Arquitetura e Urbanismo

Estudantes de Arquitetura apresentam projeto em Congresso Internacional

Estudantes de Arquitetura apresentam projeto em Congresso Internacional
Encontro ocorreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um espaço comunitário do Bairro Jardim Angélica, de Criciúma, está recebendo uma atenção especial dos estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. O projeto de revitalização do local foi desenvolvido inicialmente como uma atividade de ensino da disciplina de Paisagismo e foi aprovado para divulgação científica no Congresso Internacional de Espaços Públicos da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). As alunas Ana Paula Freitas de Albuquerque, Caroline Niero, Denise Pazini e Leticia Jacques, estiveram em Porto Alegre, na última quarta-feira, apresentando o projeto no evento.

Para a estudante Ana Paula, o envolvimento com a extensão é essencial para a formação profissional. “A prática nos faz perceber, claramente, as diversas dimensões que estão envolvidas no ato de projetar e o potencial de influência que a arquitetura e o urbanismo podem exercem na vida das pessoas”, ressaltou a aluna.

O projeto faz parte de uma parceria do Labproj (Laboratório de Projeto) da Unesc com a Associação de Moradores do Jardim Angélica. Atualmente, a comunidade está analisando as propostas que foram apresentadas pelos alunos, para que numa próxima etapa sejam definidas as melhores soluções no desenvolvimento de um projeto de extensão específico para a área.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 23 de outubro de 2015 às 21:18
Compartilhar Comente

Alunos e professores de Arquitetura apresentam trabalho em Congresso Internacional

Novas perspectivas de planejamento urbano. Esse foi o tema central de três artigos de professores e alunos do curso de Arquitetura da Unesc que foram aprovados no Congresso Internacional Espaços Públicos, que inicia nesta segunda-feira (19/10) e segue até quinta-feira (22/10), no Campus da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

O artigo “Qualificação e apropriação de espaço livre público de lazer: Experiência acadêmica no Bairro Jardim Angélica, Criciúma – SC” é resultado da disciplina de Paisagismo, orientado pelas professoras Larissa Carvalho Trindade e Margarete Oliveira e desenvolvido pelas alunas Ana Paula Freitas de Albuquerque, Caroline Niero, Denise Machado Pazini e Letícia Jacques.

Da disciplina de Trabalho de Conclusão foram desenvolvidos dois artigos:  “Espaços públicos e segregação social no Bairro Farrapos, Porto Alegre - RS: os impactos da Arena do Grêmio” e “Qualificação do Sistema de Espaços Livres Públicos na área central da cidade de Araranguá – SC”. O primeiro foi desenvolvido pela aluna Jordana Engler Hahn, com orientação da professora Larissa Carvalho Trindade e o segundo pela aluna Marina Pinto Teixeira, com orientação do professor Mauricio Pamplona.

“Os artigos buscam discutir e apresentar novas perspectivas de planejamento urbano a um bom projeto de bem-estar na cidade. Os três serão apresentados na tarde do dia 21, no eixo temático “ambiências urbanas”, que trata do bem-estar urbano a partir do crescimento urbano acelerado, onde os espaços públicos perdem a escala humana”, afirmou o professor Mauricio Pamplona.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 19 de outubro de 2015 às 17:20
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura vão revitalizar espaços de Escola de Criciúma

Alunos de Arquitetura vão revitalizar espaços de Escola de Criciúma
Visita técnica ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pátios, playground, quadras, salas de aula, entre outros espaços da Escola Caetano Ronchi, de Criciúma, serão revitalizados pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Na manhã desta quarta-feira (7/10), estudantes de diversas fases estiveram no local fazendo medições e tirando fotografias para o desenvolvimento dos projetos.

As propostas serão desenvolvidas em conjunto com disciplinas do curso, com o intuito de oferecer aos professores e alunos as atividades práticas ligadas a comunidade do município. A ação é desenvolvida pelo Labproj (Laboratório de Projetos de Arquitetura Urbanismo) da Unesc.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 08 de outubro de 2015 às 20:59
Compartilhar Comente

Professora Maria Inês dá nome ao Ateliê de Arquitetura

Professora Maria Inês dá nome ao Ateliê de Arquitetura
Placa foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Professores, alunos e Arquitetos da região se reuniram nesta quinta-feira (8/10) para celebrar a nomeação do Ateliê de Arquitetura da Unesc. Quem recebeu a homenagem foi a professora Maria Inês Dutra Bay, co-fundadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc em 2003. No encontro, a professora foi representada por sua filha Marina.

“Sou antropóloga e acredito no poder que os rituais têm de fixar mensagens nas pessoas. Essa placa terá essa função, deixando marcado o nome da minha mãe na Unesc, no local em que ela descobriu e desenvolveu a paixão e a vocação em lecionar. Espero que ela seja lembrada pelo que acreditava, no papel social fundamental do arquiteto e no quanto ele pode contribuir para a sociedade”, ressaltou Marina.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, relembrou a personalidade da professora. “Ela foi uma pessoa leal, digna e sincera dentro das reflexões que ela acreditava. Aquele tipo de alguém que te olha nos olhos com um jeito único. Ela acreditava na força e no valor do aluno dentro do processo de aprendizagem, fortalecendo a importância de um ateliê como esse”, comentou Volpato.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Angel Pousadela, a origem do espaço teve a professora Maria Inês como protagonista. “Nossa professora sempre foi comprometida com a proposta do ateliê, sempre pensando na relevância da prática dentro do ensino. Ela sempre vai estar presente na figura deste curso, e agora com uma marca forte”, afirmou.

Na oportunidade, Marina doou o acervo pessoal da professora Maria Inês para a Unesc. Trazendo suas revistas e livros até a Biblioteca.

Do encontro, também participaram as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 08 de outubro de 2015 às 18:36
Compartilhar Comente (1)

Sustentabilidade e tecnologia é tema de encontro durante Semana de Arquitetura

Sustentabilidade e tecnologia é tema de encontro durante Semana de Arquitetura
Professora da UFSC ministrou uma palestra nesta terça-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

“A Sustentabilidade nas Tecnologias e Sistemas Construtivos para Habitação de Interesse Social". Esse foi o tema de debate desta terça-feira, durante a Semana Acadêmica de Arquitetura da Unesc. A atividade foi ministrada pela professora da UFSC Lisiane Ilha Librelotto.

Durante o encontro, Lisiane conversou com os estudantes sobre o processo para o desenvolvimento da sustentabilidade habitacional, mencionando o “Green Building”. "São edificações nas quais foram aplicadas medidas construtivas e procedimentais, que buscam o aumento de sua eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos sócio-ambientais”, comentou.

A professora falou ainda sobre manutenção, monitoramento, estratégias bioclimáticas, técnica e estética, construção de imagem, entre outras questões. Após a palestra foi desenvolvida uma mesa redonda que contou com a participação dos professores Barbara Vallilo Siqueira, Rúbia Carminatti Peterson e Jorge Luiz Vieira, do projeto de extensão da Unesc "Habitação Social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de 1985-2013".

Arquitetura Efêmera, Estrutura Geométrica, Sustentabilidade, entre outros assuntos, serão temas de debate durante o evento, que também vai contar com oficina de fotografia, sessão de cinema, entre outras atividades. O encontro ocorre até sexta-feira (9/10)

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 06 de outubro de 2015 às 16:48
Compartilhar Comente