Coronavírus

Núcleo de Empreendedorismo possibilita aprendizado e compartilhamento de saberes de forma online e gratuita

Núcleo de Empreendedorismo possibilita aprendizado e compartilhamento de saberes de forma online e gratuita
Profissionais de quaisquer áreas podem contribuir com a iniciativa (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em tempos de urgência do cuidado com todos, ficar em casa não precisa ser sinônimo de deixar de buscar conhecimento. A tecnologia está aí e é uma importante aliada neste cenário. Por isso, o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc lançou a sua versão online, e irá disponibilizar para a comunidade, várias de suas ações em alguns cliques.

A primeira delas é o Pipocando Empreendedorismo, que continuará dando espaço para o aprendizado por meio do compartilhamento de saberes. Os encontros que antes ocorriam na Universidade passarão a ser virtuais, com a realização de palestras, workshops e bate-papos no site do Núcleo

O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais, explica que o objetivo é proporcionar o acesso ao conhecimento durante o período de isolamento social e oportunizar que pessoas compartilhem suas expertises e contribuam com o aprimoramento profissional e pessoal da comunidade.  “Qualquer pessoa pode ser voluntária e compartilhar o seu conhecimento. Todo o procedimento (que é rápido e não é burocratizado) passa por uma avaliação do Núcleo de Empreendedorismo. É muito importante nesse momento engajarmos as pessoas a partilharem seus saberes”, ressalta.

Os interessados em colaborar, podem encaminhar as propostas para o e-mail diogomorais@unesc.net. Temas como transformação do trabalho, mindeset, novas habilidades que o mercado irá exigir, construção de marcas fortes no momento atual e branding já estão confirmados para as primeiras atividades do Pipocando Empreendedorismo de maneira online, e que devem ocorrer nas próximas semanas.

Segundo Morais, o cronograma com datas e horários das palestras está sendo montado e a intenção é que as formações ocorram em dias diferentes. “Estamos estipulando espaços formativos em duas horas, um bate-papo online com temas de alta relevância.

Cada formação levantará interesse de um público específico, mas iremos deixar todas abertas para a comunidade interna e externa da Unesc”, revela.

A participação no Pipocando Empreendedorismo online valerá horas complementares aos acadêmicos da Universidade.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2020 às 10:00
Compartilhar Comente

Tecnologia do Ozônio estudada na Unesc será utilizada no combate à Covid-19

Tecnologia do Ozônio estudada na Unesc será utilizada no combate à Covid-19
Equipe da Universidade se prepara para utilizar tecnologia na desinfecção de espaços como Centro de Triagem de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Unesc trabalha para utilizar sua estrutura em prol do combate à pandemia de Covid-19. Sob comando do professor Elídio Angioletto, o grupo faz adaptações em equipamentos do laboratório para utilizá-los na desinfecção de espaços como Centro de Triagem de Criciúma. A ação partiu da provocação da própria reitora Luciane Bisognin Ceretta sobre a utilização do ozônio no trabalho de higienização de espaços como mais uma forma de utilizar a expertise da Universidade na luta contra a pandemia.

Ouça o conteúdo completo em áudio



A utilização do ozônio promete ser eficiente na desinfecção de espaços e objetos graças ao seu potente poder de oxidação. Conforme Elídio, é possível utilizar a água ozonizada para descontaminar ambientes e aparelhos, incluindo equipamentos de proteção individual, como por exemplo, os óculos de proteção da equipe de saúde. “O ozônio em alta concentração é o mais potente germicida do que se tem conhecimento, é 100 vezes mais potente do que o cloro e 3.120 vezes mais rápido, além de sua alta capacidade oxidante”, acrescenta.

De acordo com o professor, a tecnologia do ozônio já foi utilizada de forma efetiva contra outros tipos de  vírus, incluindo os que atacam as vias respiratórias, sendo, portanto, uma grande aposta mundial neste momento de combate à pandemia de Covid-19 causada pelo novo vírus SARS-CoV-2.Estudos científicos comprovam que ele é bem efetivo. Sendo um vírus novo, iremos utilizar os parâmetros já existentes, porém incluindo algumas garantias, como maior tempo de exposição ao produto, além da umidade ideal do local e as concentrações corretas”, completou.

O trabalho será realizada em três etapas, sendo a aspersão de gotículas de água ozonizada nas pessoas que entram e saem do Centro de Triagem; a higienização total do local com a utilização do equipamento que liberará o ozônio que irá permear em todo o espaço e, por fim, na lavagem dos equipamentos de proteção e outros aparelhos utilizados.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de abril de 2020 às 15:05
Compartilhar Comente

Unesc oferece cinco vagas de Mestrado para profissionais que estão atuando no enfrentamento do coronavírus

Unesc oferece cinco vagas de Mestrado para profissionais que estão atuando no enfrentamento do coronavírus
Candidatos devem comprovar vínculo com o SUS (Sistema Único de Saúde) (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem uma oportunidade de qualificação para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no enfrentamento do coronavírus. São cinco vagas a nível de Mestrado, oferecidas em caráter excepcional pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), aos profissionais vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (3/4).

O processo seletivo considera a necessidade de profissionais capacitados na área de saúde coletiva, para enfrentamento dessa situação emergencial na saúde pública, ocasionada pela pandemia.  O candidato deve possuir graduação na área da saúde; ter vínculo de trabalho comprovado com o serviço público, incluindo ao Sistema Único de Saúde nos municípios da região Sul de Santa Catarina; apresentar uma declaração do responsável pelo serviço de saúde que ateste sua atuação frente à pandemia e não ser acadêmico do quadro de mestrandos do PPGSCol.

Inscrições


A ficha de inscrição deve ser solicitada e posteriormente entregue junto aos documentos necessários, no e-mail ppgscol@unesc.net. São necessários:

  1. Cópia digitalizada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  2. Cópia digitalizada do documento de identidade e do CPF; 
  3. Cópia digitalizada autenticada do Diploma de Graduação em cursos na área da saúde, que poderá ser substituído por uma declaração de conclusão de graduação em cursos na área, emitida pela Instituição;
  4. Currículo Vitae modelo Lattes do CNPq, que pode ser encontrado na plataforma Lattes no endereço www.cnpq.br;
  5. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  6. Memorial Descritivo: apresentação da experiência acadêmica e profissional (conforme modelo - Anexo II); 


Para graduação cursada em instituição de ensino estrangeira é necessário a autenticação consular da Embaixada do Brasil no país em que foi expedido o documento, cabendo ainda ao candidato anexar ao processo da inscrição a declaração na qual se responsabiliza pela veracidade da documentação apresentada.

Após a inscrição, o candidato será submetido a uma análise de trajetória acadêmica e profissional e uma entrevistas. Informações sobre as próximas etapas e suas datas estão disponíveis no edital. Clique aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de abril de 2020 às 16:59
Compartilhar Comente

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} Idosos devem manter uma rotina saudável



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de abril de 2020 às 13:57
Compartilhar Comente

Protetores faciais desenvolvidos pela Unesc foram entregues aos profissionais do SAMU

Protetores faciais desenvolvidos pela Unesc foram entregues aos profissionais do SAMU
Índice de infecção de quem trabalha no enfrentamento da pandemia é considerado alto Mais imagens

Um número preocupante divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) acendeu o alerta de atenção aos profissionais da saúde. Dos infectados em todo o mundo, 14% atuam na linha de frente contra a pandemia. Ao ler este cenário, profissionais da Universidade e autoridades de Criciúma uniram esforços e desenvolveram protetores faciais. “Feitos por processos digitais, via impressão 3D, são equipamentos fundamentais para o serviço prestado por esses profissionais à comunidade”, afirma o coordenador do projeto, professor Felipe Zanetti.

Desenvolvido no Laboratório de Práticas de Inovação, do curso de Design da Unesc, o produto tem um formato simples, mas uma grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento.
 



Em uso imediato após a entrega em mãos aos socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o projeto teve a atuação do vereador de Criciúma, Tita Belolli (MDB), que intermediou o contato entre Universidade e poder público. Agora, o projeto soma-se ao pacote de ações da Unesc, que já conta com 19 atividades entre concluídas e em fase de implementação. 

Relatos do dia a dia reafirmam a assertividade do projeto

A técnica de Enfermagem, Luiza Domingos Dutra, já esteve de frente a dois casos suspeitos. A experiência, segundo a profissional, foi vivenciada com todos os EPIs (Equipamento de proteção individual). Ainda assim, a situação é assustadora. “É um caos tão grande, de algo tão desconhecido. Mesmo com todos os EPIS que já usamos, essa máscara vai dar uma segurança muito maior ao profissional”, afirma.


A coordenadora da saúde básica do Samu de Criciúma, Cristiane da Luz Rodrigues, reforça as palavras de sua colega e afirma que existe grandes riscos de contaminação no atendimento. “Em uma transferência provavelmente este paciente vai confirmar a Covid-19”, frisa.

Relembre as ações da Unesc desde o início da pandemia 

✅ Teletriagem referenciada - SOS Unesc Covid-19

✅ Acolher Unesc Covid-19

✅ Produção de álcool em gel

✅Produção de protetores faciais para profissionais da saúde

✅Projeto para fabricação de respiradores

✅Drive Thru de vacinação H1N1

✅Parceria da Unesc para a Sala de Situação da Secretaria de Saúde de Criciúma que está sediada na Unesc

✅Cartilhas informativas sobre uso de medicamentos no Covid19

✅Cartilhas informativas sobre alimentação e nutrição no Covid19

✅Cartilhas informativas sobre Cuidados essenciais no Covid19

✅Criação do Comitê de Estratégias de gestão e estudos epidemiológicos para os municípios no Covid19

✅Criação do Comitê de apoio aos Asilos para prevenção ao Covid19

✅Criação do Comitê de apoio e orientação para a saúde do trabalhador das empresas 

✅Implantação do SOS Covid-19  negócios para apoio e orientação as pequenas empresas

✅Participação dos residentes em saúde coletiva no teleatendimento 24 hs da Prefeitura Municipal de Criciúma 

✅Participação dos residentes farmacêuticos nas farmácias de Criciúma

✅Projeto Ozônio para desinfecção de Unidades de Saúde e Centros de Triagem 

✅Programa de palestras informativas on-line para a população 

✅Amplo e completo serviço de comunicação e informação para a comunidade sobre o Covid-19

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de abril de 2020 às 13:05
Compartilhar Comente