Coronavírus

Covid19: Design Unesc desenvolve protótipo de Caixa Protetora de Dispersão Aérea para uso no atendimento hospitalar e do Samu

Covid19: Design Unesc desenvolve protótipo de Caixa Protetora de Dispersão Aérea para uso no atendimento hospitalar e do Samu
O protótipo foi entregue nesta terça-feira ao médico emergencista Vitor Benincá e será testada por diversos profissionais de saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc segue desenvolvendo o seu papel comunitário e contribuindo com sua expertise no combate ao corona vírus. Esta semana, o curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, finalizou o protótipo de uma Caixa Protetora de Dispersão Aérea, com o objetivo de evitar a contaminação de profissionais da saúde durante atendimentos de emergência. A caixa, inédita em Santa Catarina, será testada por médicos e enfermeiros e a intenção é que seu uso seja introduzido, inicialmente, no sistema hospitalar e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma.

A Caixa Protetora de Dispersão Aérea foi desenvolvida pelos professores do curso de Design, João Rieth (coordenador) e Bárbara Alvarez (coordenadora adjunta), com o auxílio do técnico do Laboratório de Design da Unesc, Anderson Camargo e demais professores, e após o contato do médico emergencista e professor de pós-graducação da Unesc, Vitor Benincá. A solicitação partiu de um grupo de médicos, entre eles, Benincá, o coordenador do Samu de Criciúma, Jebsen Yanagihara Coelho Galvão, o coordenador do pronto socorro do hospital de campanha da Unimed, Saul Pereira Júnior e o anestesista João Henrique Araújo.

Nesta terça-feira (7/4), Rieth e Bárbara realizaram a entrega do protótipo para Benincá. Nos próximos dias, a caixa de acrílico será testada por profissionais no hospital de campanha da Unimed e pela equipe do Samu. No momento da entrega, o médico emergencista fez alguns testes simulando o atendimento, com a participação dos professores da Universidade.

A pesquisa que desenvolveu um protótipo de equipamento para proteger os profissionais de saúde e permitir o atendimento correto em casos de paradas cardiorrespiratórias ou durante a entubação de pacientes, foi divulgada recentemente pelo The New England Journal of Medicine e pensada, para beneficiar profissionais de todo o mundo – tanto que os estudos detalhados são de domínio público. “A partir das necessidades apresentadas pelos médicos, fizemos o desenho da caixa e a professora Bárbara cuidou das questões ergonômicas . Além de possibilitar o conforto do paciente, ela precisa dar liberdade ao médico ou enfermeiro para realizar o seu trabalho. A nossa proposta foi desenvolver um protótipo para avaliar sua eficiência”, comenta Rieth. 

Segundo Benincá, iniciativas semelhantes foram feitas em estados como Rio Grande do Sul e Ceará e a caixa será um avanço importante para a segurança dos profissionais não apenas durante a pandemia da Covid19. “Essas caixas em cima da cabeça do paciente retêm grande parte das partículas que acabam contaminando o ambiente com o corona vírus, qualquer outro tipo de vírus e até mesmo bactérias. No momento em que os pacientes que chegam na emergência ou na sala de cirurgia e precisam de um manejo das vias aéreas, tossem ou expelem secreção, a caixa evita que isso se espalhe no ambiente. Esta caixa veio para ficar. Vai trazer um avanço não só nesse momento de pandemia, mas será um marco na segurança de médicos e enfermeiros”, afirma Benincá.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de abril de 2020 às 17:40
Compartilhar Comente

Em tempos de distanciamento social, cuidados com a saúde mental dos idosos são fundamentais

Em tempos de distanciamento social, cuidados com a saúde mental dos idosos são fundamentais
Tecnologia é uma das aliadas para que pessoas da terceira idade não se sintam sozinhas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os efeitos da pandemia do Covid19 estão sendo sentidos por todos, isso é sabido. Mas você já parou para pensar no que seus avós, pais e demais pessoas da terceira idade estão passando? Em meio a esse cenário, há que se intensificar os cuidados com a saúde do idoso. E em tempos de isolamento social, a atenção com a saúde mental deve ser redobrada.

Neste cenário delicado para os idosos, os profissionais da Psicologia  apontam tecnologia, construção de rotina e acesso à informação de qualidade como alguns meios de incentivar os mais velhos a permanecerem em casa e se distanciarem apenas dos riscos.

A Agência de Comunicação da Unesc conversou com a professora da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso, do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, para saber mais sobre saúde mental do idoso e do papel da família – potencializado com os acontecimentos atuais.   

Agência de Comunicação – Como o cenário atual pode influenciar ou causar danos ao psicológico dos idoso?

Professora Fernanda de Souza Fernandes – Precisamos tratar este período com muita delicadeza, cuidado e atenção. Sabemos que é um momento de extrema tensão, especialmente para os idosos pela sua vulnerabilidade orgânica e por estarem em grupo de risco. Os medos, inseguranças aumentam e somado a tudo isso, o isolamento social. A diminuição do contato com as pessoas pode provocar um sentimento de solidão intenso e esses são fatores que podem agravar ou mesmo desencadear transtornos psicológicos.

Agcom – A falta de contato social pode ter quais consequências aos mais velhos?

Professora Fernanda – As consequências estão associadas aos desconfortos que vêm junto com os receios. Insegurança de contrair o vírus, medo de adoecer, medo de precisar de algo e não poder buscar, a perda da autonomia e da liberdade de ir e vir. Por isso é preciso manter as pessoas mais velhas seguras de que serão amparadas, desenvolver horários para que haja comunicação, para que elas não se sintam desassistidas e desconectadas no meio social.

Agcom – Qual a importância da família nesse momento?

Professora Fernanda – Nesse momento de pandemia é essencial para a saúde mental dos idosos. Desde proporcionar o sentimento de amparo e segurança até ser um esteio de sustentação para que o idoso saiba que o que ele precisar os familiares irão providenciar de maneira a garantir a sua segurança. A família deve ainda dar orientações sobre o que está acontecendo de maneira compreensível aos idosos, para que eles não se sintam cada vez mais ameaçados. Aos que usam as redes sociais, os filhos e netos devem orientar quais as vias mais confiáveis para que eles não fiquem com o nível de estresse elevado devido ao volume de informações.

Estabelecer uma agenda de contatos também é essencial. Por exemplo, marcar um encontro online em um horário que a família costuma se reunir para uma refeição, uma chamada de vídeo para que as pessoas possam se ver e compartilhar o momento. Fazer um rodízio para que todos os dias pelo menos um familiar faça uma ligação ou no caso de proximidade de moradias, chamar e acenar na janela. Os familiares também devem estimular a manutenção da rede de contatos com amigos e que os idosos tenham uma rotina saudável em casa. Aos que podem, que caminhem, abram as janelas e sintam o vento, o sol. Que vão até a sacada ou o jardim, que assistam programas de televisão que gostem, vejam filmes.

No caso de pessoas que estão em Instituição de Longa Permanência (ILP), os familiares podem solicitar que os profissionais que cuidam dos idosos façam chamadas de vídeo aos familiares, para que se sintam mais confortáveis e acolhidos. Por mais que não seja físico, a manutenção do contato é de extrema importância.

A Agcom também conversou com a professora do curso de Medicina e geriatra Thatiana Fernandes Dal Toé, que alerta sobre a importância da continuidade dos tratamentos de saúde dos idosos na quarentena.  Confira o vídeo com dicas para a qualidade de vida desta população no período de distanciamento social.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2020 às 14:00
Compartilhar Comente

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade
Novas ações são implementadas com foco no apoio ao enfrentamento à pandemia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Das mais diferentes formas e áreas do conhecimento, a Unesc busca, a cada dia, contribuir de novas formas com a comunidade diante do combate à Covid-19. Desde a chegada da pandemia à região, a Universidade, por meio de sua reitoria, seus professores, pesquisadores e colaboradores, trabalha incansavelmente em novos projetos. Ao longo dos dias de isolamento social decretado pelo Governo do Estado já foram implantadas sete ações especiais voltadas à comunidade, além de outras em projeto de execução.

Diante do cenário a Universidade se preocupa e trabalha ainda em prol da volta às atividades acadêmicas, iniciada neste quarta-feira (1/4). Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além da continuidade do ensino de excelência, faz parte da missão da Instituição oferecer tudo o que for possível como apoio para que a cidade e a região enfrentem a situação da melhor forma possível. 

“O coronavírus chegou ao mundo e até a nossa realidade com uma rapidez e intensidade até então inimagináveis. As medidas de prevenção foram tomadas, as atividades no campus foram suspensas, mas estamos todos trabalhando de forma muito intensa a fim de, muito mais do que seguir com as atividades acadêmicas, oferecer a expertise da Instituição em forma de ações que, de fato, beneficiem a comunidade. Tudo isso com a excelência que a marca da Unesc exige”, salienta.

Conheça as ações criadas pela Unesc:


Página oficial com informações e notícias

A Agência de Comunicação da Unesc trabalha constantemente com publicações nas redes sociais da Universidade e na página unesc.net/coronavirus, criada especialmente para reunir as informações referentes à pandemia e seus reflexos. Matérias em formato multimídia, com vídeos e podcasts, trazem orientações e informações relevantes sob os mais diferentes olhares de profissionais da Universidade.


SOS Unesc Covid-19

A plataforma disponibilizada pela Instituição oferece uma pré-triagem para toda a comunidade. Ao todo, são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da Universidade e 24 professores médicos à disposição do programa, que tem foco no atendimento virtual de pacientes com dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. Para acessar o serviço basta adicionar o contato (48) 9 9183-8663 no celular e iniciar uma conversa no aplicativo Whatsapp, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Acolher Unesc Covid-19

Também por meio da ferramenta Whatsapp o serviço Acolher Unesc Covid-19 tem o propósito de oferecer, por meio de atendimento psicológico, alívio da angústia, assim como encorajar ao indivíduo para que lide com a situação enfrentada da melhor forma possível. O interessado em receber o atendimento precisa apenas adicionar o número (48) 99644-1887 e iniciar uma conversa por meio do aplicativo. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com atuação de 36 profissionais da Universidade.

Drive Thru de vacinação H1N1

De forma a auxiliar o Município na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, a Unesc montou, no dia 23 de março, um posto de vacinação no sistema drive thru. Sem precisar sair do carro, pacientes idosos e profissionais da saúde foram vacinados pela equipe da Universidade em posto montado no portão de acesso à Universidade ao lado do Terminal Rodoviário do bairro Pinheirinho. A ação poderá ser continuada assim que forem disponibilizadas novas doses da vacina.

Produção de álcool em gel

Em mais uma ação de combate ao coronavírus a Universidade utiliza a expertise do curso de Farmácia para a produção de álcool gel 70% para distribuição entre a comunidade. Ao longo dos últimos dias já foram produzidos e distribuídos mais de dois mil litros do produto para a região.

Produção de máscaras para profissionais da saúde

Liderado pelo curso de Design de Produto, o projeto da Unesc desenvolveu um protetor facial com suporte de testa para os atendimentos em saúde. Os importantes protetores faciais são desenvolvidos no próprio laboratório do curso com o uso de impressoras 3D. O intuito é oferecer a ferramenta aos alunos da Universidades que estiverem em atuação e aos profissionais que trabalham nos serviços de saúde dos hospitais e unidades de saúde.

Projetos para fabricação de respiradores

Em ação realizada em conjunto pelo curso de Engenharia Mecânica, reitoria da Universidade e Mestrado em Saúde Coletiva, a Unesc trabalha em projetos para a fabricação de respiradores. Em etapa de aprimoramento, estão sendo avaliados dois modelos para produção, sendo um deles seguindo a ideia proposta em projeto aberto pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o outro pensado pelo grupo da Instituição. A expectativa é que os itens possam ser entregues em 15 dias, em conformidade com a disponibilidade de peças.

Uso do Ozônio no combate à pandemia

“O ozônio em alta concentração é o mais potente germicida do que se tem conhecimento. É 100 vezes mais potente do que o cloro e 3.120 vezes mais rápido, além de sua alta capacidade oxidante”. É assim que o professor pesquisador da Universidade, Elídio Angioletto, apresenta mais uma alternativa buscada pela Instituição para contribuir no combate à pandemia. No Iparque (Parque Científico e Tecnológico), um grupo de pesquisadores faz adaptações em equipamentos de laboratório para utilizá-los na desinfecção de espaços pontuais a. A previsão para a ação ter sua forma concretizada é esta terça-feira (6/4), quando os profissionais concluirão a instalação dos equipamentos e iniciaram testem. 

Uma Universidade atuante


Somadas às ações, a Instituição também atua na estruturação das informações entregues à sociedade. Seus profissionais, em home office, dedicam-se na construção de materiais e iniciativas.

  • Cartilhas informativas sobre uso de medicamentos no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre alimentação e nutrição no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre Cuidados essenciais no Covid - 19
  • Criação do Comitê de Estratégias de gestão e estudos epidemiológicos para os municípios no Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio aos Asilos para prevenção ao Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio e orientação para a saúde do trabalhador das empresas 
  • implantação do SOS Covid - 19 negócios para apoio e orientação às pequenas empresas
  • Participação dos residentes em saúde coletiva no teleatendimento 24 hs da Prefeitura Municipal de Criciúma 
  • Participação dos residentes farmacêuticos nas farmácias de Criciúma
  • Programa de palestras informativas on-line para a população 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2020 às 11:00
Compartilhar Comente

Estudantes de Enfermagem da Unesc orientam idosos da região contra coronavírus

Estudantes de Enfermagem da Unesc orientam idosos da região contra coronavírus
Nos próximos dias, pelo menos oito novas instituições devem ser visitadas pelos acadêmicos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em tempos de isolamento social, ter alguém para conversar faz toda a diferença. Para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como as Casas de Repouso, uma boa conversa pode ser revigorante. Pensando nisso, estudantes do curso de Enfermagem da Unesc aproveitaram o sábado (04/04) para realizar uma ação de carinho e combate à Covid-19.  Os acadêmicos estiveram, acompanhados da professora Letícia Klima Felipe, em Casas de Repouso de Içara. Nos próximos dias, pelo menos oito novas ILPs devem ser visitadas em Criciúma.

De acordo com a coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, que também é gerente administrativa do Campus da Unesc, Mira Dagostin, o curso se mostra mais uma vez coerente com a missão da Universidade. “Um dos nossos objetivos é formar profissionais competentes para o cuidado terapêutico.Como, neste momento, os idosos são os mais suscetíveis ao novo coronavírus, estamos visitando todas as Casas de Repouso de Içara e Criciúma para lhes dar orientações da importância de se cuidarem”, ressalta Mira.

Os estudantes e profissionais têm entregado cartilhas informativas produzidas pela Unesc, além de álcool em gel, também feito pela Universidade. A coordenadora destaca que a receptividade tem sido maravilhosa. “Mesmo que não possamos abraçá-los, o fato de estar presente pode mudar o dia deles. É claro que estamos tendo todo o cuidado necessário neste tempo de pandemia, porém, se fazer presente tem sido a diferença”, acrescenta.

Cuidado com idosos é tema de live nesta segunda-feira, 05/04

Seguindo as ações que a Unesc tem feito neste período de combate ao coronavírus, uma live ocorrerá nesta segunda-feira, 05/04, para falar dos cuidados necessário com os idosos, que são um grupo de risco.

A live, que inicia às 18h no perfil da Unesc no Instagram, contará com a participação da médica geriatra e professora da Universidade, Thatiana F. Daltoé.

Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Casos jurídicos considerados urgentes terão atendimento remoto de professores da Unesc

Casos jurídicos considerados urgentes terão atendimento remoto de professores da Unesc
Atendimentos gratuitos serão agendados pelo WhatsApp e por e-mail (Foto: Milena Nandi)) Mais imagens

A Casa da Cidadania e também a Casa de Justiça e Cidadania do curso de Direito da Unesc disponibilizam a partir desta quarta-feira (1º/4), atendimento jurídico remoto para a comunidade. Os serviços que eram oferecidos de maneira presencial e gratuita precisaram ser suspensos em função da pandemia do Covid19 (corona vírus) e para garantir que os casos urgentes não ficassem desassistidos, professores do curso de Direito da Unesc envolvidos nos serviços farão os atendimentos. 

“A finalidade é atender aqueles casos que não podem aguardar o retorno das atividades normais, como solicitação judicial de medicamento ou tratamento de saúde”, afirma Márcia Piazza, uma das coordenadoras dos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Unesc à comunidade. Segundo ela, alguns critérios são observados para o atendimento, como a renda familiar (até três salários mínimos) e demais condições como local de residência, necessidade e comprometimento da renda.

Os atendimentos podem ser agendados das 14 às 17 horas pelo Whatsapp (48) 99949-8712 (dúvidas também serão respondidas por este canal). Quem quiser, também poderá agendar atendimento pelo e-mail secretariageralcpj@unesc.net.


Saiba mais


A Universidade proporciona atendimento gratuito na área do Direito à comunidade em dez espaços, entre Casas da Cidadania em diferentes municípios; Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma; Posto Avançado de Conciliação (PAC – localizado no campus da Unesc); Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc – instalado na Universidade e fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Justiça Federal e municípios da região) e Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Nos locais, estudantes do curso de Direito realizam atividades de extensão que complementam a sua formação acadêmica, sob a supervisão de professores da Unesc e profissionais da área.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de abril de 2020 às 11:23
Compartilhar Comente