e apartir dos primeiros casos publicizados foram constatados fatores negativos que estão para além das questões epidemiológicas e sanitárias, atingindo o âmbito social, econômico e político, reafirmando a importância de colocarmos este assunto em diálogo.

Conectando as falas dos dois palestrantes, as rupturas de comportamento foram lembradas como o início das maiores transformações na sociedade. Desta vez, as Universidade deverão ser protagonistas nestes movimentos. Após o diálogo entre os palestrantes, o evento foi aberto aos espectadores da transmissão, que sugeriram pontos de debate e fizeram questionamentos.

Luiz Miguel Oosterbeek


O professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek é membro do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco; coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal; coordenador do curso de Doutoramento em Quaternário, Materiais e Culturas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, também de Portugal, e professor convidado de diversas outras universidades da Europa e do Brasil.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 22:47
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus
São mais de 20 iniciativas de atuação direta e de suporte ao poder público e outras organizações (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (24/6), durante o terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Instituição, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada dos pesquisadores doutores Felipe Dal Pizzol, Gislaine Zilli Réus e Criastiane Tomase, apresentou as ações concretizadas nestes mais de 90 dias de enfrentamento ao coronavírus.

Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Unesc propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina. “Como Universidade comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes quase cem dias, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região. É um momento delicado e de desafios, que respondemos com mais de 20 projetos de grande amplitude, nos posicionando à frente”, enalteceu Luciane.

Durante sua fala, Felipe Dal Pizzol também apresentou a situação da pandemia em Criciúma e região, fazendo considerações sobre cada aspecto vivido em uma linha do tempo, incluindo chegada, isolamento social, abertura do comercio, pico, contágio, testes e combate ao vírus.

Atuação da Unesc

Os trabalhos mais recentes desenvolvidos pela Universidade usam da informação como ferramenta de combate ao coronavírus, pensando no cenário de agora e do futuro. O Comitê de Analise e Gestão Covid-19 disponibiliza dados em tempo real da situação na região, Brasil e mundo. Já os eventos da proposta “O Sul do Estado Pós-Pandemia” coloca as situações em diálogo, com a presença de especialistas em saúde e de políticas públicas. 

Conheça iniciativas anteriores:


SOS Unesc Covid-19

Serviço de teletriagem referenciada para evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa. O funcionamento da inciativa permite uma pré-consulta, feita por profissionais da saúde, com orientações e informações à sociedade. Todos os atendimentos são realizados por WhatsApp.

Saiba mais 

 
Acolher Unesc Covid-19

A saúde mental é um termo de importante atenção durante a pandemia. O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.

Saiba mais 


Produção e distribuição de álcool em gel

Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.

Saiba mais 


Produção de máscaras para profissionais da saúde

As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.

Saiba mais


Drive Thru de vacinação contra a H1N1

Fomos pioneiros no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.

Saiba mais 


Cartilhas informativas

A Unesc criou cartilhas informativas para a população sobre os cuidados essenciais contra a Covid-19, importância da alimentação saudável e do uso correto de medicamentos

Saiba mais 


Comitê de apoio aos trabalhadores

A Unesc criou um comitê para auxiliar e orientar profissionais de empresas da região

Saiba mais


Parceria com a Prefeitura de Criciúma

A Unesc sedia a Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha o avanço da doença

Saiba mais 


Projeto Ozônio

A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.

Saiba mais 


Participação de residentes da Unesc em diversas ações

Mais de 150 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Unesc atuam como residentes ou estagiários, em ações de combate ao coronavírus. As áreas de atuação vão desde o teleatendimento da Prefeitura, quanto Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Farmácias.

Saiba mais 


Comitê de Análise e Gestão Covid-19

A Universidade montou um comitê junto dos municípios da região para criar estratégias que impeçam o avanço da contaminação

Saiba mais


Projetos para fabricação de respiradores

Nossos professores estão projetando respiradores para serem fabricados e ajudarem no atendimento de pessoas com sintomas graves

Saiba mais 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: transformação do mercado de trabalho e das competências profissionais diante da pandemia

Unesc 52 anos: transformação do mercado de trabalho e das competências profissionais diante da pandemia
Webinar fez parte da programação de comemorações pelos 52 anos da Unesc (Imagens: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O cenário de pandemia traz a necessidade de reinvenção, e também aprendizados e oportunidades para a construção do conhecimento. Com estes fatos presentes, o webinar “Tendências e competências para o mundo do trabalho pós-pandemia” enriqueceu a tarde do terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc, nesta quarta-feira (24/5). O momento foi conduzido pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Gisele Coelho Lopes, acompanhada da coordenadora do Setor de Planejamento Institucional, professora doutora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, e do coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional), professor doutor Thiago Francisco.

A proposta teve o modelo de debate, com apresentação de ideias e reflexões sobre o momento atual. Durante a construção do conhecimento, espectadores da transmissão fizeram questionamentos e sugeriram pontos de diálogos, derivados de reflexões próprias e de informações trazidas pelos palestrantes.

A necessidade de se trazer o assunto ao evento, segundo Francisco, é que já se percebe a dimensão do impacto da crise, e que um número considerável de trabalhadores do Brasil serão afetados. “Prospecta-se que cerca de 70% da mão de obra brasileira sinta algum tipo de impacto. Isso traz uma sensação de insegurança e poucas consistências do cenário nacional. Por outro lado, temos dados que evidenciam que em todos os países de economia consolidada os empregos menos afetados foram aqueles que os empregados possuem algum nível educacional. Ou seja, quanto mais qualificada for a força de trabalho, menor o impacto”, explicou.

