Clínicas Integradas

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Uso racional de medicamentos é tema de ação do curso de Farmácia

Uso racional de medicamentos é tema de ação do curso de Farmácia
Atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos nesta sexta (Foto: Milena Santos/Prefeitura de Criciúma)) Mais imagens

Para levar informações à comunidade, o curso de Farmácia e a Farmácia Solidária da Unesc realizaram nesta sexta-feira (5/5), uma ação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Professores e alunos da Unesc e profissionais da área atenderam a comunidade, tiraram dúvidas e orientar sobre os riscos de atitudes como a automedicação. A qualidade dos medicamentos e descarte correto deles também foram abordados com a população.

À população também foram ofertados serviços como verificação de pressão arterial e do índice glicêmico, orientações quanto ao descarte correto de medicamentos e informações sobre doenças como diabetes. Além disso, por meio do serviço “Fale com o Farmacêutico” acadêmicos e professores de Farmácia da Unesc conversaram com as pessoas a respeito dos medicamentos que elas tomam.

A ação tem a parceria do Sesi-Farmácia e Secretária Municipal de Saúde de Criciúma e o apoio do CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de maio de 2017 às 18:03
Compartilhar Comente

Curso de Farmácia orienta comunidade sobre uso racional de medicamentos

Curso de Farmácia orienta comunidade sobre uso racional de medicamentos
Atividades ocorrem na Praça Nereu Ramos nesta sexta (Foto: Arquivo) Mais imagens

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio. E para levar informações à comunidade, o curso de Farmácia e a Farmácia Solidária da Unesc realizam nesta sexta-feira (5/5), uma ação na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e ocorre das 9 às 15 horas.

Professores e alunos da Unesc e profissionais da área vão atender a comunidade, esclarecer dúvidas e orientar. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade, Juliana Lora, os erros de medicação são potencialmente evitáveis e podem ser causados por fatores como fadiga do profissional, superlotação nos serviços de saúde, falta de pessoal, má formação e informação errada dada aos pacientes.

Ela lembra que qualquer um destes fatores, ou uma combinação deles, pode afetar a prescrição, a dispensação, o consumo e o monitoramento de medicamentos, o que pode ocasionar sérios prejuízos para a saúde e até mesmo a morte. “O objetivo da ação é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, qualidade dos medicamentos e descarte correto dos mesmos, além da divulgação de serviços como a Farmácia Solidária”, comenta.

Quem passar pela Praça Nereu Ramos nesta sexta-feira poderá utilizar serviços como verificação de pressão arterial e do índice glicêmico, ter orientações quanto ao descarte correto de medicamentos e informações sobre doenças como diabetes. Além disso, por meio do serviço “Fale com o Farmacêutico” acadêmicos e professores de Farmácia da Unesc estarão conversando com as pessoas a respeito dos medicamentos que elas tomam – os interessados podem levar receita de sua medicação e tirar dúvidas a respeito da maneira de tomar e sobre a combinação de remédios utilizados ao longo do dia.

Doação

Quem tiver medicamentos que não utiliza mais, pode entregar no local do evento, para que seja feito o descarte adequado através do ponto de coleta de medicamentos ou a doação para a Farmácia Solidária.

Para Juliana, além de incentivar o uso correto e racional, iniciativas como estas contribuem para conscientizar as pessoas da importância da participação delas no seu tratamento. “Quando o paciente questiona sobre o medicamento que lhe foi recomendado ou cobra uma prescrição legível, por exemplo, está contribuindo para a prevenção de eventuais erros de medicação”, afirma.

A ação tem a parceria do Sesi-Farmácia e Secretária Municipal de Saúde de Criciúma e o apoio do CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2017 às 21:43
Compartilhar Comente

Trabalhadores da região podem contar com atendimento especializado

Trabalhadores da região podem contar com atendimento especializado
Atividades são desenvolvidas por professores e alunos nas Clínicas Integradas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem um espaço reservado para o cuidado com a saúde dos trabalhadores. Trata-se do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), que presta atendimento para profissionais de todas as categorias. O objetivo é colaborar para que o trabalhador reestabeleça a sua condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Núcleo atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

Os agendamentos para o serviço ocorrem durante todo o ano e os interessados podem entrar em contato com o Nupac pelo telefone (48) 3431-2651 e 3431-2654 ou pelo e-mail nupac@unesc.net. Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc.

O local possui uma equipe multiprofissional voltada para uma atenção integral da saúde, visando a melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento do trabalhador por doença relacionada ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

O coordenador do Núcleo, Willians Longen, explica que o Nupac está voltado especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o que envolve problemas nos membros superiores (ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão), na coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar) e nos membros inferiores (neste caso se existe relação bem marcada com o trabalho que o indivíduo desenvolve ou desenvolvia). “O Núcleo atende também pessoas que não estão afastadas do trabalho mas que estão com disfunção musculoesquelética. Não há exigência de que a afecção tenha sido firmada oficialmente como sendo relacionada ao trabalho. As triagens também são voltadas para contribuir para tornar claro o tipo de disfunção e a existência ou não de causa laboral”, afirma Longen. 

Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde e professores e estudantes de cursos da Unesc. Há também a participação de alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc que estão com seus projetos de pesquisa voltados para o Núcleo.

Histórico

O Nupac é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). O projeto foi aprovado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e em novembro de 2016, oficialmente lançado através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o MPT e o Núcleo de Estudos. Longen conta que houve o repasse de R$ 1 milhão ao Nupac, proveniente de multa a uma empresa de grande porte da região, revertendo o recurso para ações de recuperação e de promoção da saúde do trabalhador.

A primeira atividade de promoção da saúde ocorreu em dezembro de 2016 com servidores da área da saúde (hospitalar) e os atendimentos de reabilitação iniciaram em 20 de fevereiro de 2017.

As atividades do Nupac têm ainda a parceria da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2017 às 15:06
Compartilhar Comente

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador
Nupac-ST vai trabalhar em parceria com o SUS das cidades da região Mais imagens

Um lugar para cuidar da saúde do trabalhador. A Unesc promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11) o lançamento do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), no Auditório Ruy Hülse. A oficialização do projeto foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Marcio Goss Neves, e a Unesc, representada pelo reitor Gildo Volpato.

“O Nucleo vai fazer um grande bem a comunidade. A Unesc está sempre buscando fazer parte de histórias como esta, que buscam cumprir nossa missão como Universidade Comunitária. E, com muito comprometimento, acreditamos que podemos fazer o melhor”, afirmou o reitor da Unesc.

O procurador do trabalho comentou sobre a situação da saúde dos trabalhadores na região. “No nosso dia a dia nos deparamos com realidades de grande sofrimento. A preocupação com a saúde do trabalhador é muito importante, já que muitas vezes essas pessoas batalham tanto para sustentar uma família”, ressaltou.

Conhecimento

O lançamento também contou com duas palestras. Edna Maria Niero socializou suas experiências como coordenadora do Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Hospital Universitário da UFSC. Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, e o coordenador de Ensino da UNA SAU e do projeto do Nupac-ST, Willians Longen, apresentaram o projeto do Nupac-ST e seus benefícios.

“É um momento especial, só temos a agradecer as possibilidades que temos aqui na Universidade. Vamos buscar agregar cada vez mais a esta área que é tão necessitada”, comentou Longen.

O Núcleo

O Nupac-ST vai trazer benefícios para agregar a saúde dos trabalhadores da região. A Universidade, por meio das Clínicas Integradas, em parceria com a rede do SUS, vai realizar a reabilitação física de trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A previsão de início das atividades é fevereiro de 2017.

“Esse momento vem a ajudar muito o sistema de saúde voltado aos trabalhadores da região. Quando conheci o projeto vi uma grande possibilidade de alimentar mudanças nos mais diversos cenários e contribuir cada vez mais com a sociedade. São projetos como esse que me orgulho de fazer parte", destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Também fazem parte do projeto o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação e Saúde Coletiva) e o MPT (Ministério Público dos Trabalhadores) Estadual e Regional.

Além de Neves, Volpato, Edna, Sardá, Longen e Luciane, a mesa de abertura do lançamento do Nupac-ST contou com a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim; da coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava; da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação Unesc), Lisiane Tuon; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Célio Elias; da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Criciúma), Carla Zabotti; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio Zavadil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de novembro de 2016 às 14:20
Compartilhar Comente