Alumni

Unesc forma novos educadores e bacharéis nas áreas de: Educação Física, História e Pedagogia

Unesc forma novos educadores e bacharéis nas áreas de: Educação Física, História e Pedagogia
Em mais uma noite de formatura virtual, Universidade celebrou com os mais novos graduados da área da educação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Lá em Pelotas, no Rio Grande do Sul, na casa da família Vieira Moraes, esta terça-feira (8/9) é dia de festa. Eles, assim como dezenas de famílias do Brasil afora, celebram a formatura de amigos e familiares na Unesc. A cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma virtual nesta noite marcou a outorga do grau de Educadores Físicos, Historiadores e Pedagogos, entre eles o Denis Vieira Moraes.

Denis é um dos profissionais que deixa a Universidade com o diploma em Pedagogia em mãos e a bagagem cheia dos mais diversos aprendizados. Inteiramente dedicado à graduação, o agora egresso participou de diferentes projetos e ações ao longo do seu período de estudos na Unesc, fazendo valer a oportunidade de estar em uma grande Universidade.

O fato de ter saído de casa, no Estado vizinho, e ido para uma cidade maior sozinho buscar qualificação, para Denis, é motivo de orgulho. Conforme ele, essa conquista serve para provar não só para si mesmo, mas para familiares e colegas que é possível sair e conquistar algo grande, como um diploma, almejando ainda mais. “Minha família sempre esteve ao meu lado, acreditou em mim e no meu sonho, apesar de lá atrás parecer distante. Para quem vem do mesmo lugar que eu, jovem negro, de periferia, que por tantas vezes é desacreditado de que vai dar certo, imagino que sirva como exemplo de que é possível, sim, ir além”, salientou.

Denis, além da Pedagogia, tem especial aptidão ao teatro, tendo já trabalhado como ator. Seu talento será um dos diferenciais a partir de agora no trabalho em sala de aula. Seu objetivo como educador, conforme ele, será utilizar tudo o que aprendeu sobre as teorias, mas mais do que isso, sobre a humanização da educação. “Pretendo educar de forma integral, olhando para meu aluno, seja criança, adolescente ou até idoso, e vendo tudo o que está por trás dele, da sua história e das suas vivências até aqui”, completou o licenciado que já se encaminha para continuar os estudos por meio de um Mestrado em Educação.

Orgulho da formação de excelentes professores

O exemplo do graduando, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é um dos tantos que lhe enche de orgulho e satisfação por estar à frente de uma Universidade que valoriza a formação de professores. “Que imensurável orgulho sinto ao saber que a Unesc forma professores para a região, para o Estado e para o país. Nossa Universidade investe na educação, na formação daqueles que farão a diferença para mudar vidas e cenários por dessa que é, se não a única, a maior forma de mudança social”, destacou.

Ainda em suas palavras aos formandos da noite, Luciane destacou uma característica que considera fundamental a todos os cidadãos, sobretudo aos licenciados e bacharéis formados neste momento pela Unesc, pedindo-lhes que não a abandonem.

“Essa característica que lhes falo é a indignação, o desassossego, a inquietação face aos fatos do dia a dia, as injustiças, as misérias, as violências materiais ou simbólicas. Nós perdemos com muita facilidade a capacidade de nos indignarmos, mas é o que peço a vocês: não a percam jamais! A indignação não representa apenas uma inquietação frente as profundas desigualdades sociais que assolam o país e o mundo, ela não se restringe apenas as desigualdades materiais de acesso aos bens e serviços necessários a vida digna, mas também as desigualdades de acesso ao bem-estar psíquico, mental e emocional. Ao reconhecimento de cada homem e cada mulher como pessoa humana com direito de não sofrer nenhuma espécie de violência física ou simbólica e ter o respeito pelas suas escolhas, quaisquer que sejam”, destacou enfática a reitora.

A cerimônia, transmitida ao vivo pela Unesc TV pelo YouTube, contou ainda com a presença do patrono do curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Daniel Rodrigues; do coordenador-adjunto do curso de Educação Física, Bruno Dandolini Cardoso; da patronesse e coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso; da patronesse e coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo e dos professores homenageados Robinalva Borges Ferreira, Rômulo Luiz da Graça e Viviane Candioto, do curso de Educação Física Bacharelado; Grasiela Gonçalves Mendes, Roberto Carlos Bortolotto e Vidalcir Ortigara, do curso de Educação Física Licenciatura; Lucy Cristina Ostetto, Michele Maria Stakonski Cechinel e Tiago da Silva Coelho, do curso de História; e Antonio Serafim Pereira, Andréa Rabelo Marcelino e Alex Sander da Silva, do curso de Pedagogia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 21:44
Compartilhar Comente

Biomédicos graduados e preparados para contribuírem no fortalecimento da profissão

Biomédicos graduados e preparados para contribuírem no fortalecimento da profissão
Profissionais colaram grau em cerimônia especial online realizada pela Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Sextou” em grande estilo para os 18 novos biomédicos da Unesc. Eles colaram grau na tarde desta sexta-feira (4/9) em cerimônia virtual comandada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. Nesta data eles encerram a jornada da graduação, iniciada no segundo semestre de 2016, e iniciam suas trajetórias profissionais de forma oficial. O evento, transmitido pela Unesc TV no YouTube, contou também com a presença do coordenador do curso, Emanuel de Souza, além dos professores homenageados Claudia Peluso Martins, Hugo Galvani Zapellini e Meline Oliveira dos Santos Morais e da paraninfa da turma, Flávia Karine Rigo.

Entre os integrantes da turma que celebrou a conclusão da graduação nessa tarde esteve a jovem Franciele Rabelo. Para ela, a data será para sempre lembrada pela grande conquista não só sua, mas também de seus familiares e amigos. “Esse momento significa muito para mim e para todos da minha família, já que sou uma das primeiras a realizar essa conquista. Tenho muitas pessoas ao meu redor que torcem por mim e hoje comemoram comigo com muita emoção”, destacou.

Mesmo de forma virtual, o sentimento ao vivenciar a formatura, conforme Franciele, é de missão cumprida. “É claro que sonhamos com a produção, com a festa, mas diante do que é possível nós nos adaptamos. A Unesc, no meio disso tudo se preocupou em proporcionar esse momento aos alunos e seus familiares por meio da tecnologia e isso é muito importante”, completou.

A estudante que hoje se torna profissional, garante que jamais deixará de estar nas salas de aula. “Não pretendo parar por aqui. Acredito que na Biomedicina a graduação é uma base e precisamos nos qualificar e nos aperfeiçoar ainda mais ao longo do tempo. Já estou fazendo inscrições para provas de mestrado, focando em cursos e na pós-graduação, pois o estudo deve ser constante”, destacou.

Prontos para fazer a diferença

Responsável por outorgar o grau dos recém-formados, a reitora da Universidade deixou sua mensagem aos mais novos graduados da Instituição. Conforme Luciane, a cerimônia lhe faz vislumbrar a possibilidade de mudanças. “São novos biomédicos, novas, perspectivas, novo espírito solidário, novos paradigmas que substituem antigos modos de pensar, agir e mudar as circunstâncias. Vocês celebram hoje essa conquista, toda a região ganha com profissionais preparados e a Universidade também, por se orgulhar em entrega-los prontos”, destacou.

A formação possibilitada por uma grande Universidade, conforme a reitora, com o acompanhamento dos melhores professores e pesquisadores, garante a segurança e o orgulho da Instituição. “Entregamos hoje novos biomédicos corajosos, seguros das suas competências e com tamanho espírito solidário que nos orgulha muito. São jovens muito responsáveis, conhecendo com clareza o território de suas inúmeras possibilidades e que com certeza farão a diferença no cenário em que serão inseridos”, completou.

Para o coordenador do curso de Biomedicina, os novos colegas têm, a partir de agora, a missão de honrar e valorizar a profissão. “Digo, de coração, que vocês podem contar sempre comigo como profissionais e amigos. Daqui para frente, conto com vocês também para o fortalecimento da Biomedicina. Quanto mais biomédicos de qualidade tivermos no mercado de trabalho, mais seremos fortalecidos e reconhecidos”, salientou.

O chamamento do coordenador foi respaldado, na cerimônia, pelo discurso da oradora da turma, Carolina Antunes Torres. Em suas palavras, a graduanda fez um balanço do período vivido na academia e convidou os colegas a fazerem a diferença a partir dos conhecimentos adquiridos. “Agora que chegamos no dia da formatura é hora de analisarmos tudo, aprendermos com nossos erros, levar o melhor da nossa luta e de nós mesmos. Vamos mostrar para o mundo que a Biomedicina é muito mais do que as pessoas imaginam e o quão essencial ela é”, discursou.

O vídeo da transmissão realizada ao vivo a partir das 15h30 segue disponível no canal da Unesc TV, no YouTube.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2020 às 18:00
Compartilhar Comente

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc
Entrega das Cartas de Créditos concedidas foi feita nesta quarta-feira (4/3) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc entregou, nesta quarta-feira (4/3), duas Cartas de Crédito de bolsas de 100% em um dos cursos de Pós-Graduação da Instituição para acadêmicas que tiveram desempenho destaque no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2019. As acadêmicas Rafaela Cardoso Constantino, de Engenharia Civil, e Franciele Rabelo, de Biomedicina, receberam das mãos da reitora Luciane Bisognin Ceretta o documento que lhes garante a bolsa integral nos cursos que escolherem em suas determinadas áreas.