Para Gisele, o cenário apresentado neste momento já não é mais novo, e convoca a qualificar competências profissionais. “Falar do mundo do trabalho é referenciar ocupações e rotinas, que nos provocaram a uma readaptação nos últimos meses. Estamos vivendo uma realidade que pede diferentes ações e entendimentos do contexto do mundo. Este susto sistêmico, que mudou tudo da noite para o dia, trouxe um novo normal e a chegada do futuro foi acelerada”, afirmou.

Outro ponto em destaque no diálogo foi o pensamento crítico profissional, que segundo Almerinda se faz ainda mais necessário agora. Ela levanta quatro pontos de pensamento: capacidade de questionar; pensar antes das conclusões, não confiar cegamente em opiniões e primeiras impressões e tomar decisões somente após o fato analisado por diversos olhares. “Nada mais é do que a capacidade de questionar e repensar alternativas. É se perguntar o porquê, com base e de forma legítima”, esclareceu.

Também foram aprofundados os assuntos empregabilidade; economia; ensino superior e sua relação com o mercado de trabalho atingido pela pandemia; competências para agora e pós-pandemia; processos formativos; inovação; organização; robôs no mercado de trabalho; aprendizagem ativa; formação continuada; inteligência emocional, e resiliência.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 16:33
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: Potencial de transmissão da Covid-19 é tema de webinar

Unesc 52 anos: Potencial de transmissão da Covid-19 é tema de webinar
Pesquisador Felipe Dal Pizzol trouxe informações durante evento online (Foto: Arquivo) Mais imagens

“Covid-19: Qual o real potencial de transmissão?”, foi tema do webinar que abriu a programação da tarde desta quarta-feira (24/6) das comemorações pelos 52 anos da Unesc. O médico intensivista, professor e pesquisador da Universidade, Felipe Dal Pizzol trouxe informações e esclareceu dúvidas a respeito da transmissão do coronavírus, dos cuidados necessários e das certezas que se tem até agora a respeito do vírus, responsável pela pandemia.

Dal Pizzol é estudiosos das viroses respiratórias e de sepse e participou da equipe do Ministério da Saúde que elaborou as “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”. O evento virtual teve a mediação da professora doutora e pesquisadora da Unesc, Gislaine Zilli Réus.

Segundo ele, o Sars-CoV-2 (novo coronavírus) parece ter um potencial contaminante maior em comparação a outros vírus que causam problemas respiratórios. Ele explica que a grande parte das viroses respiratórias são transmissão pelo ar e que há indícios de que o Sars-CoV-2 é mais agressivo que o Sars-CoV-1, causador de uma epidemia em 2002. “O grau de transmissibilidade do Sars-CoV-1 era maior em pessoas sintomáticas. A partir do momento em que desenvolvesse os sintomas e durante a persistência, a pessoa era contagiosa. Isso fazia com o que fosse relativamente mais fácil conter a pandemia. Se isolasse o sintomático de maneira adequada, evitava a transmissão. Só vamos ter certeza do comportamento do Sars-CoV-2 depois que a pandemia passar, estudando todos os casos, mas as projeções é que apenas o isolamento do sintomático não é capaz de conter a pandemia”, afirma.

Dal Pizzol comenta que uma pessoa com Covid-19 pode infectar até sete pessoas e que em locais onde as medidas de higiene e biossegurança foram observadas mais atentamente e houve isolamento social, essa taxa caiu significativamente. O pesquidor da Unesc ainda explicou como se dá a transmissão entre pessoas, por meio de gotículas ou aerossol e que já se isolou o vírus em outros fluidos e se detectou que a transmissão possivelmente não tem papel importante na pandemia. No entanto, ele alerta que os cuidados de higiene devem ser observados também ao ter contato com outros fluidos corporais. 

Sobre o aumento de casos na região, Dal Pizzol comenta que os números apontavam que as medidas de segurança estavam surtindo efeito até então. “Agora que tivemos alguns passos atrás em relação ao isolamento social, os hospitais da região estão tendo mais casos. Estamos em uma situação de mais risco que antigamente e a tendência é que tenhamos o avanço da doença nas próximas semanas e tenhamos que tomar medidas restritivas”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 15:44
Compartilhar Comente

Unesc conclui calendário de formaturas virtuais de junho

Unesc conclui calendário de formaturas virtuais de junho
Foram entregues à sociedade mais de 130 novos profissionais (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc concluiu nesta quarta-feira (24/6) o calendário de formaturas virtuais de junho. Colaram grau na oportunidade estudantes de Enfermagem e Fisioterapia. Desde o dia 16 deste mês, outras cinco colações de grau já foram realizadas, entregando mais de 130 novos profissionais à sociedade, nas áreas de Saúde, Economia, Tecnologia, Engenharias e Direito.

As solenidades de conclusão da graduação foram presididas pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta. Nesta última edição, a cerimônia foi conduzida pela pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, sempre com transmissão ao vivo da Unesc TV. “Este é um dos momentos mais bonitos e significativos de uma Universidade, quando retornam a sociedade não somente novos profissionais, mas seguramente melhores cidadãos”, ressaltou a pró-reitora

Formaturas de junho

Ao planejar cada um dos momentos, a Unesc propôs uma experiência completa e semelhante à colação tradicional, com juramentos, outorgas de grau, presença dos familiares virtualmente e a participação de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados.

Até esta quarta-feira, já colaram grau estudantes de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Administração, Comercio Exterior, Direito, Tecnológicos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design – ênfase em projeto de produtos, Engenharias, Fisioterapia e Tecnologia em Design de Moda.

A Instituição impôs normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 15:15
Compartilhar Comente