Educação Física

Unesc e Criciúma Esporte Clube definem planejamento de ações para o Projeto Tigrinhos

A Unesc, por meio do curso de Educação Física, realizou a primeira reunião de planejamento com os municípios que vão participar do projeto Tigrinhos no ano de 2023. O encontro ocorreu na última semana, na Universidade, e contou ainda com a participação do coordenador técnico do Criciúma Esporte Clube (CEC), Guilherme Bossle, e do técnico das categorias Sub -11 e Sub-13, Rogério Inácio. A parceria tradicional entre o clube carvoeiro, a Unesc e municípios da região já beneficiou, ao longo de 12 anos, mais de 10 mil crianças de 39 cidades da região.

“O projeto vai ter o mesmo status que teve no passado e continuar revelando talentos para no nosso Criciúma Esporte Clube. A equipe de coordenação técnica do projeto está dedicada em fazer um grande projeto, como foi no passado”, destacou o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias.

Ele explicou que o encontro serviu para organizar o cronograma de ações do projeto. Na pauta estiveram, o processo de seleção de atletas, aproveitamento e perfil dos participantes do projeto, a organização das formações continuadas para os técnicos, além da discussão sobre o evento de entrega dos uniformes e início das atividades.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse projeto representa um dos pilares da Instituição: a extensão. “Dentro das bandeiras que definimos como foco para contribuição para o desenvolvimento sustentável está o esporte. Por meio dele, além das oficinas e de todo o crescimento pessoal possibilitado no ensino do esporte, formamos destaques para o futebol até em âmbito nacional, como já temos exemplos”, enfatizou Luciane.

Atualmente, o projeto já conta com 20 prefeituras e mais de 50 atletas em cada uma delas. Estiveram presentes neste encontro, os municípios de Morro da Fumaça, Balneário Rincão, Morro Grande, Turvo, Maracajá, Meleiro, Treze de Maio, São Joaquim, São João do Sul, Criciúma, Orleans, Treviso, Içara, Lauro Muller, Balneário Gaivota, Capivari de Baixo, Santa Rosa do Sul, Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, e Urussanga.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 15:39
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física promove acolhimento e integração entre veteranos e ingressantes

Curso de Educação Física promove acolhimento e integração entre veteranos e ingressantes
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (02/03) no ginásio Professor José Antônio Carrilho, na Unesc (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc promoveu uma atividade especial na manhã desta quinta-feira (02/03) envolvendo veteranos e ingressantes. Foi a tradicional acolhida, uma atividade que tem como intenção promover a integração entre os acadêmicos, coroada com união, confiança, respeito e conhecimento. 

Organizado pela coordenação do curso, o encontro ocorreu no Ginásio Professor José Antônio Carrilho, na Universidade, e contou ainda com a participação de professores. 

Para o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias, o objetivo principal é promover a interação entre os alunos, de forma a criar um ambiente acolhedor e colaborativo. 

E foi o que o curso fez. Para tornar mais atrativo, o professor da disciplina de Recreação e Lazer, Rômulo Luiz da Graça, trouxe um conteúdo carregado de informação, dança e animação entre os presentes. “Essa é uma atividade compartilhada na qual os alunos aprendem um pouco da história da comunicação dos povos originários do nosso país, por meio de atividades que englobam brincadeiras e cantos, transformando tudo isso em um momento de descontração entre os participantes. Esses momentos são fundamentais para que os alunos possam se conhecer melhor e criar laços de amizade”, explica Farias. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a atividade também contribui para a criação de um ambiente de colaboração e amizade, o que é fundamental para o sucesso dos alunos em seu percurso acadêmico.

“Plantem a semente do bem, acreditem na causa comunitária e façam do curso o melhor lugar para vocês estarem. Aproveitem cada ensinamento e vivam a melhor experiência nesta Universidade que tem história e que tem ainda muita coisa para compartilhar com todos vocês”, disse Gisele, durante sua fala de boas-vindas. 

Quem também esteve presente e desejou sucesso aos acadêmicos, foi a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni. “Além de vocês saírem da Universidade capacitados tecnicamente, sairão daqui capacitados de forma humana, e isso é muito importante, pois vocês vão lhe dar com seres humanos, cuidando e promovendo melhor qualidade de vida e precisamos ter um olhar empático”, disse ela que aproveitou para participar das dinâmicas.

Dinâmicas

Por falar em dinâmicas, quem adorou a ideia foi o veterano, Lucas Motta Couto da Silva. O estudante, que não passou pela atividade ao ingressar na Universidade por ter sido em período de pandemia, reconhece a importância da ação em cada semestre. “É uma forma de recebê-los muito bem e de fazer com que se sintam à vontade no curso e nos corredores, interagindo com os veteranos das outras fases”, comentou.

A içarense e ingressante do curso, Rafaela Philippi Garcia, ficou encantada com a ideia e deseja participar das próximas oportunidades. “A dinâmica foi relaxante e me proporcionou momentos divertidos com meus colegas. Ao fim do encontro percebi que algumas pessoas se despediram já interagindo com os companheiros de outras fases, o que é muito bom”, destacou.

Nesta sexta-feira (03/03) o curso fará a segunda atividade com os acadêmicos da noite, a  partir das 19h30, no mesmo local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de março de 2023 às 15:54
Compartilhar Comente