Ciências Biológicas - Licenciatura

Projeto de extensão promove limpeza da nascente do bairro São Defende

Projeto de extensão promove limpeza da nascente do bairro São Defende
Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Promover a Educação Ambiental e a valorização do ambiente em que vivemos é o principal objetivo do projeto de extensão “Ambiente e Cidadania” da Unesc. São realizadas atividades educativas nas escolas do Território Paulo Freire, levando aos alunos uma maior compreensão sobre a importância da água, solos, fauna e flora. E nesta quinta-feira (17/8), o projeto realizou uma ação de limpeza na nascente do bairro São Defende, possibilitando o envolvimento prático dos estudantes da Escola Caetano Ronchi com o meio ambiente.

Segundo a professora da Unesc Maristela Giassi, responsável pelo projeto, o Propósito é manter a área limpa e cuidada pela comunidade. “Para isso, todos os estudantes estão participando de um processo de Educação Ambiental nestes dois anos de projeto. Entendemos que um bairro com um recurso como este, quando bem cuidado e valorizado pela comunidade, contribui com o embelezamento de sua paisagem, além de trazer o bem-estar para os seus moradores”, comentou.

Além da Escola Caetano Ronchi, a ação também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Criciúma. Da nascente, foram retirados entulhos como sacos plásticos, garrafas PET, vidros, móveis, fraldas descartáveis e outros materiais poluentes.  “A realização da limpeza da nascente é um dos objetivos do projeto, que se encontra em andamento e até o final deste ano. Outra ação programada é o cercamento da nascente com o repovoamento Área de Proteção Permanente com plantas nativas”, contou Maristela.

Saiba mais


Também fazem parte do projeto, a professora Elizabeth de Siervi, o professor Dourival Giassi e as bolsistas graduandas do Curso de Ciências Biológicas da Unesc, Vanessa Dussioni e Natalia Oliveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 21:07
Compartilhar Comente (1)

Destruição e preservação ambiental são foco de debate no Museu de Zoologia

Destruição e preservação ambiental são foco de debate no Museu de Zoologia
Encontro compõe a 15ª Semana de Museus (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc recebeu a Policia Militar Ambiental para debater sobre destruição e preservação ambiental. O encontro, ministrado pelo Sargento Corrêa, contou com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade.

A palestra compõe a programação da 15ª Semana de Museus, que traz como tema “Museus e histórias controversas dizer o indizível em museus”, proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A semana nacional é um evento que permite que os museus, por meio de suas ações, ganhem visibilidade e valorização da sociedade.

De acordo com o Ibram, o tema foi definido por meio do ICOM (Conselho Internacional de Museus), sendo adaptado à realidade dos diversos países que celebram a data.

Venha ao Museu

Em seus corredores os visitantes encontram histórias, conhecimentos e educação. Até a próxima sexta-feira (19/5) serão promovidas visitas mediadas, das 14 às 17 horas, no Museu de Zoologia da Unesc. A apresentação vai explorar o ecossistema marinho, animais da Mata Atlântica e a vida selvagem. Mais informações pelo telefone 3431-2573.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de maio de 2017 às 21:13
Compartilhar Comente

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão
Oficinas de educação ambiental e patrimonial fazem parte das atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da Escola José Réus, de Balneário Rincão, têm a oportunidade de conhecer melhor a arqueologia e a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público em atividades desenvolvidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc) e pelos cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. Por meio do projeto de extensão "Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”, as crianças participam de diversas ações, como palestras e oficinas no Museu de Arqueologia do Município de Balneário Rincão.

O projeto está no segundo ano de execução e no primeiro semestre de 2017 as atividades tiveram início na última quinta-feira (11/5), quando os estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental tiveram contato com a Arqueologia através de palestra explicativa que abordou conceitos sobre a Ciência Arqueológica, no intuito de responder as seguintes perguntas: “O que é arqueologia?”, “O que é cultura material?”, “Existem sítios arqueológicos na região?” e “O que são sítios pré-históricos e históricos?”.

Já na manhã de sexta-feira (12/5) eles participaram de oficinas de cerâmica, de pintura rupestre e de escavação.

Participaram das atividades na Escola José Réus, o coordenador do projeto de extensão da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, os acadêmicos de História André Martins e Lauro Carrer, de Ciências Biológicas Giovana Cadorin e Nathan Gava e a bióloga do Lapis, Giovana de Souza Pereira e a diretora da escola, Dolores da Luz.

Saiba mais

O projeto tem duração de dois anos e as atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Lapis, o PPGCA, os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade e faz parte das atividades de extensão desenvolvidas pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), vinculadas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Iniciou as atividades em 2016, com um trabalho de educação ambiental e patrimonial com os professores da escola de Balneário Rincão. Já em seu segundo ano de execução as atividades envolveram os alunos da escola.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 22:00
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma
Estudantes aprenderam a utilizar o microscópio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da UNESC (LEC) por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma – SC", realizou atividades didáticas e aula prática com microscópio no LEC (Laboratório de Ciências da Unesc), nesta terça-feira (9/5), com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pascoal Meller, de Criciúma.

Com tema “Um dia para conhecer o corpo humano, sistema digestório” as duas turmas do quinto ano, acompanhadas pelas professoras Joice Andrea de Morais Supriano e Rosimari Barbosa desenvolveram as atividades no LEC.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, conta com a participação das bolsistas  Lia Cristiam Nascimento dos Santos e Samara de Assunção, e tem como voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Biológicas realiza Aula Inaugural

Curso de Ciências Biológicas realiza Aula Inaugural
Evento reuniu professores e alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Biologia Marinha” foi o tema da Aula Inaugural do curso de Ciências Biológicas da Unesc, nesta quinta-feira (4/5) com o pesquisador e presidente do Gemars (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul) e professor adjunto do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Henrique Ott.

O evento teve a participação dos estudantes do curso e foi organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas Chico Mendes. A Aula Inaugural teve o objetivo de mostrar outras áreas e mercados de trabalho que os acadêmicos podem seguir.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de maio de 2017 às 17:23
Compartilhar Comente