Reitoria

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

Novas oportunidades: matrículas abertas para o Escolha Unesc

Novas oportunidades: matrículas abertas para o Escolha Unesc
Matrículas devem ser realizadas no Centac, localizado no Bloco do Estudante da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O período de matrículas do Escolha Unesc estará aberto até o dia 22 de fevereiro. Elas devem ser realizadas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que em janeiro está funcionando em horário especial, das 13 às 19 horas. A partir do dia 6 de fevereiro, a Centac voltará a atender em horário normal. O setor fica localizado no Bloco do Estudante da Instituição.

A Universidade oferece 42 cursos de graduação, nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, ciências sociais e aplicadas, educação, ciências e tecnologias e oferece formação profissional e humana aos acadêmicos, por meio das três dimensões acadêmicas da Instituição, o ensino, pesquisa e extensão.

São oportunidades como essas que a estudante Caroline Meis buscará na Universidade. Ela adentrará pela primeira vez no universo da graduação e cursará Odontologia na Unesc. “A Unesc e o curso apresentam bons números e tem qualidades, além de ser próximo da minha casa. Eu quero trabalhar na minha profissão e acredito que dentro da Universidade eu poderei ver se é isso que eu realmente quero, me especializar na área e até mesmo sair com um emprego”, comenta Caroline.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a Unesc está preparada para o atendimento neste período. “A Universidade está com uma equipe especializada esperando para atender os pais e alunos, realizando as matrículas, dando informações e acolhendo os calouros”, explica. A pró-reitora ainda alerta sobre o número de vagas. “É bom não deixar para a última hora e garantir as turmas”, acrescenta.

Documentos necessários:

- Histórico e certificado de conclusão do Ensino Médio – original ou cópia autenticada;

- Diploma de conclusão do Ensino Médio – original;

- Certidão de casamento ou nascimento – legível e original;

- Carteira de Identidade – legível e atualizada;

- Título de eleitor (para maiores de 18 anos) – original;

- Certificado de reservista (para o sexo masculino e maiores de 18 anos) – original;

- Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino – original;

- CPF próprio – original;

- Atestado médico com CID (Classificação Internacional de Doenças), para alunos com deficiência;

- Comprovante de residência.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 08 de janeiro de 2019 às 16:16
Compartilhar Comente

Unesc participa da inauguração do Parque dos Imigrantes

Unesc participa da inauguração do Parque dos Imigrantes
Solenidade ocorreu no dia do aniversário de 139 anos de Criciúma (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc participou, na noite deste domingo (6/1), da Inauguração do Parque dos Imigrantes, em Criciúma, no mesmo dia em que foi comemorado o 139º aniversário da cidade. O vice-reitor, Daniel Preve, a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, participaram do evento.

O novo parque, localizado no bairro Rio Maina, era local de rejeito de carvão, que é denominado pirita. O local tem 61 mil metros quadrados e agora conta com quadras esportivas, brinquedos infantis, uma atafona, com espaços para lazer, entretenimento, esporte e cultura.

De acordo com o prefeito, Clésio Salvaro, o Parque dos Imigrantes foi um projeto que começou a ser criado em 2008. “Hoje é um dia especial. Estou feliz, alegre e realizado, por poder entregar no dia da minha, da sua cidade, uma obra tão importante, tão magnífica, tão linda como o Parque dos Imigrantes”, afirmou. “Uniram-se as melhores mãos, uniram-se os melhores braços para fazer essa bela obra que entregamos para vocês”, acrescentou Salvaro.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, o espaço trará benefícios para a população e parcerias futuras para a Universidade. “O Parque dos Imigrantes é um presente para Criciúma, sobretudo, para a população do Rio Maina, pois além de ser uma ótima opção de lazer, é também um símbolo da preservação da história e da memória dos nossos imigrantes e da nossa cidade. Transformar uma área degradada na beleza de um Parque exige decisão firme e gestão focada em resultados, por isso nosso prefeito está de parabéns.  A Unesc, nos seus 50 anos, se coloca como parceira da Prefeitura de Criciúma em mais este grande projeto. Nossos programas de saúde, qualidade de vida, meio ambiente, atividades físicas e lazer encontram no Parque um ótimo cenário para seu desenvolvimento”, enfatizou.

Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, as possíveis parcerias poderão beneficiar todos os criciumenses. “O Parque dos Imigrantes representa para a Unesc uma oportunidade de espaços, de modo que a Instituição poderá estar atuando em seus diversos seguimentos, tanto na área do ensino, da pesquisa e da extensão, em ser parceira de um espaço tão importante, para a comunidade não só do Rio Maina, mas de toda Criciúma”, comentou.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de janeiro de 2019 às 16:35
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente