Ciência da Computação

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos
Organização Mais imagens

A última quinta-feira marcou o encontro de quatro egressos com curso de Ciência da Computação. A primeira Conferência dos Egressos aconteceu no auditório Ruy Hülse, na UNESC, com presença de egressos, alunos e professores.

Na abertura do evento, foram destacados os pontos que motivaram a realização do evento. Segundo Jeison Cleiton Pandini, um dos organizadores da CONFEG, os egressos do curso foram escolhidos para reforçar a identificação dos alunos com os palestrantes.

O primeiro palestrante da noite foi o professor Luciano Antunes. Conhecido pela maioria dos alunos, o professor contou com muito bom humor sobre suas experiências e dificuldades na graduação e as motivações que deram origem ao gosto pela docência.

“Pra ser docente, vocês têm que estar em continuo estudo, tem que ter bastante respeito, humildade, e sempre estar atento ao mercado, ao que acontece no nosso dia-a-dia.”

Em seguida, o tema empreendedorismo foi o tema principal de Gélio Júnior. O egresso, que se formou em 2011 pelo curso, apresentou os desafios de encarar seu próprio negócio. Junto de Gélio, o bacharel em Odontologia Ramon Maciel reforçou as características do bom empreendedor. Ramon é sócio de Gélio e Lucas Carlessi (também egresso do curso) na empresa Onsyx, reforçando a ideia apresentada de que é preciso agregar pessoas com variados conhecimentos na busca pelo sucesso do empreendimento.

“Nós precisávamos de um dentista, e nada mais válido que ter um dentista na nossa equipe. Mas só a opinião de um dentista não adianta muito. Nós construímos nosso sistema junto com público-alvo, com quem realmente vai utilizar nosso sistema”

A terceira apresentação da noite foi do egresso Leandro Bortolotto. O criador do Zerofila e fundador da ZF Software abordou as características comerciais e técnicas da aplicação. Leandro contou que a ideia de desenvolver o sistema surgiu junto ao seu atual sócio quando, após perder tempo na fila de um restaurante, atrasou-se para um compromisso importante. O empresário ainda fortificou a importância da multidisciplinaridade, principalmente para uma área técnica como a da Computação.

“Pra que a gente chegasse nessa solução, você precisa ser multidisciplinar. Não adianta você cursar Ciência da Computação e não dar atenção pra matéria A ou B. […] Porque um dia, pra você criar uma solução dessa, você precisa amarrar muita ponta.”

Um dos idealizadores da conferência, William Bertan da Silva fechou o encontro com desenvolvimento móvel e Android. William apresentou dicas para os alunos interessados em iniciar na plataforma Android, sem esquecer também das “pedras” encontradas no caminho para aprender a programar para celulares e tablets. Em um segundo momento, o programador da TWCom Sistemas apresentou a biblioteca ACRA para os mais avançados na área.

“Quando se está desenvolvendo pra mobile, não é o mesmo que um desktop com 4 gigas de RAM. A memória é muito limitada. […] Temos que cuidar muito e fazer o mais enxuto possível. Processador também é limitado. Não vá querer fazer um cálculo que no computador demora 5 minutos, pois no seu aplicativo demorará horas!”

Após as palestras, o público e os palestrantes foram convidados para um networking e um coffee-break, permitindo uma troca maior de informações e experiências entre os participantes.

Fotos e vídeos

As fotos do evento já podem ser encontradas no site da ConfEg. Os vídeos das palestras estarão disponíveis em breve e serão atualizados neste post assim que estiverem disponíveis.

Por: Ramon Venson 10 de outubro de 2013 às 16:45
Compartilhar Comente

I Conferência dos Egressos acontece no auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira

I Conferência dos Egressos acontece no auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira
Organização Mais imagens

Na próxima quinta-feira (03 de Outubro) todos os alunos e egressos do curso estão convidados à participarem da Conferência dos Egressos (CONFEG). O evento, que ocorre pela primeira vez no curso, tem como objetivo reunir palestras ministradas por ex-alunos e motivar a identificação dos atuais estudantes com as áreas das carreiras seguidas pelos mesmos.

A ideia do evento partiu de um grupo de alunos e ex-alunos que, com apoio do renovado Centro Acadêmico Charles Babbage e da Coordenação do Curso de Ciência da Computação, organizaram a noite de palestras.

Conhecido dos atuais alunos, um dos egressos convidados é o Prof. Luciano Antunes. O professor do curso vai contar sua trajetória e experiência com a docência na área da computação.

Co-idealizador da conferência e egresso do curso, William Bertan deve incentivar novos desenvolvedores Android esclarecendo os desafios de iniciar a programação na plataforma, além de abordar a biblioteca ACRA para os mais avançados na área.

Ainda falando de Android e plataformas móveis, Leandro Bortolloto foi convidado a falar sobre o desenvolvimento do Zerofila, aplicação móvel para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais. Leandro deve conectar os pontos entre a tecnologia e o empreendedorismo na palestra.

Sem sair do tema Empreendedorismo, Gélio Júnior finaliza o quadro de palestrantes com os desafios do empreendedorismo no mundo nerd, apresentando também as dicas para os futuros empreendedores.

O evento é totalmente gratuito e acontece no dia 03 de outubro, a partir das 19hs no Auditório Ruy Hülse (anexo ao Bloco S). Durante o início da sessão haverá uma lista de presença para os acadêmicos, sendo pré-requisito para computar as horas do evento em seus bancos de Atividades Complementares.

Segue um mini-currículo dos palestrantes:

WILLIAM BERTAN DA SILVA (2012)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2012 com o TCC "Interfaceamento entre dispositivos móveis e jogos eletrônicos de computadores utilizando o acelerômetro baseado no sistema operacional Android". Trabalha a quase um ano com desenvolvimento móvel voltado para a plataforma Android na TWCOM Sistemas. Irá abordar temas do básico ao avançado: como ingressar no desenvolvimento Android e sobre a biblioteca ACRA para Android.

LUCIANO ANTUNES (2002)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2002 com o TCC "Sistema Especialista para apoio ao diagnóstico de doenças exantemáticas maculopapulosas com erupção obrigatória", o professor Luciano Antunes é especialista em em Didática do Ensino Superior e é Mestre em Ciência de Engenharia de Materiais pela nossa universidade. Atua com Informática Educacional desde 2002 e é professor universitário desde 2003. Irá comentar sobre sua experiência profissional sobre Docência na Computação.

LEANDRO SEHNEM BORTOLOTTO (2007)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2007 com o TCC "O Método de Redes Neurais pelo Algoritmo de Kohonen para Clusterização na Shell Orion Data Mining Engine", Leandro iniciou sua carreira dando aulas de informática básica. Durante o curso, atuou no Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada da UNESC. Após finalizar o curso, mudou-se para Florianópolis onde trabalhou como Programador (AGM Telecom) e Analista de Sistemas e Gerente de Produtos (Tibox). Recentemente, fundou a ZF Software, empresa com foco em Web e Mobile e desenvolvedora do Zero Fila, tema da palestra do nosso convidado.

GÉLIO JÚNIOR (2011)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC em 2011 com o TCC "Protótipo de visualização de imagens de câmeras de vigilância por meio do subsistema Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital". Fundador da Onsyx Sistemas, tem experiência com desenvolvimento de sistemas web e servidores Linux. Irá abordar os desafios e oportunidades pertinentes ao empreendedorismo no mundo da tecnologia.

Por: Ramon Venson 30 de setembro de 2013 às 16:02
Compartilhar Comente (2)

Assista ao vivo ao Congresso Sul Brasileiro de Computação

Está sendo realizado (de 29 de setembro a 1º de outubro) no campus da Unesc o V Congresso Sul Brasileiro de Computação - Sulcomp. Voltado a profissionais e acadêmicos da área, o Sulcomp 2010 conta com várias atividades, dentre as quais destacam-se: palestras, sessão oral, sessão pôster e IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos.
As atividades são realizadas no auditório Ruy Hülse, no campus universitário. Quem não puder comparecer, pode acompanhar em tempo real o evento que a cada ano ganha destaque no Estado: http://twitcam.com/27up8

29 de setembro de 2010 às 15:41
Compartilhar Comente