Reitoria

Projeto Vivercom da Unesc leva informação e cidadania para mais de quatro mil pessoas

Projeto Vivercom da Unesc leva informação e cidadania para mais de quatro mil pessoas
Entre segunda e sexta-feira (18 a 22/2), estudantes foram inseridos na realidade local (Fotos: Leonardo Ferreira/Divulgação) Mais imagens

Uma ideia para mudar vidas. Assim, com o objetivo de criar um impacto social por meio de informações, serviços e cidadania, o projeto Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) foi idealizado na Unesc. Durante cinco dias, entre segunda e sexta-feira (18 a 22/2), mais de 70 estudantes da Graduação, Pós-graduação e residentes do Programa de Residência Multiprofissional foram inseridos na realidade de oito municípios, do Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, e envolveram mais de quatro mil pessoas entre oficinas e atividades educacionais, profissionais e de conscientização.

“O Vivências e Experiências é um projeto já muito sonhado por nós, que agora se consolida. A experiência é transformadora para nossos acadêmicos e também para as comunidades dos municípios onde foram desenvolvidas. Acompanhamos o dia a dia dos estudantes, residentes e professores, e seus relatos são emocionantes. Entendemos que este projeto é mais uma iniciativa que promove a missão de uma Universidade Comunitária”, avaliou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

A assessora de direção do Colégio Estadual Ana Machado Dal Toe, de Morro Grande, Edneia Olivo, acolheu os participantes durante a estadia e ressaltou a importância do incentivo à educação. “Podemos destacar momentos interessantes, que trouxeram contribuições benéficas para a qualificação de nossos professores. Ideias inovadoras como o uso da música no ensino e novas abordagens vão agregar ao dia a dia letivo em nossa escola. O trabalho realizado com os estudantes também foi de grande auxílio. Falar sobre assuntos como sexualidade, preconceitos, igualdade, educação e formação profissional são ações que podem fazer uma fundamental diferença na vida destes jovens”, frisou Edneia.

Além de Morro Grande, outras cidades como Jacinto Machado, Timbé do Sul, São João do Sul e Ermo também receberam o projeto em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o Vivercom passou por Itati, Mampituba e Torres. “Queremos auxiliar estas comunidades em suas necessidades de forma proativa, escutando seus desejos e o que é constatado pelos acadêmicos como possíveis contribuições. Nesta primeira edição, construímos dados e conquistamos o sentimento de dever cumprido. A partir dos resultados, vamos qualificar o projeto e quem sabe repetir nos próximos anos”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Resultado supera expectativas


Cuidar das pessoas e expandir a experiência acadêmica dos estudantes da graduação e Pós-graduação. Com este objetivo inicial concluído, os números foram muito além da expectativa: 127 oficinas realizadas, 4.613 pessoas beneficiadas e 14 municípios atendidos em 8 municípios sede.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, comemorou o bom resultado e destacou o trabalho em conjunto dos acadêmicos. “Conseguimos unir nossos acadêmicos de Graduação, Pós-Graduação e Residência em um único objetivo. Ao criar uma interação direta com a comunidade podemos nos fazer mais presentes, contribuir e modificar a realidade regional do Sul de Santa Catarina”, destaca.

Segundo Amaral, as atividades abordaram temas como o meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, reciclagem, culinária, aproveitamento de alimentos, oratória, primeiros socorros, saúde da mulher, educação sexual, violência, expressões artísticas, esportes, direitos e deveres do cidadão, história e mídias sociais no contexto escolar.

Lado acadêmico


Com um papel fundamental no Vivercom, os estudantes contribuíram com as ações e compraram a ideia na busca pela melhora na qualidade de vida das pessoas de cada localidade. A acadêmica Emanuela Gava Caciatori, de 22 anos, está prestes a concluir o curso de Direito e buscou uma nova experiência antes de concluir a graduação. “A participação está sendo muito rica. Aqui temos que pensar rápido, articular ideias, estudar a sociedade ao redor e trocar informações com a comunidade. É uma nova rotina e uma fuga da zona de conforto, mostrando que a formação universitária é de grande valor, mas não a única. O intercâmbio entre conhecimento e fomento de saberes é muito importante para o futuro profissional”, afirma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de fevereiro de 2019 às 18:02
Compartilhar Comente

Recepção de Calouros: Embarque para uma viagem de emoção e conhecimento

Recepção de Calouros: Embarque para uma viagem de emoção e conhecimento
Calouros foram recepcionados pela reitoria e coordenadores no auditório Ruy Hülse (Fotos: Vitor Netto/Guilherme Hahn/Mayara Cardoso) Mais imagens

“É muito emocionante, uma felicidade enorme, pois sou atendida nas Clínicas Integradas há algum tempo e daqui a pouco pode ser meu filho fazendo esse atendimento como médico”. Esse é o sentimento de Albertina Rech Honorato, tendo seu filho prestes a iniciar o curso de graduação em Medicina da Unesc. Ao longo da tarde e da noite desta quinta-feira (21/2), a Universidade recebeu mais de 400 pessoas no auditório Ruy Hülse para mais um dia da Recepção de Calouros da Unesc. Após o cerimonial, os participantes puderam realizar um tour pelo campus e conhecer a Instituição.

Com o tema “viagem ao mundo do conhecimento”, a ação tem o objetivo de recepcionar os calouros e apresentar a Universidade. Nesta tarde, os novos acadêmicos de Medicina e Biomedicina participaram do evento e à noite os estudantes de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Educação Físicia Licenciatura, Enfermagem, Farmácia Noturno, Fisioterapia Noturno, Geografia, História, Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Matemática, Nutrição, Pedagogia e Psicologia Noturno. Eles foram recepcionados pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao lado dos gestores e coordenadores dos cursos.

Para a reitora, o significado da Universidade são os alunos. “Aqui vocês estão iniciando sua trajetória de vida, um percurso muito importante dentro da nossa Universidade”, salientou. Além disso, Luciane prospectou sucesso aos novos alunos. “Estejam conosco, pois o novo a gente faz junto”, acrescentou.

Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, o envolvimento da Universidade com os acadêmicos é de extrema importância. “Tudo na Unesc foi elaborado para vocês e ela tem sentido quando vocês estão aqui com a gente”, afirmou.

Um mundo de possibilidades

O calouro João Vitor Antunes de Lima tem 18 anos e cursará Medicina. Ingressante pelo Prouni, ele tem o objetivo de contribuir com a sociedade. “Sempre tive esse sentimento que com o curso eu posso contribuir e a Unesc tem esse sentido de acessibilidade, o que me chama muito a atenção”, comentou.

A caloura de Biomedicina, Tamires Urbano, de Criciúma, conheceu o curso no fim do seu Ensino Médio e ingressou na Universidade por meio do Escolha Unesc. “Eu sempre me relacionei com matérias que envolvesse o curso, então prestei vestibular uma vez, mas só fui entrar na graduação por meio do Escolha Unesc”, afirmou. Outro ponto que fez Tamires escolher a Unesc foi a trajetória dentro da Instituição. “Minha família já passou pela Unesc, além de ser na minha cidade”, acrescentou.

Apresentando uma grande Universidade

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, apresentou o organograma da Universidade, uma visão geral e os projetos da Instituição. “Deixamos o campus especialmente arrumado essa semana para vocês e vocês são a parte brilhante de toda a Unesc”, explicou. “Mas vocês também terão que dispor de tempo, dedicação e organização nesta nova jornada da sua vida”, acrescentou.

Apresentando movimento estudantil aos novos colegas, o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot, se colocou à disposição dos calouros. “A Unesc é uma Universidade democrática em que a participação do estudante é muito importante”, comentou.

A ação de recepção dos calouros segue até a noite de sexta-feira (22/02).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de fevereiro de 2019 às 21:54
Compartilhar Comente (1)

Programa PróUnesc concede bolsas de estudos de 50% de desconto para graduação

Programa PróUnesc concede bolsas de estudos de 50% de desconto para graduação
Benefício será concedido para os candidatos que se encaixarem nas determinações do edital (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc lançou nesta quinta-feira (21/02) um novo programa que concede bolsas de estudos de 50% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, para alunos ingressantes. Chamado de PróUnesc, o programa inclui as modalidades PróSaúde, PróEngenharia e PróGestão para ingresso em cursos que ainda possuem vagas ociosas em diversas fases para o primeiro semestre de 2019.

Para se inscrever no PróUnesc e garantir a bolsa de estudos de 50% durante toda a graduação, o candidato deverá ter renda bruta de até dois salários mínimos e meio por membro da família e realizar a contraprestação de realização de 30 horas semestrais de atividades junto a Unesc.

Conforme a Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud, o edital atende a um universo muito grande de jovens que gostariam de ingressar em um curso superior e não conseguem por conta de dificuldades financeiras. “Desta forma, lançamos essa modalidade, para o ingresso pelo histórico escolar, com desconto de 50% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico”, explica.

Dentro dos programas são oferecidas 295 vagas em 26 cursos de bacharelado e licenciatura. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada do candidato para realizar a matrícula.

Ainda de acordo com Indianara, a oportunidade é especial, mas é necessário estar atento e agilizar a documentação para garantir a vaga devido ao prazo de matrícula, que se encerra no dia 15 de março.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no telefone (48) 3431 2545 ou pelo e-mail centac@unesc.net. A Centac está localizada no Bloco do Estudante, com horário de funcionamento das 8h30 às 21h, sem fechar ao meio dia.

Confira os cursos participantes:

Vagas para o Pró-Saúde

Biomedicina - Vespertino

Ciências Biológicas – Bacharelado - Noturno

Educação Física – Bacharelado - Matutino

Educação Física – Licenciatura - Noturno

Enfermagem - Noturno

Farmácia - Matutino

Farmácia - Noturno

Fisioterapia - Matutino

Fisioterapia - Noturno

Nutrição - Noturno

Odontologia - Matutino

Psicologia - Matutino

Psicologia - Noturno

Vagas para o Pró-Gestão - Diversas fases

Administração - Noturno

Administração Comércio Exterior - Noturno

Ciências Contábeis - Noturno

Ciências Econômicas - Noturno

Gestão de Recursos Humanos - Noturno

Processos Gerenciais - Noturno

Vagas para o Pró-Engenharia - Diversas fases

Arquitetura e Urbanismo - Matutino

Engenharia de Agrimensura - Noturno

Engenharia Ambiental e Sanitária - Noturno

Engenharia Civil - Noturno

Engenharia de Produção - Noturno

Engenharia de Materiais - Noturno

Engenharia Mecânica - Noturno

Engenharia Química - Noturno

Ciência da Computação - Noturno

Design de Produto - Noturno

Jogos Digitais - Noturno

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de fevereiro de 2019 às 16:23
Compartilhar Comente

Unesc recebe calouros para “viagem ao mundo do conhecimento”

Unesc recebe calouros para “viagem ao mundo do conhecimento”
Acadêmicos e familiares foram acolhidos em ação especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O casal Mário Sérgio Rocha e Silvia Rocha e a caçula da família, Letícia Back, estiveram na Unesc na noite desta quarta-feira (20/02) acompanhando a filha Larissa Back, que acaba de ingressar no curso de Direito. A família compareceu ao campus para a ação especial de recepção dos calouros da Universidade, que reuniu os novos alunos e seus convidados para vivenciarem juntos o momento marcante para a vida dos novos acadêmicos. A oportunidade de participar de perto deste dia na vida da filha, para Silvia, foi muito especial. “Nós nos sentimos muito felizes em estarmos aqui, pois não tivemos a oportunidade de cursar uma faculdade e agora nossa filha terá essa chance. É realmente um dia marcante na nossa família”, destacou.

Quem também aprovou a iniciativa foram as alunas Karina Valéria Coria, de 17 anos, e Natali Francisco de Freitas, de 20 anos. Elas, que cursarão Administração em Comércio Exterior e Ciências Contábeis, respectivamente, se conheceram ao chegar e já formaram uma nova amizade no primeiro dia na Universidade. O clima da recepção, conforme Karina, contribuiu para que o momento ficasse marcado de forma alegre. “Superou bastante a minha expectativa. Eu vim acreditando que seria algo mais direcionado para aula e me surpreendi com a estrutura montada para nos receber”, destacou.

A recepção antecipada dos calouros, que estão conhecendo a Universidade e tendo as primeiras experiências antes do primeiro dia oficial de aula ao lado dos veteranos, é inédita na Unesc. A ação leva o tema “viagem ao mundo do conhecimento” e convida os novos alunos a embarcarem em uma grande aventura da Universidade. De acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, responsável pela atividade, a ideia foi receber os novos estudantes de forma calorosa, mostrando o estilo Unesc de ser. “Neste primeiro dia, recebendo os alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas, já podemos dizer que a participação foi muito positiva. Acredito que tenhamos conseguido passar o que queríamos, que é mostrar os diferenciais de uma Universidade como a nossa, acolhendo, integrando e mostrando a sua qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão”, salientou.

Ao serem recepcionados no Auditório Ruy Hülse, decorado de forma temática para se assemelhar a um grande aeroporto, os mais de 300 convidados puderam conhecer mais sobre a Unesc por meio de vídeos e do contato direto com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Além de apresentar a Unesc de forma geral, Luciane fez questão de chamar os novos alunos ao compromisso de fazerem a diferença daqui em diante. “Hoje vocês começam um novo momento, que fará a diferença em suas vidas para sempre. Vocês passam a construir aquilo que de mais valioso podemos levar, o conhecimento. Aqui vocês serão ensinados a aprender muito mais do que como expectadores, mas como protagonistas que são”, pontuou.

As mais de 300 pessoas presentes neste primeiro dia de recepção participaram de um tour guiado pelos principais pontos do campus e de um momento de confraternização com a distribuição de picolés e pipoca em um espaço montado no Bloco Administrativo.

As ações de recepção de calouros seguem nesta quinta-feira (21/02) e sexta-feira (22/02) recebendo os novos acadêmicos das demais áreas do conhecimento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de fevereiro de 2019 às 22:39
Compartilhar Comente

Workshop com professores da Unesc aborda mindfulness

Workshop com professores da Unesc aborda mindfulness
Fundamentos da prática foram repassados por Toni Barros (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O programa de Formação Continuada e o Jornada Empreendedora da Unesc, possibilitaram mais uma capacitação para professores da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (20/2), docentes participaram do workshop “Mindfulness: Resiliência em um mundo V.I.C.A.”, com o administrador e instrutor sênior formado pelo Mindfulness Trainings International, Toni Barros.

O ministrante do workshop apresentou os fundamentos de mindfulness (um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente) para desenvolver calma e concentração. Falou sobre o significado de atenção plena e sua aplicação na rotina de um mundo V.I.C.A (volátil, incerto, complexo e ambíguo).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de fevereiro de 2019 às 17:23
Compartilhar Comente (1)