Reitoria

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José
Cinco instituições de saúde da região já receberam os equipamentos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os profissionais de saúde do HSJ (Hospital São José) receberam, na tarde desta sexta-feira (24/4), 300 protetores faciais para uso no enfrentamento da pandemia da Covid -19. Os equipamentos produzidos pela Unesc, com uso da tecnologia de impressão 3D, já receberam cinco atualizações desde o dia 17 de março, quando o projeto foi idealizado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Para o técnico responsável pela segurança do trabalho do Hospital, Régis Dieke, a partir desta data o colaborador da instituição terá mais tranquilidade ao prestar serviços à comunidade. “A doação da Universidade vem trazer segurança aos nossos trabalhadores neste momento de pandemia. O profissional de saúde, a partir do momento que recebe este equipamento, se sente mais confiante para prestar seu serviços de excelência, seja ao paciente com suspeitas ou confirmação de contaminação”, afirma 

A palavra segurança também foi destacada pela diretora geral do Hospital, Irmã Isolene Lofi, que reafirmou a importância do item no dia a dia daqueles que se colocam na linha de frente da luta contra o coronavírus. “Vai suprir a necessidade de 300 colaboradores, do pronto socorro as clínicas de tratamento. Eles chegam em ótima hora”, frisa.

Na segunda-feira (27/4) uma nova entrega será realizada nas Clínicas Integradas da Universíade, totalizando 400 protetores faciais disponibilizados aos profissionais de saúde. Os hospitais Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; São Donato, de Içara; Santa Catarina, de Criciúma, e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já receberam lotes dos equipamentos.

A evolução dos protetores faciais 


Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

O projeto, coordenado pelo professor Felipe Zanette, passou por transformações desde de sua primeira formulação. “Já temos melhoramentos para o futuro do projeto, idealizados a partir das experiências iniciais de uso. O tempo de produção também foi reduzido. Inicialmente a produção era de três horas para cada unidade. Hoje um processo completo de produção e montagem é realizado em 15 minutos”, destaca. 

Desde a primeira versão do protetor facial, o trabalho é desenvolvido na estrutura do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que incluí laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de poímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2020 às 20:56
Compartilhar Comente

Unesc: uma história construída pela força das pessoas e reconhecida pela sociedade

Unesc: uma história construída pela força das pessoas e reconhecida pela sociedade
Há 53 anos a Instituição se coloca como referência em momentos de crise (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

 A Unesc é a Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, construída com a força da sociedade de um região. Há 53 anos, tendo as pessoas como protagonistas de sua história, deixa seu legado em momentos como os que vivemos, diante de uma pandemia como a da Covid-19, e se torna referência mais uma vez.

A expertise presente no campus vai, e sempre foi, para além de seus muros. E por meio do ensino, pesquisa e extensão, se transformam em soluções assertivas, pensadas para a comunidade que a cerca. “A história da nossa Unesc é alicerçada por humanidade e persistência. Mais uma vez, em um momento excepcional, a Unesc mostra a real força de uma Universidade comunitária , que tem em sua missão promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, e é reconhecida como referência pela sociedade”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A assertividades das ações na gestão da Instituição são reafirmadas por meio do reconhecimento, como a atuação no enfrentamento à Covid-19 foi evidenciado pela  ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Entre as iniciativas citadas pela Casa Legislativa, estão a produção e distribuição de protetores faciais aos profissionais de saúde, o projeto de desenvolvimento de respiradores mecânicos, teletriagem referenciada, caixa protetora, projeto Acolher e a entrega do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil.

Por meio de iniciativas como estas, ao longo de sua história, é que a Unesc se faz presente na vida de quase 1 milhão de pessoas, na Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). Nos últimos dois anos, a atuação de gestão da Universidade foi reconhecida 24 vezes:

Reconhecimentos de 2020

●       Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu em seu gabinete representantes da Câmara de Vereadores de Criciúma para a entrega da Moção de Aplauso. A honraria foi proposição foi do vereador Toninho da Imbralit, concedida à Universidade em alusão à nota máxima conquistada pelo MEC (Ministério da Educação).

●       Moção de Aplauso da Alesc, proposição do Deputado Minotto

A Unesc recebeu uma Moção de Aplausos concedida pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O propositor, presidente da frente parlamentar das universidades comunitárias, deputado estadual Rodrigo Minotto, veio pessoalmente fazer a entrega da placa representativa à reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

●       Reconhecimento da Alesc

A Unesc teve sua atuação no enfrentamento à Covid-19 reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Universidade recebeu de forma oficial as congratulações da Casa Legislativa, que salientou a importância das dezenas de ações lideradas pela Instituição. A proposição do ato foi do Deputado Luiz Fernando Cardoso, conhecido como Vampiro. 

●       Unesc é a segunda melhor empresa do terceiro setor para se trabalhar no Brasil

Uma Universidade Comunitária engajada e disposta a mudar realidades. Assim é a Unesc, Instituição que aparece em segundo lugar no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil na categoria Terceiro Setor. A novidade, publicada no dia 12 de fevereiro na edição impressa da revista Época Negócios e no site do GPTW (Great Place To Work), foi recebida com orgulho no campus, já que este é o segundo prêmio concedido pelo GPTW em parceria com a revista em menos de quatro meses.

Reconhecimentos de 2019

●       Unesc entre as 50 melhores do GPTW em Santa Catarina

A Universidade do Extremo Sul Catarinense recebeu mais um reconhecimento à sua gestão. Desta vez o prêmio foi o GPTW (Great Place To Work), onde a Unesc figurou  como a décima primeira, na categoria empresas de médio porte. Ao todo a premiação foi entregue às 50 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina. O evento de premiação aconteceu em Florianópolis. O GPTW Santa Catarina é feito em parceria entre o Grupo Hel e a NSC Comunicação.

●       Unesc entre as 150 Melhores Para Trabalhar no Brasil 2019

Ressaltando seu papel de universidade comunitária, a Unesc figurou na lista “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019”. O ranking é formado a partir de rigorosa seleção feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que apresentam as 150 melhores empresas, divididas entre grandes, médias nacionais e médias multinacionais.

A premiação foi dada com base na pesquisa realizada junto aos colaboradores, onde 83% destes, entre professores e funcionários, responderam a um questionário. A Universidade também recebeu a visita de um consultor externo que avaliou os programas da instituição e selecionou aleatoriamente um grupo de colaboradores para entrevista pessoal. Dentre os destaques da Unesc, a partir da pesquisa entre seus colaboradores, estão questões como a valorização profissional; a autonomia; a construção de vínculos e respeito da gestão; a força da marca Unesc, orgulho de ser Unesc, a contribuição social da Universidade.

●       Destaque SC 2019 na Alesc

A responsabilidade socioambiental incluída no dia a dia do trabalho na Unesc foi reconhecida de forma oficial, em Florianópolis. Isto porque a capital do Estado foi palco nesta noite da premiação da “Certificação de Responsabilidade Social -  Uma Atitude de Valor Catarinense”, ação promovida pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) na qual a Universidade recebeu o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019.

A tradicional premiação do estado, que chega em 2019 à sua nona edição, tem entre seus objetivos reconhecer as organizações de Santa Catarina que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão, com o comprometimento social da empresa e da organização, dos dirigentes, empregados, servidores e voluntários, estimulando outras organizações a seguirem o mesmo caminho, tudo isso analisado em especial pelo Balanço Social da organização.

●       150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Guia Você S/A

A Unesc recebeu de forma oficial a premiação nacional como uma das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Guia Você S/A. O ranking é formado a partir de rigorosa seleção feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que ao longo de todo o ano faz análises e visitas a fim de, através dos dados coletados, identificar as instituições que se destacam em cada segmento. Na edição de 2019, mais de 250.000 empregados responderam à pesquisa em todo o Brasil, sendo que a redação da revista Você S/A  percorreu 87 cidades nas cinco regiões do país para conhecer 202 companhias, entre elas, a Unesc. Os jornalistas responsáveis conversaram com mais de 4.000 funcionários e produziram cerca de 900 horas de entrevistas, o que demonstra a seriedade nos critérios analisados.

●       Unesc reconhecida com prêmio Impar

A Unesc foi mais uma vez reconhecida pelo prêmio Impar (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional) como a Instituição de Ensino Superior mais lembrada e com maior afinidade com a sociedade da região. A homenagem é feita pela RIC Record e baseada no resultado de pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência. A Unesc foi a vencedora no Sul catarinense na categoria Faculdade ou Universidade como a marca mais preferida da população.

●       Prêmio Destaque Regional Sul

A Unesc recebeu o Prêmio Destaque Regional Sul. A cerimônia, realizada no AM Master Hall, premiou organizações em 30 categorias, com o objetivo de valorizar marcas e propósitos. Mais lembrada em Criciúma no segmento Faculdade/Universidade, a Instituição foi representada pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta

●       Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura

A Unesc, por meio do Setor de Arte e Cultura da Universidade, teve dois projetos contemplados no Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura. Os projetos foram “Patrimônio Cultural Plano Museológico do Museu da Infância” e “Exposições Temporárias do Espaço Cultural “Toque de Arte”.

●       Colégio Unesc recebe premiação estadual

Comemoração no Colégio Unesc. Isto porque a instituição recebeu a premiação referente a etapa Estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019, coordenado no Brasil pelos Correios. A premiação foi conquistada pela Manuela dos Santos Uggioni, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Ela escreveu uma redação sobre o seu maior super-herói, o Planeta Terra, para o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”. No texto, a estudante descreve os superpoderes, aliados, ameaças e vilões que o planeta precisa enfrentar diariamente.

●       Prêmio Top Empresarial

Representada pela coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, a Unesc recebeu o Prêmio Top Empresarial, em Florianópolis. A premiação busca promover o reconhecimento às iniciativas, ações e atividades de empresas de diversas regiões do Brasil e da América Latina, de forma a homenagear, valorizar e incentivar as melhores empresas e empresários dos diversos setores econômicos do mercado nacional e internacional. O reconhecimento é feito pela Associação dos Empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mercosul.

●       Unesc é Top Of Mind

Emoção e reconhecimento. A instituição recebeu premiação na 25ª edição do Prêmio Top Of Mind, em Florianópolis, como uma das marcas mais lembradas pelas cidades catarinenses. A premiação oficial foi entregue em noite de celebração em grande estilo na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). A ação, que é realizada por meio da pesquisa do Instituto Mapa e promovida pela NSC Comunicação, apontou a Unesc como a mais lembrada no seu segmento em todo o estado, resultado obtido através de 30 mil entrevistas, nos 30 municípios mais populosos de Santa Catarina em março de 2019.

●       Nota máxima no MEC

Fechando um ano cheio de desafios e, principalmente, grandes realizações, a Unesc recebe nesta terça-feira (17/12) a principal notícia do ano: a avaliação com conceito máximo pelo MEC (Ministério da Educação). O resultado chega após a visita de avaliadores do Ministério, que estiveram na Universidade na última semana e, a partir de análises, reuniões e relatórios, chegaram à Nota 5, conceito máximo que reafirma a excelência da Unesc.

●       Nota máxima no MEC para o curso de Medicina

O Ministério da Educação – MEC, conferiu nota máxima ao curso de Medicina da Unesc.  A nota foi divulgada nesta quinta-feira, 19/01, uma semana após a visita dos avaliadores, que estiveram na universidade nos dias 12 e 13/12. O resultado desta avaliação classificou o curso com a nota 5, a mais alta na escala de avaliação dos cursos superiores do país.

Reconhecimentos de 2018

●       Melhor Instituição Regional

Universidade foi homenageada com o prêmio de Melhor Instituição Regional (Patente 2401351) pela European Business Assembly, em Oxford, no Reino Unido. A sessão solene de entrega ocorreu no Oxford Summit Leaders 2018.

A Unesc foi mais uma vez reconhecida como a Universidade mais lembrada do Extremo Sul de Santa Catarina. A Instituição recebeu, em dezembro, o Prêmio Ímpar 2018 na categoria Faculdade ou Universidade. A titulação é reconhecida por meio de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e o prêmio é oferecido pela RIC TV Record

●       Prêmio Ímpar 2018

o Prêmio Ímpar buscou premiar as instituições, empresas e organizações que desenvolvem maior afinidade com a sociedade no Estado.

●       20º Destaque Içarense, o Destaque Criciumense e o 6° Destaque Rinconense.

Os prêmios foram recebidos pela pró -reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, e pela jornalista da Unesc TV, Janine Limas.

●       Prêmio Culturas Populares 2018

A Unesc teve o trabalho desenvolvido na cultura reconhecido em âmbito nacional. O projeto de extensão “Boi de Mamão na Comunidade” esteve entre os vencedores do Prêmio Culturas Populares 2018, concedido pelo MinC (Ministério da Cultura). A premiação analisou fatores como a contribuição sociocultural que a iniciativa traz às comunidades e a melhoria da qualidade de vida nelas a partir de suas práticas culturais. Com o resultado. A sexta edição do prêmio recebeu 2.227 inscrições de projetos de todo o Brasil.

●       Brazil Quality

A Unesc teve novamente o seu trabalho destacado no país. Desta vez, a gestão da Universidade foi reconhecida com o certificado Brazil Quality, entregue pelo LAQI (Latin American Quality Institute) durante o evento Brazil Quality Summit, realizado em maio no Rio de Janeiro

●       Reitora recebe Comenda do Legislativo Catarinense

A atuação de destaque da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lhe rendeu uma premiação a nível estadual. No dia 19 de novembro, em Florianópolis, Luciane recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em noite de reconhecimento ao trabalho de personalidades catarinenses. O título foi concedido à reitoria por meio da indicação do Deputado Estadual Ricardo Guidi (PSD). A entrega da Comenda foi realizada em sessão solene realizada no Plenário Osni Régis e comandada pelo presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP)

●       Mérito Regional de Saúde

A Unesc teve a sua atuação reconhecida na 2ª edição do Mérito Regional de Saúde, o “Oscar da Saúde” na Região Carbonífera. O evento, realizado em novembro, reuniu representantes dos 12 municípios da 20ª ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) para premiar as melhores performances em saúde. Além da premiação de 30 categorias, o evento marcou ainda a entrega de homenagens a instituições que de alguma forma oferecem auxílio ao trabalho da regional.

●       Troféu the Winner Awards

Em meio a comemoração de seus 50 anos, a Unesc recebeu um grande presente. A Universidade foi homenageada e recebeu o Troféu The Winner Awards, em São Paulo, no mês de julho. A chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, esteve presente no evento representando a Instituição. A cerimônia do Troféu The Winner Awards busca homenagear empresas que contribuem para o crescimento do país. O prêmio é dirigido para médias e grandes empresas, que se destacaram em suas áreas de atividade

●       Certificado de Responsabilidade Social

O trabalho desenvolvido no Sul do Estado pela Unesc foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) com o Certificado de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC 2018. A certificação foi entregue em dezembro em sessão especial presidida pelo presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck, no Plenário Deputado Osni Régis, na sede da Alesc, em Florianópolis.

●       Comenda do Mérito Legislativo Catarinense

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi homenageada com a Comenda do Mérito Legislativo Catarinense, em Sessão Solene realizada em novembro na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). A indicação foi do deputado estadual Ricardo Guidi.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de abril de 2020 às 15:58
Compartilhar Comente

Sonhos + Unesc = Realização!

Sonhos + Unesc = Realização!
Ana Cleusia Saldanha dos Santos, graduada em Ciência da Computação, tem na Unesc o fator de mudança em sua vida (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Natural de Angola, a jovem Ana Cleusia Saldanha dos Santos chegou ao Brasil, há seis anos, como muitos de seus colegas, com a bagagem cheia de sonhos. A filha única, que deixou a família em seu país de origem para enfrentar um mundo totalmente novo, encontrou em Criciúma, na Unesc, um novo local para chamar de lar. Ao graduar-se em fevereiro de 2020 como bacharel em Ciência da Computação Ana deu mais um passo em sua carreira que já é de vitórias e continua tendo na Universidade a referência que precisa para um futuro ainda mais brilhante.

O próximo passo almejado por Ana, que sofre todos os dias de saudades da família, mas não hesita em continuar buscando qualificação profissional, é o ingresso em um programa de mestrado em sua área de atuação. Seu desejo é adquirir ainda mais conhecimento para, em um futuro breve, poder contribuir com a educação em seu país e viver ao lado dos pais em melhores condições.

O gosto pela união da Ciência da Computação com a área da educação surgiu também dentro da Universidade. Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero, que é estar em sala de aula”, destaca a jovem.

A luta ao longo dos anos de estudo, conforme a bacharel, foi difícil, mas o apoio encontrado na Unesc, entre lideranças, professores e colegas, tornou o fardo mais leve. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e, por exemplo, celebrar minha formatura sem eles, corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho maior”, descreve.

No período pós-formatura, em meio a quarentena necessária por conta da pandemia, Ana segue se dedicando aos estudos em casa. “Ainda conto com apoio, orientação e incentivando no meu sonho de fazer um mestrado. No momento estou estudando para provas e escrevendo artigos para qualificar meu currículo, tudo ainda com muito apoio da Unesc”, completa.

Acompanhando de perto o desempenho da aluna em três das disciplinas que ministra, a professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia é um dos grandes suportes de Ana. Conforme Merisandra, ao longo de todo o contato foi possível perceber a dedicação e o empenho da jovem em busca do desenvolvimento acadêmico, profissional e humano. “Dias após a sua colação de grau, voluntariamente, ela me procurou na Universidade para darmos continuidade a alguns estudos e pesquisas acadêmicas, visando a sua preparação para a entrada em um programa de mestrado, apoio que ofereci com carinho. A Unesc foi o elo entre a minha história e a de Ana Cleusia, hoje uma grande amiga”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de abril de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente

Professores da Unesc aliam criatividade e conhecimento para as aulas no período de distanciamento social

Professores da Unesc aliam criatividade e conhecimento para as aulas no período de distanciamento social
Antônio Cléber Gonçalves Júnior usa o laboratório de uma cervejaria para aulas nos cursos de Engenharia Química, Nutrição e Farmácia (Foto: Divulgação) Mais imagens

O verbo reinventar talvez nunca tenha sido tão conjugado como neste momento. A reinvenção vai do pessoal ao profissional e com os professores da Universidade não têm sido diferente. Todo o corpo docente da Unesc, do especialista ao mestre e ao doutor, encarou de forma corajosa o desafio imposto pela realidade da pandemia de Covid19, especialmente o distanciamento social. Buscou conhecimento, capacitação, modelos e contou com a ajuda de uma equipe de Assessoria Pedagógica e de demais setores da Unesc para levar a qualidade das aulas presenciais para as mediadas por tecnologias digitais.

Desde 1º de abril, todos os acadêmicos dos mais de 40 cursos de graduação presenciais da Universidade passaram a ter aulas remotas, com encontros ao vivo com os professores das diversas disciplinas e a realização de várias atividades. Tudo para manter a segurança das pessoas e permitir que os calouros e veteranos deem continuidade ao processo formativo. Afinal, entre tudo que o momento têm nos demonstrado, fica evidente que cada vez mais precisamos estar preparados. E para isso, o conhecimento é a chave.

E por falar nele, o conhecimento, a Agência de Comunicação conversou com quatro professores das áreas de Engenharias e Tecnologias, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades, Ciências e Educação para saber como tem sido essa reinvenção. Antecipamos que há doses generosas de criatividade, zero acomodação e um norte bem definido: qualidade no ensino.

Engenharia na cervejaria

Não, você não leu errado. Os conceitos de engenharia de alimentos estão indo para a cervejaria. Pelo menos nas aulas do professor Antônio Cléber Gonçalves Júnior para os cursos de Engenharia Química, Nutrição e Farmácia, as disciplinas de Engenharia Bioquímica (para o primeiro curso) e Bromatologia (estudo da composição dos alimentos) têm como cenário, o laboratório de uma cervejaria. “Coloquei duas webcans no laboratório e um notebook. Uso as paredes do local como quadro para explicar fórmulas e cálculos e na bancada consigo demonstrar o que ocorre nos processos. Dentro de uma das disciplinas, por exemplo, trabalhamos a levedura e consegui mostrar o que acontece com ela”, conta.

A ideia do professor, que é engenheiro de alimentos e especialista em Gestão Empresarial, surgiu a partir do desafio de passar uma mensagem compreensível ao estudante sem ter a interação de sala de aula. A preocupação, segundo ele, é que o acadêmico tenha a mesma qualidade no ensino mediado por tecnologias que tinha no modo presencial. “Fiquei surpreso com o retorno dos alunos. Recebi muitas mensagens de estudantes parabenizando pelas aulas. Isso me deixa motivado e é um norte importante nesse momento de aulas remotas. Em sala de aula, você logo vê a expressão deles, se estão entendendo, gostando da aula. Vê o brilho nos olhos, que agora foi substituído pelo brilho das palavras e da interação virtual”.

Antônio considera essa fase de grande aprendizado, tanto para professores quanto para alunos. Para ele, é um momento de reflexão: aos professores, como explorar cada vez mais as novas possibilidades de transmissão do conhecimento e aos estudantes, como serem cada vez mais ativos em seu processo formativo. “Ter informação e conhecimento é o que diferencia as pessoas e é importante que não se interrompa esse caminho”, afirma o professor, que já pensa em começar a criar conteúdos na web.

Movimentando as redes sociais

Além das plataformas utilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem, usar as redes sociais está sendo uma das estratégias da professora dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física da Unesc, Fabiane Fabris. Segundo ela, os professores da Universidade estão tendo ao seu favor todo um processo de formação ao longo de anos. “A preparação já vem ocorrendo durante as formações continuadas que nós professores participamos. A Unesc investe bastante em inovação e novas metodologias de ensino, o que tem facilitado esse momento em que tivemos que desenvolver novas habilidades para as aulas mediadas por tecnologia e pensar em aulas que tivessem a interação dos alunos”.  

Nutricionista e mestra em Desenvolvimento Socioeconômico ela incentiva a realização de pesquisas e do compartilhamento delas entre os alunos durante as aulas em tempo real. Além disso, faz vídeos explicando conceitos e aulas práticas e convidou os acadêmicos a também criarem e compartilharem nas redes. O resultado? Trabalhos criativos, fotos, textos, postagens e muito aprendizado.

Ela ministra disciplinas como Segurança Alimentar e Antropologia da Alimentação e busca sempre pensar em algo que possa complementar o conteúdo teórico. “Atividades que seriam práticas foram transformadas em materiais para redes sociais. Os acadêmicos conseguiram produzir materiais científicos de excelente qualidade e tivemos um retorno muito positivo nas redes. Trabalhamos também com vídeos, documentários e pesquisas em artigos científicos e convidamos os alunos a falarem sobre as suas pesquisas. Isso gera um diálogo muito produtivo para todos”.

Para Fabiane, são nos desafios enfrentados que se encontram soluções e possibilidades de crescimento e evolução, tanto para professores quanto para alunos.

Atendimento personalizado

O distanciamento social tem apresentado novos desafios e realidades que requerem uma mudança de postura. Segundo a professora dos cursos de Ciências Contábeis , Engenharia de Produção, Administração e Comércio Exterior da Unesc, Ana Paula Silva dos Santos, o que era usado para suporte das aulas presenciais se transformou no meio de interação com os alunos. E após a comunidade acadêmica voltar para o campus, ela tem certeza de que várias práticas das aulas remotas serão incorporadas na rotina dos professores e alunos, como o uso do Google Meet.

Neste contexto de aulas remotas, a bacharela em Administração com Habilitação em Comércio Exterior e mestra em Desenvolvimento Socioeconômico considera um dos desafios buscar a participação dos alunos. Para enfrentar isso, Ana Paula tem contado com a ajuda dos próprios acadêmicos e realizado um atendimento personalizado. “O feedback dos alunos é muito importante. Não adianta ter uma aula pronta. Precisamos adequar as atividades e as formas de interação de acordo com a realidade de cada turma. Em uma delas, a maioria acessava as aulas pelo celular. Em outra, precisamos rever a maneira de passar os recados, já que muitos não utilizavam o WhatsApp. Acabamos personalizando de acordo com a necessidade deles”, conta.

Google Meet, WhatsApp e os aplicativos Mentimeter e Jamboard são alguns dos recursos digitais que a professora tem utilizado para aumentar a interação nas aulas, além de “quiz” e grupos de discussão. “Os estudantes estão trazendo mais as suas dificuldades e sendo protagonistas também do processo de aprendizagem”, afirma. Para ela, a educação tem um papel primordial na vida das pessoas. “Ela desenvolve visão crítica para compreender melhor as situações e tomar decisões melhores. O conhecimento permite que a pessoa se sinta mais segura inclusive para buscar algo novo. Em momentos de crise, a criatividade é uma grande aliada”. 

Inclusão é a palavra


Atividades pensadas e planejadas semana a semana, desde a preparação do roteiro de aula, passando pela apresentação do conteúdo, até a escolha da melhor atividade avaliativa para o momento. Assim é a organização do professor dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Farmácia e assessor pedagógico na área de Humanidades, Ciências e Educação, Guilherme Alves Elias. “Na medida do possível, sempre trago inovações e métodos de abordagem diferentes, pensando na aplicabilidade e condições pedagógicas. O aluno precisa se sentir contemplado e nunca excluído. Isso implica em pensar em técnicas e atividades que todos consigam fazer”, explica.

Ele, que é graduado em Ciências Biológicas e tem doutorado em Ciências Ambientais, ministra disciplinas práticas na Unesc e por isso, plantas e estruturas biológicas são companheiras do cenário de suas aulas ao vivo e gravadas. “Isso acaba aproximando os alunos do que faríamos em sala”, diz.

Segundo ele, a preparação para as aulas mediadas por tecnologias digitais precisou ser rápida, pelas circunstâncias, mas teve muita organização e foco na qualidade e na experiência formativa dos alunos. “Nós da Assessoria Pedagógica tivemos que pensar o processo e as melhores ferramentas para continuar oferecendo uma educação de qualidade e excelência, com foco em metodologias efetivas e inovadoras de aprendizagem”, revela.

Para Elias, estamos observando a mudança no mundo em busca de uma cura, de interação e, principalmete, de empatia. “Acredito que o processo de ensino aprendizagem nunca mais será o mesmo depois de passarmos por isso”

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc integram grupos de trabalho liderados pela Fapesc em enfrentamento à pandemia

Pesquisadores da Unesc integram grupos de trabalho liderados pela Fapesc em enfrentamento à pandemia
Além da reitora Luciane Bisognin Ceretta outros dois profissionais também do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva colaboram voluntariamente (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Por meio de diferentes grupos de trabalho, pesquisadores do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc integram importante equipe liderada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em mais uma ação com foco no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os professores doutores Luciane Bisognin Ceretta, Antônio Scheffer e Willians Longen trabalham na contribuição em grupos distintos focados em suas áreas de atuação.

A dedicação voluntária ao projeto, conforme Willians, faz parte da responsabilidade dos profissionais, especialmente os ligados à Saúde Coletiva, em contribuir com seus conhecimentos no momento de tamanha necessidade de união de esforços. “Fomos informados da proposta da Fapesc e, mesmo envolvidos em muitos projetos, abraçamos mais esta causa como forma de contribuir com a sociedade na qual estamos inseridos”, comenta.

A ação é interligada com os trabalhos do Governo do Estado por meio do Comitê Gestor do Núcleo de Inteligência de Dados sobre a Covid-19. No total são nove grupos de trabalho divididos entre as seguintes temáticas de estudo:

- Decisão de investimentos em leitos, equipamentos e EPIs e pessoal

- Programação do retorno seguro das atividades econômicas e convívio social

- Plano de Contingência (Defesa Civil)

- Política de Testagem

- Melhorar a comunicação do governo em relação à pandemia

- Apoio do Governo do Estado aos Municípios com inteligência de dados nas estratégias e de acordo com a intervenção (mitigação ou contenção)

- Mapeamento de públicos de risco e vulnerabilidade (dimensão social)

- Estratégias de proteção aos agentes públicos que atuam na linha de frente – mapeamento e ação – Saúde, Segurança, Defesa Civil e Administração Prisional

- Sistema Prisional – Monitoramento e estratégias de intervenção em relação à contaminação de apenados.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2020 às 15:50
Compartilhar Comente