Ciências Biológicas - Licenciatura

Palestra: lixo na Escola de Educação Básica Princesa Isabel

No dia 27/08, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e as professoras Mainara Cascaes e Zenaide Pais Topanott realizaram palestras abordando o assunto lixo na Escola de Educação Básica Princesa Isabel, localizada no município de Morro da Fumaça. O projeto “lixo que não é lixo” é realizado na escola há alguns anos entre alunos, professores, funcionários e comunidade em geral com o objetivo de diminuir a produção de lixo e estimular o correto descarte. Com isso, o principal intuito das palestras foi incentivar o projeto, apresentando dados sobre o lixo e as alternativas de reaproveitamento sem agredir o meio ambiente. A ação foi realizada com a participação ativa do Centro Acadêmico Chico Mendes, da coordenação do curso e dos professores e alunos envolvidos.

Por: Tereza Gregório 03 de setembro de 2018 às 20:18
Compartilhar Comente

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas
Evento ocorre até quinta-feira (6/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O papel do biólogo no desenvolvimento sustentável e na educação ambiental foram pauta no primeiro encontro da Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas). O minicurso, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano, abriu a programação do evento nesta segunda-feira (3/9). A Semana se encerra na quinta-feira (6/9).

Durante a conversa, Camila explorou assuntos como exemplos sustentáveis, educação ambiental e reaproveitamento de materiais já utilizados. “Quando analisamos o lixo que produzimos constatamos que apenas 10% deste material é, de fato, rejeito não reutilizável.  São exemplos como este que nos fazem pensar em como podemos minimizar nosso impacto na natureza”, afirma Camila.

A bióloga também explica que apesar das tentativas existe uma grande dificuldade para reverter a situação do planeta. “Me questiono se conseguiremos nos recuperar e como faremos isto. O que sei é que esta iniciativa não deve ser apenas o papel do biólogo, mas também do advogado, do médico, do enfermeiro e de todos que aqui vivem”, frisa a ministrante.

Cuidar do planeta

Apesar das dificuldades levantadas no encontro, a estudante do segundo semestre de Ciências Biológicas Maria Eduarda de Azevedo já sabe por onde começar. “O primeiro passo é mudar dentro de casa. Temos que reavaliar como fazemos, cuidar do meio ambiente e ser consciente em nossas decisões”, pede Maria.

Ela também destaca que outro fator importante é cuidar de seus próprios atos. “Faça sua parte. Comece a mudança sendo exemplo, assim vamos conseguir evoluir”, frisa a estudante.

Programação

Durante os quatro dias de Semana Acadêmica os estudantes podem participar de pelo menos 13 oportunidades de trocas de conhecimentos. O evento contará ainda com o debate de temáticas como toxicologia ambiental, fauna, biologia molecular, ecologia e conservação. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de setembro de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente