Ciências Biológicas - Licenciatura

Ações Comunitárias em Araranguá - 10/08/2019

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiveram presentes neste sábado (10/08/2019) na praça central de Araranguá.

Foram apresentados materiais expositivos com o intuito de promover uma sensibilização ambiental e uma integração com a comunidade. O tema Aedes aegypti e as doenças transmitidas por esse vetor são abordados para fins informativos.. A exposição de animais mostrou a diversidade de espécies na região e seu papel ecológico. Ao explicar o que é um ecossistema e o ciclo da água, foi utilizado um terrário, relacionando os conhecimentos populares com os científicos.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da UNESC.


Cordialmente,
Centro Acadêmico de Ciências Biológicas Chico Mendes - CACIB
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mais informações: Ações Comunitárias em Araranguá - 10/08/2019

Por: Tereza Gregório 13 de agosto de 2019 às 14:46
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Há quase 50 anos, um mundo de conhecimentos no curso de Ciências Biológicas da Unesc

Há quase 50 anos, um mundo de conhecimentos no curso de Ciências Biológicas da Unesc
Curso trabalha em quatro áreas de conhecimento da biologia: o meio ambiente e biodiversidade, a biotecnologia, a saúde e a educação Mais imagens

Quando criança, quem nunca pensou em ser um cientista quando crescesse? Quem nunca ficou curioso com os animais as plantas ou então pensou em descobrir como funciona o corpo humano? A maioria destas crianças que se interessavam por esses enigmas, atualmente estão ou podem ainda estar cursando Ciências Biológicas na Unesc.

Com turmas de Licenciatura e Bacharelado, o curso existe na Universidade desde 1970 e, de lá para cá, muitos dos alunos formados, seguiram a carreira acadêmica e outros atuam em diversos setores da iniciativa privada e também no serviço público. Com aulas teóricas e práticas, o corpo docente formado por Mestres e Doutores realiza atividades práticas em campo e em laboratórios oferecidos pela Instituição.

De acordo com o coordenador, Jairo José Zocche, o que mais se destaca como diferencial do curso, é a ligação teoria e prática. “Desde a primeira fase os alunos já têm contato com atividades em campo”, explica. Conforme Jairo, o curso habilita o acadêmico formado a atuar em quatro áreas de conhecimento da biologia: o meio ambiente e biodiversidade, a biotecnologia, a saúde e a educação. “Os principais são o meio ambiente e a educação, porém alguns acadêmicos se interessam por realizar atividades ligadas a outros cursos, como por exemplo os da saúde, e conseguem investir sua formação para essas áreas”, acrescenta.

Infraestrutura de qualidade

Além das aulas em salas de aulas e em práticas em campo, os laboratórios são amplamente utilizados pelos acadêmicos do curso. “As práticas em campo e as aulas práticas de laboratório são o que mais contribuem para formação efetiva dos estudantes”, explica o coordenador.

Entre os espaços utilizados estão os laboratórios de microscopia, microbiologia, botânica, zoologia e laboratórios de química. Além destes, os acadêmicos também utilizam os setores da Universidade como campo para realização de estágios e voluntariados como o Herbário, Museu de Zoologia, Horto Florestal, Biotério e o Iparque (Parque Tecnológico e Científico), através dos setores de projetos ambientais e do laboratório de arqueologia.

Oportunidades de estágio

Ultrapassando os muros da Universidade, além dos estágios nos próprios laboratórios da Instituição, os acadêmicos de Ciências Biológicas têm ainda a possibilidade de aplicarem os seus conhecimentos durante o curso em diversos órgãos da região. “A maior parcela é prestação de serviço ou convênios, que fazemos em parceria com o Iparque, órgãos públicos e privados que precisam dos serviços ligados a biologia”, comenta.

Coordenador e egresso

O acadêmico que iniciou sua jornada no mundo das Ciências Biológicas em 1981 não imaginava que hoje estaria ocupando o cargo de coordenador do curso. Jairo, formou-se no curso da Unesc em 1984. Após anos trabalhando na área e até mesmo frequentando o “doutorado sanduíche” no exterior, vê muitas diferenças no curso. “Claro que o número de alunos aumentou, o foco na pesquisa se intensificou, mas a principal diferença é na matriz curricular e na infraestrutura. Hoje temos laboratórios e uma matriz curricular que que exercem um papel essencial no nosso curso”, esclarece.

Além dele, o coordenador adjunto, Rafael Martins, também é egresso na Unesc e outros professores também foram alunos da Universidade. O corpo de profissionais do curso é formado de mestre e doutores.

Incentivo o ensino e a pesquisa

De acordo com o coordenador, atualmente o principal foco do curso é o ensino (Licenciatura) e a pesquisa (Bacharelado). “Sempre incentivamos o acadêmico participar das pesquisas, porque ele está em constante mudança e aprendizado. Mesmo depois de um pós-doutorado, ele vai continuar aprendendo coisas novas”, comenta.

O curso mantém fortes ligações com o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, espaço de oportunidade para que acadêmicos, após a graduação, ingressem em um Mestrado. “Nós sempre apresentamos ao acadêmico as potencialidades que ele pode encontrar no curso, mostrando o que ele pode fazer e atuar, mas claro, sempre com ênfase para que continue os seus estudos”, finaliza Zocche.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de agosto de 2019 às 15:40
Compartilhar Comente