Arquitetura e Urbanismo

Inclusão e inovação: professoras da Unesc abordam tecnologia assistiva e acessibilidade em evento da SCT

Inclusão e inovação: professoras da Unesc abordam tecnologia assistiva e acessibilidade em evento da SCT
Mais imagens

Cerca de 100 acadêmicos da Unesc participaram nesta quarta-feira (25/10) da palestra sobre “Acessibilidade e tecnologia assistiva: aplicações no ambiente construtivo”, com as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Aline Eyng Savi e Rúbia Carminatti Peterson. Durante o encontro, as docentes oportunizaram uma profunda reflexão sobre o conceito de tecnologia assistiva, beneficiários e aplicações.

O evento, que ocorreu no espaço do Ateliê de Projetos do curso, foi uma das atividades integrantes da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc que segue até sexta-feira (27/10) no campus. Durante a apresentação, as professoras abordaram a importância das inovações tecnológicas atenderem às necessidades daqueles que enfrentam desafios no dia a dia, com um foco especial nas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

“As tecnologias assistivas são recursos projetados para proporcionar assistência diária, ampliando a autonomia daqueles que delas necessitam”, reforçou Aline. Ela também destacou as estatísticas relevantes relacionadas à população de pessoas com deficiência no Brasil, que chega a 18,6 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, correspondendo a 8,9% da população nessa faixa etária. 

Surpreendentemente, de acordo com Aline, apenas 26,6% das pessoas com deficiência em idade produtiva estão empregadas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.

A tecnologia assistiva, conforme explicado pelas palestrantes, abrange uma variedade de soluções destinadas a superar limitações motoras e funcionais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o objetivo de facilitar a realização de atividades cotidianas e promover a participação ativa na vida social, especialmente no ambiente urbano.

Aline enfatizou a importância de preencher a significativa lacuna existente nessa área e de trabalhar para atender às necessidades de um grande público. Isso, segundo ela, requer um esforço contínuo e a colaboração de toda a sociedade na criação de espaços verdadeiramente inclusivos.

Vencendo barreiras espaciais e sociais

Para Rúbia, é necessário incluir e vencer as barreiras espaciais e as sociais, diante desse cenário. “Em um certo momento de nossas vidas vamos precisar. É um tema relevante e que muitas vezes nos conscientizamos apenas quando nos deparamos com ele”, completa Rúbia.

Alguns dos exemplos desses recursos de Tecnologia Assistiva podem ser encontrados nos projetos arquitetônicos para acessibilidade; nas órteses e próteses; nos produtos que oferecem adequação postural; nos aparelhos sonoros; nas plataformas elevatórias, entre outros. 

Aline ressalta ainda a abundância de produtos disponíveis no mercado projetados para auxiliar as pessoas em suas necessidades. “Discutir essas soluções é uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a existência e a disponibilidade dessas tecnologias, de modo que, caso alguém necessite delas, saiba onde encontrá-las. O propósito deste encontro foi precisamente esse: revelar a realidade dessas tecnologias e mostrar onde elas estão integradas”, conclui Aline.

Parceria com o CER

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, em colaboração com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc, propuseram a implementação de Tecnologia Assistiva em duas áreas distintas: em projetos arquitetônicos e em dispositivos de auxílio para a vida cotidiana. 

“À medida que o CER solicita nossa assistência, realizamos visitas nas casas dos pacientes e contribuímos com uma abordagem arquitetônica, buscando oferecer ideias e soluções acessíveis e econômicas, para que a população possa efetivamente se beneficiar”, explica Aline.

Além disso, há o projeto de Extensão OBS, cujo objetivo é desenvolver subsídios para tornar os ambientes internos e externos das escolas públicas municipais do ensino infantil e fundamental da cidade de Forquilhinha mais acessíveis. O conjunto de informações apresentado é resultado do trabalho inicial de uma investigação em âmbito nacional, que se estenderá por dois anos, visando a compreensão do panorama das tecnologias assistivas disponíveis.

Experiência

Durante o encontro, bolsistas envolvidos nos projetos do curso compartilharam suas valiosas experiências. “São ações do dia a dia que nos fazem perceber como pequenas mudanças podem efetivamente aprimorar o ambiente”, destacou Vitória Bertozzi. Amanda Savio, uma das acadêmicas, complementou: “Este é o momento de enriquecer a teoria com a prática e, simultaneamente, oferecer soluções às pessoas”.

Para Manuela Cizeski Sartor, também estudante do curso, essa atividade de Extensão enriquece o pensamento e desempenha um papel fundamental na construção do futuro. 

Mariany Valim faz parte do projeto que atende às escolas e, de acordo com ela, esta experiência amplia os horizontes. Maicon Estevam e Emily Sternberg Meller também compartilharam suas contribuições e os benefícios que têm obtido ao participar dessas atividades.

“Não é necessário ter conhecimento profundo sobre acessibilidade, mas ter uma perspectiva inclusiva e empatia contribui significativamente”, concluiu a professora Aline.

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (23/10) e segue até sexta-feira (27/10). A ação conta com mais de 130 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 15:42
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente