Diretoria de Extensão

Espaço das Empresas Juniores é inaugurado na Unesc

Espaço das Empresas Juniores é inaugurado na Unesc
Estudantes, professores e funcionários prestigiaram o momento (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

As Empresas Juniores da Unesc agora têm um espaço na Universidade. A inauguração do local ocorreu nesta sexta-feira (17/6), na sala 3 do Bloco P. Atualmente, a Universidade possui oito empresas juniores, nos cursos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Psicologia, Administração, Engenharia de Produção, Design, Engenharia de Materiais e Direito.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a inauguração do espaço incentiva, estimula e fortalece o empreendedorismo dentro da Universidade. “É de fundamental importância que os estudantes se envolvam em atividades que vão além da sala de aula. E as Empresas Juniores trazem esse diferencial ao aluno, desenvolvendo habilidades e atitudes, fomentando a liderança e acrescentando uma série de ingredientes na formação”, comentou.

Dando continuidade ao evento, às 19 horas, terá a apresentação de um painel sobre o tema: “Ser Júnior hoje para ser Gigante Sempre”. O debate se estende até sábado, com uma palestra sobre o assunto. O encontro fará parte da Conferência dos Empresários Juniores, que em sua primeira edição é realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, em parceria com a Fejesc (Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de junho de 2016 às 18:21
Compartilhar Comente

Pró-reitora da Unesc é homenageada na Câmara de Vereadores de Criciúma

Pró-reitora da Unesc é homenageada na Câmara de Vereadores de Criciúma
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma homenagem a nossa pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi entregue na Sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma na noite desta segunda-feira (30/5). A Moção de Aplauso foi recebida pela conquista do Prêmio Destaque na profissão de Enfermagem no Estado de Santa Catarina, nas categorias gestão e pesquisa na área da saúde.

O prêmio é atribuído a profissionais que se destacam no Estado de Santa Catarina por sua atuação, postura ética, responsabilidade profissional e representatividade entre os colegas. Os indicados devem ser profissionais com atuação reconhecida em todo o Estado na sua área profissional.

“Muito obrigada a todos os vereadores que aprovaram esta honra. Fazer o trabalho com carinho e bem feito é atribuição de todo cidadão. São momentos como esse que nos ajudam a seguir em frente e acreditar. Temos muitas bandeiras de luta, e as relações com as pessoas é o que mais prezo”, comentou a pró-reitora.

História na Unesc

Há 17 anos na Universidade, a professora doutora Luciane Ceretta assumiu a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em 2013. No ano de 2006, foi empossada como coordenadora do curso de Enfermagem, e, em 2011, como diretora da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). Ela também exerceu cargos de coordenadora de adjunta e coordenadora de estágios do curso de Enfermagem, além de coordenadora de ensino da UNASAU. Em 2014, Luciane foi eleita vice-coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Residências Integradas em Saúde. Ela é formada em Enfermagem (UFSM), com mestrado em Enfermagem (UFSC) e doutorado em Ciências da Saúde (Unesc).

*Com colaboração da jornalista Daniela Savi/Câmara de Veradores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2016 às 13:38
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia encerra com saldo positivo

Semana de Ciência e Tecnologia encerra com saldo positivo
Minicursos, palestras e feiras mobilizaram acadêmicos e comunidade (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc trouxe as novidades da área e muito conhecimento para estudantes e a comunidade. O evento encerra nesta sexta-feira (23/10) com um resultado positivo: mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram para participar das diversas atividades que ocorreram no campus durante cinco dias.

Se acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc, e este ano as atividades alcançaram áreas relacionadas à pesquisa, extensão e ensino. “A diversidade dos eventos possibilitou importantes trocas entre acadêmicos, professores e comunidade externa”, afirma.

Para uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, a Semana foi extremamente positiva. “Tivemos milhares de inscritos para os 65 minicursos, 25 palestras, 23 oficinas, três painéis e mais de 600 apresentações”, comenta Kelly, lembrando que participaram das atividades acadêmicos de pós-graduação e graduação, professores, comunidade, alunos do Ensino Médio e Fundamental.

Conforme o assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Michael Bernardin, o objetivo da Semana foi cumprido. “Queríamos que os participantes se sentissem à vontade e mais que isso, que houvesse uma troca de experiências. Além disso, os acadêmicos puderam conhecer outras áreas de pós-graduação, entre outros serviços oferecidos pela Universidade”, diz.

Novidades movimentaram essa edição

Entre as atividades oferecidas pela Unesc, a Feira de Ciências e as palestras em parceria com o Sebrae foram novidade. “Com um leque amplo de minicursos, apresentações e outros nichos, os acadêmicos puderam escolher o que os beneficiava. A Feira de Ciências foi um trabalho muito interessante com a comunidade. Tivemos escolas apresentando trabalhos fantásticos. E esse é o nosso objetivo, incentivar a Ciência e valorizar os alunos da nossa região”, conta a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes.

O estudante de Ciências Biológicas da Unesc, João Paulo Gava Just, aprovou a Semana de Ciência e Tecnologia. “É importante ter este tipo de evento. Ele ajuda a qualificar o ensino e também complementa o que aprendemos em sala”, considera.

O evento contou com palestras, minicursos, workshops, Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Salão de Pós-Graduação, Talento Musical, Feira do Livro, Feira da Inovação, Feira de Ciências e Feira da Economia Solidária.  A Semana teve como tema “Luz, Ciência e Vida” e foi baseado  na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de outubro de 2015 às 15:52
Compartilhar Comente

Refugiados é tema de palestra da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Refugiados é tema de palestra da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Debate com acadêmicos abordou os direitos e crise humanitária (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

Assunto cada vez mais presente nos noticiários, os refugiados foram tema de palestra na noite desta quinta-feira (22/10), durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Os palestrantes Fernanda Lima e Rodrigo Szymanski discutiram sobre “Direito Internacional dos Refugiados e a Crise Humanitária” instalada na atualidade.

Em uma época em que a região de Criciúma tem recebido com frequência pessoas de várias nacionalidades, os ministrantes enalteceram a importância de se preparar para receber quem sai de seu país em busca de abrigo. “Ainda há uma dificuldade de diferenciar os refugiados dos imigrantes. O refugiado possui uma vida ameaçada em seu país de origem e sai em busca de abrigo. Ele é um cidadão do mundo e é nosso dever receber essas pessoas”, afirma Fernanda.

Casos de xenofobia ainda fazem parte da realidade

Szymanski, integrante do Fórum Permanente da Mobilidade Urbana, criado para debater o assunto, acredita que ainda há certa resistência por parte da população local em receber refugiados e aceitar sua inserção na comunidade. “Vemos pessoas que estão de braços abertos para recebê-los, porém, ainda é muito comum casos de xenofobia, discriminação e racismo, tornando-os elementos de perseguição. É preciso mudar essa visão e entender que quem deixa seu país é porque vivia uma realidade de ameaça e precisa ser acolhido”, considera. Para ele, discutir o tema na universidade é uma forma de dar visibilidade ao assunto e mostrar aos acadêmicos a importância de se criar práticas de orientação e ajuda para essas pessoas.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, acredita que a universidade é disseminadora de informação aos jovens e formadora de cidadãos capazes de compreender a realidade de quem busca abrigo na região. “É aqui dentro que os jovens serão formados e estabelecerão suas opiniões. Debater assuntos humanitários, como a vinda dos refugiados, tema de extrema proximidade com a nossa realidade, os tornarão cidadãos plenamente informados e esclarecidos”, comenta Luciane.

A acadêmica do curso de Educação Física, Sindianara Mariano, de 19 anos, também acredita na relevância do debate desta quinta-feira. “Quando tratamos do tema refugiados não estamos falando apenas dos direitos humanos de quem deixa seu país em busca de proteção, mas dos nossos próprios direitos. Só poderemos respeitar esses direitos conhecendo-os”, afirma.

Programação segue até amanhã

Até esta sexta-feira (23/10), a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc segue com minicursos, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos realizados simultaneamente. Entre eles o Salão de Pós-Graduação, que apresenta os diferentes cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela Universidade. Com o tema “Luz, Ciência em Vida”, a proposta do evento é oferecer atividades gratuitas e aproximar a comunidade do universo acadêmico.

Programação

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2015 às 21:19
Compartilhar Comente (1)