PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul
Mais imagens

O debate sobre as questões humanas será foco do 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, que ocorre na Unesc na próxima semana. O evento, primeiro fora da Europa, está inserido na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, que inicia na próxima segunda-feira (23/10) e segue até sexta-feira (27/10).

“Sócrates, o filósofo, dizia que ‘uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida’. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Unesc, mais uma vez, coloca-se inserida e à disposição do debate global e local sobre questões humanas”, cita o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta destaca a satisfação em receber o evento na Universidade e a importância em tratar temas relevantes da atualidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Universidade e receber estas pessoas especialistas nestes temas é fundamental para compreender as transformações pelas quais o mundo passa atualmente”, fala.

O Seminário Internacional Apheleia está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual as sociedades percebem os territórios, enxergando neles diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens.

“Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela Unesco em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação”, fala Campos.

Entre os palestrantes, a programação contará com a presença do professor e coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, Luis Oosterbeek, na noite de quarta-feira (25/10), além da secretária de Direitos Ambientais e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu, na manhã de quinta-feira (26/10). As duas palestras ocorrem no Auditório Ruy Hülse. As demais palestras ocorrem no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade.

A edição Apheleia América do Sul, na Unesc, em Criciúma reunirá professores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

As informações sobre o evento podem ser obtidas pelos links: https://www.even3.com.br/apheleia-americadosul/ e https://www.unesc.net/sct2023. A realização do Seminário Aphleia conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da Unesc, as instituições realizadoras do evento são: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Instituto Politécnico de Tomar, IPT/Portugal; Instituto Terra e Memória, ITM/Portugal; Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, CGEO/Portugal e Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul.

Abaixo, artigo que trata do tema, escrito pelos professores Juliano Bitencourt Campos, da Unesc; Luiz Oosterbeek, do IPT/ITM, de Portugal; André Luis Ramos Soares, da UFSM e Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, da UFMS:

O Mundo se transforma e a Unesc discute: Apheleia: América do Sul, 2023

Sócrates, o filósofo, dizia que “uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida”. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, guerras, guerras…, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mais uma vez, coloca-se inserida e a disposição do debate global e local sobre questões humanas.

Será nesta perspectiva que acontecerá, durante a XIV Semana de Ciência e Tecnologia na UNESC, ao final do mês do corrente ano, mais precisamente nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro o I Seminário Internacional Apheleia: América do Sul. Este está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual, as sociedades humanas percebem os territórios, neles enxergando diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens. Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado, recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela UNESCO em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação.

Logo, as questões humanas exigem mais da sociedade, dos líderes políticos, das associações vivas, das organizações não governamentais e dos cientistas. Nessa direção, é mister que se diga que a Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da UNESC e da UFSM. Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da UNESCO, BRIDGES, sobre Humanidades e sustentabilidade.

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a Rede realizará o seu 1º seminário fora da Europa, no Brasil. Este acontecimento, em Criciúma, na UNESC, será sua primeira edição além do Atlântico e a primeira na América do Sul. A edição Apheleia-América do Sul-Criciúma-UNESC reunirá professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por renomados pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

Portanto, este texto é um convite, mas não é um convite qualquer. É um convite dentro do contexto mundial que pede atitude, comprometimento, seriedade. Seriedade de criança quando brinca. Pois, “Maturidade do homem significa o reencontro com a seriedade que se tinha nas brincadeiras de infância’ (Nietzsche). Apheleia, na UNESC, nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, vai nos mostrar que um outro mundo é possível e já está sendo construído, que novas relações podem e devem ser discutidas, que uma nova sociedade é um desejo mundial, mas, também, um caminho já em curso para um futuro sustentável, digno, democrático, plural, diverso, humano e inclusivo.

Dr. Juliano Bitencourt Campos/UNESC
Dr. Luiz Oosterbeek/IPT/ITM (Portugal)
Dr. André Luis Ramos Soares/UFSM
Dra. Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques/UFMS

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 13:54
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar discute políticas hídricas com autoridades de Orleans

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar discute políticas hídricas com autoridades de Orleans
Mais imagens

Levar o debate sobre a necessidade de gestão dos recursos hídricos cada vez mais longe é pauta constante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas. Por conta disso, com o intuito de engajar as lideranças municipais de Orleans na defesa do tema, a diretoria do órgão participou de um encontro com autoridades nesta quarta-feira, 02, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, a atual situação da bacia foi apresentada, assim como os desafios e a necessidade de união de forças em prol do assunto.

Dando continuidade à iniciativa do Comitê Tubarão, que prevê diversas visitas a representantes políticos que atuam dentro do território da bacia, esta foi a terceira cidade em que o órgão pôde evidenciar o seu papel, e chamar os municípios a participarem do processo de gestão da água. “A conversa foi muito boa, Orleans nos recebeu bem e percebemos que grande parte das sugestões que trouxemos já são pauta na cidade. Com o encontro, demos impulsionamento nas ideias e acredito que vamos ter excelentes resultados no sentido de implementar ações que possam de fato reverter a situação dos recursos hídricos na bacia”, avalia o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back.

Marcaram presença no evento e contribuíram com os debates, importantes lideranças públicas, como o prefeito de Orleans, Jorge Koch; o vice-prefeito, Mario Coan; a presidente da Câmara de Vereadores, Marlise Zomer; o secretário executivo do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Patrício Fileti; e diversos outros vereadores e secretários municipais.

Situação hídrica

Além da diretoria do Comitê do rio Tubarão e Complexo Lagunar, a equipe do ProFor Águas Unesc – que presta suporte técnico ao Comitê – também fez o uso da palavra do evento. O coordenador geral do projeto, prof. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, explanou sobre a atual situação da Região Hidrográfica, bastante crítica em termos de quantidade e qualidade da água.

“Orleans tem uma característica importante, pois está muito próximo dos principais afluentes que formam o Rio Tubarão. É uma região que, estrategicamente, apesar de registrar determinadas cargas poluidoras vindas dos passivos da mineração de carvão, possui uma grande quantidade de áreas preservadas, que garantem a qualidade da água no município. Este momento foi uma oportunidade muito boa de estreitar a aproximação com os representantes da sociedade, no sentido de apresentar a proposta deste novo modelo de gestão e governança das águas, em uma perspectiva de sustentabilidade socioeconômica e ambiental. A Unesc, enquanto Entidade Executiva, é parceira das instituições do município, na busca do fortalecimento do papel dos comitês de bacia enquanto parlamento das águas”, ressalta Menezes.

Mobilização política

O prefeito de Orleans concordou que o município precisa estar à frente das ações em prol das águas, juntamente com o Comitê. “Um trabalho para prevenir e mitigar os prejuízos que a sociedade causa diariamente ao meio ambiente e à bacia hidrográfica. Nós estamos preocupados, porque toda a nossa bacia está em estado crítico, e a única maneira de reverter e melhorar são com ações preventivas e trabalhando junto com o Comitê. É dessa maneira que a gente vai socializar, aprender, levar conhecimento e fazer troca de informações, fazendo a nossa parte”, completa.

Desta forma, os presentes também puderam compreender um pouco mais sobre ações que corroboram para a conservação, revitalização e prevenção ambiental.

Texto e Fotos: Francine Ferreira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de agosto de 2023 às 10:11
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

Inscrições Abertas - Processo Seletivo Vagas Excedentes Discentes Mestrado 2023

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), fazem saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Curso de Mestrado em Ciências Ambientais, vagas excedentes.


📌 As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 30 de junho de 2023.

Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/informacoes/98/

01 de junho de 2023 às 14:38
Compartilhar Comente