Edi Balod

Exposição “começa com o toque do dedo no dorso da máquina” será aberta segunda-feira na Sala Edi Balod

A exposição “começa com o toque do dedo no dorso da máquina”, da artista bill or, será aberta à visitação na Sala Edi Balod, na Unesc, na próxima segunda-feira (05/09), às 19h. 

Em um evento com participação da artista, o público será apresentado a três trabalhos, realizados entre 2020 e 2021, que apresentam processos de sua pesquisa como relações entre literatura e artes visuais, ficção e realidade e hardware e software, a partir de procedimentos de apropriação, coleção e edição, com desdobramentos em áudios, textos, vídeos e desenhos.

Um dos trabalhos expostos será “alguma dessas coisas sem nome”, uma publicação que mostra máquinas criadas com peças de um manual técnico de uma máquina que não levava consigo um nome. É um manual físico pertencente à coleção de manuais da artista, digitalizado e manipulado através de um software de edição. “maquina sem acento” é o nome dessa série de máquinas criadas com peças apropriadas, e é também o nome do texto e dos vídeos que compõem a exposição.

“Tenho me interessado ultimamente em pensar tecnologia no campo editorial e na edição como linguagem, sobretudo em estabelecer ligações entre os conceitos operatórios de minha prática artística com sistemas operacionais da máquina e do software que comando”, explica a artista de Itajaí. 

A exposição também possui um inventário instalado na parede, dois arquivos com dez pastas suspensas e folhas impressas com máquinas e fragmentos do texto da publicação “alguma dessas coisas sem nome”. “inventário.doc” é o nome deste trabalho, e as folhas podem ser manipuladas e levadas pelo público.

“A Sala Edi Balod lança anualmente uma convocatória para Ocupação do seu espaço por projetos da Universidade e também de outros contextos e instituições, e a exposição da artista bill or foi uma das contempladas para Ocupação 2022. Essa iniciativa oportuniza aos nossos acadêmicos e comunidade local o acesso a produção de artistas de outros territórios, potencializando experiências e a formação no campo das artes”, afirma Daniele Zacarão, coordenadora da Sala Edi Balod.

bill or reside em Itajaí e é fundadora do selo editorial Ajuntório, co-fundadora do Crivo Coletivo, integrante da Des Editora, residente do Espaço-Espaço e titular da Câmara Setorial de Artes Visuais (CASAVI) de Itajaí.

A exposição estará aberta para visitação do dia 5 de setembro até 30 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h30min.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2022 às 17:39
Compartilhar Comente

Artista catarinense que atua nos EUA traz exposição à Sala Edi Balod

Artista catarinense que atua nos EUA traz exposição à Sala Edi Balod
Zé Kielwagen abre exposição “Deflagração” nesta sexta-feira às 19h30 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Objetos, fotografias, vídeos e sons fazem parte do acervo que compõe a exposição “Deflagração” com abertura marcada para a noite desta sexta-feira (08/07) na Sala Edi Balod na Unesc. O Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura receberá as obras de autoria do catarinense Zé Kielwagen a partir do evento oficial de abertura às 19h30 com uma conversa com o artista e ativação de intervenção sonora.

“Deflagração” é a primeira exposição individual do artista em dez anos. Na abordagem, que passou por curadoria de Mauricio Bittencourt, Kielwagen apresenta seis projetos, sendo dois inéditos.

Conforme Zé, a exposição que traz para a Unesc compreende os projetos “Troca de Entidades”, “Areia” e “A ausência do artista está presente” - esse último inédito no Brasil.  Os objetos, ou esculturas dizem respeito a dois projetos: o primeiro é uma recriação de “Enxada do Artista”, um trabalho de 2009, criado durante uma edição da série Pretexto do SESC. O segundo objeto é um trabalho inédito, inspirado por “A Psicanálise do Fogo” de Gaston Bachelard.  Os vídeos são três: “Gede Vizyon”, “O Presidente Assustado” e “Masisi Wouj”, com curta duração, são exibidos em loop no espaço expositivo. “Por fim, uma intervenção sonora que realizada apenas durante a abertura da exposição, no dia 08 de julho, às 19h30”, explica.

