Diretoria de Extensão

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade. A expectativa é de que mais de dez mil pessoas passem pelo campus até sexta-feira (20/10) quando encerra o evento. Será exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

Atividades paralelas

Quem aproveita a movimentação para fomentar a economia são os trabalhadores locais na Feira da Economia Solidária, que une artesãos, feirantes e agricultores. Margarete Justi e Sandra Ávila há anos usam o espaço da Unesc para venda de artesanato e aproveitam a SCT para incrementar as vendas.

“Estamos aqui todas as quartas e quando recebemos o convite para estar na SCT não pensamos duas vezes porque sentimos resultado e o pessoal valoriza o nosso trabalho”, conta Sandra. Elas comercializam materiais decorativos, roupas, acessórios e produtos de bazar em geral.

O espaço da SCT também conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe e hambúrguer a coxinhas e batata recheada.

Mais informações no link

*Texto: Talise Freitas - Ápíce Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento ocorre de segunda a sexta-feira no campus universitário (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai receber pessoas de diversos municípios nesta semana, para a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). De segunda a sexta-feira (16 a 20/10), a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é a de que mais de 2.000 pessoas circulem pelo campus, transformado em um ambiente de integração com diferentes atividades.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Ela é o maior evento institucional da Unesc e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora da SCT, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra a importância de um evento como este, promovido pela Universidade que cria um ambiente favorável para que o conhecimento seja disseminado para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida.  A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta.

Noventa atividades inclusas


Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações, resultando em mais de 700 trabalhos a serem apresentados. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

A partir das 14 horas de segunda-feira (16/10), a SCT já estará de portas abertas para toda comunidade, porém às 19 horas ocorre, no Auditório Ruy Hülse, a abertura oficial com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta Montedo.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação.

Mais informações no link 

Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 15 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia
Oitava edição ocorre de 16 a 20 de outubro no campus (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele tem como tema “A Matemática está em tudo”.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana traz o 17º Seminário de Iniciação Científica, o 9º Salão de Extensão, o 7º Salão de Ensino, o 4º Talento Musical, a 4ª Feira de Inovação, a 3ª Feira de Ciências, o 3º Innovation Bootcamp, o 3º Salão de Pós-Graduação e o 2º Workshop de Arqueologia. A programação inicia com a abordagem do tema “A Matemática está em tudo”, com atividades das 19h às 22h no Auditório Ruy Hülse.

As atrações chamam atenção pela relevância e diversidade, com temas intitulados que vão desde os Princípios da Equoterapia na Reabilitação, como Espaços de Contação de História na Educação Infantil, Climatologia em seu Dia a Dia, Filosofia com Criança, Nutrição Esportiva, Reflexões em Torno das Atividades Carboníferas em Santa Catarina: Patrimônio Industrial em Debate; Tempo, Vida e Profissão: Os desafios de encontrar o equilíbrio em uma nova era e até Produção de Cerveja Artesanal, dentre outras dezenas de assuntos, além de palestras com vídeos, música e muita conversa.

Mais informações: O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional d

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 04 de outubro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha
Instituição é primeira entre as não públicas de SC em pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade atestada mais uma vez por avaliações nacionais. Em 2017, a Instituição foi reconhecida pelo seu trabalho no ensino, na pesquisa e na internacionalização pelo RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado na segunda quinzena de setembro. De acordo com o ranking, a Unesc é a 18ª melhor Universidade do país entre as instituições não públicas. Além disso, teve diversos cursos destacados no cenário catarinense entre os primeiros lugares. E nos quesitos pesquisa e internacionalização, é líder do ranking entre as instituições não públicas do Estado.

O RUF 2017 avaliou 195 universidades públicas e não públicas em todo o Brasil. Ensino, pesquisa, inovação e internacionalização foram alguns dos quesitos analisados. Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o reconhecimento é resultado de um trabalho feito por professores, acadêmicos, funcionários e a comunidade, que acreditam na Instituição e colaboram em suas ações para o crescimento dela. “O destaque da Unesc no RUF é reflexo dos investimentos feitos em ensino, pesquisa, extensão e inovação e do trabalho sério que vem sendo feito há anos. A nossa universidade é o resultado de uma construção coletiva que envolve a comunidade interna e os diversos setores da sociedade regional”, afirma.

A melhor de Santa Catarina

Quando avaliado o quesito pesquisa, a Unesc é a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não pública em Santa Catarina e a sétima melhor IES do Brasil. No ranking das públicas e não públicas, ela é a 62ª melhor em pesquisa do país.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade está ocupando um posto de elevado destaque em pesquisa, principalmente pelo número de pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “A Unesc é a segunda no Estado em número de pesquisadores do CNPq e em número de publicações é a primeira. Isso dá uma visão clara da qualidade da pesquisa realizada na nossa Instituição”, afirma Montedo.

Internacionalização

No quesito internacionalização, a Universidade também vem colhendo os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e para intercâmbio de alunos com instituições de outros países. Ela saltou do 35º lugar no ranking nacional das instituições não públicas em 2016 para a 11º posição em 2017. Já em Santa Catarina, a Universidade saiu do segundo para o primeiro lugar neste quesito.

Ensino e inovação


A Unesc é a 76ª melhor universidade do Brasil. Já entre as não públicas, ela é a 18ª melhor do país, subindo uma posição em relação ao ano anterior. 

Quando o assunto é ensino, a Unesc é a segunda melhor universidade não pública catarinense. Em inovação, ela também ocupa o segundo lugar no ranking das não públicas catarinenses.

E o destaque da Unesc não para por aqui. Ela ainda teve cursos em diversas áreas do conhecimento ocupando os primeiros lugares no RUF entre as instituições não públicas do Estado. Engenharia Química, Geografia, Pedagogia e Letras, por exemplo, são os primeiros do ranking. Já Enfermagem, História e Matemática ocupam a segunda posição. O RUF 2017 trouxe destaque ainda para cursos como Administração, que ocupa a posição 165 entre aproximadamente 1 mil cursos de todo o Brasil e Ciências Contábeis, 114º colocado entre mais de 800 cursos oferecidos no país.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2017 às 19:52
Compartilhar Comente