Reitoria

Unesc apresenta seu novo projeto de Educação a Distância

Unesc apresenta seu novo projeto de Educação a Distância
Reitoria esteve em Araranguá para fazer o convite do lançamento do Unesc Virtual para autoridades do Vale (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc, com 50 anos de história, utiliza toda a sua expertise para levar para a comunidade regional um novo projeto de Educação a Distância (EaD) para cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão e corporativos. O Unesc Virtual traz material didático e metodologia pedagógica desenvolvida pela própria Instituição e atuação dos professores da Unesc. Tudo pensado para oferecer ao estudante toda a qualidade que a maior Instituição de Ensino Superior da região desenvolve em ensino, pesquisa e extensão.

O Unesc Virtual será apresentado oficialmente para a região de Criciúma nesta terça-feira (30/4), às 17h30, em um evento em que a Universidade também apresentará a ampliação do novo espaço do Sead (Setor de Educação a Distância). A solenidade ocorrerá no Sead, localizado no segundo piso do Bloco do Estudante.

O projeto irá trabalhar inicialmente com dois polos. O polo sede, na própria Universidade, e outro na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá). O lançamento do polo na Amesc ocorrerá no dia 7 de maio, às 20 horas, no Grêmio Fronteira, em Araranguá.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é oferecer uma forma diferenciada de Ensino a Distância. “Depois de muito estudo, chegamos a uma proposta qualificada e diferenciada. Queremos trazer algo com a expertise da Unesc, mas com os diferenciais que o EaD oferece, sem perder a excelência”. Luciane afirma que o projeto já nasce com a perspectiva de crescimento. “Já prevemos a possibilidade de ampliação dos cursos oferecidos, tanto na graduação, pós e cursos de curta duração, quanto nas oportunidades de parcerias corporativas”, afirma.

A diretora geral da FVA, Inaly Lechieri Jones Oliveira, caracteriza o momento como uma nova era, na qual parcerias entre instituições de ensino com o objetivo de oferecer um EaD de qualidade são essenciais. “Nosso objetivo é o de formar profissionais qualificados e que atuem como agentes de transformação do contexto social. Juntamente com a Unesc, alcançaremos um desenvolvimento integral do ser, aprimorando suas habilidades e as competências necessárias para a renovação do mercado de trabalho”.

As aulas iniciam em agosto de 2019 e a partir de maio já é possível que os interessados nos cursos EaD façam um pré-cadastro.

Análise de cenários foi importante para formatação do Unesc Virtual

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris, conta que a formatação do projeto foi realizada a partir de um estudo sobre o comportamento do setor educacional, incluindo a modalidade presencial e a distância. “Nesses estudos analisamos possíveis parcerias da Unesc com outras instituições e/ou fundos específicos para a educação. Depois de todas essas análises, decidimos desenvolver o projeto com estrutura própria. Queremos oferecer um projeto diferenciado, com a marca de qualidade e credibilidade Unesc”.

Fabris explica que a estratégia do EaD Unesc está voltada ao Sul do Estado, considerando o mercado, incluindo os setores produtivo e público. “Vamos fortalecer primeiro o projeto em nível regional para depois expandi-lo. Estamos trabalhando com a solidificação da marca do Norte do Rio Grande do Sul, a partir de Torres, até Palhoça e São José, em Santa Catarina”.

Aprendizado leva em consideração a realidade regional


A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, explica que o projeto tem como princípio metodológico a problematização. “Os currículos apresentam questões norteadoras baseadas na realidade regional como um estímulo ao processo ensino-aprendizagem, bem como a integração dos nossos acadêmicos à realidade da região Sul. Esse é um diferencial importante do projeto pedagógico do Unesc Virtual: somos uma Universidade Comunitária com forte vínculo regional. A Unesc conhece a realidade da nossa região”, ressalta.

Outro diferencial importante apontado por Indianara é a participação ativa dos professores mestres e doutores da Unesc, tanto na produção de materiais quanto no acompanhamento dos alunos, seja no ambiente virtual ou nos encontros presenciais.

Os estudantes ainda terão tutores, que são profissionais que desenvolvem atividades administrativas de acompanhamento da frequência do aluno e do comportamento dele no ambiente virtual de aprendizagem. A partir disso, os professores responsáveis pelas disciplinas podem planejar melhor as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas.

“O projeto pretende que o aluno possa desenvolver a autoaprendizagem, por meio de questões norteadoras e encontros presenciais que consigam fazer a articulação das diferentes disciplinas. Já temos o primeiro curso de graduação a distância, Gestão Comercial, que foi avaliado pelo MEC e recebeu nota 5 (conceito máximo). Possuímos uma trajetória em EaD e estamos agora reposicionando o projeto e adequando com articulação regional mais forte”, comenta.

A duração dos cursos segue as diretrizes curriculares nacionais e todo o projeto da Unesc Virtual tem a aprovação do MEC (Ministério da Educação). O curso será dividido em dois níveis por semestre. Cada nível com três disciplinas, duração de nove semanas e três encontros presenciais. “Neste formato de EaD, o aluno tem a possibilidade de vivenciar o campus. Ele poderá participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e vivenciar o campus de maneira presencial ou virtual”, comenta Indianara, salientando que a escolha do outro polo da Unesc Virtual, na FVA, foi realizada após uma análise de vários pontos, incluindo a estrutura oferecida pela instituição de ensino.

Confira os cursos oferecidos

Graduação

Administração
Ciências Contábeis
Tecnologia em Recursos Humanos
Tecnologia em Processos Gerenciais
Pedagogia

Pós-graduação

Especialização em Gestão em Saúde;
Especialização em Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social);
Especialização em Gestão Empresarial;
Especialização em Gestão de Marketing;
Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas;
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; 
Especialização em Docência Universitária;
Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade.

Cursos de extensão

Gestão Financeira Pessoal e Familiar
Segurança do Trabalho
Cooperativismo

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de abril de 2019 às 11:47
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica e familiares se reúnem em celebração pelo 7º dia de falecimento do ex-reitor Antônio Milioli Filho

Comunidade acadêmica e familiares se reúnem em celebração pelo 7º dia de falecimento do ex-reitor Antônio Milioli Filho
Cerimônia religiosa foi realizada no Auditório Ruy Hülse na noite desta sexta-feira (26/04) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse mais uma vez foi palco de homenagens ao ex-reitor da Unesc, Antônio Milioli Filho. Na noite desta sexta-feira (26/04) o encontro foi para a celebração religiosa de 7º dia de falecimento. Toninho, como sempre foi conhecido, morreu na última sexta-feira (19/04), vítima de um câncer e teve velório também realizado na Universidade como forma de homenagem a sua extensa trajetória de contribuição em prol da Instituição.

A cerimônia desta noite, ministrada pelo padre Marcos Henrique Ferreira, contou com a presença de familiares, ex-colegas, ex-alunos e com a equipe da reitoria.

Ao final da celebração a família de Antônio foi presenteada com um álbum de fotografias como recordação de toda a sua passagem pela Universidade.

Vida de dedicação

Antônio deixou sua marca na Unesc de forma muito significativa ao longo dos seus 69 anos de vida, sendo 36 dedicados à educação e ao desenvolvimento regional por meio da Universidade. Sua marca à frente da gestão ajudou a consolidar a Instituição, desde a estrutura física, tecnológica, científica, corpo docente qualificado, cursos de pós-graduação e parcerias internacionais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de abril de 2019 às 22:15
Compartilhar Comente

Reitoria faz convite aos prefeitos do Vale do Araranguá para lançamento do Unesc Virtual

Reitoria faz convite aos prefeitos do Vale do Araranguá para lançamento do Unesc Virtual
Encontro ocorreu em Araranguá nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os prefeitos da região do Vale do Araranguá receberam nesta quinta-feira (25/4) um convite especial da Unesc. Em encontro ocorrido na sede da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), com gestores da Universidade, convidaram os representantes da região para o lançamento do projeto Unesc Virtual no dia 7 de maio, às 20 horas, no Clube Grêmio Fronteira, em Araranguá.

O Unesc Virtual oferecerá cursos de graduação, pós, cursos de curta duração e cursos corporativos no modelo EAD (Ensino a Distância) em dois polos: no campus da Unesc e na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá).

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, o projeto de Ensino a Distância com a marca Unesc foi desenvolvido utilizando toda a expertise da Universidade, desde o material didático até o projeto pedagógico. O objetivo da Instituição é ampliar a possibilidade do acesso a um ensino de qualidade, em um projeto que leva em consideração a realidade regional e também visa colaborar com o desenvolvimento dos municípios em que a Universidade atua.

No encontro com os prefeitos, os representantes da Unesc foram recepcionados pelo presidente da Amesc, Arlindo Rocha, que, após a conversa com as autoridades, conduziu os gestores da Universidade para uma reunião dos secretários de Educação do Vale do Araranguá. Na oportunidade, eles também receberam o convite para o lançamento no dia 7 de maio.

“A região de Araranguá abriu as portas para a Unesc. Ficamos muito felizes com o acolhimento de todos e com a perspectiva de a Universidade ampliar a parceria com o Vale do Araranguá”, comentou a reitora, ressaltando que os prefeitos levantaram a possibilidade de a Instituição realizar fóruns de desenvolvimento regional, a exemplo do que realizou em Criciúma.

Além de Luciane, o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; e a chefe de Gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, participaram do encontro com os prefeitos do Vale do Araranguá e falaram sobre a Unesc Virtual e o seu projeto diferenciado e pensado para colaborar com o desenvolvimento regional.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de abril de 2019 às 10:47
Compartilhar Comente

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS
Encontro reuniu lideranças e estudantes da área da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc é palco de debates em torno da saúde pública, saúde como direito e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta quinta-feira (25/4). A 1ª Conferência Universitária de Saúde reúne lideranças da região, estudantes de graduação, mestrado e doutorado e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade para discutir temas relacionados à saúde coletiva e elaborar propostas que venham colaborar com os debates da Conferência Estadual de Saúde.

O evento da Unesc tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e ocorre em um ano marcado pela realização de Conferências de Saúde em todo o território nacional.

As reflexões iniciaram com a palestra do médico e professor doutor Flávio Magajewski, que em sua fala sobre “Democracia e Saúde” fez uma retrospectiva sobre o assunto e introduziu a discussão dos eixos temáticos do evento: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Aquedado e Suficiente do SUS. Segundo ele, é importante que seja reforçado o processo de construção participativa do Sistema Único de Saúde. “Ele não seria o sistema que é se não tivesse essa dimensão política e participativa que integra, incorpora e que faz com que possamos dizer que o SUS, de alguma forma, é a expressão da vontade popular”.

Magajewski ressaltou que o contexto atual é o de discutir os mesmos assuntos que já foram abordados antes da Constituição Federal Brasileira ser promulgada. “Estamos em um momento que mais do que dar um passo à frente, olhamos para trás e percebemos que basicamente estamos discutindo a mesma pauta que foi debatida há mais de 30 anos, na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Voltamos a discutir a democracia e o financiamento do SUS e estamos retornando diante de uma situação de crise que ocorre não apenas no setor de saúde, mas nas políticas públicas e da própria economia”, comenta o palestrante. Ele ainda salienta que para o profissional de saúde, o SUS é praticamente a extensão da própria casa. “Falando do SUS nós estamos mencionando algo que vai nos abraçar pelo resto da vida, seja nas instituições na qual trabalharemos ou como sistema de saúde que garante nossa integridade física, mental e todas as possibilidade que temos”.

Após a palestra do professor doutor, houve o lançamento oficial da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Organizada por membros do Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional, a Liga realiza encontros mensais com o propósito de gerar discussões com acadêmicos e profissionais em assuntos relacionados à Saúde Coletiva.

No período da tarde, os participantes foram separados em grupos para a realização de discussões sobre os eixos temáticos da Conferência. No final do evento, os resultados levantados serão discutidos para, posteriormente, serem direcionados à Conferência Estadual de Saúde.

O evento contou ainda com um coffee break com a participação especial do cantor e compositor Allan Piter, de São Paulo, que está em excursão pelo Sul do Estado.

Universidade como protagonista

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos participantes da Conferência Universitária de Saúde e ao palestrante. A reitora falou sobre a importância do debate desta quinta-feira, da participação dos estudantes nas discussões sobre a saúde coletiva e sobre o fortalecimento do SUS. Além disso, ela ressaltou o protagonismo necessário das Instituições de Ensino Superior em relação ao tema.  

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Antunes, a transformação dos cenários de saúde coletiva está nas mãos de todos. “A cada estudante e a cada profissional que está hoje nesta Conferência, quero pedir que lute sempre pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.   

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, explicou que em 2019 está se fazendo um resgate da 8ª Conferência Nacional, que ocorreu em 1986. “A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi marcante. Nela os usuários puderam defender o que era importante para eles e foi um momento em que, junto com os profissionais, puderam discutir a saúde como um conceito amplo. Dois anos depois, os brasileiros tiveram a sua Constituição, onde está escrito que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Precisamos compreender o que isso significa, olhar para o cenário que temos hoje e continuar lutando pelo SUS, que apesar das fragilidades que apresenta, tem um potencial gigante. O SUS é um sistema para todos e de todos. A luta é nossa e o dever de fazer mais é nosso”.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, agradeceu pela união de diversas pessoas para a realização da Conferência. “A ideia era trazer os estudantes de mestrado, doutorado, especialização e cursos de graduação para debater o cenário que queremos daqui para frente. Queremos que vocês aproveitem a Conferência, exponham suas ideias, demonstrem os seus anseios e, principalmente, que lutem pelo nosso SUS. Um SUS universal, equânime, integral e gratuito”.  

A mestranda em Saúde Coletiva e membro da Comissão Organizadora da Conferência, Giovana Mondardo, também deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro. “Este é um grande evento protagonizado pela nossa Universidade, que tem um papel de incentivar o pensamento crítico, o debate e a transformação da sociedade. Que a gente reflita e tire desta Conferência propostas cabíveis para a nossa região, nosso Estado e nosso país”.   

O evento contou ainda com a participação da coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, Liziane Tuon.

A 1ª Conferência Universitária de Saúde é uma realização da Reitoria da Unesc e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva, o Programa de Residência Multiprofissional e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de abril de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

Diálogos Unesc proporciona manhã de encontro entre gestão universitária e acadêmicos

Diálogos Unesc proporciona manhã de encontro entre gestão universitária e acadêmicos
Reitoria apresenta ideias e recebe sugestões dos estudantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A manhã desta quarta-feira (24/4) foi marcada por um encontro especial entre gestores da Universidade e estudantes, durante mais uma edição do Diálogos Unesc. Reunidos no Auditório Ruy Hülse, os acadêmicos puderam sugerir, elogiar, tirar dúvidas e reivindicar ao longo da conversa. A Reitoria apresentou ações e iniciativas já implantadas pela gestão atual e as que estão sendo projetadas ou em vias de serem colocadas em prática e respondeu todos aqueles que desejaram se manifestar ao longo do encontro. Os posicionamentos dos alunos foram todos registrados pela equipe da Reitoria.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, conduziu o evento e iniciou apresentando os eixos estratégicos da gestão universitária: sustentabilidade financeira, inovação, excelência acadêmica, valorização de pessoas, respeito às diversidades, participação da comunidade, tecnologia da informação, atenção ao estudante, internacionalização, ensino a distância, comunicação e marketing e meio ambiente.

Luciane apresentou ainda os encaminhamentos dados às questões levantadas em edições anteriores do Diálogos Unesc, como: melhorias das taxas acadêmicas; centralização de atendimentos na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico);  reavaliação e simplificação no trabalho relacionado à bolsa do Artigo 170; encontros de aproximação com a comunidade de forma geral; inovação curricular e tecnológica; e melhora na vigilância e nos estacionamentos.

Depois da apresentação da reitora, os microfones estiveram à disposição dos acadêmicos para realizar suas manifestações. Ao longo do diálogo, o presidente e a vice-presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot e Suzel Ramos, colaboraram com esclarecimentos e também apresentaram solicitações. Pontos relacionados à estrutura do campus, elogios sobre ações desenvolvidas pela Instituição e sugestões de melhorias em atendimentos e processos estiveram entre os temas elencados pelos acadêmicos.

O evento teve a participação do vice-reitor, Daniel Preve; da pró-reitora Administrativa, Indianara Reynaud Toreti; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; de uma das coordenadoras da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, Janaína Vitório; e da coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostim.

O próximo Diálogos Unesc ocorrerá no dia 29 de abril, às 14h30 com colaboradores e às 18 horas com os professores. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2019 às 16:10
Compartilhar Comente