Diretoria de Extensão

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
Atividades comunitárias da UNA CET foram reunidas em obra (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.

O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.

Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;  “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38
Compartilhar Comente

Professores participam de formação

Professores participam de formação
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Professores da Universidade se reuniram nesta quarta-feira (10/5) para a primeira Formação de Extensão “Submissão de Projetos de Extensão ao Comitê de Ética em Pesquisa”. O professor Renan Ceretta foi o responsável pelo encontro. A formação foi realizada pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de maio de 2017 às 15:27
Compartilhar Comente

Programas de Pós-Graduação socializam boas ideias

Programas de Pós-Graduação socializam boas ideias
Encontro buscou aproximar os PPGs e apresentar boas práticas Mais imagens

Os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc compartilharam seus resultados e suas boas ideias. A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) promoveu o Seminário de Socialização de Boas Práticas na manhã desta terça-feira (9/5) e contou com a presença dos coordenadores dos Programas, que trouxeram experiências de projetos realizados durante os últimos anos.

Para o assessor da Propex, André Cechinel, o evento busca alinhar os Programas e trazer um novo ponto de vista. “É importante apresentar as práticas significativas e formar diálogos. Vamos fazer com que os PPGs se aproximem cada vez mais, partilhem conhecimentos e trabalhem de forma mais orgânica”, comentou.

Os participantes do Seminário também conversaram sobre integração com a graduação e com a sociedade, produção intelectual, internacionalização e projetos de pesquisas para revelar modos de trabalhos de interesse aos outros programas.

Mestrados e Doutorados 

A Universidade conta com sete programas de pós-graduação. Os mestrados em Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioecônomico, Direito, Educação e Saúde Coletiva fazem parte do leque de opções que a Unesc oferece. Ciências Ambientais, Ciências da Saúde também são oferecidos como doutorados.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de maio de 2017 às 10:45
Compartilhar Comente

Exposição fotográfica retrata realidade de catadores de Criciúma

Exposição fotográfica retrata realidade de catadores de Criciúma
Mostra é realizada por projeto de extensão da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Por entre as imagens da mais nova exposição fotográfica da Unesc “Catadores (as), a matéria viva no lixo: Retratos da invisibilidade”, Jaqueline Rita Ferreira se reconhecia. Ela, que foi personagem de dois registros, pode ver com outros olhos o seu trabalho e o de outros onze colegas da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), da qual faz parte há três anos, e da CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis). O cotidiano destas pessoas foi a inspiração da mostra organizada pelo projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária”, aberta na noite desta terça-feira (2/5) no hall do Bloco da Reitoria, na Unesc.

“Achei as fotos lindas. Não me imaginava sendo retratada e nem ver um dia o trabalho que fazemos virando exposição”, comentou Jaqueline. A exposição traz imagens do professor da Unesc, Luís Afonso dos Santos, que iniciou os registros em julho de 2016 com o grupo de catadores da Acicra e CTMAR. “Cerca de 90% dos catadores são mulheres, com baixa escolaridade e que tiveram filhos muito jovens. As imagens retratam as condições de trabalho das catadoras e dos catadores, pessoas que não têm visibilidade mas são muito importantes para a sociedade”, comentou o autor das fotos.

São produzidas diariamente em Criciúma 140 toneladas de lixo e apenas 6% desse volume é reciclado. E a mostra também colabora para chamar a atenção para que cada um faça a sua parte. Segundo Jaqueline, a não separação dos resíduos acarreta em perca de muito material que poderia ser reciclado ou reaproveitado.

Segundo o coordenador do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária” da Unesc, que atua com a Acrica e a CTMAR, Mário Guadagnim, a mostra tem o intuito de valorizar o trabalho das catadoras e catadores de Criciúma. “Queremos dar mais visibilidade, mostrar que o trabalho dos catadores faz sim a diferença e promover uma reflexão sobre as nossas atitudes”, comenta.

A aluna do curso de Psicologia da Unesc, e voluntária do projeto desde 2015, Vitória Sousa, comenta que a convivência com os catadores fez enxergar de uma maneira diferente o trabalho e a importância de projetos comunitários. “Eu aprendi o que era extensão na prática, depois que entrei no projeto. E a exposição é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a situação destes homens e mulheres que, a partir do lixo, constroem suas vidas”.

A abertura da mostra teve a participação da assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, da professora Daniela Arns Silveira, dos professores participantes do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, Leandro Nunes e Viviane Kraieski Assunção e estudantes envolvidos no projeto.

A exposição fica na Unesc até 20 de maio na Unesc. A abertura dela teve a presença dos MCs MK e Dapegê, moradores do Bairro Progresso que cantam músicas retratando o dia a dia da comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de maio de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura levam melhorias à escola da região

Alunos de Arquitetura levam melhorias à escola da região
Reformas fazem parte de uma parceria entre projetos de extensão da Universidade Mais imagens

Os alunos de Arquitetura da Unesc estão colocando a mão na massa para aprender e levar melhorias a Escola Caetano Ronchi, no Bairro São Defende. O objetivo da atividade é proporcionar conhecimentos aos acadêmicos enquanto levam mais qualidade a o dia a dia das crianças. As ações promovem revitalizações e criações de espaços para serem entregues à comunidade escolar no dia 12 de maio.

A proposta do projeto é realizar melhorias na horta da escola, para cultivo de temperos e hortaliças, que levarão mais saúde a alimentação das crianças. Serão construídos também um jardim suspenso, para realização de atividades de educação ambiental, e estruturas de papelão, que vão funcionar como brinquedos temporários.

Os responsáveis pelas melhorias são acadêmicos da disciplina de Projeto 2, bolsistas de extensão dos projetos de extensão “Escola Caetano Ronchi” da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) e “Ambiente e Cidadania, Território Paulo Freire” da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

As atividades ocorrem para contribuir com a Semana da Família, comemorada pela escola na segunda semana de maio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de maio de 2017 às 11:47
Compartilhar Comente