Ciência da Computação

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência
Atividades ocorrem desde abril de 2014 na Apae de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais de 200 alunos da Apae de Criciúma, dos cinco aos 59 anos, tiveram a rotina modificada pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão digital na Apae: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”. Desde abril de 2014, professores e acadêmicos da Universidade vão até a entidade com o intuito de desenvolver nos participantes uma maior autonomia na utilização dos recursos tecnológicos.

O projeto está dando muito certo. A equipe da Universidade é bem disposta e está sempre buscando saber mais e trazer novas ideias. Os nossos alunos estão adorando e no dia em que não há aula, sentem falta e perguntam. Eles estão se sentindo integrados à realidade do mundo digital e isso tem contribuído também com o desenvolvimento deles”, conta a diretora pedagógica da Apae de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva.

As atividades ocorrem três vezes por semana na Sala de Informática da entidade, que possui um profissional que auxilia nos trabalhos dos professores e alunos da Universidade.

O coordenador do projeto de extensão, professor Luciano Antunes, explica que o trabalho é realizado de acordo com a deficiência apresentada pelo aluno, e que por meio de jogos e demais atividades lúdicas, eles aprendem conceitos que visam à inclusão digital. “Procuramos ferramentas computacionais que auxiliem os alunos que frequentam a Apae. Desde atividades que estimulem a alfabetização, a estimulação para o aprendizado de números, atividades de concentração e raciocínio lógico. Para poder montar as aulas, ‘mergulhamos’ em cada uma das deficiências apresentadas”, afirma.

Segundo Antunes, os participantes têm demonstrado cada vez mais interesse nas aulas, e já estão aprendendo inclusive a mexer em dispositivos com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets. “O mundo digital é uma realidade, e não é porque eles têm algum tipo de deficiência que não poderão participar dele”, analisa.

O projeto faz parte das atividades comunitárias realizadas pela Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e promovida pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Além de Antunes, participam da iniciativa as professoras Ana Claudia Garcia Barbosa e Graziela Fátima Giacomazzo, além das acadêmicas bolsistas Daiara Paes e Keila Mayany Xavier.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 21:32
Compartilhar Comente

Inclusão Digital: APAE de Criciúma é beneficiada com projeto de extensão da Unesc

Inclusão Digital: APAE de Criciúma é beneficiada com projeto de extensão da Unesc
Fazem parte desta ação 190 pessoas, de cinco a 60 anos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Desde abril os alunos do curso de Ciência da Computação da Unesc estão envolvidos em uma ação diferenciada. O projeto de extensão “Inclusão Digital na APAE” dá oportunidade aos alunos da entidade de Criciúma a terem contato com o computador. Serão beneficiadas com a ação 190 pessoas, de cinco a 60 anos.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos alunos da APAE, incluindo-os socialmente, principalmente na área de recursos de comunicação e informação. “Os alunos aprendem de acordo com as suas deficiências. Dessa forma trabalham com softwares educativos que visam estimular e desenvolver a coordenação motora. Além disso, eles aprendem a produzir seus textos e fazer seus desenhos”, conta o professor Luciano Antunes, coordenador do projeto.

O projeto de extensão, aprovado em edital da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), será concluído em 2016.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 20 de maio de 2014 às 09:47
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso de informática gratuito para terceira idade

Unesc oferece curso de informática gratuito para terceira idade
Internet e redes sociais serão alguns objetivos do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quem acha que mexer no computador é só para a geração dos anos 1990 e 2000, está muito enganado. As inscrições para as aulas do projeto de extensão “Informática para a Melhor Idade” já estão abertas na secretaria do curso de Ciência de Computação da Unesc, no Bloco XXI-B, visando a inclusão digital também aos mais velhos, gratuitamente.

O projeto foi aprovado por professores da Universidade e oferece o curso básico em informática e internet para as pessoas da terceira idade ou para com mais de 50 anos, que sejam aposentadas. Ele também focará no uso das redes sociais.

As aulas iniciam dia 13 de maio e as turmas serão divididas em duas. As aulas da turma 1 serão ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, e a turma 2 se encontra nas terças e quintas no mesmo horário.

Para fazer a inscrição é necessário apresentar Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (xérox e a originais). Mais informações pelo telefone (48) 3431-2553, das 13h30 às 22 horas.