O encontro, realizado na Sala de Reuniões da reitoria, marcou o reconhecimento da Universidade pelo destaque dos alunos. Ao fazer a entrega das premiações a reitora da Unesc fez questão de agradecer as alunas, parabeniza-las e colocar a Instituição à disposição para a continuidade de suas jornadas. “Vocês já iniciaram a etapa profissional com um diferencial ao conquistarem esse destaque e tendo a oportunidade de levar os estudos adiante com as bolsas. Queremos que vocês tenham um caminho brilhante lá fora e não temos dúvidas de que isso irá acontecer, no entanto, as queremos aqui perto da Universidade, caminhando lado a lado conosco também”, destacou.

Rafaela, que cola grau em Engenharia Civil e comemora a conquista da graduação neste sábado (7/3), teve nesta quarta-feira mais um momento que, conforme ela, completa dias de muita emoção. Isso porque há menos de um mês Rafaela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha. “Tudo isso que está acontecendo é algo que até então eu não imaginava ser possível. São dias de muita realização”, comentou a aluna que pretende seguir a vida acadêmica por meio de um mestrado.

Foram contemplados também com as Cartas de Crédito os alunos Carolina Meinert Vitniski, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Karolain da Silva Batú, de Farmácia; Leandro da Silva Garcia, também de Arquitetura e Urbanismo e Matheus Marquardt do curso de Medicina, sendo duas bolsas de 75% e duas de 50% de desconto nos cursos, respectivamente.

Os ganhadores foram escolhidos através de sorteio entre os acadêmicos que, entre os mais de 900 participantes, tiveram melhor desempenho no Exame. Os acadêmicos que não puderam participar do encontro para entrega oficial do documento poderão retirá-lo na Diretoria de Ensino de Graduação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 19:14
Compartilhar Comente

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade
Mais imagens

Na semana em que se celebra o Dia do Sanitarista, conheça mais sobre a especialidade que atua diretamente com a  Saúde Coletiva e a formação que a Unesc oferece na área

Um profissional capacitado com conhecimento e experiência capazes de analisar de forma completa a saúde pública local, elencando ações prioritárias e propondo as melhores soluções e alternativas diante do cenário no qual está inserido. Esse é o Sanitarista, profissional de extrema importância em todos os níveis de serviços e que tem o dia 2 de janeiro como data na qual é celebrada sua função. 

Reconhecendo o inestimável poder de transformação de tal papel na sociedade, a Unesc, desde 2015, conta com o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva). O Programa oferece o Mestrado Profissional na área, dividido em três linhas de pesquisa. 

O resultado diferenciado do trabalho do profissional Sanitarista, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, se dá por meio da competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho, tudo isso de forma a melhorar o serviço de saúde coletiva oferecido à comunidade. 

De acordo com Cristiane, profissionais de diversas áreas, que desempenham ou tenham interesse em desempenhar atividades na área da saúde podem fazer o mestrado profissional, não se restringindo apenas aos profissionais com formação na área da saúde.

Resultados práticos 

Ao longo dos primeiros cinco anos de atividades, nos quais mais de 60 profissionais foram formados, os resultados dos estudos e trabalhos realizados pelo Programa já beneficiaram inúmeras pessoas. 

Conforme a coordenadora, os pesquisadores, docentes e egressos do PPGSCol vêm desenvolvendo uma série de atividades com impacto para a saúde coletiva da região Sul do estado. 

“Nossos docentes e egressos desempenham trabalhos tanto na gestão dos serviços de saúde quanto na assistência direta ao usuário do serviço de saúde. Desse modo as vivências, discussões e pesquisas realizadas durante o mestrado permitem ofertar cuidado mais qualificado ao usuário de saúde, implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde”, destaca. 

Ainda de acordo com Cristiane, entre os assuntos que já foram temas de trabalhos realizados pelo PPGSCol estão a avaliação de recursos diagnósticos em odontologia, análise de demandas a partir das chamadas realizadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente na atenção primária em saúde, panorama do casos de HIV, série de pesquisas e intervenções na área de saúde do trabalhador, entre outros. Tais estudos, conforme Cristiane, têm gerado evidências científicas a partir da realidade da saúde coletiva  da região Sul do estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de janeiro de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente