Gastronomia - Curso Superior Tecnológico

Unesc promove aula inaugural dos cursos de Gastronomia e Turismo com lançamento do concurso gastronômico “Chefs do Bairro”

Unesc promove aula inaugural dos cursos de Gastronomia e Turismo com lançamento do concurso gastronômico “Chefs do Bairro”
Mais imagens

Os cursos de Gastronomia e Gestão de Turismo da Unesc realizarão um evento imperdível na próxima segunda-feira (17/07) no Teatro do Bairro da Juventude, às 19h. A aula inaugural terá como tema “O impacto da valorização dos insumos regionais na gastronomia e no turismo” e será ministrada pelo Chef Pedro Soares, que acumula experiência em restaurantes renomados na Europa e representa a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Florianópolis.

O destaque da abertura do evento será o lançamento do concurso Gastronômico “Chefs do Bairro” que foi especialmente projetado para a categoria aprendiz, direcionado aos alunos matriculados no curso de Cozinheiro do Bairro da Juventude. 

Seu principal objetivo é aprimorar o conhecimento dos participantes, incentivando-os a se tornarem profissionais ainda mais qualificados. Além disso, o concurso busca valorizar as práticas e os insumos regionais, destacando a importância da gastronomia local. Esse concurso foi desenvolvido em conjunto pela Unesc, Bairro da Juventude e Via Gastronômica de Criciúma.

Conforme o coordenador do curso de Gastronomia e professor de Nutrição, Marco Antonio da Silva, o curso de Cozinheiro do Bairro da Juventude marca o início do processo formativo para os futuros profissionais de Gastronomia em um setor aquecido e com diversas oportunidades de emprego. 

“A Unesc, por meio de um Projeto de Extensão em andamento em parceria com o Bairro, busca atualizar a matriz curricular do curso de cozinheiro, capacitando jovens e promovendo o desenvolvimento da gastronomia e do turismo. Todo o processo é realizado considerando as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, e o uso de técnicas e habilidades de Gastronomia”, lembra Silva.


Incentivo

O coordenador dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão do Agronegócio, Lucas Fabricio de Souza Firmino, reconhece a importância de incentivar jovens e futuros profissionais a ingressarem no setor de turismo e gastronômico.

Ele enfatiza o papel fundamental desses cursos nas áreas de Turismo e Gastronomia, à medida que Criciúma busca um protagonismo cada vez maior nesses segmentos. “O concurso ‘Chefs do Bairro’ está alinhado com o Projeto de Extensão que estamos desenvolvendo, e a visita do chef Pedro Soares, compartilhando suas experiências e conquistas na área, servirá como fonte de inspiração para os jovens cozinheiros envolvidos”, diz Firmino, que também é professor de Gastronomia e coordenador do Projeto de Extensão. 

“Esse Projeto busca valorizar a cultura e a gastronomia regional, e a atualização da matriz curricular do curso do Bairro da Juventude foi toda pensada para que esses jovens ingressem, futuramente, no mercado de trabalho. O setor de turismo gastronômico só tem a ganhar com essa ação”, enfatiza Lucas.

Silva destacou o trabalho exemplar realizado no Bairro da Juventude no que diz respeito à formação de jovens e ressaltou que a parceria entre as três entidades resultará em benefícios significativos. 

“Essa parceria continuará em outros projetos, sempre com o objetivo de promover a qualificação profissional do setor”, menciona.

O evento é gratuito e aberto para a comunidade, sendo necessário somente efetuar a inscrição por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei63EyrJAuPl0DiTDrl1SpAe8bcDpqx6WQRI_O_eTf1TpZPQ/viewform

Portas abertas

Os cursos de Gastronomia e Gestão de Turismo da Unesc estão com matrículas abertas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (48) 99644-1887 e (48) 99915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de julho de 2023 às 17:57
Compartilhar Comente

Curso de Gastronomia e Turismo da Unesc promovem Galinhada Solidária

Curso de Gastronomia e Turismo da Unesc promovem Galinhada Solidária
Ticket pode ser adquirido pelo preço de R$ 45,00. Recursos serão destinados para a Amovi (Foto: Adobe Stock) Mais imagens

Os professores e acadêmicos dos cursos de Gastronomia e Gestão em Turismo da Unesc promovem a Galinhada Solidária neste sábado (26/11). O evento, em parceria com a Associação Amor à Vida (Amovi), tem o intuito de arrecadar recursos para a entidade que se dedica a ajudar pessoas com câncer em todo o sul do estado.

O ticket dá direito a uma refeição e custa R$ 45. Os interessados podem efetuar as reservas pelo telefone 99632 8340 ou com a Amovi pelo 99605 1548. A ação será em formato drive thru, das 11h30 às 14h, no salão da igreja do Bairro São Cristóvão, em Criciúma.

Para o coordenador do curso de Gestão em Turismo, professor Lucas Firmino, além do aspecto assistencial para os acadêmicos do Núcleo de Hospitalidade, a atividade contribui para compreender e experienciar a organização de um evento gastronômico e propicia a vivência plena de uma atividade rotineira para os profissionais da área.

A Galinhada Solidária, para o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antonio Silva, se torna muito importante, pois propicia o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à formação do futuro gastrólogo, que faz parte da organização. “A atividade estimula os participantes a conhecerem o cenário social e econômico da região onde está inserido, a partir da busca de soluções de problemas ou desafios identificados na própria região”, sublinha o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2022 às 17:44
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Unesc recebe semanas acadêmicas de Gastronomia e Turismo

Unesc recebe semanas acadêmicas de Gastronomia e Turismo
Mais imagens

A Unesc recebe a partir desta segunda-feira (10/10) a 2ª Semana Acadêmica de Gastronomia e a 1ª Semana Acadêmica de Turismo. Com apoio da Unesc Virtual, a iniciativa segue até o início da próxima semana, com temática voltada ao destino e produtos regionais como protagonista do turismo da Amrec. “A região possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as rotas gastronômicas, que incluem não só os inúmeros bares e restaurantes dos municípios no entorno de Criciúma, como Nova Veneza, Urussanga, Criciúma e Balneário Rincão, por exemplo, mas as queijarias, charcutarias, micro cervejarias e vinícolas, que dão identidade e atraem visitantes de todo o Brasil”, destaca o coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antonio da Silva.

Além das palestras e minicursos, as duas semanas acadêmicas terão a participação de importantes nomes ligados ao setor de hospitalidade como o Gerente de Marketing e Relacionamento da Own Time Club Gramado, Enzo Arns; o PHD e professor de Turismo e Hotelaria do IFSC, Tiago Savi Mondo e a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, de Nova Veneza, Carolina W. Ghislandi.

“Além do turismo gastronômico, o turismo rural, o ecoturismo, o turismo religioso e o festivo têm forte potencial de impulsionar a economia local, o que estimulou o surgimento de pousadas e outros espaços de hospedagem diferenciados na região”, enfatiza o coordenador do curso de Turismo, Lucas Firmino.

O evento é aberto para toda comunidade, sendo que outras informações, como inscrições e programação completa podem ser obtidas pelo Instagram: @gastronomiaunesc, @turismounesc, ou pelo site https://abre.ai/2sag1sat.

A abertura da semana Acadêmica de Gastronomia será às 19h desta segunda-feira (10/10), com palestra sobre carnes bovinas, comandada pelo Chef Maurício Tamanho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2022 às 09:07
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)