PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc no Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

As experiências da Unesc em atividades de pesquisa e extensão foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro na UFSC, em Florianópolis. A Unesc foi representada pelos professores Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin e pela acadêmica do curso de Psicologia Vitória de Oliveira de Souza.

O evento reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do país.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente

Pesquisadores participam de Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (8 a 11/10) na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em 2018, o evento teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”. Ele contou com simpósios, mesas redondas e conferências, onde os sócios apresentaram comunicações orais e pôsteres.

A Unesc esteve presente na mesa redonda “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades comunitárias”, com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos e na apresentação de trabalhos: “As famílias botânicas no cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos; “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): Dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos e a pesquisa “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: Morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de autoria de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2018 às 10:53
Compartilhar Comente

PPGCA

As ilustrações da tese intitulada “Palmeiras (Arecaceae) em Santa Catarina, Sul do Brasil”, foi capa do periódico científico IHERINGIA, Série botânica, v. 73, n.2 (2018), e o artigo na íntegra também foi publicado na revista. A tese foi desenvolvida pelo egresso do doutorado em Ciências Ambientais da Unesc, Guilherme Alves Elias, orientado pelo professor doutor Robson dos Santos e coorientado pela professora doutora Teresinha Maria Gonçalves, ambo do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pela professora doutora do Montgomery Botanical Center, da Flórida, Estados Unidos, Joanna Marie Tucker Lima.

Entre as várias abordagens dadas ao estudo da família Arecaceae, o artigo descreve as 11 espécies de palmeiras nativas no Estado de Santa Catarina, que inclui chave dicotômica para as espécies, tratamento taxonômico, ilustrações, comentários sobre os aspectos ecológicos e ocorrência natural das espécies de palmeiras no Estado.

O tema foi publicado em colaboração com a professora doutora Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, do CAV-UDESC, Kelen Pureza Soares do Herbário HDCF da Universidade Federal de Santa Maria com o professor doutor do PPGCA da Unesc, Robson dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de outubro de 2018 às 16:31
Compartilhar Comente

PPGCA

Alunos do Mestrado e Doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) participaram no sábado (29/9) de uma saída de campo para a da localidade de Nova Roma, Três Barras, no município de Morro Grande. A atividade ocorreu dentro da disciplina de Ecologia de Paisagem junto com os professores Jairo Zocche, Nilzo Ladwig, Juliano Campos. O grupo foi acompanhado pelo diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano.

Segundo Campos, a proposta foi de reconhecimento, mapeamento e aplicação de instrumentos de coleta de dados para análise de uma paisagem natural/rural/urbana (as encostas da Serra Geral e as Paleotocas; o potencial local para o estabelecimento de roteiro turístico-gastronômico e de aventura; geoindicadores de ocorrência sítios arqueológicos) da localidade de Nova Roma.

O resultado da saída de campo será apresentado no dia 18 de outubro na sala 28 do Bloco P da Universidade. O evento contará com palestra sobre o Projeto Geoparque com o diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano e com a geóloga é membro do Comitê Cientifico Educativo do Projeto Geoparque, Flavia Fernanda de Lima.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2018 às 09:49
Compartilhar Comente

Arqueologia

Na última semana, a equipe de pesquisa das paleotocas (é um abrigo subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna ou animais que viveram na era pré-histórica) de Morro Grande visitou o Lapis (Laboratório de Arqueologia Ignácio Schmitz) para conhecer um pouco mais sobre os estudos já realizados na área de Arqueologia na região.

Segundo relatos dos pesquisadores, algumas dessas estruturas foram ocupadas por indígenas.

A pesquisa é uma iniciativa do departamento municipal de Turismo de Morro Grande, com a participação do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, em Mafra, do Lapis e do projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de agosto de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente