PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia

Mais informações: https://noticias.unesc.net/geral/2024/03/13/professor-representara-a-unesc-no-seminario-internacional-apheleia/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de março de 2024 às 13:44
Compartilhar Comente

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:25
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no 2º Seminário de Pesquisas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul

A Unesc está desempenhando um papel fundamental no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O evento, que ocorre até este sábado (7/10) na cidade de Mampituba, reúne professores mestres, doutores, pesquisadores e acadêmicos que compartilham seus conhecimentos e avanços científicos relacionados a essa região. 

O Congresso é realizado e organizado pelo Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, e os professores doutores da Universidade, Izabel Regina de Souza; Michele Gonçalves Cardoso; Juliano Bitencourt Campos e Paulo Sérgio Osório. Os educadores são integrantes do Comitê Educativo E Científico (CEC) e os professores Gustavo Simão e Mikael Miziescki da equipe técnica.

Participam do evento pesquisadores e acadêmicos do curso de História; Artes; Geografia; Ciências Biológicas; Administração; do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); do Centro de Memória e Documentação (CEDOC); e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS).

Uma parte significativa do sucesso do evento é refletida no número impressionante de 78 artigos científicos submetidos e aceitos para apresentação. Esses artigos abordam uma ampla variedade de tópicos relacionados à geologia, ecologia, história, cultura e outras áreas de pesquisa associadas ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

“Durante os dois dias do seminário, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, insights e pesquisas em painéis e apresentações, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e promovendo o avanço do conhecimento sobre essa região tão especial”, comenta Izabel.

“Esse comitê desempenha um papel fundamental na promoção da educação e pesquisa dentro do Geoparque Mundial da Unesco, garantindo que as ações acadêmicas e científicas se alinhem com os objetivos de preservação e divulgação desse patrimônio natural e cultural”, disse.

Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos resultados das pesquisas de Projetos de Extensão, PIBICs, Mestrados e Doutorados.

Confira:

Pesquisas apresentadas no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul:

1 – História dos povos indígenas na região do território Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: arqueologia pública e gestão do território no Extremo Sul Catarinense autoria de Paulo Henrique Dal Pont Michels e Juliano Bitencourt Campos.

2 – Timbé do Sul – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Carlos Eduardo Pereira Gomes, Liziane Acordi Rocha, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório.

3 – Jacinto Machado – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Laís Guidi Candido, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi Rocha.

4 – Capacidade de carga turística em paleotocas associada à segurança dos visitantes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Luciano Miranda e Juliano Bitencourt Campos

5 – Morro Grande – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Maria Eduarda Manenti de Jesus, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi

6 – Os Ecos do Geoparque: o banco de história oral do Cedoc/Unesc. Autoria de Michele Gonçalves Cardoso.

7 – Projeto Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: cartografando o patrimônio arqueológico e a história e cultura dos povos indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. Autoria de Estéfani de Oliveira Serafim; Bruno Moreira Carola; Juliano Bitencourt Campos; Mikael Mizieski; Lucy Cristina Ostetto Jairo José Zocche.

8 – Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio material e cultural: potencialidades para rotas geoturísticas urbanas no município de Torres/RS. Autoria de Mônica P Kravczik Guglielmi e Juliano Bitencourt Campos

9 – Entre a serra e o mar: desenvolvimento regional e a gestão integrada do território no geoparque mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos atores locais. Autoria de José Gustavo S. da Silva, Álvaro José Back e Ricardo Fonseca.

10 – A paisagem cultural artializada do município de morro grande: entre meandros, apropriações e lugares de passagem do rio Manoel Alves. Autoria de Mikael Miziescki

11 – Arte e patrimônio cultural morrograndense: Neusa Milanez, Renato Rocha e Gabrieli Salvalaio. Autoria de Mikael Miziescki.

12 – Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao  geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Izabel Regina de Souza, Silvio Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Melissa Watanabe.

13 – Relevância da singularidade socioambiental do Geoparque Cânions do Sul, bacia hidrográfica do rio Mampituba e unidades de conservação no litoral norte do RS e Sul de SC. Autoria de Gustavo Simão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2023 às 16:36
Compartilhar Comente

Pesquisa da Unesc no Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul é publicada em e-book da Unesco

Pesquisa da Unesc no Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul é publicada em e-book da Unesco
Mais imagens

Engajada nas causas regionais, a Unesc desempenha papel significativo no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Esse comprometimento tornou-se ainda mais notável com a inclusão de uma pesquisa no e-book “Unesco Bridges 2023”, divulgado recentemente.

