Reitoria

Reitoria recebe demandas para o fomento da docência

Reitoria recebe demandas para o fomento da docência
Encontro fomentou uma nova reconfiguração da campanha Professor: Orgulho de Ser (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de fomentar o os cursos de docência da Unesc, os representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Ciências Biológicas, Geografia, e Pedagogia e Bacharelado em Artes Visuais visitaram a reitoria, nesta quinta-feira (27/6), para uma tarde de conversas e de reconfiguração da campanha Professor: Orgulho de Ser.

Entre a reconfiguração da campanha, está a realização de ações internas e externas para o fomento da docência, com um plano de ações com atividades prospectadas até o primeiro semestre de 2020. Entre as atividades estão visitas às turmas, uma nova identidade visual para o projeto e a divulgação e motivação da docência nas escolas da região.

Conforme a presidente do Centro Acadêmico de Letras, Paula Martins, a campanha tem o objetivo de refletir a docência em todas as áreas, além de motivar as pessoas a seguir no ramo. “A Universidade é um lugar de formação, então, temos que fomentar e mostrar para os secundaristas a importância do papel do professor, além de fortalecer a docência”, colocou.

Além disso, o objetivo da ação também é ser levada para a comunidade externa, apresentar à população a importância da profissão e chamar novos estudantes para iniciar no ramo da educação.

De acordo com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a gestão é realizada por meio da escuta. “É uma ótima oportunidade de ouvir as pessoas, de direcionamento e redirecionamento das nossas ações dentro da Universidade”, enfatizou.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, a importância deste projeto é a valorização da docência. “A ação tem o objetivo de reconhecer que nós devemos ter respeito e orgulho por ser professor”, afirmou.

Aliada à reconfiguração, a campanha de valorização docente será denominada “Somos professores, somos inspiração”, a partir de uma série de ações que serão protagonizadas pela Unesc com os acadêmicos das licenciaturas.


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de junho de 2019 às 18:04
Compartilhar Comente

Dazideia Meetup: Evento promove competição saudável pautada na inovação

Dazideia Meetup: Evento promove competição saudável pautada na inovação
Ação contou com a participação de seis startups para apresentação e defesa de seus conceitos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ideias borbulhando a todo momento, questionamentos e, principalmente, muita troca de contatos e conhecimento. Assim foi a noite de quarta-feira (26/6) no evento Dazideia Meetup realizado na Unesc. A ação, pautada no foco da empresa Dazideia, de Florianópolis, levou à Universidade a oportunidade de fortalecer seu movimento de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo foi realizar uma competição saudável entre seis startups da região, avaliadas por convidados.

Conforme o diretor de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit, o propósito do Meetup foi encaixado no ideal que a Universidade também vem seguindo. “Foi um momento, realmente, para evidenciar a inovação e fortalecer a conexão de ideias visando aproximar as pessoas, gerando riquezas e ideias inovadoras para o ecossistema da região”, salientou.

A atividade consistiu em uma breve palestra do empresário Mario Henrique Soratto Gaidzinski tratando sobre sua forte ligação com a inovação e destacando parte da sua trajetória no meio empresarial, onde hoje atua na administração de seis negócios.

Em seguida os seis participantes que representaram startups puderam fazer a apresentação de suas empresas. Cada um evidenciou o problema sob o qual a ideia de negócio foi baseada e a forma como ele é resolvido por meio da sua ferramenta. Em três minutos de apresentação cada um deles defendeu sua ideia e, posteriormente, respondeu os questionamentos e atendeu as sugestões do grupo.

Ao longo da noite foram apresentados cases que envolviam o agendamento de consultas e serviços de saúde de forma facilitada; a destinação correta de resíduos orgânicos de forma personalizada; a gestão de compras de empresas de forma unificada e organizada; o oferecimento de serviços de construção com segurança e rapidez, a gestão de licenciamento ambiental de forma facilitada e até a forma mais econômica de fazer o churrasco do final de semana.

O grande vencedor da noite, que levou mais “investimento” dos avaliadores, foi o participante João Farias, da empresa IObras - Marketplace Construção. A ideia de João e seus sócios se baseia na conexão de pessoas com profissionais da construção civil com experiência e segurança financeira. Ao longo de aproximadamente um ano o grupo pesquisou questões jurídicas, ferramentas virtuais e todo o processo de cadastramento de profissionais e clientes até o lançamento da ferramenta atual, ativa neste formato há apenas dois meses e já contando com mais de 80 clientes por todo o país.

Confira os participantes:

Alessander José – CloseToMe - Pesquisa por profissionais de saúde, inovação agendamento com o proposto aplicando simplicidade, agilidade e facilidade. Saúde e bem-estar;

Alcides Simioni – SoulMed - Processadora de meios de pagamento - Saúde e bem-estar;

Leandro Fernandes - Cotasul Tecnologia em Negócios - Processos Manuais do Setor de Compras - Automação de Processos via Portal de Compras E-Procurament - Empresas com Grande Volume de Compras - Processos dentro do sistema Portal;

Patrícia Darolt de Costa – Adubooo - Destinação ambientalmente correta de resíduos orgânicos. Coleta de resíduos orgânicos de forma personalizada. Cidades e comunidades sustentáveis;

João Farias – iObras – Marketplace Construção - Conexões de pessoas com profissionais da construção civil com experiência e segurança financeira;

Luiz Henrique Rosa da Silva - E-Licencie - Gestão de licenciamento ambiental - Inovação e infraestrutura;

Bruno Kurzawe – CervejassoAPP – Aplicativos - Economia para o churrasco do final de semana, centraliza os preços dos itens do churrasco de vários estabelecimentos em um único lugar!


Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de junho de 2019 às 22:11
Compartilhar Comente (26)

Reitoria recebe sugestões de lideranças estudantis

Reitoria recebe sugestões de lideranças estudantis
Reunião com os acadêmicos foi realizada na tarde desta quarta-feira (26/6) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Representantes de Centros Acadêmicos de 15 cursos e do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc estiveram reunidos com a reitoria na tarde desta quarta-feira (26/6). As lideranças levaram à gestão da Universidade algumas pautas tidas como prioridade.

Entre os assuntos tratados os alunos entregaram um relatório referente ao resultado de uma pesquisa de satisfação feita com os estudantes com relação às cantinas do campus. A pauta, levantada também na ação Diálogos Unesc, foi novamente discutida entre os representantes na busca de soluções para os pontos a serem melhorados.

Com relação ao tema, o DCE destacou que tem trabalhado para apresentar soluções para esse problema e está realizando uma parceria com o curso de Nutrição para a criação de uma Empresa Júnior na intenção de oferecer assessoria para as cantinas instaladas na Universidade.

Ainda no encontro, representantes do curso de Psicologia apresentaram a sugestão de incluir no calendário da Instituição o “Dia da Avaliação”, ação com foco na avaliação institucional de docentes e discentes. Conforme os acadêmicos, a intenção é trabalhar a avaliação docente no meio do semestre com vista à possibilidade de proporem melhorias no processo de ensino-aprendizagem.


Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de junho de 2019 às 19:08
Compartilhar Comente

No Iparque, reunião do PDI da Unesc discute prestação de serviços e inovação tecnológica

No Iparque, reunião do PDI da Unesc discute prestação de serviços e inovação tecnológica
Através de dinâmica de grupo, funcionários colaboraram com o PDI (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Quais os desafios encontrados pelo Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc, na oferta do conhecimento profissional e prestação de serviços para a região? E quais as qualidades do Iparque? Estes foram alguns dos questionamentos que a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lançou aos colaboradores do Iparque na última terça-feira (25/6), durante a reunião para discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc.

O PDI é uma maneira de planejar o futuro da Universidade para os próximos cinco anos, com prazo de implantação definido entre 2019 e 2023. Com foco no desenvolvimento participativo de pensamentos para o futuro, o encontro discutiu eixos estratégicos para o Iparque, tais como captação de recursos, inovação, meio ambiente e valores humanos, processos internos e, principalmente, a prestação de serviços.

Durante a reunião, os colaboradores foram divididos em três equipes, responsáveis por seis eixos cada. A atividade realizada consistiu em listar qualidades e desafios encontrados no Iparque, que devem ser vistos pela gestão para um melhor planejamento futuro.

Planejar o futuro com o auxílio de todos é um acerto. Quem atesta é o gerente do Iparque, Fernando Bertan. “A atividade realizada hoje é uma oportunidade única para o planejamento dos próximos anos. É um jeito de nos preparamos juntos, como um todo. É fantástico podermos pensar em conjunto com a gestão da Universidade”, parabenizou Bertan.

Com o auxílio de todos


Encerrado o debate entre os grupos, as conclusões sobre a atividade foram positivas. “Acredito que a oportunidade de opinar oferecida aos colaboradores é essencial para uma boa dinâmica administrativa entre o Iparque e a Unesc, além de ser uma iniciativa que vai de encontro com o princípio democrático que a Universidade preza, principalmente por ser comunitária”, elogiou o coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Iparque, Jori Ramos Pereira.

Alinhados e oferecendo voz aos colaboradores, Unesc e Iparque ganham força para desvendar o futuro. Com a atividade, todos os colaboradores do Parque Científico e Tecnológico da Universidade puderam deixar sua opinião. “Apontamos novos desafios, bem como nos preparamos para romper barreiras que possam surgir”, continuou o coordenador do Cegeo.

O espaço para fala foi oferecido para todos. Quem concordou com Jori foi o recepcionista do Iparque, César Niero. “É uma chance interessante para que se melhore ainda mais a estrutura, além de apontar o que temos de melhor aqui no Iparque, como os serviços que auxiliam no desenvolvimento da nossa região e estado”, colocou.

PDI já conta com alto número de colaboradores


Boa parte da comunidade interna da Unesc já colaborou com o PDI. Aproximadamente sete mil acadêmicos deixaram suas ideias para o futuro da universidade. “As reuniões do PDI já alcançaram mais de 15 mil colaborações, vindas de acadêmicos, professores e técnicos administrativos da universidade”, comemorou a reitora da Instituição de ensino, Luciane Bisognin Ceretta. “Com a colaboração do Iparque, esperamos melhorar qualitativamente, ainda mais do que já evoluímos desde que o PDI iniciou, no final de 2018”, completou. 

Por meio das reuniões internas, o PDI oferece direcionamento para a administração da universidade. “Ele nos diz para onde vamos, o que queremos e precisamos realizar para crescermos ainda mais”, disse Luciane. “Com o PDI, podemos planejar os próximos cinco anos para que pavimentem os próximos 50. É a Unesc do amanhã”, finalizou.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de junho de 2019 às 18:10
Compartilhar Comente

Projeto Viver Sus está com inscrições abertas até sexta-feira

Projeto Viver Sus está com inscrições abertas até sexta-feira
Ação será comemorativa ao aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma nova edição do projeto Viver Sus - Vivências e Experiências na Realidade do Sus da Unesc, está se aproximando. A ação será realizada entre os dias 15 e 19 de julho em sete municípios da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.) Nesta edição do evento será comemorado o aniversário de 25 anos do programa Estratégia Saúde da Família. As inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em participar da seleção para integrar o projeto seguem até sexta-feira (28/6).

Pautada nos princípios do projeto Ver Sus Brasil, a ação pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sus (Sistema único de Saúde), comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Conforme o atual coordenador do projeto, Rafael Amaral, o desejo é que o projeto leve os participantes além dos muros da Instituição. “Queremos oportunizar a vivência e a experiência das realidades do Sistema Único de Saúde, através da extensão universitária, colocando nossos acadêmicos nos cenários e nas realidades de cada um dos municípios”, destaca.

Além disso, conforme Rafael, o Viver Sus atua na provocação de diálogos e contatos entre as diversas áreas do saber em prol do auxílio para as comunidades, assim como na contribuição para a construção da consciência acerca da saúde como direito social e no fortalecimento dos serviços de saúde coletiva dos municípios envolvidos

Podem participar do projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Unesc e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família/Saúde Mental.

Antes de os municípios receberem os visitantes os alunos participarão por capacitação na Unesc, no dia 12 de julho. O edital completo do projeto também pode ser acessado no site da Universidade. O resultado preliminar dos selecionados também será divulgado na página, no dia 04 de julho.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de junho de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente