Reitoria

UnescTec: Universidade lança cursos técnicos com a expertise da maior Universidade Comunitária do Sul do país

UnescTec: Universidade lança cursos técnicos com a expertise da maior Universidade Comunitária do Sul do país
Instituição ofertará 21 possibilidades de qualificação profissional em diferentes áreas (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Cursos com duração de um ano a um ano e meio com foco no ensino prático e utilizando a expertise completa da maior Universidade Comunitária do Sul do país. Essa será a cara dos 21 cursos técnicos preparados pela Unesc e lançados em maio para a comunidade. As aulas, previstas para iniciarem em agosto, serão 60% em modelo presencial e 40% em Ensino à Distância, com peculiaridades pensadas e preparadas para acolher e qualificar da melhor forma para cada uma das circunstâncias.

A novidade será explicada em detalhes em evento online na próxima segunda-feira (1º/6) para a imprensa. A entrevista coletiva será às 10h e contará com a presença da reitoria da Universidade, assim como da direção do Colégio Unesc e coordenadores do projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 15:12
Compartilhar Comente

Webinar promovido pela Unesc debate o futuro pós-pandemia com lideranças do Sul

Webinar promovido pela Unesc debate o futuro pós-pandemia com lideranças do Sul
Encontro com três deputados federais foi mediado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Mayara Cardoso/ Reprodução) Mais imagens

Diferentes dados foram apresentados pela Unesc em webinar na noite desta quarta-feira (27/5). O evento virtual reuniu um time de lideranças da Universidade com representantes de entidades da região e os três deputados federais do Sul, Geovânia de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi com as principais e atuais informações sobre o cenário, com a finalidade de avaliar as possíveis ações para o direcionamento de estratégias e busca de apoio que possam preparar a região para o período pós-pandemia, desde hoje.

As demandas levantadas ao longo do evento foram avaliadas  pelo grupo representado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, responsável pela mediação do encontro; pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira; pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Amauri de Souza Porto Júnior; pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Melissa Watanabe e Thiago Rocha Fabris, e pelo coordenador adjunto do curso de Administração de Empresas, Thiago Francisco.

Eles foram acompanhados dos convidados representantes da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Criciúma, Moacir Dagostim, Andrea Gazola Salvalaggio, Claiton Pacheco e Tita Beloli, respectivamente, além dos parlamentares, que puderam pontuar suas ações já realizadas até então e seus posicionamentos perante os assuntos levantados.

‘Prontos para começar hoje’

No encontro a reitora da Unesc lançou de forma oficial a campanha protagonizada pela Instituição ‘O Sul do Estado Pós-pandemia – Prontos para recomeçar hoje’, na qual propõe, a partir deste primeiro webinar, uma série de debates em prol da busca pelas melhores soluções à região. “É, mais do que nunca, o momento de estabelecermos redes solidárias e colocar diferenças, se é que elas existem, muito distantes. Colocamos nossa expertise como academia para avaliar o cenário e colaborar sem medir esforços para a esperada retomada pós-pandemia. Momentos como esse precisam de discussão, de planejamento. Precisamos nos organizar hoje para enfrentar todos os dias as tantas situações que desafiam nossas instituições”, apontou Luciane.

Entre os encaminhamentos necessários para a construção de uma rede forte pelo fortalecimento do Sul de Santa Catarina, a partir das falas e ponderações do time da Universidade, das lideranças das entidades públicas e privadas e na fala dos parlamentares, foram pontuadas questões dentre as quais estão: a criação de linhas de crédito para o pequeno e médio empresário de fácil acesso e flexíveis com períodos de carência; o lançamento de um novo programa nacional de financiamento estudantil, mais flexível, de apoio emergencial a permanência dos estudantes; a atenção aos agricultores por conta do período de estiagem com danos sérios sofridos; a elaboração de planos que foquem no desenvolvimento social e econômico; o refinanciamento dos tributos federais; o apoio a produção e disponibilização de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores de saúde e em variadas empresas e o apoio e fortalecimento ao comércio regional.

Entre as unanimidades: necessidade de unir esforços e encaminhar reformas

Atentos aos dados e panoramas apresentados pelos especialistas do time Unesc, os três deputados federais do Sul de Santa Catarina mais uma vez se comprometeram com a região. Geovânia de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi compartilharam seus pontos de vista sobre as situações abordadas e aquilo que pontuam como possíveis soluções.

Para Geovânia, além da importância dos dados elencados pela Universidade e sua atuação frente a políticas de enfrentamento à Covid-19, a palavra que se destaca é a “sensibilidade”. “Essa palavra me chamou muito a atenção e faz todo o sentido para o que estamos vivendo. Precisamos sensibilidade para perceber quais os setores estão mais sofrendo, quem está precisando de mais auxílio, para poder realmente retomar a economia. Além disso, destaco como fundamental importância aquilo que também foi elevando nesse encontro, o trabalho dos três poderes unidos em prol de um único objetivo que é a retomada do crescimento o mais rápido possível”, declarou.

Na visão de Daniel Freitas, a pandemia trouxe ao mundo e, mais especificamente ao Brasil, quatro “ondas”. “São elas ligadas à saúde, depois à economia, à segurança pública, já que a situação está levando também a crises também nesse quesito, e a quarta onda, para qual é nosso foco, que é a retomada da economia. Meus esforços muito voltados a essa questão”, garantiu o deputado.

Conforme Ricardo Guidi, entre as suas prioridades está a busca de recursos para Santa Catarina, como respeito ao Estado, no qual trabalha de forma ainda mais intensa neste período em que a sociedade enfrenta uma calamidade não vista pelo menos nos últimos cem anos. “Frente à essa situação temos trabalhado de forma muito conjunta e percebemos que, de fato, a Unesc é fundamental na recuperação que a nossa região precisa. Nenhuma outra entidade tem o conhecimento que a Universidade possui em relação ao Sul. Desta forma parabenizo por mais essa iniciativa e me coloco à disposição para colaborar com esse esforço coletivo”, comentou.

O webinar contou com a audiência de aproximadamente 1.300 pessoas na transmissão via Unesc TV no Youtube e foi retransmitida pela Rádio Som Maior e pelo Portal 4oito. O vídeo completo no qual é possível acompanhar as falas completas de todos os participantes do encontro ficará disponível para acesso irrestrito na página.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2020 às 23:27
Compartilhar Comente

Unesc promove movimento de reflexão sobre o impacto social e econômico da pandemia no Sul

Unesc promove movimento de reflexão sobre o impacto social e econômico da pandemia no Sul
Encontro com presidente da AMREC inicia série de ações voltadas à superação dos impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia de coronavírus (Fotos: João Gabriel/Prefeitura de Içara) Mais imagens

A reitora da Unesc, professora Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o prefeito Jaimir Coimim, Presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), nesta terça-feira (26/5), para discutir estratégias em conjunto  para a retomada social e econômica da região Sul pós-pandemia. “Para cumprir o seu papel comunitário, a Unesc tem promovido uma série de ações frente à saúde nesta pandemia. Um dos exemplos é o programa SOS Covid-19, que já fez mais de 1.500 atendimentos à população. Agora, também tomaremos a frente em um movimento que nos permita reflexões e aponte estratégias para o futuro, quando será necessário a  retomada social e econômica da nossa região. A universidade colocará toda sua expertise e corpo técnico para pensar, planejar e atuar para minimizar os impactos causados pela Covid-19”, explica Ceretta.

Um novo encontro, marcado para a próxima sexta-feira (29/5), reunirá todos os prefeitos, na sede da Amrec, às 9h, para discutir ações coletivas em conjunto com os demais municípios da região. “Acredito que temos que estar preparados para, em termos econômicos, fazer a travessia dessa fase de pandemia e sobretudo para quando ela estiver superada. A preservação do emprego, das empresas, do setor produtivo. Por isso que nós queremos, juntos com a universidade, fazer um plano onde nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, comenta o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. 

A reunião contou com a participação do presidente da Associação, prefeito de Treviso, Jaimir Comim, o prefeito de Icara Murialdo Gastaldon, o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, e do diretor executivo Vanderlei Alexandre.

Encontro desencadeará série de ações

Além deste encontro, a Unesc promove nesta quarta-feira (27/5), um webinar com os deputados federais que representam a região Sul, Geovania de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi, e as entidades, Acic, Cdl, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Criciúma e Amrec. O webinar irá abordar números e discutir ações para a retomada econômica pós-pandemia, ação esta, que servirá de base para as próximas reuniões com entidades políticas e empresariais na definição de busca de projetos voltadas à superação dos impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia de coronavírus. O webinar será às 19h30 e poderá ser acompanhado pelo canal da Unesc Tv no Youtube. 

A Unesc engendra, ainda, uma campanha de valorização do comércio local que será discutida nos próximos encontros. “Junto a todas essas entidades da sociedade, mais a representação política, vamos construir a retomada social e econômica da nossa região”, conclui a reitora.

Paula Dáros Darolt - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 17:40
Compartilhar Comente

Unesc com matrículas abertas para o segundo semestre de 2020

Unesc com matrículas abertas para o segundo semestre de 2020
São 38 cursos de graduação e oportunidades de bolsas 100% para sete licenciaturas (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência em uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem vestibular.

A oportunidade vai contemplar com auxílio de até 100% os ingressantes que optarem pela Nossa Bolsa – licenciaturas, disponível para os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia.

Universidade de excelência

O que faz a Unesc ser a mais reconhecida Universidade do Sul de Santa Catarina? Nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, ciências sociais e aplicadas, educação, ciências e tecnologias, a Universidade oferece formação profissional e humana. Em seu campus, o ensino, a pesquisa e a extensão norteiam a experiência acadêmica do aluno Unesc.

“Ensino, para formar profissionais capazes de transformar o mundo, por meio da ciência e da humanidade. Pesquisa, para contribuir com a construção do novo mundo, sendo referência dentro e fora do Brasil e assumindo o protagonismo na vida daqueles que depositam na nossa Universidade sua confiança em momento de desafios. Extensão, para seguir impactando a vida de mais de um milhão de pessoas, nas três regiões do Sul de Santa Catarina”, enaltece a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. 

Além de um campus com infraestrutura completa, o aluno da Unesc conta com um dos maiores e mais completos parques de pesquisa de Santa Catarina, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Para viver esta grande experiência, cursos de graduação com início imediato para o segundo semestre de 2020, no dia 3 de agosto, são oferecidos.

As matriculas podem ser feitas por meio do contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Cursos com ingresso no segundo semestre de 2020


Administração
Comércio Exterior
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais – Bacharelado
Artes Visuais – Licenciatura
Biomedicina
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ciências Biológicas – Licenciatura
Ciências Contábeis
Ciência da Computação
Ciências Econômicas
Design (ênfase em projeto de produtos)
Design de Moda - Tecnológico
Direito
Educação Física – Bacharelado
Educação Física – Licenciatura
Enfermagem
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica
Engenharia de Materiais
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Física – Licenciatura
História – Licenciatura
Jogos Digitais – Tecnológico
Letras – Língua Portuguesa Licenciatura
Matemática – Licenciatura
Nutrição
Odontologia
Pedagogia – Licenciatura
Psicologia
Processos Gerenciais – Tecnológico
Recursos Humanos – Tecnológico
Teatro – Bacharelado

Documentos necessários para a matrícula:

- Histórico e certificado de conclusão do Ensino Médio – original ou cópia autenticada;
- Diploma de conclusão do Ensino Médio – original;
- Certidão de casamento ou nascimento – legível e original;
- Carteira de Identidade – legível e atualizada;
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos) – original;
- Certificado de reservista (para o sexo masculino e maiores de 18 anos) – original;
- Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino – original;
- CPF próprio – original;
- Atestado médico com CID (Classificação Internacional de Doenças), para alunos com deficiência;
- Comprovante de residência.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2020 às 12:51
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia

Estudantes da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia
Iniciativa já conta com cadastros para 66 computadores, 65 softwares específicos e 66 redes de internet (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

Os alunos da Unesc que não tinham equipamentos adequados para acompanhar as aulas remotas tiveram uma surpresa nesta semana. Isso porque a equipe de suporte tecnológico atendeu 276 estudantes da universidade com computadores, redes de internet e softwares específicos. Preocupada com a qualidade de ensino, garantia da aprendizagem e permanência do estudante, a universidade montou o projeto para contemplar alunos que relatam não ter acesso às aulas remotas.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma a preocupação da Instituição para a continuidade da excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno, mesmo diante de desafios tão grandes quanto à pandemia e uma crise econômica. “A Universidade é sensível a aqueles para os quais ela existe. Desde o dia 1º de abril, início das aulas remotas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre estudante e Universidade. É assim que venceremos este desafio”, afirma.

Programa devolve esperança aos acadêmicos

Dentro da proposta, 145 estudantes sem computadores, 65 sem softwares específicos e 66 sem internet já estão cadastrados. Entre as histórias de superação, Daniel dos Santos da Silveira Lopes foi um dos símbolos de dedicação para seguir estudando até aqui. Ele é aluno da primeira fase do curso de Direito, motoboy no período noturno e diariamente se deslocava, às 7 horas da manhã, até uma das praças do bairro Santa Luzia, para revezar entre os sinais wi-fi de duas lojas locais.

Segundo o acadêmico, a experiência o apresentava dificuldades a cada aula. “Pagar a internet móvel que uso em casa estava difícil, não tinha dinheiro para colocar crédito e o pacote expirava rápido. Durante a aula não conseguia prestar atenção no conteúdo, pelo movimento no local, e muito menos interagir com o professor e meus colegas. Pensei em desistir, era desanimador”, conta.

Com o auxílio da Universidade, a partir desta quinta-feira (21/5) tudo mudou. Daniel recebeu um notebook e um modem de internet, com pacote de 10 gigas. “A partir de gora, com os equipamentos em mãos, tudo vai mudar. Ainda tenho pela frente o desafio de recuperar os conteúdos e concluir os trabalhos pendentes, mas com o sentimento de que tudo vai dar certo. Me voltou aquele ânimo em ter um futuro melhor e dar uma vida melhor para minha família”, destaca.

Para a reitora, a trajetória de Daniel nestes quase dois meses simboliza tudo pelo qual a Universidade dedica-se a apoiar seu estudante. “É o exemplo de determinação que muito orgulha a família Unesc. Temos a certeza de que faremos a diferença na vida do Daniel e de mais centenas de estudantes. A Unesc fará o que estiver ao seu alcance para reafirmar seu papel de Universidade comunitária e não deixará seu acadêmico desamparado”, completa.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

“A Universidade tem um conjunto de 22 estratégias para a permanência estudantil. Uma delas é o empréstimo de equipamentos e acesso à internet e softwares para estudantes com dificuldades. Entendemos que essa ação oportuniza acesso e inclusão social de nossos acadêmicos, no acompanhamento das aulas mediadas por tecnologias. Somos uma Universidade comunitária, portanto, essa é uma ação de responsabilidade social e de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem”, evidencia o diretor de Ensino de Graduação Marcelo Feldhaus

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2020 às 16:41
Compartilhar Comente