O resumo intitulado “Promovendo a Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social no Território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Explorando a Paisagem, a Arqueologia, a História e a Cultura dos Povos Indígenas como Instrumentos Educacionais”, sintetiza as ações dos docentes e estudantes da Unesc, em colaboração com a equipe técnica do próprio Geoparque.

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) da Unesc e coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos, anualmente são selecionadas iniciativas desenvolvidas em várias regiões do mundo. 

Ele destaca que o projeto foi aprovado para o e-book por ser uma proposta que combina Pesquisa e Extensão, enraizadas em um território que busca a disseminação do saber e a promoção educacional voltada às comunidades tradicionais.

“No contexto dessa iniciativa, destacamos a dualidade de abordar períodos remotos, típica da arqueologia, enquanto também dialogamos com as comunidades contemporâneas, incluindo povos indígenas presentes no território em questão. É uma sequência de eventos que nos honrou com a publicação deste resumo, contendo contribuições do mundo”, diz, entusiasmado.

No resumo apresentado no e-book, os pesquisadores abordaram que o projeto desenvolvido no Geoparque resultou na criação de um mapeamento abrangente do patrimônio arqueológico, histórico e cultural dos povos indígenas na região.

“Por meio da disseminação de conhecimento, essa iniciativa aspira a construir uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e sustentável dentro da comunidade local. O foco central reside na necessidade de fortalecer os laços de solidariedade e promover uma cultura de paz e cidadania, ressaltando fatores intrínsecos à localidade, como história, cultura, patrimônio, território e biodiversidade”, explica Campos.

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul engloba dois estados brasileiros e sete municípios (sendo três municípios do Rio Grande do Sul – Torres, Mampituba e Cambará do Sul – e quatro municípios de Santa Catarina – Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande), que recebeu a chancela da Unesco em abril de 2022. 

A organização conta com uma equipe técnica composta por profissionais das estruturas municipais, que trabalham em conjunto com instituições parceiras e comunidades locais para implementar ações no território.

Sobre o projeto desenvolvido no local

O projeto estabelece uma relação de longa data entre a Unesc, o setor público representado pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e as comunidades indígenas das aldeias Tekoá Marangatu e Tekoá Nhu Porã. Por meio de uma pedagogia voltada para a descolonização da memória e da imaginação humana por meio de um diálogo sócio-cultural-ambiental, esse projeto utiliza a troca de conhecimento em ambientes educativos formais e não formais.

Ele encara a “alfabetização cultural” como um instrumento essencial para compreender a interligação entre território, ambiente e cultura, e como esses elementos se entrelaçam para impulsionar o surgimento de uma identidade holística. Isso conecta as pessoas à paisagem, permitindo que elas se identifiquem como parte integrante do todo. “Este projeto abrange uma ampla gama de fontes, incluindo pesquisa, disciplinas acadêmicas e ensino abordando temas relevantes para a região, como patrimônio, campo, arqueologia, ecologia e geobiodiversidade”, explica.

As escolas envolvidas no projeto passam por várias etapas, incluindo visitas de equipes, treinamentos e intercâmbios de conhecimento entre professores e alunos. Também envolve atividades inclusivas com os alunos, como a elaboração de uma cartografia participativa em sala de aula. Com o objetivo de promover níveis sustentáveis na região onde atua, o projeto está em constante evolução e expansão. 

A pesquisa conta com apoio do Edital nº. 514/2022 Extensão PROPIEX - Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, projetos de extensão por área de conhecimento da Unesc. 

Fazem parte do projeto, além da equipe técnica do Geoparque Gislael Floriano, a equipe de professores e estudantes da Unesc, como os professores do PPGCA Juliano Bitencourt Campos; Jairo José Zocche; professora do curso de História Lucy Ostetto;  professor do curso de Artes Mikael Miziescki; Doutorando do PPGCA José Gustavo Santos, e os graduandos do curso de História Bruno Moreira Carola e Estefani de Oliveira Serafim.

Sobre o Bridges: Ciência da Sustentabilidade orientada para as humanidades Bridges é uma coalizão global de ciência da sustentabilidade organizada dentro do Programa de Gestão de Transformações Sociais (MOST) da Unesco. 

Como uma iniciativa liderada por humanidades, o Bridges promove colaborações transformadoras nos cursos acadêmicos das artes, humanidades, ciências sociais e naturais em parceria com diversas comunidades.

Esses projetos têm como alvo a abordagem ativa das realidades enfrentadas por populações vulneráveis, comunidades e territórios regionais afetados por pressões sociais e ambientais, frequentemente associadas às mudanças climáticas, perda de biodiversidade, extinção de espécies, poluição e aquecimento dos sistemas marinhos, terrestres e atmosféricos em todo o mundo.

Saiba mais: https://bridges.earth/

Saiba mais: https://canionsdosul.org/


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente