Arquitetura e Urbanismo

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil
Atividades ocorrem sábado no Ateliê Central (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebe neste sábado (23/9), a Oficina Modelo de Assistência Técnica, realizada pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Núcleo Criciúma. O evento contará com palestras, apresentação de trabalhos relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos da Universidade e oficina de Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento.

A iniciativa envolve os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Unesc e tem o patrocínio do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e o apoio da Unesc por meio do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar.

O evento é aberto para a participação de acadêmicos, professores e profissionais da área e as inscrições podem ser feitas no link. Mais informações pelo telefone (48) 3413-8162 ou pelo e-mail casadoarquiteto@hotmail.com.

Confira a programação:


9 horas às 10h30: Palestra sobre o que é um Escritório de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social - ATHIS, com a professora doutora e, Arquitetura e Urbanismo e arquiteta Gabriela Morais Pereira;

10h45 às 12 horas: Apresentação do Contexto Regional; Equipe de bolsistas do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc;

14 às 17 horas: Oficina de Imersão, Ideação, Prototipação, Desenvolvimento e Apresentação das Propostas de Modelos de Escritórios de ATHIS a serem realizados pelos participantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente

Alunas de Arquitetura apresentam artigo em conferência internacional

As estudantes da sexta fase do curso de Arquitetura da Unesc Julia Marcello dal Molin e Liliana Esteve Morais apresentaram o artigo “Políticas Públicas de Proteção ao Patrimônio Arquitetônico Brasileiro: Um Estudo De Caso”, escrito em parceria com a professora doutoranda Aline Eyng Savi e a acadêmica Lays Juliani Hespanhol, na IMATTE 2017, uma conferência internacional sobre os valores do patrimônio tangível.

O evento, promovido pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), ocorreu na última segunda e terça-feira (29 e 30/5) e abordou os valores do patrimônio tangível, como o objetivo de oferecer um fórum de discussão para cientistas e outros profissionais que trabalhem no campo do Patrimônio Cultural.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente

Estudantes e professores de Arquitetura têm momento de relaxamento

Estudantes e professores de Arquitetura têm momento de relaxamento
Atividade foi desenvolvida pelo programa Ânima (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Fecha os olhos, respira e relaxa. Na correria do dia a dia nos esquecemos de contribuir para que o corpo e a mente estejam ligados de forma leve. Parar por alguns minutos pode trazer um benefício enorme para a saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 90% dos atendimentos ambulatoriais são decorrentes ao estresse e a depressão, desenvolvidos pelo estilo de vida acelerado.

Esse tipo de vivência é evidente entre alunos e professores que vivem no mundo universitário. Mas essa não precisa ser uma certeza que se estabelece no decorrer dos dias. Foi com o intuito de promover um momento de parada que a líder estudantil Gabriela Maurício, da sexta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, procurou o programa Ânima, que propõe atividades voltadas ao “desligar” da rotina, promovendo atividades como terapias complementares, yoga e meditação.

Gabriela comentou que o curso de Arquitetura e Urbanismo traz um grande número de atividades e desenvolvimento de projetos. Esse grande leque de ações muitas vezes promove uma certa ansiedade entre os alunos. “Durante a aula de projeto, todos os alunos, de todas as fases, estão juntos no Ateliê Central. Esse é um momento que deveria ser de união, mas muitos estão acelerados e não conseguem se concentrar. Acredito que esse momento vai trazer grandes benefícios”, ressaltou.

O estudante Argel Bilésimo também ressaltou a falta de concentração e criatividade. “Em momentos que devemos ser criativos acabamos por ficar tensos. Esse não deveria ser o clima de uma aula prática. O relaxamento também vai trazer um momento de integração entre os alunos, que durante a vida acelerada acabam por deixar a união de lado”, comentou.

A atividade foi desenvolvida pelo coordenador do programa Ânima, João Alberto Ramos Batanolli. O professor comentou que há uma emergência de novos comportamentos dentro das instituições. “É necessária a criação de uma nova consciência, com o desenvolvimento de medidas que trazem benefícios à saúde dos indivíduos. Esse momento de parada mobiliza os hemisférios cerebrais, trabalha a lógica e a inteligência corporal, o que causa um aumento na alegria e na concentração, refletindo diretamente no aprendizado”, afirmou Batanolli.

Você também pode chamar o Ânima

Os interessados em trazer um momento de relaxamento em sala de aula, ou até mesmo no setor em que trabalha, podem contatar o programa Ânima da Unesc. A iniciativa é ligada ao DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e foi criada para ser um espaço que permita um contato maior consigo e com os colegas. “O objetivo é permitir uma reflexão sobre nós mesmos e promover a qualidade de vida na Universidade”, comentou Batanolli.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de maio de 2017 às 20:17
Compartilhar Comente

Reitoria recebe vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Reitoria recebe vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura
O professor e ex-aluna ficaram em primeiro lugar na categoria estudante (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Tatiany Fröhlich levou o troféu do primeiro lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura - Habitat Saudável para casa e, nesta quinta-feira, ela e o seu professor orientador, também premiado, Pedro Luiz Kestering, foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato. A proposta foi desenvolvida a partir do seu projeto de conclusão de curso.

O concurso reconhece importantes projetos e conscientiza sobre o valor da sustentabilidade para o setor.  Para Volpato, o reconhecimento fortalece a Universidade. “Esse prêmio é importante não só para a Tatiany, mas também para a Unesc e para o curso de Arquitetura. É um prêmio nacional, estamos extremamente orgulhosos”, comentou.

Também participou do encontro a coordenadora de ensino da UNA CET (Unidade Acadêmica Ciências, Engenharias e Tecnologias), Marta de Souza Hoffmann.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de março de 2017 às 20:44
Compartilhar Comente