Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma
Estudantes começaram a criar primeiros projetos de melhorias esta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um local exclusivo para animais, proteção para crianças nos parques infantis, plano de arborização e paisagismo. Essas são apenas algumas das ações que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estão fazendo no conjunto residencial Venezia, do Bairro Nova Esperança, próximo a Universidade. Os estudantes começaram a criar os primeiros projetos de melhorias na última quinta-feira (27/8).

As atividades fazem parte do projeto de extensão "Habitação Social em Criciúma Levantamento de Habitabilidade da Produção do Período de 1985-2013”. As obras promovem melhorias físicas e de uso nas instalações do condomínio, além de aproximar os moradores dos estudantes, como ocorreu durante os encontros para fazer o levantamento fotográfico do local e na reunião com o conselho de administração.

Além do projeto arquitetônico e paisagístico, os alunos vão elaborar uma cartilha de orientação para tratar de forma educativa do uso correto dos vasos sanitários, da racionalização no consumo de água e de energia e da seleção dos resíduos sólidos, tanto nas áreas de cada apartamento, quanto nas áreas de uso comum do condomínio.

Entre as principais questões levantadas pelos moradores está a necessidade de um local para a prática de skate pelos jovens, cuidado com as árvores, construção de uma pista de caminhada, a iluminação dos fundos do terreno, entre outros. As obras serão entregues em dezembro deste ano.

O projeto de extensão está sendo realizado pelos alunos bolsistas Amanda Mazzuco, Bruno Leandro D’Avila, Bruna Manique Barreto, Fernanda Magagnin, Geferson Rafael da Rosa, Juliana Crocetta e também pelo professor coordenador do projeto Jorge Luiz Vieira, e pelas professoras Barbara Vallilo Siqueira, Gláucia Marchesan e Rúbia Carminatti Peterson.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de agosto de 2015 às 15:51
Compartilhar Comente (1)

Arquitetura e Urbanismo vai entregar projeto arquitetônico de um espaço público na Quarta Linha

Arquitetura e Urbanismo vai entregar projeto arquitetônico de um espaço público na Quarta Linha
Apresentação ocorre de nesta terça-feira, a partir das 19h30, no Ateliê Central do curso Mais imagens

Ao longo do ano um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc desenvolveu um projeto arquitetônico de um espaço público para a comunidade do Bairro Quarta Linha. O resultado dessa iniciativa será apresentado nesta terça-feira, a partir das 19h30, no Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo (anexo ao Bloco D).

O projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável – Projetando um Resgate Histórico e Social” pesquisou sobre o bairro, sua história e espaços. Partindo disso alunos e professores desenvolveram o projeto que será apresentando em primeira mão amanhã.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 04 de novembro de 2013 às 15:40
Compartilhar Comente (1)

Alunos e professores de Arquitetura contribuem com revitalização de praça

Alunos e professores de Arquitetura contribuem com revitalização de praça
Durante o final de semana eles participaram de evento da Abadeus (Foto: Antonio Rozeng) Mais imagens

Desenvolver um projeto urbanístico de uma praça pública. Este é o objetivo de um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc que esteve neste sábado (31/8) participando de uma ação da Associação Beneficente Abadeus. No evento os alunos do curso promoveram atividades de desenho com as crianças do Bairro Cristo Redentor, que pintavam o que desejam que a praça tenha no futuro.

Os estudantes e professores estão ajudando na busca da revitalização da praça através do projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável – Abadeus”, coordenado pelo professor Jorge Luiz Vieira.

A Abadeus mobilizou entidades em prol da revitalização de uma praça no Bairro Cristo Redentor. O local, que fica ao lado de CT Toca do Tigre, foi pintado e teve a vegetação aparada.

A ação de iniciativa contou com a participação da Unesc, Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor e Vila Natureza, Criciúma Esporte Clube, SESC, Polícia Militar e Prefeitura de Criciúma, por meio do Cras do Cristo Redentor, Escola Vilson Lalau, Fundação Municipal de Meio Ambiente e Fundação Municipal de Esportes.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 02 de setembro de 2013 às 18:22
Compartilhar Comente

Família em risco social recebe projeto de nova casa

Família em risco social recebe projeto de nova casa
Foto: Milena Spilere Nandi Mais imagens

A família do aposentado Eraldo Coelho, do Bairro Moradas do Sol, recebeu na noite hoje (8/4), o projeto da nova residência, das mãos de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. A maquete e a planta são frutos do projeto de extensão permanente Habitat Saudável e Sustentável, do qual participaram também professores do curso de Engenharia Civil da Unesc. A entrega ocorreu no Laboratório de Projetos, na Unesc.

Coelho tem 61 anos, é deficiente visual, e mora com a mulher de 51 anos e um neto com dez anos. A renda da família é de um salário mínimo, proveniente de aposentadoria por invalidez de Coelho e a residência da família está em condições ruins. Uma vez entregue o projeto da nova casa da família, a Abadeus irá articular ações para conseguir os materiais de construção necessários para erguer o novo lar.

O coordenador do Habitat Saudável e Sustentável, Jorge Luis Vieira, afirmou que o projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2012, após a identificação de problemas envolvendo a questão habitacional no Bairro Cristo Redentor. “Trabalhamos em parceria com a Abadeus para o desenvolvimento do projeto da residência do seu Eraldo. Para 2013, iremos desenvolver um projeto de uma praça, também em parceria com a entidade”, contou.

O coordenador dos Projetos de Extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc), a qual pertence o curso de Arquitetura e Urbanismo e o de Engenharia Civil, Luciano da Silva, afirmou que o papel da Universidade é também realizar projetos e prestar serviços para a comunidade e que o ganho em projetos como o Habitat Saudável e Sustentável se dá não só para a comunidade, mas para os estudantes e professores da instituição.

A acadêmica da sexta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, Dalana de Matos Viana trabalhou no projeto, orientada pelo coordenador do Laboratório de Projetos, Eduardo Giovanni, apresentou a planta da casa à família Coelho e a diretora da Abadeus, Schirlei Monteiro e explicou que ela deverá ser construída em alvenaria e madeira e foi pensada para aproveitar os espaços de maneira a dar conforto aos moradores. O projeto prevê o reaproveitamento de materiais como pisos e azulejos que a Abadeus possui para a construção de mosaico na entrada e parte de trás da casa.

Segundo ela, trabalhar no projeto de extensão foi gratificante - os envolvidos no projeto visitaram a residência do casal e tiveram reuniões com a Abadeus. “Foi importante não apenas para o meu aprendizado profissional esse trabalho. Conhecer realidades e pessoas diferentes agregou muito na minha vida pessoal. Espero que vocês gostem deste projeto tanto quanto eu gostei de trabalhar nele”, afirmou Dalana enquanto entregava a maquete ao casal.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Miguel Angel Pousadela, afirmou que o curso está à disposição para novos projetos que envolvam o trabalho para o bem da comunidade.

“Vale a pena trabalhar e não desistir quando aparecem obstáculos. A Unesc sempre foi parceria da Abadeus. Temos este projeto de construção de casas populares e foi imprescindível a ajuda da Universidade, de seus professores e alunos. Nós da entidade conhecemos a realidade destas famílias. Vocês da Universidade dominam o conhecimento e a técnica para fazer da melhor maneira possível”, afirmou a diretora da Abadeus.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2013 às 21:40
Compartilhar Comente