Teatro - Bacharelado

Curso de Teatro da Unesc leva espetáculos à comunidade

Curso de Teatro da Unesc leva espetáculos à comunidade
Divulgação/Agecom/Unesc Mais imagens

Apresentação recente no Centro Cultural Jorge Zanatta envolveu acadêmicas na estreia da peça “Queda Livre”

O curso de Bacharelado em Teatro da Unesc levou ao Centro Cultural Jorge Zanatta a estreia da peça teatral “Queda livre”.  A atividade envolveu as disciplinas de Montagem Teatral 1 e 2 e contou com o apoio Institucional da Diretoria de Extensão da Unesc, bem como, dos grupos teatrais Teatro Revirado, Grupo Cirandela, Coletivo Sou e Cyathus Teatro e Animação. 

Realizada no mês de novembro, a apresentação levou à comunidade o resultado do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos. O roteiro foi desenvolvido por uma das estudantes sob orientação do professor Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, apresentando uma releitura das obras “Poema suspenso para uma cidade em queda” (2015) e do Poema “em queda live” (2020) ambos escritos por Verônica Gentilin da companhia de teatro Mungunzá, de São Paulo.  

A história original de Queda Livre retrata o caso de um homem que cai de um prédio de seis moradores e que, ao passar por cada janela, ocasiona um terremoto dentro de cada apartamento, paralisando a vida destas pessoas.

“A nossa perspectiva de Queda Livre é uma perspectiva do corpo. Este representa um luto, alguma coisa que ainda não morreu - algo que fique suspenso. É como um ciclo que se inicia e continua e em looping”, destacou o professor.

Durante a apresentação, o público observou a representação de histórias reais vividos pelas atrizes. 

“A gente não nomeia qual recordação é de qual, mas todas elas vão se misturando e formando esse imenso caldeirão”, pontuou o professor. 

As duas disciplinas de Montagem Teatral, estão vinculadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao final, cada uma das alunas pôde ainda escrever um memorial descritivo sobre a peça, escolhendo um dos aspectos da encenação propriamente dita. 

A apresentação tem duração de 45 minutos e toda direção e coordenação é de Luiz Gustavo Bieberbach. Para a preparação corporal, as jovens contaram com a orientação de Lidiane Frello. O figurino foi desenvolvido pela servidora da Universidade, Eliana Ferreira de Souza. O elenco é formado por Bruna Machado, Juliana Kuhlkamp, Manuela Venâncio e Victória João.

“Também, é uma crítica do que se posta nas redes sociais que normalmente é muito mais suave, mais idealizado do que a nossa própria vida”, concluiu. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de dezembro de 2023 às 17:36
Compartilhar Comente