Reitoria

Secretarias de cursos receberão documentação para processo seletivo do Uniedu

Secretarias de cursos receberão documentação para processo seletivo do Uniedu
Medida foi definida nesta segunda-feira (16/3) para evitar aglomeração de pessoas na Centac diante da pandemia de Covid-19 (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Esta terça-feira (17/3) é o último dia para inscrições no processo seletivo do Uniedu, Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. Apesar da suspensão das aulas a partir desta data, a entrega das inscrições continua sendo necessária dentro do prazo estipulado pelo Governo de Santa Catarina. Diante disso, os alunos interessados em fazer sua inscrição para concorrer às bolsas podem entregar, ao longo de todo o dia, a documentação necessária na secretaria dos seus respectivos cursos.

A entrega pode ser feita também na Centac (Central do Estudante) ou em posto de atendimento montado no hall da Biblioteca Professor Eurico Back. A ação muda a orientação inicial de que a entrega fosse feita apenas na Centac para evitar aglomeração de pessoas no local, respeitando as medidas de prevenção ao Covid – 19.

Ao receber as inscrições a secretaria de cada curso irá formalizar o ato em um protocolo, encaminhado junto aos documentos para a Centac.

A mudança na forma de entrega da documentação foi decidida em encontro no final da tarde desta segunda-feira (16/3) entre reitoria e presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos da Universidade. Caso algum dos acadêmicos precise sanar dúvidas ou de orientações específicas para o seu caso, a Centac também estará disponível para atendimentos.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de março de 2020 às 19:48
Compartilhar Comente

Conselho Universitário da Unesc suspende aulas presenciais e outras atividades acadêmicas a partir desta terça-feira

Conselho Universitário da Unesc suspende aulas presenciais e outras atividades acadêmicas a partir desta terça-feira
Mais imagens

Atenta à evolução do Covid-19 (coronavírus) no Brasil e, em especial, na região Sul de Santa Catarina, o Conselho Universitário da Unesc aprovou, por unanimidade, a suspensão temporária das aulas presenciais na universidade a partir desta terça-feira (17/3), por quinze dias (até 31/3), com reposição já prevista em calendário acadêmico. Em reunião nesta segunda-feira (16/3), que contou com a presença do Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e do Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a instituição definiu outras normativas como o afastamento de colaboradores com mais de 60 anos, além de profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes. A universidade colocará ainda à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos.

“A Unesc acompanha todas as instruções do Ministério da Saúde, secretarias estadual e municipal de saúde e fará o que for necessário para preservar o bem-estar e garantir a segurança das comunidades interna e externa. Da mesma forma, colocaremos toda a nossa expertise, tecnologia e inovação em prática para que nossos alunos não sejam prejudicados pela suspensão das aulas presenciais e para que a medida não comprometa o calendário acadêmico”, explica a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta.

Afastamento de colaboradores em grupos de risco

A Unesc determina que, a partir desta segunda-feira, (16/3), todos os colaboradores acima de 60 anos e profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes, ou que estejam no grupo de risco sejam afastados das atividades pelo período de 15 dias. Também estão suspensos todos os estágios obrigatórios, inclusive nas Clínicas Integradas de Saúde e nas Casas da Cidadania, até 31 de março. Já as atividades administrativas seguem normalmente. Funcionários e estagiários, com bolsa de estágio interno, também continuam em suas atividades.

Serviços suspensos na universidade

Os eventos, workshops, palestras, formaturas, projetos de extensão e ações comunitárias já haviam sido cancelados na última sexta-feira (13/3). Os atendimentos nas Casas da Cidadania estão suspensos.

Serviços mantidos


A partir desta terça-feira (17/3), permanecem abertos e em atendimento os serviços conveniados das Clínicas Integradas de Saúde: ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc).

Todos os serviços administrativos e setores da universidade se mantém abertos e em atendimento.

SOS Unesc Covid-19 - Ponto de apoio para comunidade interna


A universidade colocará à disposição exclusiva de alunos e colaboradores um ponto de apoio interno para informações e encaminhamentos sobre o Covid-19. “Estamos em época de comuns resfriados ou problemas respiratórios, o que gera muita dúvida. Estaremos com uma equipe preparada e capacitada para acolher estes alunos e colaboradores e dar os devidos encaminhamentos em casos suspeitos”, explica a reitora.

Colégio Unesc também suspende atividades

Assim como a universidade, o Colégio Unesc também suspende as atividades a partir desta terça-feira (17/3).

A Unesc informa que segue monitorando a situação da pandemia por meio de sua Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção e que atualizará a comunidade acadêmica com informações diárias a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários. A reitoria informa ainda que, a qualquer momento, a universidade poderá prestar novas orientações.

Nota Oficial:

Aulas estão suspensas a partir de terça-feira na Unesc

Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (16/3) o Conselho Universitário da Unesc decidiu pela suspensão temporária das aulas presenciais na Universidade e no Colégio Unesc a partir desta terça-feira (17/3) por quinze dias com reposição já prevista em calendário acadêmico. A definição é válida, a princípio, até o dia 31 de março. Ao longo dos dias a Universidade seguirá acompanhando a situação internacionalmente, a fim de oferecer as orientações necessárias à comunidade acadêmica. Como Universidade Comunitária, mais uma vez estará com sua expertise, tecnologia e inovação em prática em prol da melhor resolução das situações.

Além da suspensão das atividades acadêmicas, o Conselho define ainda outras normativas como o afastamento de colaboradores com mais de 60 anos, além de profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares e cardíacas e diabetes. A Universidade colocará à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos.

As atividades administrativas da Unesc serão mantidas, assim como as funções de funcionários e estagiários, com bolsa de estágio interno. Para a manutenção de tais serviços a Universidade segue com as medidas de prevenção definidas e acompanhadas pela Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção criada especialmente para o caso. Entre as ações do grupo estão a instalação de dispensers de álcool gel e a divulgação da campanha “Prevenção é a melhor forma de proteção”. A comissão conta ainda com a participação de médicos infectologistas ligados à Universidade, além de integrantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa e Sesmt.

A partir desta terça-feira (17/3), permanecem abertos e em atendimento os serviços conveniados das Clínicas Integradas de Saúde: ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc). Sendo os únicos que permanecem em atendimento.

Os eventos, workshops, palestras, formaturas, projetos de extensão e ações comunitárias já haviam sido cancelados na última sexta-feira (13/3). Os atendimentos nas Casas da Cidadania também estão suspensos.



Paula Darós - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de março de 2020 às 16:56
Compartilhar Comente

Unesc dá as boas-vindas a novos professores

Unesc dá as boas-vindas a novos professores
Encontro promoveu aproximação entre os novos docentes e a Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Se a primeira impressão é a que fica, os novos professores da Unesc certamente têm as melhores expectativas possíveis com relação ao início de suas jornadas docentes na Universidade. Isso porque o encontro de boas-vindas dos iniciantes foi regado a muito carinho, descontração e acolhimento. O evento que possibilitou a apresentação oficial dos novos professores foi realizado na tarde desta sexta-feira (13/3) no Auditório Edson Rodrigues.

Recepcionados pela equipe da reitoria, além da gestão e colaboradores do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), os profissionais que passam a integrar o corpo docente da instituição receberam muito mais do que orientações iniciais, mas uma injeção de ânimos e responsabilidades para a nova jornada.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o sentimento é de extrema gratidão ao receber profissionais de fora da Universidade e, ainda mais especial, aqueles que são egressos da Instituição e estão de retorno, desta vez na posição de professores para compartilhar seus conhecimentos. “Não há para nós melhor indicador do que esse, quando nossos egressos podem retornar como nossos colegas e se sobressaindo no cenário da educação. Ter a docência como uma possibilidade nos alegra o coração e nos mostra que o caminho está certo, já que vocês demonstram que têm como exemplo seu lugar de formação”, destacou.

A professora Letícia Kluma Felipe, formada no curso de Enfermagem, é um destes casos. O encontro desta sexta-feira, para ela, marca uma grande realização pessoal e profissional. “Voltar para a Unesc para lecionar no curso que me formou é a realização de um sonho que trago comigo desde a segunda fase da graduação”, compartilhou com os novos colegas.

Diferentemente de Letícia, o professor do curso de Gastronomia, Mauro Fontana, é novato na Instituição. Natural do Rio Grande do Sul, Mauro veio para Criciúma especialmente para integrar o time da Unesc. “Estou muito feliz por estar aqui e agradeço pela acolhida calorosa. Acabei tendo essa oportunidade como por um acaso, mas como não acredito nessa opção, sei que estou exatamente onde deveria estar neste momento”, destacou o professor que tem formação como enólogo e chef de cozinha.

Presente especial

Além de uma camiseta da Universidade, o crachá e um kit de pincéis e apagadores para os quadros, os novos professores foram presenteados ainda com um ninho. O objeto, conforme a assessora pedagógica de Diretoria de Ensino de Graduação, Andreia Rabelo, é cheio de significado. “Ele é uma obra de arte da professora Odete Angelina Calderan, do curso de Artes Visuais. O ninho significa o acolhimento e traz dentro dele o pin da Unesc, como uma joia”, explicou. A obra faz alusão ainda à união da natureza com a tecnologia, ao unir os galhos com um símbolo de QR Code que leva a um vídeo institucional de boas-vindas.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 20:28
Compartilhar Comente

Unesc recebe Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Unesc recebe Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Honraria foi entregue deputado estadual Rodrigo Minotto (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta sexta-feira (13/3), uma Moção de Aplausos concedida pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O propositor, presidente da frente parlamentar das universidades comunitárias, deputado estadual Rodrigo Minotto, veio pessoalmente fazer a entrega da placa representativa à reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Segundo o deputado, a honraria foi proposta pela atuação da Instituição em 2019, pontualmente pela certificação como segunda melhor empresa para se trabalhar no Brasil, na categoria terceiro setor, em destaque na edição impressa da revista Época Negócios de fevereiro. “A Unesc é referência em tudo o que faz. É um reconhecimento de todo o belo trabalho que a Instituição está desempenhando, não somente no Sul do estado. Esta é, para uma Universidade Comunitária, uma singela homenagem de um coração que sabe de sua importante atuação na comunidade que a cerca”, destacou Minotto.

A reitora, agradeceu a homenagem e fez um comentário especial ao empenho do deputado frente às universidades comunitárias, sobretudo à ampliação das bolsas do Uniedu, anunciadas recentemente pelo Governo do Estado. “Ficamos felizes com esta homenagem, que estendo a todos os nossos colaboradores. Este mérito e de toda a equipe. Mas, meu sentimento é de gratidão, a todo empenho do deputado Rodrigo Minotto, por nos receber e atender nosso pedido. Graças a este trabalho e a ampliação das bolsas, mais alunos terão a oportunidade de realizar seus sonhos”, agradeceu Ceretta.

Pauta comunitária

Além da homenagem, o encontro também foi pautado por parcerias. A Unesc e a CUFA (Central Única das Favelas), organização reconhecida mundialmente, prospectaram trabalhos em conjuntos dentro das comunidades de Criciúma. “Somos um braço da Rede Globo dentro da periferia e a diferença na vida de muitas pessoas. Há 11 anos realizamos e potencializamos projetos sociais em áreas de vulnerabilidade”, explicou coordenador de Relações Públicas da Central, Pedro Paulo Bernardo.

O coordenador da organização em Criciúma, Alexandre Gabriel Rodrigues, explicou que o objetivo é iniciar ações logo que possível e deu destaque a parceria com a Unesc. “Já desenvolvemos ações em todos os estados brasileiros e mais 23 países. Nossas atividades, que logo devem iniciar na região, terão a proposta de fortalecer as comunidades e contribuir com a Universidade”, afirmou

Também estiveram presentes no encontro o vice-reitor, Daniel Preve; a assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini, e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 17:14
Compartilhar Comente

Unesc emite nota oficial sobre Covid 19 - coronavírus

Unesc emite nota oficial sobre Covid 19 - coronavírus
Lavar bem as mãos, evitar aglomerações e utilizar álcool gel são as principais recomendações do grupo (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Atenta à epidemia do Covid-19 (coronavírus), a Unesc montou uma Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção para atuar no campus e enviou um comunicado à comunidade acadêmica. Representantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), estiveram reunidos nesta quinta-feira (12/3), para tratar de ações que visam evitar o possível contágio. O Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, e vigilância epidemiológica também participaram do encontro.

“Não é momento de alarde. Estamos preparados para a prevenção e se, por ventura, tivermos casos confirmados, estamos preparados para aplicar o protocolo. Essa ação da Unesc é fundamental, este é o caminho para evitarmos a doença”, explica Casagrande.

Universidade disponibiliza álcool em gel e transfere eventos fechados

De acordo com a equipe, nos próximos dias, serão colocados em todo o campus, centenas de dispensers de álcool gel, mas o cuidado é individual. Recomenda-se a todos os colaboradores, e acadêmicos, lavar bem as mãos, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, evitar cumprimentos com toque e aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e manter os ambientes ventilados. “Vamos disponibilizar álcool em gel em todos os espaços da universidade e nosso alunos e colaboradores serão orientados a utilizá-los. Estamos preparados para as medidas necessárias de prevenção e proteção, se for o caso. Solicitamos à comunidade acadêmica, cautela e observação constante”, comenta a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta

Preocupada com a transmissão do vírus em ambientes fechados, a partir de segunda-feira, (16/3), a Universidade irá transferir todos os eventos como palestras, reuniões, simpósios, e a partir sexta sexta-feira (13/3), a instituição irá iniciar a campanha “Prevenção é a melhor forma de proteção”. O evento deste sábado, Open Campus está mantido.

Sintomas e cuidados

De acordo com a vigilância epidemiológica do município, a transmissão do vírus só ocorre quando é apresentado os sintomas, tais como, febre, cansaço e tosse seca. Pode se apresentar ainda, dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas se apresentam de 2 a 14 dias após o contágio, o chamado período de incubação. Pessoas que estiveram em viagens ou tiveram contato com pacientes que apresentarem os sintomas devem ficar em alerta durante o período de incubação. Em casos de suspeita, procurar uma unidade de saúde.

Aulas estão mantidas

As aulas estão mantidas na universidade. Recomenda-se que os professores e alunos mantenham as janelas abertas e os ambientes bem arejados. A universidade salienta que continuará atenda às recomendações do MS e OMS.

NOTA OFICAL

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc comunica que está acompanhando junto da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, todas as informações relacionadas ao avanço do coronavírus. Preocupada com a saúde e a proteção da comunidade interna, a instituição afirma que está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para a preservação dos seus alunos e colaboradores.

Foi instalada uma Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção, que reúne integrantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa e Sesmt, e que irão atuar, a partir desta sexta-feira (13/3), com ações de prevenção dentro do Campus, como instalação de dispensers de álcool gel e a divulgação da campanha “Prevenção é a melhor forma de proteção”. A comissão, presidida pela professora Dra. Maria Inês da Rosa, coordenadora do curso de Medicina da Unesc, conta ainda com a participação de médicos infectologistas ligados ao curso.

Neste momento, seguindo as orientações do MS e OMS ainda não há necessidade de suspensão das aulas. A Unesc, assegura que a comissão temporária de acompanhamento e prevenção do coronavírus acompanhará a situação mundial, nacional e local para atualizarmos estas medidas. No momento, as recomendações são as seguintes:

- Intensificar a higienização das mãos com sabão, detergente e/ou álcool em gel e bastante água;

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca e/ou usar lenço de papel,

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;

- Manter os ambientes arejados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);

- Não compartilhar copos, xícaras, garrafas de água, alimentos, etc.;

- Suspensão de atividades em auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas, eventos, shows, palestras, seminários etc.; (O evento deste sábado, Open Campus está MANTIDO)

- Professores, funcionários e alunos que retornarem de viagem para países com área de transmissão local, ou histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias e apresentarem pelo menos três sintomas (tosse, febre, falta de ar ou dificuldade para respirar) devem procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência, preferencialmente ir à unidade de saúde com uso de máscara.

- Professores, funcionários e alunos que retornarem de viagens internacionais de países com área de transmissão local, ou histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias e não apresentarem sintomas citados acima, deverão afastar-se por sete dias.

Agradecemos compreensão e a colaboração de todos!
 

Paula Darós - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 11:33
Compartilhar Comente