Fonte: Secom

06 de maio de 2013 às 09:10
Compartilhar Comente

Unesc leva aulas de informática ao presídio Santa Augusta

Unesc leva aulas de informática ao presídio Santa Augusta
Davi Carrer Mais imagens

Noções básicas de informática, assim como lições de matemática e português. A partir de hoje (20/4) detentos do Presídio Santa Augusta estão sendo beneficiados com aulas do projeto de extensão “Escola de Informática” da Unesc. “Estamos aqui com um projeto que representa uma oportunidade para vocês”, afirmou a professora Janete Trichês, coordenadora dos projetos da Universidade no Presídio.

A Unesc atua em vários projetos no local, como a ação de assistência judiciária. Na iniciativa, que iniciou hoje, participam homens que estão no regime aberto e semiaberto. “Aqui está o sonho de muitos detentos, pois o que vocês aprenderem aqui vai fazer a diferença lá fora”, destacou o diretor do Santa Augusta, Jovino Zanelato.

“O nosso trabalho não acaba aqui. A nossa expectativa e que além desse projeto muitos outros ocorram. Temos algumas coisas para ensinar e outras para aprender com vocês”, salientou o assessor de extensão da Unesc Roberto Recart dos Santos. São duas turmas, totalizando 20 reeducandos com duas aulas por semana. O curso terá duração de dois meses e meio.

O projeto é coordenado pelos professores de Ciência da Computação Ana Cláudia Garcia Barbosa e Paulo João Martins, sendo que as aulas são ministradas pelos alunos da segunda fase de Direito, Eduardo da Fonseca Hilário e Fernanda de Carvalho de Bona.

A aprovação do projeto de extensão do ocorreu no último edital da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da Unesc.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de abril de 2012 às 16:29
Compartilhar Comente

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc
Janete Triches Mais imagens

 

A coleta de amostra para doação de medula é a novidade desta terceira edição do Trote Solidário da Unesc. Podem participar da gincana os estudantes que estejam cursando a primeira fase dos 34 cursos de graduação da universidade. As provas terão cunho educativo, social e ambiental e terão tarefas de arrecadação e doação, mobilização socioeducativa, recreação e conhecimentos gerais.  Organizados em equipes, os calouros devem se inscrever na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), no prédio do Estudante, de hoje (2) até 12 de março.

 

A divulgação dos resultados e entrega do prêmio para a equipe vencedora – uma viagem a Itaimbezinho / SC - ocorrerá dia 29 de março, após o encerramento das atividades, no Ginásio de Esporte José Antonio Carrilho, no campus. O evento é organizado pela  Pró – Reitoria de Ensino de Graduação e CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), com apoio da prefeitura e DCE João Baptista Rita Pereda. Nesta edição, a Casa da Criança e do Adolescente no bairro Próspera, a Farmácia Solidária e o Hemosc serão as entidades beneficiadas.

 

Sangue e medula

 

A tarefa de doação de sangue e coleta de amostra para doação de medula será realizada pelos estudantes no Hemosc de Criciúma, no bairro Santa Bárbara, dia 22 de março, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Alimentos e remédios

 

Arroz, feijão, açúcar, óleo, trigo, leite em pó e café em pó são os alimentos não perecíveis que os acadêmicos doarão no Trote Solidário. As doações deverão ser entregues na CPAE, na sala 4 do Bloco do Estudante, no período 15 a 26 de março, no horário das 8h30 às 11h30 e 14h às 21h. As equipes também deverão arrecadar medicamentos em vidros lacrados, caixas, cartelas, cremes e ampolas, que serão entregues na Farmácia Solidária da Unesc, junto as Clínicas Integradas de Saúde, no dia 18 de março, das 8 às 9h, das 13h30 às 14h30 e das 18h30 às 19h30.

 

Provas relâmpagos e socioeducativas

 

No período de 15 a 26 de março, ocorrerão provas relâmpagos, a serem executadas pelas equipes. Já as atividades socioeducativas serão desenvolvidas no dia 17 de março, das 8h30 às 12h e 14 às 17h, na Casa da Criança e do Adolescente no Bairro Próspera.

 

Atividades recreativas e conhecimentos gerais

 

As atividades recreativas e de conhecimentos gerais serão apresentadas as equipes no dia 29 de março, a partir das 19h30, no Centro de Eventos.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 02 de março de 2010 às 19:22
Compartilhar Comente