Diretoria de Extensão

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente

Reitoria da Unesc vai participar do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

A Reitoria da Unesc vai participar de quarta a sexta-feira (25 e 27/9) do 4º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe. O evento ocorre em Chapecó com o tema “O marco das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”. Representam a Unesc durante o Fórum o reitor Gildo Volpato e as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. Antes do evento, na tarde de quarta, Volpato também participa da Assembleia Geral da Acafe.

O Fórum Integrado da Acafe é realizado de dois em dois anos. Ele compreende uma programação de palestras, mesas-redondas, painéis, plenárias e apresentação de pesquisas. O evento busca evidenciar o esforço das universidades, que integram o Sistema Acafe, nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de setembro de 2013 às 10:07
Compartilhar Comente

Gestão 2013/2017 inicia oficialmente

Gestão 2013/2017 inicia oficialmente
Gildo Volpato e Márcio Fiori tomaram posse hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A nova gestão da Unesc (Universidade do Sul de Santa Catarina), em Criciúma, iniciou oficialmente hoje (1º/7), com a posse dos professores doutores Gildo Volpato e Márcio Fiori como reitor e vice, respectivamente, da Universidade. Eles foram reeleitos no dia 5 de junho por professores, alunos e funcionários da instituição, para um mandato de quatro anos.

“É uma alegria e uma honra ser filho desta instituição, onde fui aluno, professor, coordenador de curso, vice-reitor e reitor. Nos últimos quatro anos tivemos muitas conquistas, que colocam a Unesc entre as principais universidades do Brasil”, lembrou Volpato.

Para a próxima gestão, ele reafirmou o compromisso de fazer a Unesc cada vez maior. “Seguimos firmes no propósito de sermos uma universidade comunitária sólida, inclusiva, sustentável e de referência, com compromisso pela qualidade”, disse o reitor.

Em seu discurso de posse, Volpato fez um agradecimento especial à família e prestou uma homenagem ao engenheiro Ruy Hülse, prefeito de Criciúma que assinou a lei de criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma, que deu origem à Unesc), em 22 de junho de 1968.

Projeção nacional e internacional

Um dos componentes da mesa na sessão solene de posse, o presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Mário César dos Santos, falou sobre as ações que projetaram a Universidade no cenário nacional e internacional.

“Agora o desafio é maior, mas dois fatores contribuem para o sucesso: a confiança somada à experiência. E eles prenunciam um ótimo desempenho futuro”, afirmou. Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Joares Ponticelli, reiterou a disposição de “empreender esforços para juntos superarmos os obstáculos e construir novos tempos”.

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, também mostrou a intenção de manter e ampliar as parcerias entre o município e a Instituição. Para ele, a Educação é um dispositivo poderoso para o desenvolvimento da região. “Gildo e Márcio (Fiori) fazem parte de um seleto grupo de educadores que ajudam a mudar o rumo da nossa cidade”, destacou.

Cerimônia prestigiada por autoridades e convidados


A cerimônia de posse, conduzida pelo presidente do Conselho Curador da Fucri, Ricardo Raitz Bunn, contou com a presença de alunos, professores e funcionários da Unesc, do presidente da Junta Eleitoral, Edson Luiz da Silva, de membros do Conselho Superior de Administração da Fucri, do Conselho Universitário e do vice-presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes) da Unesc, acadêmico Antônio João Canet.

Também estiveram presentes os pró-reitores de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho; de Administração e Finanças, Dourival Giassi; e das diretoras das Unidades Acadêmicas de Ciências, Engenharias e Tecnologias (UNA CET), Ângela Piccinini; de Ciências Sociais Aplicadas (UNA CSA), Kátia Aurora Dalla Libera Sorato, de Ciências da Saúde (UNA SAU), Luciane Ceretta; de Humanidades, Ciências e Educação (UNA HCE), Samira Casagrande.

Diversas autoridades também marcaram presença. Entre eles, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, representante do governador Raimundo Colombo; e o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Itamar da Silva.

O Coral da Unesc fez a abertura e o encerramento da cerimômia de posse.

Novos pró-reitores e diretores


Amanhã (2/7), serão empossados os novos pró-reitores e diretores da Universidade, em solenidade no Auditório Ruy Hülse, às 15 horas. Robinalva Borges Ferreira permanecerá na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Já Luciane Bisognin Ceretta assumirá a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, enquanto Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato será a Pró-Reitora de Administração e Finanças.

A nova composição da diretoria terá Indianara Reynaud Toreti Becker, na UNA SAU; Ângela Costa Piccinini, na UNA CET ; Angela Cristina Di Palma Back, na UNA HCE; Daniel Ribeiro Préve, na UNA CSA e Marcos Back, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A chefia de gabinete ficará a cargo de Michel Alisson da Silva. João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior assumirá a procuradoria jurídica.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 01 de julho de 2013 às 23:31
Compartilhar Comente

Propex realiza Fórum com pesquisadores e extensionistas da Unesc

Propex realiza Fórum com pesquisadores e extensionistas da Unesc
Daniela Savi Mais imagens

A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Unesc apresentou hoje (8/5) uma série de novidades aos pesquisadores e extensionistas da Universidade. O intuito do encontro, que ocorreu na sala 19 do Bloco P, foi dar transparência, visibilidade, abrir espaço de participação e ampliar o apoio à pesquisa, à pós-graduação e à extensão.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, salientou que a Universidade tem participado de diversas discussões de ciência, tecnologia e pós-graduação em nível nacional, e falou de outras pautas em discussão e encaminhadas, como Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), que tem o objetivo de apoiar a pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior, com cursos avaliados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Outros assuntos discutidos foram o Códigio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Plataforma Stela; Semana de Ciência e Tecnologia; Propostas de Resoluções e Normas, além de informações gerais.

Plataforma Stela

É uma ferramenta de gestão e foi criada pelo PPGEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e funciona como uma secretaria virtual. Tem como missão a promoção da pesquisa, desenvolvimento, formação e extensão nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia do Conhecimento. “Já realizamos o contrato e aquisição do software. A intenção é começar a funcionar no segundo semestre deste ano”, salientou Pinho.

3ª Semana de Ciência e Tecnologia

A 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi lançada oficialmente no evento de hoje. A programação deste ano contará com palestras, comunicações orais e em pôster, mostra de grupos de pesquisa, ensino e extensão, além de outras atividades.
A Semana será realizada de 24 a 26 de outubro, tendo como tema central “Economia Verde: Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. “A intenção é realizar a exposição dos grupos de pesquisa, extensão e ensino nos três dias do evento, dinamizando o espaço com maior densidade de visitação. As inscrições vão iniciar em breve”, destacou a professora doutora Angela Back.

Novidades

O formato da tese de doutorado também foi um dos assuntos. Conforme o pró-reitor, várias universidades já modificaram. “A ideia é que seja metade de uma folha A4 e com as cores de cada Unidade Acadêmica, já que hoje cada uma tem sua cor”, explicou. As conquistas da Propex também foram discutidas. 

Plataforma AVA

As propostas de resoluções que foram discutidas estão postadas no Fórum Propex que está na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Lá os pesquisadores e extensionistas podem ler na íntegra e continuar participando por meio do próprio fórum que garante, inclusive, postagens das sugestões e considerações.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Daniela Savi:danielasavi@unesc.net 08 de maio de 2012 às 19:41
Compartilhar Comente