Engenharia Civil

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT
Atuação do Conselho e importância de capacitação estiveram na pauta (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc) Mais imagens

A presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Fernanda Vanhoni, protagonizou, na noite desta quarta-feira (25/10), a palestra “A Valorização Profissional: uma visão Crea-SC e Confea”, na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Recebendo acadêmicos de diferentes cursos de engenharia da Instituição, Fernanda apresentou o trabalho do Conselho aos futuros colegas de profissão, enaltecendo a importância de contarem com uma organização atuante.

“Buscamos destacar aos estudantes o que é Crea, a importância de o conselho fiscalizar, capacitar e valorizar os profissionais desta área, além de atuar mostrando para a sociedade o valor dos profissionais habilitados”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei, é sempre um prazer receber o Crea, um grande parceiro institucional e da categoria. “Temos o Crea SC como um verdadeiro aliado do curso e da Universidade. Temos a felicidade de mais uma vez tê-los como apoiadores da Semana de Ciência e Tecnologia e recebê-los para compartilhar conhecimentos preciosos com nossos estudantes”, apontou.

A diretora regional do Conselho, Kamila Rodrigues da Silva, egressa e professora da Unesc, também compartilhou conhecimentos com os acadêmicos presentes na atividade. “Engana-se quem pensa que nosso trabalho é ficar em frente a um computador. Precisamos de contato, networking, e isso também está entre as oportunidades viabilizadas pelo Crea. Assim, nós nos tornamos uma família com muitos contatos”, garante.

Os serviços oferecidos, as oportunidades disponibilizadas e formas de contato também estiveram na pauta apresentada, além do espaço aberto para questionamentos.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/10/25/crea-aborda-atuacao-e-valorizacao-profissional-em-atividade-da-sct/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:34
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura
Mais imagens

Novos pintores qualificados pelo Projeto Reconstruindo a Cidadania receberam, na noite dessa quinta-feira (28/09), o certificado de conclusão do Curso de Pintura Imobiliária, Moveleira e Automotiva. A celebração da conquista de uma profissão foi celebrada em um evento de formatura no Bairro da Juventude. 

A instituição beneficente está entre os atores responsáveis pelo projeto de capacitação profissional, ao lado da Unesc e da Tintas Farben. Com esta turma, a iniciativa completa 13 anos de existência e já preparou para o mercado, nesta última edição, 15 pintores em um cronograma de aulas teóricas e práticas, divididas entre o Bairro da Juventude e a sede da indústria de tintas. 

Os conteúdos são administrados por estudantes universitários bolsistas com a supervisão de professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além da equipe técnica da indústria de tintas. No decorrer de 30 horas os alunos aprenderam sobre o manuseio correto de materiais, características de cada tipo de superfícies e de tintas.

Pela primeira vez na história, uma turma do curso de pintura contou com a participação de estrangeiros. Um deles, o venezuelano Arturo Urquia, de 39 anos, entrou para aprimorar os conhecimentos que já tinha por trabalhar em indústrias moveleiras no país natal. “Para mim a experiência foi muito boa e os aprendizados me dão um conhecimento amplo para executar trabalhos. Aprendi coisas que nunca tinha tido contato, como patologias de tintas, por exemplo”, comenta o formado.

O também venezuelano formado William Figueroa destacou que a atividade foi ajuda vital para democratizar, promover e estimular a formação. “Iniciativas como essa nos motivam para melhorar cada vez mais. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aplicar para o campo de trabalho, o que certamente resulta no bem-estar emocional e espiritual de cada participante e de nossas famílias”, disse.

“Podem nos convidar para outros cursos e atividades, pois temos amigos de diversas nacionalidades residentes em Criciúma e arredores, como argentinos, colombianos, cubanos, peruanos, que certamente gostariam de participar deste tipo de ação de treinamento”, complementou Figueroa.

Participação ativa junto à comunidade

O envolvimento da Unesc no projeto de Extensão que dá vida ao Reconstruindo a Cidadania ajuda a Universidade a cumprir a missão de instituição comunitária, destacou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes. “A educação precisa impactar a vida das pessoas e uma Universidade Comunitária precisa estar com as mãos dadas com entidades e empresas da região, como o Bairro da Juventude e a Farben, para que a nossa competência frutifique e atinja os objetivos. Conhecimento é riqueza para libertar as pessoas”, afirmou.

Paixão é um sentimento que move todos os envolvidos no projeto e o torna forte, na visão do CEO da Farben, Edmilson Zanatta. “A oportunidade de tornar pessoas aptas a uma profissão e ao mercado de trabalho significa dignidade e faz com que o ser humano se sinta importante e empoderado. A nobreza dessas pessoas que dão vida a esse curso e das instituições tão relevantes da nossa cidade nos alegra e motiva a continuar apoiando”, exaltou.

Oportunidades

Com tradição na formação de pessoas para o mercado de trabalho, o Bairro da Juventude oferece diversas oportunidades para diferentes idades. Para a diretora da instituição, Sílvia Zanette, há de se enaltecer quando uma turma de adultos chega à formatura, como no caso dos novos pintores. 

“A gente sabe o quanto essas pessoas lutam para estar aqui e buscar a qualificação e o quanto esse aprendizado vai ser importante. Tivemos a felicidade de receber esse curso no Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic) antes mesmo da inauguração. Isso quer dizer que mesmo sem estar pronto o nosso espaço já estava cumprindo a finalidade dele, de prover conteúdo, conhecimento e ser um lugar de fortalecimento de valores para pessoas que querem fazer a diferença na sua vida e na vida do outro”, contou.

Os alunos tiveram aulas teóricas ministradas pelos bolsistas da Universidade supervisionados pelos professores responsáveis Evelise Chemale Zancan e Eder Frank Serafim, no Bairro da Juventude. Já as aulas práticas foram realizadas na Farben Tintas.

“Esse movimento, que já se estende ao longo de 13 anos, reforça de maneira contundente que a parceria entre o terceiro setor, uma Universidade Comunitária e as empresas é eficaz. Conseguimos viabilizar a capacitação e a inclusão no mercado de trabalho de profissionais altamente qualificados. Ao longo desses anos, orgulhamo-nos de ter formado cerca de 180 profissionais”, afirmou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2023 às 15:15
Compartilhar Comente

Unesc realiza colação de grau especial para formandos de mais quatro cursos

Unesc realiza colação de grau especial para formandos de mais quatro cursos
Mais um ciclo que se encerra para os graduandos e graduandas na noite festiva no auditório Ruy Hulse (Fotos: Décio Batista/Hannah Pires) Mais imagens

Confira a matéria completa aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 13:25
Compartilhar Comente

Internacionalização: Reitoria recebe egresso que atua como pesquisador em Singapura

Internacionalização: Reitoria recebe egresso que atua como pesquisador em Singapura
Visita à Universidade ocorreu nesta sexta-feira (20/01). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (20/01). Foi o egresso do curso de Engenharia Civil e atual pesquisador na Universidade Nacional de Singapura (NUS) Felipe Basquiroto, 30 anos. Ele aproveitou as férias no Brasil para apreciar o Campus e contar sua experiência em outro país, durante bate-papo com a reitora Luciane Ceretta; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes; a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni; e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei. No encontro, o criciumense contou os aprendizados e as oportunidades, após os conhecimentos adquiridos na Unesc.

A NUS foi uma das instituições que fez parte da agenda de visitas da Comitiva Internacional composta pela reitora da Universidade e membros de outras instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação, a missão passou pelo Japão e Singapura.

Alegre e orgulhosa, a reitora fez questão de agradecer todo carinho que o egresso tem com a instituição e relembrou a visita à NUS. “Temos grandes talentos pelo mundo e Felipe é um deles. Vemos o quanto sua vivência aqui conosco, desde o Colégio Unesc, foi transformador. Tive a honra de encontrá-lo em Singapura e ver o lindo trabalho que ele faz por lá. E que honra recebê-lo aqui hoje, de rememorarmos, e de trocarmos informações. Isso é gratificante”, destacou a reitora, que o recebeu com um delicioso café.

Basquiroto se formou há sete anos no curso de Engenharia Civil e até hoje mantém contato com a professora Elaine para troca de informações e conexões. “Sempre mantenho contato com os egressos, e Felipe é um deles. Estamos muito orgulhosos dele pela vivência e trajetória. Ele está realizando os seus objetivos e estamos muitos alegres por todo carinho que tem com a instituição. Isso nos enche de orgulho e de alegria”, comentou Elaine.

Os passos iniciais nos laboratórios da Unesc e as aberturas concedidas pelos professores em Criciúma, de acordo com Felipe, foram fundamentais para a caminhada que chegou a outro continente. “O que aprendi, devo à Unesc. Sinto um grande carinho e estar aqui hoje revendo os professores, é gratificante. Fico muito feliz com essa recepção calorosa”, disse.

O egresso ainda aproveitou para visitar os laboratórios, a sala de aula, o colégio e outros espaços da Instituição. Ele ainda se colocou à disposição para contar as suas experiências com alunos do colégio e com acadêmicos. 

O profissional, que atualmente estuda o efeito do aquecimento global nas fachadas de prédios na SMU, Universidade que tem como tema: “Nós não apenas antecipamos o futuro, nós criamos ele”. Na próxima terça-feira (24/01) segue para Singapura. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de janeiro de 2023 às 16:37
Compartilhar Comente