Ciência da Computação

Egresso publica artigo em renomada revista cientifica internacional

Egresso publica artigo em renomada revista cientifica internacional
CNPQ Mais imagens

O egresso do curso de Ciência da Computação Edroaldo Lummertz da Rocha publicou recentemente um artigo revista Cell, um dos periódicos de maior impacto na comunidade científica mundial.

O artigo intitulado “CellNet: Network Biology Applied to Stem Cell Engineering” que teve destaque no portal do CNPq foi realizado por Edroaldo e é resultante da pesquisa realizada no Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, na Harvard University, instituto afiliado da Harvard Medical School, em seu doutorado iniciado no Curso de Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC e viabilizado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.

Clique aqui para acessar a notícia do CNPq

Clique aqui para acessar o artigo

A Pesquisa no Curso de Ciência da Computação da UNESC

A Profª Dra Priscyla Waleska T. A. Simões (que orientou Edroaldo em projetos de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação, durante a fase em que Edroaldo esteve cursando a graduação em Ciência da Computação na UNESC) ressalta que os Programas de Iniciação Científica em Pesquisa da UNESC (PIBIC, PIC-170, FUNDES , entre outros) representam na UNESC o ponto de partida para uma relevante carreira acadêmica e de pesquisador como a aqui apresentada por nosso egresso.

Notícia: Priscyla Targino de Azevedo Simões e CNPQ

Por: Ramon Venson 18 de setembro de 2014 às 18:33
Compartilhar Comente

Projetos do curso aprovados no PIC 170

O curso de Ciencia da Computação teve 5 projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica da Unesc (PIC 170). O programa é desenvolvido pela Propex em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina, e visa fomentar projetos de pesquisa a serem executados por acadêmicos em conjunto com professores orientadores.

Seguem os trabalhos aprovados: 

Descoberta automática de conhecimento em repositórios de dados.
Aluno: Ruano Marques Pereira
Orientadora: Merisandra Côrtes De Mattos Garcia


Monitoramento de sinais vitais em pacientes com o uso de redes de sensores sem fio de baixo custo.
Aluno: Thales Fernandes Maggi
Orientador: Rogério Antônio Casagrande


Modelo de processamento distribuído em cluster para avaliação de desempenho de algoritmos de Data Mining aplicados a bases de dados da saúde.
Aluno: Gabriel Age Cabral
Orientadora: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões


Aplicativo de geolocalização por mapa de sinais wireless para auxilio na locomoção de deficientes visuais.
Aluno: Bruno de Mattia Amaral
Orientador: Gustavo Bisognin


Desenvolvimento de um software para Arduino que controle automaticamente a estabilidade do movimento de uma cadeira de rodas.
Aluno: Diogo Anphiloquio
Orientadora: Ana Claudia Garcia Barbosa

Por: Ramon Venson 29 de abril de 2014 às 15:09
Compartilhar Comente

Professora e egressos publicam artigo no Journal of Health Informatics

Professora e egressos publicam artigo no Journal of Health Informatics
Mais imagens

Publicado na última edição do Journal of Health Informatics, o artigo intitulado "Mineração de dados aplicada ao conhecimento em uma população universitária" utiliza a Mineração de Dados aplicada a descoberta de conhecimento e busca caracterizar hábitos de tabagistas. Retrata também alguns experimentos realizados em um projeto em andamento pelos Grupos de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação na Saúde, Redes de Comunicação, Inteligência Computacional Aplicada, Epidemiologia e Fisiopatologia realizado em parceria com diversas universidades do estado e financiado pela FINEP, e FAPESC.

São autores do artigo além da Profa. Dra. Priscyla Waleska Simões, os egressos do curso de Ciência da Computação José Márcio Cassettari Junior e Samuel Cesconetto, e os pesquisadores do Curso de Medicina e Laboratório de Epidemiologia, Profa. Dra. Maria Inês da Rosa e Felipe Ribeiro Sampaio.

O artigo pode ser acessado pelo link http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/282

Por: Ramon Venson 13 de dezembro de 2013 às 11:09
Compartilhar Comente

Professores, acadêmicos e egressos publicam artigo em revista internacional

Professores, acadêmicos e egressos publicam artigo em revista internacional
Mais imagens

O artigo intitulado "Using a model of parallel distributed processing associated with data mining in the characterization of sexuality in a university population"  foi publicado recentemente na revista de impacto internacional “Studies in health technology and informatics”, e relata a utilização de um modelo de processamento paralelo e distribuído associado à mineração de dados na caracterização da sexualidade com dados obtidos de uma população universitária. O artigo também retrata alguns experimentos realizados em um projeto em andamento pelos Grupos de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação na Saúde, Redes de Comunicação, Inteligência Computacional Aplicada, Epidemiologia e Fisiopatologia, e realizado em parceria com diversas universidades do estado e financiado pela FINEP, e FAPESC.

São autores do artigo além da Profa. Dra. Priscyla Waleska Simões, os acadêmicos do Curso de Ciência da Computação, Ramon Venson, Gabriel Scheffer de Souza, Jeison Cleiton Pandini, e Gustavo Pasquali Moretti; os egressos do Curso de Ciência da Computação, Leandro Natal Coral, José Márcio Cassettari Junior, e Samuel Cesconetto; os professores do Curso de Ciência da Computação Paulo João Martins, Rogério Antônio Casagrandre, Kristian Madeira, e Merisandra Côrtes de Mattos; e os pesquisadores do Curso de Medicina, Sandra Aparecida Manenti, Maria Inês da Rosa, e Felipe Dal-Pizzol.

O artigo pode ser acessado pelo link http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23920909

Por: Ramon Venson 13 de dezembro de 2013 às 11:05
Compartilhar Comente

Alunos de PIC apresentam trabalhos na Semana de C&T

Nos últimos dias os acadêmicos da disciplina de Projeto Interdisciplinar da Computação 2 apresentaram o resultado de seus trabalhos desenvolvidos na disciplina de PIC 1 (ministrada pela Profa Dra. Priscyla Waleska Simões) na IV Semana de Ciência e Tecnologia (IV SC&T), evento promovido e realizado na UNESC no período de 21 a 25 de outubro de 2013. Desde 2010 a SC&T é o evento institucional da UNESC que se dá em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Trabalhos apresentados:

SISTEMA PARA CATALOGAÇÃO E GERENCIAMENTO DE REVISTAS E LIVROS EM UM SEBO
Guilherme Cruz da Cunha, Jonathan da Silva Gomes, Rafael Schmitz de Oliveira, Rodrigo Burigo Esmeraldino, Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões
Apresentadores: Guilherme Cruz da Cunha, Rafael Schmitz de Oliveira

PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO PARA O SISTEMA OPERACIONAL IOS PARA CRIPTOGRAFIA VIA ALGORITMO RC4
André da Luz Guizzo, Christian Pereira Engelmann, Henrique Ramos Limas, Jackson Guizzo Zanette, Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões
Apresentador: Christian Pereira Engelmann

EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE REBANHO DE GADO BOVINO ATRAVÉS DE UM SISTEMA WEB
Diogo Pasini, Henrique de Noni, Mário Goulart Junor, Priscyla Waleska Targino De Azevedo Simões

PROTÓTIPO DE UM SOFTWARE PARA ACESSIBILIDADE DA ROTA E INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE PÚBLICO EM CRICIÚMA
Jonathan Custodio, Catiane de Morais Martins, Rodrigo Porto André, Tiago Rodrigo da Silva, Priscyla Waleska Targino De Azevedo Simões
Apresentador: Tiago Rodrigo da Silva

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE DADOS PARA FORMAÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE UM PRODUTO PARA INDÚSTRIAS DE MANUFATURA
Murilo Hobold Dal Magro, Daniel Nunes Pacheco, Guilherme Alves Frasson, Anderson Dagostin Gavilán, Priscyla Waleska Targino De Azevedo Simões
Apresentadores: Daniel Nunes Pacheco, Guilherme Alves Frasson

MODELAGEM DE UM PROTÓTIPO DE UM SOFTWARE VIA DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA E DE CASO DE USO PARA GESTÃO E CONTROLE DE UMA CLINICA ODONTOLÓGICA
Josemar Mateus, Edson De Oliveira Branco, Ana Claudia Garcia Barbosa, Priscyla Waleska Targino De Azevedo Simões
Apresentadores: Josemar Mateus, Edson De Oliveira Branco.

A Disciplina de PIC no Curso de Ciência da Computação

Conforme cita a Professora Dra. Priscyla Simões “A disciplina de Projeto Interdisciplinar da Computação foi inserida na grade curricular atual do curso de Ciência da Computação com o objetivo de realizar a interlocução do ensino com a pesquisa, e fomentar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com as demais disciplinas do curso.

Apesar da disciplina ser recente em nossa grade curricular, os projetos interdisciplinares das fases iniciais do Curso de Ciência da Computação iniciaram há aproximadamente 9 anos com uma projeto integrador da 4ª fase criado pelos professores Priscyla Simões (então professora de Estrutura de Dados), Paulo Martins (Professor de Análise de Algoritmos) e Silvana de Azevedo (então professora de Teoria dos Grafos), que idealizaram um projeto em que os algoritmos de Grafos (como Dijkstra, Warshall, entre outros associados com outras disciplinas como calculadoras polonesas) fossem desenvolvidos usando algoritmos e tecnologias apresentados em Estruturas de Dados (como maps, listas, pilhas, filas, hashs, entre outros) com armazenamento em arquivos. A eficiência do código gerado era então medida na disciplina de Análise de Algoritmos.

Desde então, tal projeto de autoria desses professores foi desenvolvido pelos mesmos com diversas turmas e acadêmicos e tem sido realizado até hoje com os atuais professores das disciplinas acimas citadas, e agora integrados com a disciplina de PIC."

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/410/

Por: Ramon Venson 04 de novembro de 2013 às 18:10
Compartilhar Comente