Artes Visuais - Licenciatura

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações
Mais imagens

Um curso que tem a história construída passo a passo junto da Universidade. O que começou com a turma da chamada graduação em Desenho e Plástica, passou a ser chamado de Educação Artística e, já depois de um tempo de caminhada, ganhou o nome que o define até hoje: Artes Visuais. Alunos, egressos, professores, gestão universitária da Unesc e artistas locais comemoraram na noite desta terça-feira (12/03) o aniversário de um dos alicerces que conferem orgulho à Instituição.

A graduação em Artes Visuais nas habilitações Licenciatura e Bacharelado faz parte de uma das grandes bandeiras da Unesc: a formação de professores. Prova da importância do olhar apurado para o ensino das artes na Universidade é o reflexo da formação dos próprios alunos da graduação hoje atuando enquanto docentes do próprio curso. Um ciclo que se repete e se reflete no amor transmitido por cada um ao falar da Unesc.

Na noite de comemoração, o curso reuniu professores para, ao falarem sobre o tempo de atuação na Universidade, demonstrarem a bagagem que se soma nesses 53 anos de estudo, de prática, de extensão e pesquisa no campo das artes.

Conforme a coordenadora da graduação, Daniele Zacarão, esta é uma história de resistência, de superação, de corpos, de humanos, de amores e sucessos. “Que privilégio temos por estarmos aqui. Quanta gente maravilhosa passou e passa por este caminho. Nosso desejo é de que tenhamos muitas outras comemorações e vida longa ao curso de Artes Visuais da Unesc”, destacou na fala que fez na solenidade, acrescentando o desejo de comemorar os 50 anos do curso impossibilitado pela pandemia em 2020.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o amor de cada um dos envolvidos nesta história de 53 anos se reflete nas falas e nos olhares dos presentes na comemoração. “Eu fico tão feliz por estar aqui e compartilhar esta data com vocês porque vejo tanta força nesses olhares. Fiquei observando e me emocionando com toda essa história. Nessa resistência levantada tantas vezes nos discursos, vejo força e, nessa fortaleza, a esperança em dias melhores. Que possamos levar a diante esse lindo legado e que vocês sigam colorindo nosso mundo com essas cores do bem”, pontuou.

A celebração, para o diretor de Ensino de Graduação, é mais que merecida. Isso porque, o curso celebra seus 53 anos somando 160 alunos distribuídos pelas fases da graduação. “Em pleno ano de 2023, depois de uma pandemia, uma travessia muito difícil, ter aberto primeira fase de Licenciatura e reaberto turma de Bacharelado é motivo de aplausos. Não esqueçam que este curso representa uma luta da Universidade. Abracem essa oportunidade. Mergulhem fundo naquilo que a graduação oferece”, acrescentou.

A noite contou ainda com o prestígio dos artistas Edi Balod e Liliane Motta Silveira.

Confira a Galeria de Fotos

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de março de 2023 às 22:27
Compartilhar Comente

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod
Trabalhos lidam com as relações entre corpo, casa e lar, além de levantar questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento (Foto: Gabriela Selau Benetti) Mais imagens

A exposição “corpo-casa”, da artista egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, foi inaugurada na noite de quinta-feira (01/12) na Sala Edi Balod, no bloco administrativo da Universidade. A partir de trabalhos fotográficos e bordados, a  artista cria um diálogo entre o público e privado, a diferença entre casa e lar, e levanta questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento.

A pesquisa, segundo a artista, surgiu em 2019, período em que transitava constantemente entre Criciúma e Florianópolis. “No início de 2020, por conta do Covid-19, voltei para Criciúma, minha cidade natal, para um apartamento de onde recém havia me mudado, para estar mais perto de minha família”, afirma a mestra, que vê nesse um momento em que novas dúvidas surgiram sobre seu trabalho. “A partir desse momento, surgiram várias questões em minha mente sobre como habitar um espaço, como habitar um corpo, qual a diferença entre casa e lar e outras. Todos os resultados desses questionamentos, sem resposta, estarão na exposição”, explana.

Bruna Ribeiro fala também sobre o prazer de expor um trabalho na Sala Edi Balod. “Esse é um lugar que fez parte da minha vida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de expor aqui. Já trabalhei e estagiei no espaço, ajudando a montar e organizar várias exposições, e essa minha primeira vez com uma exposição individual no local me enche de alegria”, conclui.

A abertura contou ainda com uma novidade na Sala Edi Balod: a “Reserva Tecno”, onde as DJs Bruna Machado, acadêmica de Teatro da Unesc, e Isabela Thomé, aluna do curso de Jornalismo da Instituição, apresentaram-se após a inauguração oficial. O espaço da reserva técnica da Sala foi adaptado para acomodar os equipamentos musicais, transformando o local em uma verdadeira pista de dança para o público presente.

Esta é a quarta exposição individual de Bruna Ribeiro, que previamente expôs em Florianópolis os trabalhos “Eu sou minha própria musa” (2018) e “Eu sou minha própria __” (2018) e em Criciúma, a exposição “Pieria” (2021). A artista ainda participou das exposições “Deambulações Internas” (2021), “a dor que dói na gente” (2021), “meio” (2022), “papel de parede” (2022) e “Poéticas da Relação” (2022).

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais promove a segunda edição do Ateliê em Fluxo

Curso de Artes Visuais promove a segunda edição do Ateliê em Fluxo
Evento contou com 14 artistas da região Sul do estado (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma, foi palco da segunda edição do Ateliê em Fluxo, feira de arte itinerante promovida pelo curso de Artes Visuais da Unesc. A edição contou com 14 artistas e artesãos da região Sul do estado que apresentaram e disponibilizaram para venda suas produções em diversos formatos e linguagens, de desenhos e pinturas até livros e publicações. 

O Ateliê em Fluxo – Edição Prefa foi organizado pelos acadêmicos da disciplina de Arte e Agenciamento Cultural do curso de Artes Visuais, ministrada pela professora Daniele Zacarão e com acompanhamento do mestrando Maurício Bittencourt. O objetivo da feira, que ocorreu no sábado (05/11), é expor, divulgar e comercializar produções artísticas com preço acessível ao público, fomentando a cultura local, a circulação de trabalhos e a sustentabilidade do mercado de arte por meio do agenciamento do trabalho de artistas, coletivos, editoras independentes e empreendimentos criativos.

A coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, destacou a importância do evento para os estudantes da disciplina de Arte e Agenciamento Cultural. “O Ateliê em Fluxo é uma oportunidade para que nossos estudantes tenham experiências na área de produção cultural, organizando todas as etapas para a realização de uma feira de arte”, explicou a docente, demonstrando as habilidades que o evento ajudou a desenvolver nos alunos. “Nesta disciplina, estudamos políticas culturais e gestão de projetos, e o Ateliê é a oportunidade para colocar em prática esses estudos. Todos os estudantes participaram, organizados em grupos, cada um cuidando de um quesito entre gestão, curadoria, comunicação e montagem”, afirmou.

Na avaliação da professora, o resultado foi positivo. “Nossos alunos estavam envolvidos e animados com a possibilidade de construir novos espaços para circulação de trabalhos de artistas da região, e também tivemos um retorno positivo dos artistas participantes, que elogiaram a organização dos estudamos e se colocaram à disposição para participar de outras ações realizadas pelo nosso Curso de Artes Visuais”, completou Daniele.

Participantes do Ateliê em Fluxo – Edição Prefa

Babadorky – Araranguá

Beatriz Kestering Tramontin – Criciúma

Bian Philippi – Içara

Eskilo – Criciúma

Flores Macramê – Criciúma

Heitor Machado – Nova Veneza

Ilustre Majuzera – Morro da Fumaça

Kaol Porfírio – Araranguá

Lela – Nova Veneza

Lucy do @book.listrado – Criciúma

Matheus Dutra – Criciúma

Meraki Hippie Chic – Criciúma

Sartori Art - Lages

Viviane Rocha – Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2022 às 15:03
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais promove exibição de documentário "Panorama"

Curso de Artes Visuais promove exibição de documentário
Diretores Daniel Leão e Djuly Gava estiveram no evento, ocorrido na noite da última quarta-feira (05/10) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Curso de Artes Visuais recebeu na noite de quarta-feira (05/10), os diretores do documentário Panorama, Daniel Leão e Djuly Gava, para uma exibição do curta-metragem seguido de uma conversa. O material audiovisual é um documentário de arquivo feito com as imagens dos moradores do Conjunto Habitacional Panorama, o maior condomínio popular de Florianópolis, composto por 800 apartamentos distribuídos em 41 blocos e  onde vivem cerca de cinco mil pessoas. 

Contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2020, o filme foi editado ao longo dos últimos dois anos, com imagens coletadas no início de 2019, quando seis pesquisadores fizeram, por duas vezes, um porta-a-porta em todos os apartamentos do imóvel. Mais de 40 famílias participaram do projeto que coletou mais de cinco mil imagens.

Os estudantes da disciplina “Linguagem de Vídeo” do curso de Artes Visuais, que estão elaborando roteiros para a produção de um curta metragem, conheceram melhor o processo de produção de um projeto audiovisual desta escala a partir da conversa com os diretores, que teve mediação da professora Silemar Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2022 às 17:29
Compartilhar Comente