PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

PPGCA

As ilustrações da tese intitulada “Palmeiras (Arecaceae) em Santa Catarina, Sul do Brasil”, foi capa do periódico científico IHERINGIA, Série botânica, v. 73, n.2 (2018), e o artigo na íntegra também foi publicado na revista. A tese foi desenvolvida pelo egresso do doutorado em Ciências Ambientais da Unesc, Guilherme Alves Elias, orientado pelo professor doutor Robson dos Santos e coorientado pela professora doutora Teresinha Maria Gonçalves, ambo do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pela professora doutora do Montgomery Botanical Center, da Flórida, Estados Unidos, Joanna Marie Tucker Lima.

Entre as várias abordagens dadas ao estudo da família Arecaceae, o artigo descreve as 11 espécies de palmeiras nativas no Estado de Santa Catarina, que inclui chave dicotômica para as espécies, tratamento taxonômico, ilustrações, comentários sobre os aspectos ecológicos e ocorrência natural das espécies de palmeiras no Estado.

O tema foi publicado em colaboração com a professora doutora Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, do CAV-UDESC, Kelen Pureza Soares do Herbário HDCF da Universidade Federal de Santa Maria com o professor doutor do PPGCA da Unesc, Robson dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de outubro de 2018 às 16:31
Compartilhar Comente

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Plano está em processo de construção desde 2015 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente, estão participando da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.

Nesta quarta-feira (3/10) ocorreu, na sede do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba, a reunião plenária da APA, que corresponde a etapa final da elaboração do Plano de Manejo. O Plano vem sendo construído, desde 2015, de forma participativa e com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo, ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

A reunião é uma continuidade das plenárias, ocorridas ao longo da última quinta e sexta-feira (27/9 e 28/9). Nas reuniões anteriores foram debatidas propostas de ordenamento territorial para a área da APA, a partir das contribuições ocorridas ao longo de mais de três anos, com a realização de oficinas setoriais, de planejamento participativo, grupos de trabalhos e plenárias.

Conforme Menezes, nesta última etapa estão sendo debatidas as propostas de alterações, complementações, exclusões e inclusões de zonas, normas e objetivos. “Estas etapas estão sendo o coroamento de um intenso processo de construção, de forma participativa, do plano de manejo desta unidade inserida na categoria de uso sustentável”, comenta.

Após esta etapa final, com a aprovação em plenária do Plano de Manejo, o texto seguirá para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, para uma última revisão do ponto de vista jurídico, seguida da sua publicação. Após o processo, será constituído um importante instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico para o território da APA da Baleia Franca, maior unidade de conservação marinho-costeira de uso sustentável na região Centro-Sul de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 03 de outubro de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

PPGCA

Alunos do Mestrado e Doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) participaram no sábado (29/9) de uma saída de campo para a da localidade de Nova Roma, Três Barras, no município de Morro Grande. A atividade ocorreu dentro da disciplina de Ecologia de Paisagem junto com os professores Jairo Zocche, Nilzo Ladwig, Juliano Campos. O grupo foi acompanhado pelo diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano.

Segundo Campos, a proposta foi de reconhecimento, mapeamento e aplicação de instrumentos de coleta de dados para análise de uma paisagem natural/rural/urbana (as encostas da Serra Geral e as Paleotocas; o potencial local para o estabelecimento de roteiro turístico-gastronômico e de aventura; geoindicadores de ocorrência sítios arqueológicos) da localidade de Nova Roma.

O resultado da saída de campo será apresentado no dia 18 de outubro na sala 28 do Bloco P da Universidade. O evento contará com palestra sobre o Projeto Geoparque com o diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano e com a geóloga é membro do Comitê Cientifico Educativo do Projeto Geoparque, Flavia Fernanda de Lima.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2018 às 09:49
Compartilhar Comente