Ciências Biológicas - Licenciatura

Projeto de extensão realiza atividade sobre bioindicadores

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou na última semana, uma atividade sobre bioindicadores com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

Durante o encontro foi realizada uma palestra sobre bioindicadores e sua importância pela professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e em seguida, os estudantes puderam observar pelo microscópio os efeitos causados pela poluição nos botões de uma planta.

O projeto é coordenado pela professora Miriam, tendo como colaboradoras as professoras da Unesc Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei e como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti. As atividades contam ainda com a participação dos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa. Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2019 às 10:14
Compartilhar Comente

Participantes de projeto de educação ambiental conhecem o campus

A Universidade recebeu recentemente alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, de Treviso, para uma Visita Orientada pelos diversos espaços do campus. Os estudantes participam do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”.

Durante o tour, organizado pela equipe do projeto e pelos Programas de Relacionamento da Unesc, os visitantes conheceram o  Bloco Administrativo, o Museu de Zoologia, a Biblioteca, o Ginásio José Antônio Carrilho, as quadras poliesportivas e as Clínicas Integradas. O grupo ainda participou de aulas demonstrativas nos laboratórios do Bloco S, as possibilidades que a Unesc oferece na formação profissional e cidadã e as oportunidades de bolsas de estudo, pesquisa e extensão.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza reuniões em escolas da região

O projeto “Educação Ambiental para Gestão das Águas: Participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, realizou no último mês reuniões com a diretoria e professores das escolas Jorge Biff, em Siderópolis, Udo Deeke, em Treviso e Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, para divulgar o projeto de extensão e discutir a possibilidade da realização de atividades ligadas ao tema do projeto na escola.

A iniciativa da Unesc prevê a realização de atividades que englobem o máximo de áreas do conhecimento possíveis, como Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática.

Estiveram presentes nas reuniões a coordenadora do projeto, Yasmine de Moura da Cunha, a coordenadora pedagógica do projeto, Miriam da Conceição Martins, diretores, secretários e professores da escola e ainda as acadêmicas da Unesc e bolsistas do projeto Ingridi Braz Lumertz e Paola Magnus Carvalho.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2018 às 13:39
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve atividades em Treviso

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou mais uma atividade com alunos do Ensino Médio da escola Udo Deeke, em Treviso. No dia 12 de novembro, professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas estiveram na escola para realizar uma atividade sobre poluição do ar.

No local, a professora da Unesc Paula Tramontin Pavei e os bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Lia Cristiam Nascimento dos Santos (Ciências Biológicas), possibilitaram que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola verificassem os níveis de emissão dos veículos cedidos pela prefeitura de Treviso. Para isso, eles utilizaram a cartela do Teste de Ringelmann, o aplicativo para celular “Virtual Ringelmann” e uma placa branca para ser de fácil visualização o material particulado emitido pelo escapamento de veículos que utilizam combustíveis fósseis.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria e Paula Tramontin Pavei, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2018 às 14:48
Compartilhar Comente

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella
Mais imagens

Participantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André”, realizaram visitar ao Bairro São Defende e à Escola Escola José Contim Portella na última semana, com o objetivo de dialogar com a diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá sobre o início dos trabalhos.

O foco do projeto é propor ações com as crianças da escola para promover a conscientização e desenvolver a mudança acerca da nascente localizada no loteamento Santo André, próxima à escola.

Participaram da reunião as alunas dos cursos de Ciências Biológicas Lara Goulart e de Geografia Mônica Krawczyk, a coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins e a voluntária técnica do Laboratório de Ciências da Universidade, Zenaide Paes Topanotti. 


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 17:11
Compartilhar Comente