PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Oficina sobre Plantas Medicinais com Alésio dos Passos Santos

Oficina sobre Plantas Medicinais com Alésio dos Passos Santos
Data: 28/06/2016
Horário: 13h as 16h30
Local: Sala 16 - Bloco R2
Limite de público: 50 pessoas
Obs.: Não há custo de inscrição, poderá ser computado aos estudantes da UNESC como Atividade Complementar. 

Mini-Curriculo: Alésio é ambientalista, colecionador e cultivador de plantas medicinais. Licenciado em Estudos Sociais e especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e pós-graduado em Gestão da Educação pela UNIESC e especialista em Plantas Medicinais pela Faculdade Bagozi.
Coordenador da Farmácia Viva Itinerante, membro do Grupo Semente, presidente do Comitê de Gerenciamento das Águas da Lagoa da Conceição, presidente da Fundação Lagoa, professor de fitoterapia, pesquisador etno-botânico. 

A Oficina é uma parceria com Fórum PARLAMENTAR DE PRESERVAÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI E ÁGUAS SUPERFICIAIS da ALESC, com apoio do Curso de Farmácia/UNESC, GEPPLAM/GEPPAF e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC.

Segue link com formulário para inscrição: 

Mais informações: https://docs.google.com/forms/d/1V11odYZ3tD6RYQPzEDtgpuNAq5cl7Pg1Z-dAtU3eyvY/viewform?c=0&w=1

Por: Diane Machado 20 de junho de 2016 às 11:51
Compartilhar Comente

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação
Evento ocorreu na manhã desta terça, no Bloco P (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Dezenas de professores e pesquisadores doutores da Unesc se reuniram nesta terça-feira (17/5) para participar do “Seminário de avaliação do Triênio/Quadriênio dos Programas Stricto Sensu da Unesc: Balanço e Perspectivas”. Ao longo da manhã, os seis PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Universidade fizeram um balanço das suas atividades e apresentaram perspectivas para a avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2017.

“Este é um momento importante. De analisar o cenário nacional e refletirmos sobre pesquisa. Ela é fundamental e um diferencial, que nos consolida como Universidade”, comentou o reitor Gildo Volpato, que também é pesquisador. O reitor ressaltou a importância dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) para a Universidade e para sociedade e lembrou que a qualidade da pesquisa e da pós-graduação incidem na graduação.

“Hoje damos continuidade a uma aproximação, encontro e reflexão sobre os PPGs. É momento que tem por objetivo avaliarmos o que os programas estão fazendo e ver as possibilidades de colaboração entre eles”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pesquisadora, Luciane Ceretta.

Os trabalhos do Seminário foram conduzidos pelo assessor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, André Cechinel.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 17 de maio de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari
Eles fizeram a medição da vazão do Rio, em São Martinho Mais imagens

Os doutorandos e mestrandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc participaram do trabalho de medição da vazão do Rio Capivari, em São Martinho, na última sexta-feira (15/4). A experiência contemplou o conteúdo da disciplina de Gestão de Bacia Hidrográfica, ministrada pelos professores Álvaro Back, Nilzo Ladwig e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. Orientada por Back, a atividade foi realizada em parceria com o curso de Engenharia de Energia da UFSC, com participação de alunos e da professora Cláudia Weber Corseuil.

A medição da vazão de um rio é uma das ações fundamentais para a gestão hídrica nas bacias hidrográficas. Durante a atividade, além da medição, realizada com um equipamento ACDP (Acoustic Doppler Current Profile), um dos mais modernos para a tarefa (cujos dados são processados automaticamente e com rapidez), houve coleta de sedimentos, houve procedimento para se verificar a qualidade da água. A operação técnica foi desenvolvida por profissionais da Epagri/Ciram, que realiza o monitoramento regular do rio, cujos dados são tratados em Florianópolis e alimentam o Snirh (Sistema Nacional de Informações), de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Água).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 18 de abril de 2016 às 11:36
Compartilhar Comente

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental
Encontro contou com o doutor em Biologoa Vegetal Ademir Reis (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Para saber sobre as novas tecnologias de combate a áreas degradadas, estudantes, profissionais e estudiosos da área ambiental estiveram na Unesc na noite desta quinta-feira (17/3). Eles participaram da aula inaugural do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que trouxe o doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, Ademir Reis, para ministrar a palestra “Avanços Tecnológicos na Restauração Ambiental de Áreas Mineradas”. 

Reis comentou que atualmente a formação de recursos humanos, principalmente de novas gerações, representa a única oportunidade de tornamos nossa sociedade mais solidária. “É necessário fortalecer a busca pela sustentabilidade dos recursos finitos do planeta terra. Lutar pelo meio ambiente é antes de tudo uma visão de solidariedade entre todas as classes. Todos necessitam de um ambiente mais equilibrado”, afirmou.

O consultor garante ainda que a ciência do meio ambiente evoluiu no sentido de ver a natureza de forma sistêmica, e que profissionais de todas as áreas que resolverem atuar no processo de restauração ambiental terão espaço, “Desde que estejam preparados profissionalmente para atuarem em grupos multidisciplinares e solidários”, ressaltou.

Sobre o palestrante

Ademir Reis é graduado em Ciências Biológicas, pela FURB, e em Filosofia pela UPF. Possui mestrado em Botânica pela UFPR e doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é professor titular aposentado da UFSC, bem como curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues, sediado em Itajaí, SC. É consultor da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e sócio proprietário da empresa Restauração Ambiental Sistêmica, atuando na recuperação de áreas mineradas de Bauxita no Pará e ferro no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de março de 2016 às 20:56
Compartilhar Comente

Restauração Ambiental é tema de debate na Unesc

Restauração Ambiental é tema de debate na Unesc
Encontro é aberto ao público e ocorre nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma grande preocupação que atinge, não só cientistas e estudiosos da área, mas também a sociedade como um todo, é o crescimento global de áreas degradadas. O assunto será tema da aula inaugural do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que traz o doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp, Ademir Reis, para ministrar a palestra “Avanços Tecnológicos na Restauração Ambiental de Áreas Mineradas”. O encontro é aberto ao público e ocorre nesta quinta-feira (17/3), às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P do campus.

Reis comenta que atualmente a capacitação de pessoas, principalmente de novas gerações, representa a única oportunidade de tornamos nossa sociedade mais solidária. “É necessário fortalecer a busca pela sustentabilidade dos recursos finitos do planeta terra. Lutar pelo meio ambiente é antes de tudo uma visão de solidariedade entre todas as classes. Todos necessitam de um ambiente mais equilibrado”, afirmou.

O consultor garante ainda que a ciência do meio ambiente evoluiu no sentido de ver a natureza de forma sistêmica, e que profissionais de todas as áreas que resolverem atuar no processo de restauração ambiental terão espaço, “Desde que estejam preparados profissionalmente para atuarem em grupos multidisciplinares e solidários”, ressaltou.

Sobre o palestrante


Ademir Reis é graduado em Ciências Biológicas, pela FURB, e em Filosofia pela UPF. Possui mestrado em Botânica pela UFPR e doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é professor titular aposentado da UFSC, bem como curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues, sediado em Itajaí. É consultor da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e sócio proprietário da empresa Restauração Ambiental Sistêmica, atuando na recuperação de áreas mineradas de Bauxita no Pará e ferro no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 16 de março de 2016 às 14:07
Compartilhar Comente