Engenharia Civil

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias
urso de Sistemas de Informação passa a integrar o portfólio da Universidade Mais imagens

Proporcionar experiências excepcionais aos acadêmicos unindo a teoria e a prática faz parte do método de ensino-aprendizagem da Unesc. Além de serem amplamente diferenciados, pois colocam o estudante no centro da aprendizagem diretamente em contato com a realidade da prática profissional, os cursos da Universidade promovem a verdadeira ressignificação de saberes. Com foco em ampliar ainda mais esse leque de oportunidades, a Instituição entra 2023 - período em que completa 55 anos de atuação -, com mais uma grande novidade: o curso de graduação em Sistema da Informação com habilitação em bacharelado. A nova proposta está integrada aos cursos de Engenharia e Tecnologia da Instituição.

De acordo com o diretor de Ensino Presencial da Universidade, Marcelo Feldhaus, o campo de engenharias e tecnologias possibilita uma gama diversificada de atuação profissional, pois ambas as atuações contam com a exigência de profissionais com domínio técnico, que possuam habilidade de liderança de equipes, saibam lidar com problemas complexos e que tenham perfil empreendedor. 

“O ano de 2022 foi conhecido pela retomada plena pós-Covid e, para este ano, a Universidade acompanha o aquecimento das indústrias, da construção civil e das tecnologias, apostando na ampliação da oferta dos cursos nestas áreas. Essa é uma maneira de atender as necessidades postas nos segmentos a partir de análise e pesquisa de mercado, sempre mantendo os propósitos da missão institucional”, diz ele, reforçando que a Unesc realiza constante trabalho de revisão de seu portfólio de cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

“Na área de engenharias e tecnologias estamos atentos às demandas do mundo do trabalho, especialmente das necessidades da indústria, empresas nacionais e multinacionais e setores de comunicação e informação, com foco ainda mais voltado à região sul, principais lócus de atuação da Unesc”, enfatiza Feldhaus. 

Mais informações sobre a novidade em curso de graduação da Unesc podem ser acessadas na página https://www.unesc.net/sistemas-de-informacao.

Mercado de Trabalho aquecido

Conforme o professor, o mercado das engenharias está retomando o crescimento e apresenta possibilidades promissoras. “Há diferentes segmentos nas empresas, indústrias e organizações em geral que estão absorvendo os nossos egressos que muitas vezes já ingressam no campo de atuação profissional logo nas fases iniciais dos cursos escolhidos", lembra.

É o caso do egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc, Dener da Silva, que buscou uma forma de se destacar no mercado, especialmente em projetos com foco em estruturas. Há dois anos, por intermédio da coordenação do curso, surgiu a oportunidade de entrar no mestrado para especialização, em Portugal. 

“Vivo uma experiência intercultural, conhecendo pessoas de várias partes do mundo, pensamentos diversificados. Acredito que isso é uma grande oportunidade profissional e pessoal. Sou grato à Unesc e a todos os professores envolvidos para que eu chegasse até aqui. Meu tempo na Universidade foi incrível”, destaca.

Além dele, o também egresso da Universidade, Felipe Baschirotto, conquistou outros patamares, após a conclusão do curso na Instituição, e hoje atua na Universidade Nacional de Singapura em um laboratório de tecido.  “Fico muito feliz, pois sei que a pesquisa e a oportunidade de estudar fora do país abriram todas as portas para mim. Pude ver como é a pesquisa em outros países, saber o que está sendo pensado sobre os assuntos e estar conectado a tudo isso. Desta forma, tendo contato com pessoas de todas as nacionalidades, experiências no mundo todo, mudamos a forma de pensar e abrir a visão para outras oportunidades e na Unesc eu tive as portas abertas para isso. Bastou demonstrar interesse e dar os primeiros passos na iniciação científica para que iniciasse a jornada”, compartilhou.

Graduação Multi

Desde o primeiro semestre de 2022, a Universidade iniciou um grande projeto de ressignificação nos currículos dos cursos de graduação presenciais com a Graduação Multi. A Unesc potencializou o percurso de formação dos alunos na resolução de problemas práticos que exigem soluções complexas e ágeis. “Os nossos estudantes são colocados em contato com a área de atuação profissional desde a primeira fase em propostas pedagógicas que se concentram no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas pelo mundo contemporâneo”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Aulas em cenários de prática, forte embasamento teórico, infraestrutura física e tecnológica de laboratórios de última geração fazem parte do cotidiano dos acadêmicos. Além disso, os estudantes dessas áreas contam com estágios supervisionados que os aproximam da formação do cotidiano profissional. Os professores atuam como mediadores do processo formativo e dão ênfase às situações de aprendizagem que estimulam o saber fazer, corroborando com o desenvolvimento do protagonismo estudantil.

Cursos

Atualmente, a Unesc possui a oferta de cinco cursos de bacharelado na modalidade presencial, na área das Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Além deles, a Instituição ainda com os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Na área de tecnologias, a Unesc conta com o curso de Ciência da Computação.

Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na área de tecnologia, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, que passa a contar também no período noturno. O curso de Design, também integra a área de ciências, engenharias e tecnologias da Unesc.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do aluno em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. 

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433. 

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:30
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Civil da Unesc promove formação abrangente e integrada

Curso de Engenharia Civil da Unesc promove formação abrangente e integrada
Mais imagens

Inovação e tecnologia se encaixam muito bem com o curso de Engenharia Civil, amplo em tamanho, história e diversidade. Na Unesc, as oportunidades são diversas e o profissional do ramo sai habilitado para atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento e desenho da planta até a definição dos materiais de acabamento, passando por um estudo rigoroso do solo, cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.

Para a excelência do processo de ensino-aprendizagem, a Universidade propicia diversos laboratórios específicos de cada área da Engenharia Civil por meio dos laboratório de materiais de construção civil; laboratório de mecânica dos solos e asfalto; laboratório experimental de estruturas e laboratório de geomática (topografia, geodésia e fotogrametria).

Para a coordenadora do curso, professora Elaine Pavei, o uso destes espaços possibilita simulações práticas de vivência real da profissão. “A Unesc, além desses laboratórios, disponibiliza uma ampla estrutura de laboratórios e recursos de informática que dão suporte às atividades do curso, e os acadêmicos têm interação com softwares de uso específico do profissional de Engenharia Civil”, comenta Elaine.

Segundo ela, o curso destaca-se também pela sua atuação no âmbito da pesquisa e da extensão. Já é tradição, os nossos acadêmicos terem os resultados dos projetos de pesquisa e extensão publicados em congressos e revistas de âmbito nacional e internacional”, menciona a professora.

Relação

A estreita relação com o mercado de trabalho também é outro diferencial da Unesc. Conforme a coordenadora Elaine, além de observar as movimentações de mercado, a Instituição consegue atualizar suas práticas docentes a fim de formar profissionais que realmente atendam as demandas do mercado e da sociedade.

O criciumense Carlos Feltrin é um deles. A bagagem que adquiriu na Unesc trouxe uma gama de possibilidades. Atualmente, está trabalhando como Engenheiro na obra de duplicação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo, uma via que dá acesso a Alphaville, bairro nobre da cidade paulista e com ampla opção de comércio e serviços.

“É um trabalho complexo em uma região densa de São Paulo, com 26 obras de contenções, 10 de artes especiais, sendo duas pontes sobre o rio Tietê. O setor que atuo na empreiteira executora, é responsável pela área técnica dos projetos de implantação e planejamento executivo. Este empreendimento tem estimativa de impacto em três milhões de usuários por mês. Anteriormente, trabalhei na execução do metrô de Salvador (BA) e no setor de infraestrutura elétrica de Santa Catarina”, enfatiza.

Segundo ele, a carga de conhecimento técnico que adquiriu nos anos em formação na Universidade foi essencial para conquistar as oportunidades do mercado.

Construção

Com espírito empreendedor, o egresso do curso Tiago Prudêncio, 37 anos, é proprietário da Schumacher Construções e gera em torno de 60 empregos diretos e indiretos.  Orgulhoso, ele conta a sua trajetória e conquistas ao longo desses anos. “O tanto que a engenharia tem de desafiadora, tem de apaixonante. A Unesc mora no meu coração. Fiz grandes amigos, tanto no corpo docente quanto no discente. Para mim foi um período de desenvolvimento estudantil, profissional e pessoal. Entrei um adolescente e saí um empresário”, rememora ele, que se formou em 2009.

A empresa de Prudêncio realiza construções de casas de alto padrão em praticamente todos os condomínios da região, obras industriais e comerciais, e construiu a ala nova do Hospital Santa Catarina, local em que atuam os residentes da Unesc.

Empresário

Iago Sartor formou-se em 2019 pela Unesc e, desde então, a palavra mais utilizada por ele é inovação, tanto que hoje tem dois grandes negócios. É sócio fundador da Easy Alert, e juntamente do egresso do curso de Engenharia Civil, Fernando Zomer, atua nesta plataforma de gestão de manutenções preventivas em edificações. Seus clientes são construtoras e síndicos.

Ele também é sócio diretor da Vier Engenharia, empresa especializada em coordenação e compatibilização de projetos em Modelagem de Informação da Construção (BIM). Entre os clientes estão incorporadoras e construtoras.

Segundo ele, todo esse sucesso é graças ao apoio da Universidade. “Além de passar todo o conhecimento técnico, a Unesc é uma grande incentivadora da inovação, dando todo o suporte e auxílio ao acadêmico. Sou grato por tudo o que aprendi e auxílio que adquiri com os professores”, disse. Sartor atua na Vier Engenharia ao lado dos sócios Roberto Burigo, Luiz Bilesimo e Ana Claudia Bilesimo.

Internacionalização

Quem também está conquistando muitos espaços no mercado de trabalho é o egresso do curso de Engenharia Civil e atual pesquisador na Universidade Nacional de Singapura (NUS) Felipe Basquiroto, 30 anos. Em visita recente ao Brasil, ele fez questão de visitar a Universidade e foi recebido pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. No encontro, o criciumense contou os aprendizados e as oportunidades vivenciados após os conhecimentos adquiridos na Unesc.

A NUS foi uma das instituições que fez parte da agenda de visitas da Comitiva Internacional composta pela reitora da Universidade e membros de outras instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação, a missão passou por instituições no Japão e em Singapura.

Alegre e orgulhosa, a reitora fez questão de agradecer todo carinho que o egresso tem com a instituição e relembrou a visita à NUS. “Temos grandes talentos pelo mundo e Felipe é um deles. Vemos o quanto sua vivência aqui conosco, desde o Colégio Unesc, foi transformadora. Tive a honra de encontrá-lo em Singapura e ver o lindo trabalho que ele faz por lá”, destacou a reitora.

Os passos iniciais nos laboratórios da Unesc e as aberturas concedidas pelos professores em Criciúma, de acordo com Felipe, foram fundamentais para a caminhada que chegou a outro continente. “O que aprendi, devo à Unesc”, disse o profissional, que atualmente estuda o efeito do aquecimento global nas fachadas de prédios.

Ampla atuação

O profissional da área de Engenharia Civil pode atuar na elaboração de projetos, especificação de processos construtivos, execução, supervisão e planejamento de obras, assessoria e consultoria, projeto de estradas e de abastecimento de água e saneamento, geotecnia, avaliações, perícias e pesquisas com novas tecnologias. E na maioria do tempo o engenheiro civil não trabalha sozinho, já que é papel do engenheiro liderar equipes e acompanhar os avanços de uma obra.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:26
Compartilhar Comente

Graduação Multi Unesc: múltiplos olhares e novas experiências na formação de profissionais diferenciados

Graduação Multi Unesc: múltiplos olhares e novas experiências na formação de profissionais diferenciados
Mais imagens

A Graduação Multi – um método inovador de ensino e aprendizagem oportunizado pela Unesc - apresenta ao universo de mais de 14 mil estudantes uma oportunidade ímpar para ampliar suas habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. Em 2022, ano da virada de chave no método de ensino-aprendizagem, as experiências vivenciadas já demonstraram o sucesso da implementação do projeto.

Ao longo dos semestres, acadêmicos dos mais diversos cursos foram desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sentissem na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Tal conexão está proporcionando um ensino integrado, sendo impulsionada por experiências práticas e uma estrutura única que somente a Universidade oferece, como pontua a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A metodologia inovadora implementada de forma simultânea em todas as primeiras e segundas fases dos cursos de graduação em 2022, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, faz parte do intenso e constante processo de atualização da Universidade, focada em atender as demandas do cenário mundial.

“A integração de várias competências diferentes é imprescindível na atualidade. Analisamos cenários, acompanhamos as tendências mundiais e de forma muito planejada colocamos em prática de maneira orquestrada em toda a Universidade. A Graduação Multi é resultado de um grande processo de revisão das metodologias com professores e a comunidade acadêmica, partindo de um princípio fundamental: a resolução de problemas reais”, destaca a reitora.

Neste novo olhar, conforme Luciane, os professores se tornam guias, ajudantes na curadoria de experiências significativas para o aprendizado dos acadêmicos durante o seu percurso na Instituição.

“Com toda essa dinâmica e a necessidade de um novo olhar, a Graduação Multi traz experiências, em diversos formatos, em sala de aula, por exemplo, onde o aluno está conectado a outros lugares, espaços sociais, como escolas e empresas. Uma verdadeira conexão com base no que se precisa, de fato, para que ele possa se colocar de maneira mais eficiente no mercado”, afirma a reitora.

Baseada no conceito de experiência, a Unesc proporciona aos acadêmicos desde as primeiras fases, um contato prático com o futuro campo de trabalho, o que, conforme a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, colabora para que se tornem profissionais diferenciados. “Estamos acompanhando as inovações, transmitindo aos nossos estudantes um conhecimento mais atual e relevante para sua formação”, completou ela.

“A inovação pedagógica continua sendo fortalecida. A nossa base é a experiência e essa experiência deve contribuir para atingir a competência, conhecimentos e habilidades. Queremos formar cidadãos prontos para o século 21”, complementou a assessora pedagógica Ioná Vieira Bez Birolo.

Protagonismo na prática

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Um exemplo disso está na disciplina de Saúde e Comunidade que integra disciplinas comuns de cursos da área da saúde. Ela contempla visitas em bairros para conhecimento de situações de vulnerabilidade social, em estruturas das unidades de saúde, entre outros espaços, o que, para o professor Jackes Soratto, é enriquecedor.

“Isso é fantástico para o processo de aprendizagem, uma vez que o trabalho em saúde é necessariamente um trabalho em equipe e exercitar isso na graduação, tornará esse aluno um profissional diferenciado”, comenta Soratto.

Conforme ele, oportunizar o contato com diferentes visões e compreensões de ver os fenômenos na prática faz com que o acadêmico se torne um profissional mais qualificado e com capacidade maior de conseguir êxito no mercado de trabalho.

Esse contato com o território, segundo o professor, oportuniza aos alunos das fases iniciais uma experiência sobre a sua futura atuação profissional na Saúde Coletiva. “É como se o território fosse um grande laboratório; os reagentes são os diversos cenários de paisagem; o material ou instrumental, é pautado no diálogo; e por fim o experimento, são as relações que se estabelecem e os vínculos gerados”, explica Soratto.

Além disso, conforme ele, o modelo de ensino é baseado na interdisciplinaridade, ou seja, os alunos têm a oportunidade de estudar assuntos de diversas áreas do conhecimento, o que permite uma visão mais ampla e integrada do mundo.

“É uma experiência que eu não teria fora da Universidade. Eu não teria este conhecimento”, corrobora a acadêmica do curso de Psicologia da Unesc, Maria Clara Paes Pereira, após percorrer ruas e conversar com moradores, durante uma das ações da disciplina de Saúde e Comunidade.

Curricularização

Os acadêmicos de Engenharia Civil, como Emily Soares Prudencio, tiveram a oportunidade de experimentar o aprendizado fora do âmbito acadêmico. Essa experiência lhes permitiu fixar melhor o conteúdo visto em sala de aula, sendo possível ver in loco e conversar com profissionais que forneceram uma visão realista sobre o tema. Segundo Emily, isso foi extremamente útil para que ela adquirisse mais confiança na carreira que deseja seguir. A atividade faz parte da curricularização da extensão.

Acessibilidade

A Graduação Multi também possibilita um espaço ainda maior aos estudos voltados à acessibilidade. Em um dos exemplos disso, alunos foram convidados a percorrer escolas da região para, com trenas e planilhas em mãos, fazer um diagnóstico do espaço físico e verificar se está sendo oferecido o que é necessário para que crianças e funcionários com deficiência possam desfrutar destes ambientes.

Para a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Isabel da Silva Machado, o aprendizado diário adquirido na Unesc e a oportunidade de participar destes projetos são indescritíveis. “Quando estamos nas comunidades começamos a entender mais como é o dia a dia das pessoas que necessitam de acessibilidade. Temos que trazer conforto e um ambiente adaptado e seguro. Essa é a nossa missão”, sublinhou ela, enquanto analisava um dos espaços das escolas visitadas.

Volta às aulas

A Unesc, a Universidade Comunitária que abraça as causas do Sul de Santa Catarina, está preparando uma recepção calorosa para receber os mais de 14 mil acadêmicos na próxima segunda-feira (27/02).

Para receber com excelência e orientar os acadêmicos, monitores estarão à disposição por todos os cantos da instituição. Painéis com mapas das salas de aulas, outdoors e bandeirolas serão espalhados por todo o campus para oportunizar a melhor experiência acadêmica e não deixar ninguém desinformado, afinal, a Unesc está em uma área de 190 mil metros quadrados em ampla infraestrutura.

Para completar a boa notícia, a Universidade continua com matrículas abertas para toda a gama de cursos com descontos imperdíveis.

Ampliação

Além das obras de ampliação e novas construções, a Universidade está cheia de novidades e de intensa movimentação em torno de reformas de salas de aula, laboratórios, ruas, calçadas, manutenção de geradores, elevadores, construção de deck e pergolado, entre tantos outros espaços.

Ao todo, somente com recursos próprios da Universidade, ou seja, sem contabilizar valores provenientes de captações, o investimento chega aos R$ 2 milhões, sendo que todas as obras, exceto a ampliação das Clínicas Integradas, estarão prontas antes do início das aulas.

Reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil, com forte destaque nacional e internacional na ciência e na extensão e que leva consigo o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade, com educação de qualidade socialmente referenciada a um número cada vez maior de pessoas.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas na Unesc, sendo que os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:11
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Escolas de Criciúma recebem Relatórios de Acessibilidade elaborados por acadêmicos da Unesc

Escolas de Criciúma recebem Relatórios de Acessibilidade elaborados por acadêmicos da Unesc
Mais imagens

Após um trabalho intenso desenvolvido por acadêmicos da Unesc, duas escolas de Criciúma receberam Relatórios de Acessibilidade personalizados na manhã desta terça-feira (11/10). A ação foi realizada por alunos bolsistas do projeto Vivercom edição Proesde, beneficiados pelas Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu).

Durante o período em que estiveram nas escolas  José Continho Portela, do bairro São Sebastião, e Silva Alvarenga, do bairro Metropol, os universitários, supervisionados por professoras, verificaram todos os ambientes, da rua aos banheiros, passando pelas salas de aula, biblioteca, pátio, hall, entre outros, tudo para fazer um diagnóstico preciso do local. 

“Podemos ter vontade e ideias, mas sem parceria não alcançamos o objetivo, por isso estamos muito felizes com este belíssimo projeto, agora acoplado ao Proesde, um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento social e econômico da nossa região. É uma iniciativa encantadora que conversa com as necessidades das secretarias Estadual e Municipal de Educação, pois é um olhar ampliado das estruturas físicas. Pensamos em seguir com esta análise, lançando uma semente para, no futuro, as secretarias pensarem a parte estrutural das escolas e todas as suas necessidades”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Satisfação, gratidão e proximidade

A auxiliar de direção da Escola Municipal José Continho Portela, Cheiene Damásio Uggioni, se encantou com o relatório recebido e enfatizou a importância do envolvimento da Unesc. “Quando os alunos chegaram à escola, eu senti uma ponta de satisfação em ver um grupo tão coeso, muito bem assessorado, com mentores por trás. Eles eram de tantas áreas diferentes, mas estavam tão unidos e focados no trabalho, devidamente caracterizados, com coletes, pranchetas. Agradecemos a Unesc por este carinho com a nossa escola, que é de todos. São duas unidades educacionais que estão longe geograficamente, mas mesmo assim tão próximas”, relata.

Da mesma escola, a orientadora, Maria Cristina Izé Mariana, diz que a unidade educacional tem gratidão pela Unesc. “A Universidade sempre é parceira, contribuindo muito com o nosso crescimento. A escola tem que ser receptiva à Unesc. Não adianta a Universidade ser comunitária se a comunidade não for receptiva a ela”, fala.

Impacto na sociedade

Uma das orientadoras deste processo é a professora do curso de Arquitetura, Aline Savi, que destacou o trabalho como desafiador. “Resolvemos, dentro da nossa área, trabalhar um tema que pudesse ser de domínio e aplicação prática, por isso pensamos na acessibilidade. É um trabalho que vem sendo desenvolvido em outras cidades também. Em Morro da Fumaça, por exemplo, todas as escolas receberam o relatório e em Içara estamos concluindo”, diz. 

No relatório entregue nesta terça-feira consta, entre outras coisas, uma apresentação da escola, o objetivo do trabalho e o diagnóstico. “Acreditamos que é um trabalho muito importante em qualquer instituição pública, precisamos vencer estas barreiras físicas. Não pensamos somente no aluno com deficiência, mas em toda a comunidade escolar. Usamos uma metodologia simples que pode ser aplicada por leigos para verificar o espaço. São 17 planilhas que vão da rua até o interior da escola, avaliando todos os espaços”, explica Aline. 

O diretor da Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, João Batista Figueiredo Filho, revelou que “a Unesc já é de casa”. “A Universidade também realiza outros projetos e cresceu muito. Nos admira esta gestão que tem tanto cuidado com os alunos, professores, estes projetos com a comunidade”, cita.

Vivercom

O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.  “Estes acadêmicos ganham a bolsa de estudo do Uniedu, mas tem que ter uma intervenção na comunidade com professores tutores que os orientam, no fim do ano, iremos apresentar ao prefeito e a secretaria de educação tudo que foi feito. É um resultado que pode não ficar só no papel, mas ser uma sugestão de melhorias pensando no cidadão”, ressalta a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Saleh. 

A ação tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas em atividades de ensino e pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país. 

As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2022 às 15:18
Compartilhar Comente