Alumni

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

Revestimento usado na casa do BBB é criado por formando do curso de Design da Unesc

Revestimento usado na casa do BBB é criado por formando do curso de Design da Unesc
Vitrine em rede nacional expõe o material desenvolvido pelo formando Jones Bittencourt (Foto: Paula Darós Darolt) Mais imagens

A paixão do egresso do curso de Design da Unesc, Jones dos Santos Bittencourt, de 22 anos, pela área dos revestimentos cerâmicos veio desde o início da graduação, há cinco anos. Agora, logo após comemorar oficialmente a formatura neste sábado (22/1), depois o adiamento da cerimônia festiva, ele tem o trabalho reconhecido na área que é a sua paixão ao estampar na casa mais vigiada do Brasil, o Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo, um revestimento de criação própria na função de designer de produto da empresa Itagres, de Tubarão.

Chamado de “Granilite Glitter” o produto foi o primeiro desenvolvido por Jones na empresa e já conquistou espaço na vitrine nacional. Conforme ele, a peça traz alguns elementos descontruídos da cultura geek, de Star Wars em especial, mas que são imperceptíveis ao público e fazem parte da sua forma de criar. O destaque, para ele, é motivo de orgulho e até êxtase. “Ainda não caiu a ficha direito, mas me sinto muito feliz e emocionado. É muito gratificante”, comenta Jones, formado em 2020 no curso de Design da Unec.

O design de superfície, área na qual o egresso se dedica diariamente, é amor antigo, iniciado ainda em 2017, na primeira experiência de trabalho, na qual teve a oportunidade de atuar diretamente no setor envolvido no processo de criação. Os aprendizados acadêmicos vieram em seguida ao cursar a faculdade e confirmar o que seu coração já dizia. “Ao longo do curso nós exploramos diversas formas do Design, o que foi importante também para o meu aprendizado. Porém, quando chegou naquela que disciplina específica que eu tanto esperava, eu tive certeza que era essa a minha paixão”, destaca.

O amor ao que faz e toda a bagagem adquirida na graduação na Unesc são claramente ingredientes imprescindíveis para o sucesso do jovem. Somados à receita, conforme o coordenador do curso de Design da Universidade, João Rieth, estão a dedicação enquanto acadêmico e o talento nato. “Desde o início ele me disse que tinha esse interesse pela área da cerâmica e foi nesse segmento que permaneceu durante os anos de graduação. Ao tomarmos conhecimento do destaque do produto por ele desenvolvido nos traz muito orgulho e satisfação, especialmente por conhecermos seu talento e dedicação”, comenta.

A indústria cerâmica regional, de acordo com Rieth, faz parte da história do curso e representa um dos grandes potenciais de atuação aos acadêmicos e egressos, sendo uma área na qual a graduação oferece grande qualificação. “A área do design cerâmico e o design de superfície é o setor que abriu as portas para os projetos colaborativos com empresas regionais. Foi nesse segmento que começamos a parceria de receber briefings reais e procuramos desenvolver novas propostas criativas com a assessoria das empresas. Esse destaque demonstra o quanto esses projetos são eficientes”, acrescenta.

Ao longo dos próximos meses Jones, seus amigos, colegas e familiares e toda a comunidade acadêmica e regional terão um motivo a mais para assistir ao reality show e apreciar o trabalho do talento criciumense. “Acho que quando eu sentar na frente da TV despretensiosamente e ver o revestimento aparecendo lá é que vai cair a minha ficha de que meu trabalho está em rede nacional”, pontua ainda.

A repercussão positiva, conforme o designer, pode servir de incentivo para quem tem interesse na área. “Eu indico sem dúvidas o curso de Design da Unesc para quem tem um estilo de criatividade. Você vai passando pelas disciplinas, se envolvendo, percebendo seus interesses e até criando novos interesses a partir do que aprende”, garante.

Processo de preparação para integrar o BBB

Para fazer parte do projeto arquitetônico da casa do Big Brother Brasil o produto da Itagres desenvolvido por Jones passou por alguns ajustes. O Granilite Glitter EXT, conforme o designer, foi repensado de forma a oferecer resistência ao escorregamento, conforme o ambiente no qual a produção do programa usaria, encaixando-se ao estilo escolhido para a casa. “O produto original, o primeiro que desenvolvi na empresa, em 2021, não era indicado a esse tipo de espaço. A partir da demanda do programa, fizemos a alteração e lançamos essa variação para área externa. Tudo de forma rápida e discreta com contato entre o setor de marketing da empresa e a produção da Rede Globo”, relata.

A Itagres expõe oito produtos no BBB, sendo quatro de coleções já lançadas anteriormente e quatro novidades. “A repercussão está muito positiva. Isso alavanca os negócios. É muito interessante o crescimento”, comemora.

Oportunidade em aberto

As matrículas para o curso de Design e as mais de 50 outras opções em graduação da Unesc estão em aberto. Interessados podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as oportunidades e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o semestre.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de janeiro de 2022 às 18:12
Compartilhar Comente

Egresso da Unesc palestra sobre Arquitetura Corporativa

Egresso da Unesc palestra sobre Arquitetura Corporativa
Mateus Michels Pereira participou de encontro virtual com a sétima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A sétima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc participou, nesta sexta-feira (9/4), na disciplina de Arquitetura de Interiores, de uma palestra sobre Arquitetura Corporativa.

Responsável pela disciplina, a professora Aline Eyng Savi fez o convite ao egresso do curso arquiteto e urbanista Mateus Michels Pereira para contar sobre sua experiência profissional, apresentando seus projetos nessa área.

No encontro realizado de forma virtual Mateus apresentou um dos seus projetos e discutiu sobre todas as etapas de sua realização, desde os primeiros contatos com a empresa contratante até a entrega final.

Tal iniciativa, afirma a professora Aline, é fundamental para o futuro profissional, e coloca os acadêmicos em contato com as tendências atuais do mercado da arquitetura.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2021 às 18:16
Compartilhar Comente

Prata da Casa Unesc: Egressa Gisele Rodrigues Madeira compartilha experiências sobre trajetória profissional até se tornar diretora da Plasson no México

Prata da Casa Unesc: Egressa Gisele Rodrigues Madeira compartilha experiências sobre trajetória profissional até se tornar diretora da Plasson no México
Jornada que iniciou aos 12 anos vendendo produtos em catálogo para ajudar a família evoluiu para case inspirador de carreira internacional (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Gisele Rodrigues Madeira, diretora da Plasson México, foi a responsável por inspirar mais de 50 acadêmicos da Unesc na noite desta segunda-feira (5/4) na primeira edição de 2021 do projeto Prata da Casa, idealizado pelo Núcleo de Estudos Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint). Ao compartilhar sua história pessoal e profissional, Gisele, que é egressa do curso de Administração habilitação em Comércio Exterior, deixou lições de dedicação ao estudo, de luta pelos próprios objetivos e amor ao trabalho.

Ela, que iniciou aos 19 anos na empresa, atualmente comanda uma equipe de 38 funcionários diretos em um país diferente, com cultura e idioma diferentes e com muita história de batalhas e vitórias para contar. Diante de tamanha bagagem, esta edição do projeto Prata da Casa, conforme o professor dos cursos e idealizador do projeto, Júlio Cesar Zilli, trouxe aprendizados práticos que vão além da teoria. “Todos nós aprendemos mais sobre empatia, dedicação e esforço, ingredientes fundamentais que fizeram com que Gisele chegasse onde chegou em sua trajetória profissional”, afirmou.

Nos próximos meses, de acordo com o professor, os acadêmicos terão a oportunidade de ouvir relatos de egressos que atualmente exercem suas profissões na Austrália, na Nova Zelândia e na Irlanda.

Esforço e dedicação desde o primeiro dia de trabalho

A vida profissional de Gisele, Sul catarinense, começou cedo, aos 12 anos. Percebendo a situação delicada que a família enfrentava com o pai desempregado, a então adolescente não hesitou em iniciar uma jornada de trabalho para colaborar, com o mínimo que fosse, com os custos da família. “Ao ouvir uma conversa dos meus pais sobre a situação financeira difícil fui correndo na casa da minha tia e pedi um catálogo de produtos para começar a vender. Ali conseguia arrecadar mensalmente em média de R$ 15 a R$ 20, valor que eu usava para ajudar nos custos dos materiais escolares, já que eu sempre gostei muito de estudar e também me dedicava a isso”, relembrou.

Assim que fez 15 anos a adolescente, já cheia de vontade de fazer a diferença, buscou emprego em uma fábrica de macarrão nas proximidades de casa, empresa onde trabalhou empacotando os produtos. Alguns anos depois, em mais uma situação financeira difícil para a família, Gisele quase viu seu sonho de cursar uma graduação ir por água abaixo. “Lembro do dia como se fosse hoje. Eu ouvindo do meu pai que eu precisaria adiar a ideia de prestar vestibular, pois ele não poderia mais me ajudar a pagar a faculdade. Fiquei arrasada, mas em seguida fui atrás de alguma alternativa para mudar o rumo dessa história”, contou no encontro desta noite.

Com a ajuda do pai a adolescente conseguiu um novo emprego, quase com o mesmo salário, mas onde via possibilidades de crescimento profissional. “Comecei a trabalhar como empacotadora de supermercado. Eu queria ser a melhor empacotadora, me dediquei e fui bem na função. Em um mês fui promovida e passei a atuar como caixa. Lembro que na época isso foi exemplo para que outros colegas almejassem também uma promoção”, relatou.

Já cursando a graduação que tanto sonhou, a acadêmica almejava poder colocar em prática os ensinamentos que vinha absorvendo a cada dia de aula e de estudos ao chegar em casa, madrugada adentro. “Foi aí que, comentando entre colegas, um deles ouviu meu desejo de trabalhar em algo que fosse na área da administração, que surgiu o incentivo para que eu enviasse meu currículo para a Plasson. Naquele momento não havia vaga aberta, mas pouco tempo depois essa vaga surgiu e eu fui entrevistada”, recordou.

Aos 19 anos Gisele conquistou a vaga graças a um diferencial em seu currículo: o trabalho voluntário realizado aos domingos. “Eu precisava dedicar algumas horas de trabalho para contar com a bolsa do Artigo 170 na Universidade. Como trabalhava o dia todo, de segunda à sábado, e estudava à noite, era aos domingos que eu cumpria esse compromisso no Hospital São Donato. Na entrevista fui questionada sobre isso e, ao explicar minha história, tive o esforço reconhecido e fui escolhida”, pontuou.

De lá para cá Gisele construiu sua vida a partir daquilo que acredita ser a principal lição da vida: aproveitar todo o tempo em prol do conhecimento. Galgando de função em função, a administradora chegou a ocupar a função de gerente administrativa de vendas da Plasson do Brasil até ser convidada a assumir como diretora em um novo mercado, o México, país onde vive até hoje com a família.

Para ela, entre as convicções que colaboraram com seu crescimento está a vontade de aprender sem vergonha de trabalho ou de dúvidas. “Nós não temos que ter vergonha de trabalho nenhum. Perguntar ou pedir um ensinamento jamais é vergonha, é oportunidade. Temos que ter vontade, aproveitar o tempo para aprender sempre um pouco além, assim vamos sempre aumentando o conhecimento e, quando a oportunidade chega, estamos preparados”, aconselhou.

Os anos de graduação, para Gisele, foram vividos intensamente e deixam lembranças maravilhosas. “Eu aprendi e me dediquei muito enquanto acadêmica. Sinto orgulho da aluna que fui. Tive foco. Sempre busquei aplicar os ensinamentos e trabalhos das disciplinas no meu trabalho e isso enriqueceu muito os resultados, tanto que pude aplicar na prática a resolução de um problema sobre o qual pesquisei em meu Trabalho de Conclusão”, acrescentou ainda deixando o convite para que os alunos se esforcem cada vez mais em prol dos estudos e da busca incessante por novos conhecimentos.

Acompanharam também o encontro virtual desta segunda-feira os professores Isabel Regina de Souza, Valdir Scarduelli Neto e Wagner Blauth.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2021 às 21:16
Compartilhar Comente