PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Doutorado em Ciências Ambientais realiza sua primeira defesa de Tese

Doutorado em Ciências Ambientais realiza sua primeira defesa de Tese
Leopoldo Pedro Guimarães Filho é o primeiro a receber título de doutor do PPGCA Mais imagens

O Doutorado em Ciências Ambientais da Unesc vive um momento histórico nesta quinta-feira (22/12). O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) realizou a sua primeira defesa de tese. O professor, agora doutor, da Unesc Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção, apresentou trabalho “Estudo da influência dos fatores de produção na geração de resíduos de construção civil”, sob a orientação do professor doutor Adriano Michael Bernardin.

A banca teve os professores doutores Nilzo Ivo Ladwig, Cristina Keiko Yamaguchi, Lucas Dominguini (IFSC) e Vilmar Menegon Bristot (IFSC). Leopoldo teve orientação dos professores doutores Adriano Michael Bernardin e Teresinha Maria Gonçalves.

Criado em 2001, o PPGCA recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em outubro de 2012. E, em 2013, iniciou a primeira turma de doutorandos.

Resumo da tese

O objetivo geral do trabalho foi estudar a relação entre os fatores de produção e a geração de resíduos em empresas de construção civil para propor ações preventivas nos sistemas produtivos da Industria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE). Leopoldo fez pesquisa de campo nas três maiores construtoras da cidade de Criciúma para identificar e quantificar os resíduos de assentamento de alvenaria e execução de reboco gerados.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 22 de dezembro de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Professor da Unesc defende tese nesta quinta

O professor da Unesc Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção, defende a sua tese de doutorado nesta quinta-feira (22/12), às 9 horas, na sala 15 do Bloco P. Leopoldo apresenta o trabalho “Estudo da influência dos fatores de produção na geração de resíduos de construção civil”, sob a orientação do professor doutor Adriano Michael Bernardin. Sua pesquisa ocorre dentro do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc. É a primeira defesa de tese do Doutorado em Ciências Ambientiais da Unesc.

A banca terá os professores doutores Nilzo Ivo Ladwig, Cristina Keiko Yamaguchi, Lucas Dominguini (IFSC) e Vilmar Menegon Bristot (IFSC), além de Teresinha Maria Gonçalves (suplente).

Resumo da tese

O objetivo geral do trabalho foi estudar a relação entre os fatores de produção e a geração de resíduos em empresas de construção civil para propor ações preventivas nos sistemas produtivos da Industria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE).

Leopoldo fez pesquisa de campo nas três maiores construtoras da cidade de Criciúma para identificar e quantificar os resíduos de assentamento de alvenaria e execução de reboco gerados.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 20 de dezembro de 2016 às 17:19
Compartilhar Comente

Sustentabilidade em pauta na Unesc

Sustentabilidade em pauta na Unesc
Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial ocorre de 8 a 10 de novembro Mais imagens

Discutir os princípios e bases da gestão integrada do território e os fatores que levam o à sustentabilidade é o objetivo do 7º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial. O evento, que vai abordar as áreas de ciências ambientais, biologia, engenharia, arquitetura, geografia e história, ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Auditório Edson Rodrigues – Bloco P.

Os debates do evento foram divididos em quatro grupos de trabalho, que irão falar sobre a gestão integrada de recursos naturais; gestão integrada do espaço urbano; gestão integrada dos recursos hídricos e ambientais costeiros; e gestão integrada do patrimônio e da paisagem. Durante o Seminário serão escolhidos os quatro melhores artigos, que serão premiados com publicação na Revista Tecnologia e Ambiente da Unesc.

A inscrição para ouvintes vai até o próximo sábado (5/11). O evento também será transmitido ao vivo no site bbb.kironunesc.net.br, a partir das 19h do dia 8.

O evento é organizado pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), curso de Engenharia Agrimensura e Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, com apoio da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) e Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

Confira a programação completa
 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de novembro de 2016 às 14:57
Compartilhar Comente

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas
Evento ocorre em parceria Propex e Alfa Comunicação Mais imagens

Dialogar sobre a pluralidade de conhecimento científico e tecnológico produzido dentro da Unesc e como isso impacta positivamente a sociedade. Esse foi o tema central do evento Saiba Mais realizado pela Alfa Comunicação nesta terça-feira (4/10) para a imprensa da região, com o objetivo de apresentar e explorar a diversidade de projetos realizados na Instituição. Todo esse conhecimento fomentado no campus em forma de pesquisas vem à tona na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, considerado o maior evento da Universidade.

Para o reitor Gildo Volpato a grande finalidade da Unesc é produzir conhecimento como forma de contribuir com resultados e reflexões para que haja melhora expressiva na comunidade. “Essa diversidade de conhecimento que nasce na Universidade, a ciência e tecnologia transformam a sociedade. Hoje somos, entre as universidades privadas, a que mais produz conhecimento de Santa Catarina e a sexta entre as particulares que mais produz no Brasil”, comemora ele.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, são 638 alunos envolvidos com diversos níveis de pesquisas produzidas na Instituição, que vão desde iniciação científica na graduação até pesquisas de alta complexidade, reconhecidas internacionalmente, imersas nos mestrados e doutorados. “Só em 2015, foram 19 patentes efetuadas na instituição. Temos uma média de 200 publicações por ano, isso é quase uma por dia, incluindo publicações internacionais classificadas de alto impacto. Pretendemos fechar 2016 com o dobro de artigos comparados ao último ano”, explica ela que salienta ainda que a comunidade científica internacional já reconhece a Unesc como uma produtora de conhecimento de alto nível, mas a comunidade local ainda precisa enxergar isso.

Para o encontro, professores de áreas foram convidados a apresentarem os projetos que estão sendo produzidos em seus respectivas segmentos. “Procurar respostas concretas para a sociedade, esse é nosso papel, assim como devolver para a comunidade conhecimento desenvolvido aqui dentro na Unesc”, pontua o professor do curso de Ciências Biológicas e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Jairo José Zocche.

Também participaram do Saiba Mais os professores doutores Vanessa Moraes de Andrade – PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), Alexandre Gonçalves Dal-Bó – PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências, Engenharia e Materiais), Reginaldo de Souza Vieira – PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), André Cechinel – PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e Lisiane Tuon – PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).

Colaboração: Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de outubro de 2016 às 13:11
Compartilhar Comente

VII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT

VII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT
Mais imagens

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2016 teremos a VII edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT, que acontece anualmente desde 2010 no Campus da UNESC.

Nesta edição, será trabalhado como tema geral do evento a GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO. O ponto de partida da discussão no Brasil relacionado à Gestão Integrada do Território é fruto da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar e Instituto BioAtlântica que introduziram os princípios e processos de Gestão Integrada do Território.

O objetivo do evento é fortalecer a discussão dos princípios e bases da Gestão Integrada do Território e sua interconexão com a economia, o ambiente, o social estabelecendo como eixo transversal a cultura o que impõe que o território seja trazido para dentro da sustentabilidade.

 

Mais informações: http://www.unesc.net/gestaoterritorial

Por: Diane Machado 21 de junho de 2016 às 11:47
Compartilhar Comente