Para o curador da Exposição, Zé Kielwagen busca no encontro entre os trabalhos sua combustão rápida e intensa. “O que surge em suas aparições e como eles queimam em contato. A percepção dessas ondas de calor e a constatação dos pontos de temperatura do fogo: o fulgor, a ignição e enfim a combustão, que rápida como sua sedução, torna-se deflagração”, define.

A exposição estará aberta para visitação de de 11 de julho a 5 de agosto de 2022, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h30. As visitas mediadas por profissionais da Universidade podem ser agendadas no link.

Sobre o artista:

Zé Kielwagen é um artista brasileiro natural de Joinville, Santa Catarina. Atua como professor de artes no Instituto Politécnico Rensselaer em Troy, Nova Iorque. Tem formação acadêmica em desenho industrial (UTESC), teoria e história da arte (UDESC) e prática de estúdio (MSU). Tem uma trajetória artística de quinze anos com exposições mundo afora, com destaque para a Bienal do Gueto do Haiti, o festival DocLisboa de Portugal, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu do Queens de NYC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de julho de 2022 às 21:22
Compartilhar Comente

Estudantes do curso de Teatro fazem leitura dramática de “Nau dos Loucos”

Estudantes do curso de Teatro fazem leitura dramática de “Nau dos Loucos”
Texto terá versão apresentada de maneira online por alunos da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da sexta fase do curso de Teatro – Bacharelado da Unesc, iniciam nesta quarta-feira (13/5) o projeto “Nau(vela) dos loucos”. Trata-se de leituras dramáticas do texto “Nau dos Loucos”, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, divididas em duas partes. A versão dos acadêmicos de Teatro para a obra, poderá ser conferida nesta quarta-feira, às 19h30 (link para acesso). A segunda parte, ocorrerá em 20 de maio, no mesmo horário (link para acesso).

O projeto “Nau(vela) dos loucos” é desenvolvido dentro da disciplina de Montagem e Pesquisa Teatral II, da sexta fase de Teatro e conta com a parceria da Sala Edi Balod e do curso de Artes Visuais da Universidade. O texto não fala de Covid-19, de pandemia e nem de relações mediadas por dispositivos eletrônicos, mas questiona o leitor, o ouvinte e o espectador sobre a construção de nossa identidade: afinal de contas o que é isso, ser brasileiro?

O elenco do projeto é composto por Ana Bertolina, Beatriz de Villa, Fabio Murilo, Marcos Alexandre, Mixa Miranda, Ritha Lummertz, Tômm Crescêncio, Val Mendes, William Costa e Yonara Marques. A direção é de Eduardo Osorio Silva e a produção de Beatriz Almendra.

Saiba mais

A comédia “Nau dos Loucos” traz olhares críticos à história brasileira, seus processos de colonização (do imperialismo à globalização), injustiças sociais e loucuras cotidianas do mundo contemporâneo.  

A peça trata do encontro de um nórdico e um índio, que desiludidos e sem perspectivas, embarcam no mítico barco que durante o Renascimento recolhia os loucos da Europa. Os loucos em questão eram todos que a sociedade queria se livrar. Por meio da comédia, o texto estimula uma aproximação e identificação do público com a história do Brasil.

Milena Nandi – Agência de Comunicação  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de maio de 2020 às 16:30
Compartilhar Comente

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa
Professora Viviane Candiotto dará uma aula de forró na live de hoje dos Quintas Culturais (Foto: Divulgação) Mais imagens

As ações de cultura na Unesc foram redesenhadas para que a comunidade não fique sem acompanhar e prestigiar as iniciativas realizadas pelos diferentes agentes de cultura universitários, como o Setor de Arte e Cultura e a Sala Edi Balod. Nesta quinta-feira (16/4) o perfil do Instagram @culturaunesc (link direto) vai estrear a primeira live do projeto Quintas Culturais. Às 18h30, a professora da Universidade e coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Viviane Candiotto, vai realizar uma aula de dança de salão, enfatizando um ritmo bem brasileiro, o forró.  |

As lives irão se repetir todas as quintas-feiras, sempre com um conteúdo diferente. A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, antecipa que a equipe do setor está preparando diversas lives e challenges para levar conteúdos e práticas culturais, além de oficinas práticas como as de desenho, origami, produção de brinquedos, canto, piano e música instrumental. “Pensamos que mesmo neste momento de distanciamento social em que estamos preocupados, a arte e a cultura talvez possam dar certo conforto e momentos de descontração o que sabemos, ajuda muito a cuidar da nossa saúde emocional”, conta. 

Às lives do Quintas Culturais somam-se outras ações, como a reprodução de vídeos da participação do Coral Unesc e da Cia de Dança em festivais, concertos e as exposições de artes no campus no canal da Unesc TVLink para Espaço Cultural Unesc no canal Unesc TV.  

Sala Edi Balod em Home Office 

Neste período de distanciamento social em função da pandemia de coronavírus, a Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da Unesc também está realizando atividades virtuais. Por meio do projeto Sala Edi Balod em Home Office, as redes sociais do local são abastecidas com uma programação, que inclui visitas a ateliês de artistas, exposições no espaço virtual, podcast com entrevistas, grupo de leitura, sessões de cinema e debates e lançamento de catálogos. 

A coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão, explica que o objetivo é proporcionar espaços para formação e fruição no campo das artes, assim como, oportunizar o acesso à cultura de forma gratuita. “A coordenação da Sala pensou nesta iniciativa e logo alunos e egressos do curso de Artes Visuais da Unesc abraçaram a ideia. Temos oito estudantes e quatro egressos envolvidos. Todas as terças conteúdos novos serão divulgados”, conta a professora da Unesc. 

Canais do projeto

Sala Edi Balod no Instagram 
Sala Edi Balod no Facebook 

Seleção de projetos para Espaço Cultural Unesc 

Logo estaremos juntos novamente e pensando nisso, a Universidade prorrogou as inscrições para o Edital de Seleção de Projetos para o Espaço Cultural "Toque de Arte Unesc" até o dia 30 de abril. Serão selecionados três projetos com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e os artistas receberão cachê cultural pela exposição de suas obras na Universidade. 

O edital para seleção de projetos para exposições temporárias está aberto para artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina. Os selecionados serão divulgados em 15 de maio. 

Mais informações pelo e-mail cultura@unesc.net.

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2020 às 15:39
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod abre exposição com pintura ao vivo

Sala Edi Balod abre exposição com pintura ao vivo
Abertura da mostra contou com uma performance live painting dos alunos de Artes Visuais da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod da Unesc, abriga, até 13 de março, a exposição “Ateliê de Pintura”, com produções desenvolvidas pelos acadêmicos da quinta fase do curso de Arte Visuais – Licenciatura da Universidade. Os trabalhos têm como ponto de partida a pintura e exploram diferentes técnicas e materiais, entre clássicas e contemporâneas, realizadas a partir de exercícios e pesquisas. Cada produção é resultado de um processo pessoal e ultrapassa as concepções tradicionais da pintura, trazendo consigo outros meios, como desenhos, objetos, instalações, fotografias e livros.

Os trabalhos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2019, durante as aulas da disciplina “Ateliê de Pintura”, ministrada pelo professor Sérgio Honorato. “Compreender os múltiplos processos experimentados em sala de aula é o objetivo desta mostra, e para isso, propõe-se a junção de dois espaços imprescindíveis para a produção artística: o ateliê e o espaço de exposição”, afirma o professor.

A abertura oficial da mostra ocorreu na noite desta quarta-feira (19/2), com uma performance live painting (pintura ao vivo) dos alunos/artistas envolvidos na exposição. Os trabalhos podem ser conferidos até 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail salaedibalod@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4547.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de fevereiro de 2020 às 12:01
Compartilhar Comente