PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Pesquisadores da Unesc participam de evento nacional de Arqueologia 

Pesquisadores da Unesc participam de evento nacional de Arqueologia 
Mais imagens

Pesquisadores da Unesc participaram de 13 a 17 de novembro do 22º Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Arqueologias Plurais: Políticas Patrimoniais e Desafios Contemporâneos, em Florianópolis.

O evento ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

Da Unesc, estiveram presentes os pesquisadores do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

O encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas no Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de Políticas Patrimoniais e os resultados obtidos com as pesquisas”, comenta o professor e pesquisador do PPGCA/Lapis, Juliano Bitencourt Campos.

“O encontro também é um momento para o compartilhamento de conhecimento, de pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta. 

O Congresso é promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e nesta edição contou com apoio da Agência de Fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O professor Juliano Bitencourt Campos, os doutorandos do PPGCA Diego Dias Pavei, José Gustavo Santos e acadêmica do curso de História Estéfani de Oliveira Serafim acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos.

Trabalhos apresentados:

Pesquisa apresentada no Simpósio Temático: Arqueologia, Comunidades, Territórios, Mudanças Climáticas e Patrimônio Cultural - Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Cartografando o Patrimônio Arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. De autoria de Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Estéfani de Oliveira Serafim.

Pesquisas apresentadas na modalidade de pôsteres: Uma velha aldeia em uma velha lagoa – o estudo do sítio lagoa da velhinha. De autoria de Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);
Outro umbu na encosta da serra gaúcha: o sítio chimarrão 1;

Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);

Dente por dente – estudo de um sepultamento secundário no sambaqui de piçarras 1;

Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2023 às 11:08
Compartilhar Comente

Seminário Internacional Apheleia: Unesc é sede da primeira edição fora da Europa

"Confira a Matéria na Íntegra"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2023 às 14:32
Compartilhar Comente

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa
Mais imagens

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a rede Apheleia realiza, na Unesc, o Seminário Internacional Apheleia: América do Sul – primeira edição realizada fora da Europa. O evento faz parte da programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e tem o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade. A abertura do Seminário ocorreu na noite desta quarta-feira (25/10) no Auditório Ruy Hulse, e contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores envolvidos em projetos desenvolvidos na Europa e na América do Sul, além de especialistas, professores e acadêmicos dos cursos de humanidades.

Na oportunidade, o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, destacou que o evento envolverá a apresentação de conferências, palestras, seminários e comunicações orais. “Serão discutidas as temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul”, pontuou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou que é necessário enxergar o horizonte, mas para chegar até lá, é preciso prestar atenção no caminho. “Não adianta sonharmos e dizermos que é importante ter consciência sobre sustentabilidade se não sairmos da retórica para a prática. Este evento é importante para entendermos o nosso lugar no mundo e a forma com a qual podemos realmente fazer a diferença”, acrescenta.

Convidado a abrir o evento e a falar sobre os desafios para o século 21, o professor coordenador do Instituto Politécnico do Tomar, em Portugal, Luis Oosterbeek, comentou que hoje a sociedade vive na era da ansiedade, do buscar a solução dos problemas de forma imediata. “Se eu tivesse que escolher um único desafio, seria a construção de uma identidade humana. A natureza dos problemas do mundo não nos permite encontrar soluções locais. É necessária uma convergência planetária para gerenciar este cenário”, enfatizou.

Ao encontro da afirmação, o coordenador de Programas e Projetos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), do Uruguai, Juan Manuel Sotelo Silveira, contou que o trabalho científico vem para oferecer perspectivas de futuro. “Entre 2008 e 2018, o número de autores radicados em instituições latino-americanas cresceu 84%. O Brasil é o maior produtor de material científico, com mais de 82 mil documentos somente em 2018. O potencial do país, de puxar os outros para a área da pesquisa, é enorme”.

Sobre a Apheleia

A Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da Unesc e da UFSM.

Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da Unesco, Bridges, sobre Humanidades e sustentabilidade.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:41
Compartilhar Comente

Encontro discute assuntos relacionados ao Geoparque e potenciais turísticos dos Caminhos Cânions do Sul

Encontro discute assuntos relacionados ao Geoparque e potenciais turísticos dos Caminhos Cânions do Sul
Mais imagens

Durante a manhã desta sexta-feira (27/10), mais um encontro marcou o Seminário Internacional Apheleia – América do Sul. O evento, Apheleia: Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos Canions do Sul, integra a programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e possui o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade.

O prefeito da cidade de Praia Grande e presidente do consórcio intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Elisandro Pereira Machado, também esteve presente e reforçou a importância do encontro para todos os presentes.

“Esse momento foi de extrema importância, inicialmente por recebermos aqui esse grande encontro da América Latina e porque, na oportunidade, colocamos para as pessoas tudo que estamos vivendo neste novo momento para o turismo da nossa região. Muitas portas se abriram até aqui, recebemos muitos investimentos e estudos por conta do grande potencial turístico que temos”, destacou.

O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, reforçou a relevância do momento para todo o país e América Latina.

“Me sinto muito grato por estar participando da organização desse encontro tão especial. Nessa manhã, a equipe envolvida teve a oportunidade de mostrar a todos os presentes um pouco mais sobre o processo de conhecimento do Geoparque. É um evento que traz uma riqueza muito grande de informações e uma troca de experiências importantíssima sobre o território em geral para a comunidade acadêmica e para todo público em geral que possui afinidade com a temática”, destaca.

O evento contou ainda com a participação do géologo Gustavo Simão e dos professores João Henrique Zahdi Ricetti e Mikael Mizieski.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:39
Compartilhar Comente

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente