Diretoria de Extensão

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia
Oitava edição ocorre de 16 a 20 de outubro no campus (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele tem como tema “A Matemática está em tudo”.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana traz o 17º Seminário de Iniciação Científica, o 9º Salão de Extensão, o 7º Salão de Ensino, o 4º Talento Musical, a 4ª Feira de Inovação, a 3ª Feira de Ciências, o 3º Innovation Bootcamp, o 3º Salão de Pós-Graduação e o 2º Workshop de Arqueologia. A programação inicia com a abordagem do tema “A Matemática está em tudo”, com atividades das 19h às 22h no Auditório Ruy Hülse.

As atrações chamam atenção pela relevância e diversidade, com temas intitulados que vão desde os Princípios da Equoterapia na Reabilitação, como Espaços de Contação de História na Educação Infantil, Climatologia em seu Dia a Dia, Filosofia com Criança, Nutrição Esportiva, Reflexões em Torno das Atividades Carboníferas em Santa Catarina: Patrimônio Industrial em Debate; Tempo, Vida e Profissão: Os desafios de encontrar o equilíbrio em uma nova era e até Produção de Cerveja Artesanal, dentre outras dezenas de assuntos, além de palestras com vídeos, música e muita conversa.

Mais informações: O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional d

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 04 de outubro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha
Instituição é primeira entre as não públicas de SC em pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade atestada mais uma vez por avaliações nacionais. Em 2017, a Instituição foi reconhecida pelo seu trabalho no ensino, na pesquisa e na internacionalização pelo RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado na segunda quinzena de setembro. De acordo com o ranking, a Unesc é a 18ª melhor Universidade do país entre as instituições não públicas. Além disso, teve diversos cursos destacados no cenário catarinense entre os primeiros lugares. E nos quesitos pesquisa e internacionalização, é líder do ranking entre as instituições não públicas do Estado.

O RUF 2017 avaliou 195 universidades públicas e não públicas em todo o Brasil. Ensino, pesquisa, inovação e internacionalização foram alguns dos quesitos analisados. Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o reconhecimento é resultado de um trabalho feito por professores, acadêmicos, funcionários e a comunidade, que acreditam na Instituição e colaboram em suas ações para o crescimento dela. “O destaque da Unesc no RUF é reflexo dos investimentos feitos em ensino, pesquisa, extensão e inovação e do trabalho sério que vem sendo feito há anos. A nossa universidade é o resultado de uma construção coletiva que envolve a comunidade interna e os diversos setores da sociedade regional”, afirma.

A melhor de Santa Catarina

Quando avaliado o quesito pesquisa, a Unesc é a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não pública em Santa Catarina e a sétima melhor IES do Brasil. No ranking das públicas e não públicas, ela é a 62ª melhor em pesquisa do país.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade está ocupando um posto de elevado destaque em pesquisa, principalmente pelo número de pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “A Unesc é a segunda no Estado em número de pesquisadores do CNPq e em número de publicações é a primeira. Isso dá uma visão clara da qualidade da pesquisa realizada na nossa Instituição”, afirma Montedo.

Internacionalização

No quesito internacionalização, a Universidade também vem colhendo os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e para intercâmbio de alunos com instituições de outros países. Ela saltou do 35º lugar no ranking nacional das instituições não públicas em 2016 para a 11º posição em 2017. Já em Santa Catarina, a Universidade saiu do segundo para o primeiro lugar neste quesito.

Ensino e inovação


A Unesc é a 76ª melhor universidade do Brasil. Já entre as não públicas, ela é a 18ª melhor do país, subindo uma posição em relação ao ano anterior. 

Quando o assunto é ensino, a Unesc é a segunda melhor universidade não pública catarinense. Em inovação, ela também ocupa o segundo lugar no ranking das não públicas catarinenses.

E o destaque da Unesc não para por aqui. Ela ainda teve cursos em diversas áreas do conhecimento ocupando os primeiros lugares no RUF entre as instituições não públicas do Estado. Engenharia Química, Geografia, Pedagogia e Letras, por exemplo, são os primeiros do ranking. Já Enfermagem, História e Matemática ocupam a segunda posição. O RUF 2017 trouxe destaque ainda para cursos como Administração, que ocupa a posição 165 entre aproximadamente 1 mil cursos de todo o Brasil e Ciências Contábeis, 114º colocado entre mais de 800 cursos oferecidos no país.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2017 às 19:52
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso
Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A proposta de alteração do regimento da Unesc foi apresentada pela Reitoria na tarde desta terça-feira (5/9) e debatida com coordenadores dos cursos de graduação e stricto sensu da Universidade. Os principais pontos do documento foram levantados e os participantes tiveram espaço para tirar dúvidas e dar sua contribuição. As sugestões foram anotadas e as contribuições farão parte do texto da proposta que será encaminhada ao Conselho Universitário para apreciação.

O documento apresentado é fruto do trabalho de uma comissão formada por professores da Universidade, presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker. Além dela, outros membros da comissão conversaram com os coordenadores.

Assim que a Reitoria recebeu a proposta da comissão, o documento vou encaminhado para que os coordenadores tivessem conhecimento do texto e fizessem as sugestões que considerassem pertinentes. Segundo a reitora Luciane Ceretta ponderou que o objetivo das alterações é integrar cada vez mais a Unesc. “A participação de vocês é muito importante nesse processo. Queremos construir juntos e precisamos desse olhar de cada um”, afirmou.

O vice-reitor, Daniel Preve, comentou que a ideia é que as alterações no regimento deem agilidade aos processos da Universidadeç fortaleçam a autonomia dos coordenadores de curso e tenham impacto positivo na redução de custos da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente