Edi Balod

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod
Trabalho da artista visual Andressa Gomes Flor aborda patrimônios materiais da cidade de Criciúma (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A abertura da exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos”, da artista visual e egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Andressa Gomes Flor, foi realizada na noite desta terça-feira (11/04) na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc. A mostra aborda três patrimônios materiais tombados da cidade de Criciúma ligados diretamente à extração mineral do sul de Santa Catarina, em obras nos campos da fotografia, serigrafia, cerâmica e instalação.

O trabalho de Andressa lida primariamente com a Mina Modelo Caetano Sônego, a Ponte de Ferro e a Caixa de Embarque de Carvão, importantes espaços históricos ligados ao carvão em Criciúma. Segundo a artista, a escolha por estes patrimônios justifica-se pela importância da preservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. “Acredito que seja necessária a reflexão por meio da  arte, sendo que o resultado da pesquisa é um conjunto de fragmentos poéticos, que tem o habitar da memória em suas ruínas”, explica.

A equipe técnica do projeto é composta pela curadora, artista e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Odete Calderan, o produtor cultural Maxwell Sandeer Flor, a assessora de produção e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Angélica Neumaier, o produtor de  audiovisual William Otávio Batista Comim e a intérprete de libras Alini Mariot. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de  Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura,

Os trabalhos estarão expostos no espaço até o dia 5 de maio de 2023 de forma gratuita para o público interno e externo. A Sala Edi Balod está aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 18:30h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2023 às 13:35
Compartilhar Comente

Exposição “Entre o Visível e o Sensível - o percurso de uma paisagem” é a nova atração da Sala Edi Balod da Unesc

Exposição “Entre o Visível e o Sensível - o percurso de uma paisagem” é a nova atração da Sala Edi Balod da Unesc
Mais imagens

O Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais “Sala Edi Balod” da Unesc, segue com agenda recheada de eventos culturais. A partir da noite de terça-feira (04/10), ela abriga mais uma exposição coletiva com obras de 32 artistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Intitulada: “Entre o Visível e o Insensível - o percurso de uma paisagem”, a mostra tem como proposta apresentar a visão do artista contemporâneo quando vê a paisagem.

Curadora é de casa

A curadora da Mostra, ex-professora e ex-coordenadora do espaço, Ana Zavadil, apresenta a paisagem traduzida pelos artistas participantes. “Essas obras tratam da paisagem na visão artística, com um olhar contemporâneo. Este tema está em um campo, assim, bem ampliado, nem sempre a gente vai reconhecer à primeira vista o que que está vendo naquela obra. Porque que é uma paisagem? Exatamente porque está nesse campo bastante ampliado da arte. Então, são 32 artistas, são várias linguagens. Têm desenhos, objetos, cerâmica e pintura. É uma diversidade bastante grande de técnicas e de materiais”, explicou.

 Formação acadêmica

No ano passado o espaço recebeu um coletivo de 32 artistas mulheres, também de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém devido a pandemia, a abertura da exposição foi realizada de forma híbrida, impossibilitando a presença das autoras das obras.

A curadora sala e coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, destacou a importância de receber um evento com a participação de vários artistas. “É uma oportunidade muito importante, um espaço também de formação para os nossos alunos que vão estar em contato com produções artísticas de outros territórios, de outros contextos. Para nós é um grande presente, uma oportunidade única. Essa exposição servirá para qualificar a formação dos nossos acadêmicos de Artes Visuais”, destacou.

Segunda vez

Uma das artistas da exposição e deslocou de Caxias do Sul (RS), com a família para prestigiar a abertura da Coletiva. Clara Koppe, comentou a emoção em expor um de seus trabalhos na Unesc. “Esta é a segunda vez que exponho aqui e a Universidade sempre nos recebe muito bem, valorizando muito o trabalho dos artistas. A Unesc procura os artistas e isso nos envaidece muito quando somos procurados. Sobre a minha obra, eu tenho um projeto, uma pesquisa, que eu sempre faço com a Ana. Juntas temos um estudo de Arte Contemporânea. Nessa exposição sobre paisagem invisível, construí a minha obra com litogravura, com o nome de Pedro e pedra, pedra, Pedro. Como o meu trabalho é urbano, e trabalho muito com o foco em cima do operário e a pedra, o Pedro então o operário, faz um trocadilho e esse é o trabalho com o invisível do urbano em cima do Pedro e Pedra e na gravura que é lito”, descreveu.

Morro do Céu

A luta pela preservação do Morro do Céu, em Criciúma, também é representada em uma das obras expostas na Coletiva. Segundo a artista criciumense, Simoni Coelho, a escultura expressa o seu grito: ‘Não mexa no Morro do Céu!’ “A minha obra é uma escultura de mesa, com pintura galvanizada e base de mármore. Ela faz parte de uma coleção intitulada ‘Série Lumiere de 2021’ e é em alusão ao Morro do Céu, um protesto para que o local seja preservado, é o meu grito. É um privilégio para mim que sou egressa da Fucri, formada há 32 anos, voltar aqui e expor juntamente com esses artistas, sendo a maioria gaúchos. A Unesc sempre mora no meu coração, considero muito importante esse espaço de arte, ter um ambiente cultural desse nível na nossa cidade, estou encantada com a exposição”, confessou.

Visita

A exposição fica aberta até dia 28 deste mês, de segunda à sexta-feira, das 13 às 18h30min. Escolas e grupos podem agendar visitas mediadas pelo e-mail: salaedibalod@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2022 às 08:26
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente