Matemática

Formandos 2016-2: Momento de comemoração

Sabe esses lindos aí das fotos? Eles estão prontos pra arrasar!  ❤️

A formatura dos acadêmicos do Curso de Matemática - Licenciatura ocorreu em dois momentos: (1) Colação de grau especial, no Auditorio Ruy Hulse, dia 17/02/2017 - 19h; (2) Colação de grau, no salão principal da Sociedade Recreativa Mampituba, dia 04/03/2017 - 19h. Os eventos ocorreram em conjunto com os cursos de Artes Visuais Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Geografia, Educação Física Licenciatura, História Licenciatura e Letras. No evento (1) participaram também os formandos do curso de Pedagogia.

Momento de comemoração, de agradecimento, de reconhecimento, ,,, por uma importante etapa de vida, concluido!

Nossos novos Matemáticos:

  • ANA CLAUDIA PEREIRA MOREIRA
  • BEATRIZ DONADEL
  • EVERTON DA CONCEICAO DA SILVA
  • JAQUELINE BELOLI DO NASCIMENTO
  • MARIANE PAIANO SPINDOLA
  • RAFAEL LUIZ SAVI
  • SUELEN DA CUNHA MEDEIROS CAMARGO
  • VANDETE MARIA ZANATTA DE OLIVEIRA

Como cita uma das formadas: "Muito obrigada a Deus em primeiro lugar por esta etapa vencida, sem Ele nada seria possível! A sensação de dever cumprido é maravilhosa, formada em Matemática com muito orgulho!" (BEATRIZ DONADEL, 2017).

Por: Elisa Netto Zanette 04 de março de 2017 às 23:55
Compartilhar Comente

2017-2018 : O BIÊNIO DA MATEMÁTICA NO BRASIL

O Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018 01 a 09 de agosto http://www.icm2018.org/portal/en/.

O ICM é o maior evento da área e pela primeira vez será realizado no hemisfério sul.

Estes eventos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro e serão organizados pelo Instituto de Matemática da UFRJ e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Com o propósito de potencializar esta oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no país, foi instituído o BIÊNIO DA MATEMÁTICA BRASIL 2017-2018.

Foi proclamado pelo Congresso Nacional  por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07/11/2016.

Conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação. 

Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. 

A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas e o público em geral.

São objetivos do Biênio da Matemática Brasil:

  • ‍Incentivar o estudo da Matemática e o raciocínio lógico e abstrato.
  • Oferecer atividades de ensino, artísticas, lúdicas e que sejam prazerosas para todos os públicos envolvidos. 
  • Criar ações onde o público possa interagir com os conceitos e adquirir novos conhecimentos a partir da experiência vivenciada. 
  • Produzir experiências que tratem a Matemática como linguagem.
  • Alimentar e melhorar a relação das pessoas com a disciplina.
  • Popularizar a Matemática. 
  • Atualizar e treinar professores.

Dentre estes eventos destacamos:

2017

A VIII Bienal da SBM será um dos eventos do marco de abertura do Biênio da Matemática. O evento contará com a presença de nomes destacados de diversas áreas. Serão oferecidas palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios e visitas guiadas de escolas ao evento, com uma expectativa de uma grande participação do público de estudantes e profissionais de Matemática do País.

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia (23 a 29 de outubro de 2017)  tem como tema "Matemática está em tudo". O tema Matemática está em tudo é uma homenagem ao maranhense Joaquim Gomes de Sousa, considerado o primeiro grande matemático do Brasil.

O Festival da Matemática, como parte da Bienal, integra o conjunto de iniciativas de popularização da Matemática durante todo o Biênio da Matemática.  O Festival tem como objetivo popularizar a Matemática atingindo um público que vai desde os pequenos a partir 2 anos de idade até um público mais exigente e com mais experiência na área. Atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família formarão o campo ideal para despertar novas formas de vivenciar a Matemática e desfazer o preconceito que existe em relação à disciplina. 

Mais informações: https://www.bieniodamatematica.org.br/o-que-e.html

Por: Elisa Netto Zanette 03 de março de 2017 às 23:28
Compartilhar Comente

9 dicas para você tirar de letra o primeiro dia de aula

Se existe algo que traz mais ansiedade do que o primeiro dia de aula na escola é o primeiro dia de aula na Universidade. Mas não precisa pirar! A gente te ajuda a se encontrar pelo campus com 9 dicas para facilitar o primeiro passo desta nova caminhada:

1 - Chegue mais cedo no primeiro dia

Já que é um ambiente totalmente novo, é importante você chegar um pouco mais cedo. Assim você conhece os lugares mais importantes, como secretaria do curso, onde fica o xerox (muiiito importante), banheiros, cantinas (ver o preço do assado...) e Biblioteca.

2 - Os mapas das salas estarão espalhados pelo campus

Para você encontrar a sua sala de aula temos um mapa em cada bloco, é só você saber o semestre e curso que já vai se achar.

3 - Na dúvida procure os minions

Temos uma equipe que pode te ajudar a qualquer momento. Todos estarão vestidos de minions (brincadeira, eles estarão com coletes amarelos) e qualquer dúvida é só perguntar.

4 - Se precisar, pode ir no banheiro

Na escola você tinha que pedir para ir no banheiro ou tomar água, mas aqui não existe isso. Se precisar sair da sala por algum motivo é só sair.

5 – Aproveite a Praça do Estudante

Nos intervalos, a Praça do Estudante é um bom lugar para relaxar e bater um papo. Além disso, aqui você pode pisar na grama, então aproveite!

6 – Conheça o seu Centro Acadêmico

Os veteranos dos Centros Acadêmicos estão lá para te ajudar em qualquer situação! E claro, já aproveite para conhecer novos colegas.

7 – Faça amizades sem neuras, muitos estão no mesmo barco que você!

Se tiver aquele medo de puxar papo com alguém, desapegue. Muitos também estão na mesma situação. Na Unesc temos uma diversidade de pessoas, que vem de cidades, culturas e países diferentes.

8 – A Unesc tem um Restaurante Universitário

Se você vai almoçar na Universidade uma dica é ir até o Restaurante Universitário, que fica em frente ao Bloco R. Lá o preço é acessível e a comida é uma delícia.

9 – Seja um #UnescLovers

As nossas redes sociais trazem informações super legais pra você que é da família Unesc. Corre lá, curte e acompanhe tudo que rola na Universidade. Não sabe os endereços:

Facebook 
Instagram
Linkedin 
Snapchat: unesc_criciuma

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de fevereiro de 2017 às 08:00

Por: Elisa Netto Zanette 20 de fevereiro de 2017 às 18:00
Compartilhar Comente

Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras - CAMP promove encontro dos acadêmicos de Matemática no Dia do Estudante.

Os acadêmicos do curso de Matemática foram recepcionados pela Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras - CAMP em evento de confraternização em menção ao dia do estudante.

O evento - que contou com a participação de todos os acadêmicos do curso, professores, funcionários e coordenação - foi marcante com discursos da Presidente do CAMP - Luciane Oliveira de Aguiar e da coordenadora do curso - Profa Dra Ledina Lentz Pereira, que parabenizaram a todos pelo dia especial.

Com sorteio de brindes, roda de música e um delicioso coquetel, os academicos confraternizaram na tarde de hoje (11/08/2016), no Bloco N, no campus da UNESC.

Por: Elisa Netto Zanette 11 de agosto de 2016 às 18:38
Compartilhar Comente

Duas palestras importantes sobre pesquisa encerram com sucesso o Seminário do Curso de Matemática

Os acadêmicos e professores do Curso de Matemática, participaram da última etapa do IV Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC, na tarde de hoje (25/05/2016), no Auditório Edison Rodrigues (Bloco P, sala 19).

O palestrante do Prof. Dr. Willian Casagrande Candiotto  (UNIBAVE), trouxe importantes reflexões acerca da importância da Filosofia na Matemática. Com o tema “Pesquisa acadêmica: das perspectivas de emancipação humana ao objeto da Geometria”, o Prof. Dr. Willian, enfatizou a importância da pesquisa acadêmica, refletindo sobre a relevância da definição do objeto de estudo, da base teórica, dos princípios filosóficos que norteiam os princípios epistemológicos da matemática. Dissertando sobre as matrizes filosóficas com compreensões opostas sobre o objeto da geometria (materialismo mecanicista; o idealismo dialético; e, o materialismo dialético), contribuiu ao subsidiar as reflexões acerca do objeto da geometria.  Para o Prof. Dr Willian, o objeto da geometria está na relação entre os elementos da geometria e a própria realidade física. A métrica é a categoria fundamental da geometria.

O Prof. Dr. Willian é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC; e graduado em Matemática (UNESC). Integra dois grupos de pesquisa: o GPEMAHC (Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma abordagem Histórico-Cultural) da UNESC e do GEPOC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica), da UFSC.

Dando sequencia as atividades do evento, o Prof. Dr. Alex Sander da Silva (UNESC) debateu sobre “A importância da produção de artigos científicos na formação acadêmica”. A partir de questionamentos sobre os motivos que direcionaram a escolha dos acadêmicos para o curso de Matemática e os desafios que se apresentam na formação científica, o Prof. Dr. Alex apresentou os elementos norteadores da produção de artigos e a sua relevância na vida acadêmica. Desde a importância de escrever (um princípio da vida),  a análise da relação entre escrita e leitura, para o palestrante, o maior desafio do pesquisador, é provavelmente, escrever e publicar sua pesquisa.

Questões preliminares foram levantadas: Escrever sobre o que? O que eu leio?  Como faço minha leitura do mundo? Qual a minha leitura do/no curso? Sobre o que posso escrever na academia? entre outras, direcionaram o debate e reflexões sobre o tema.

O Prof. Dr. Alex é graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UFSC), mestre em Educação (UFSC), doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (PUCRS). Com Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP, coordenou entre 2011 e 2013 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES/UNESC). Professor na UNESC, na graduação e no Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS) e Editor da Revista Criar Educação.

A mediação das atividades no evento foi compartilhada pelas Prof(as) MSc Elisa Netto Zanette (Coordenadora Adjunta do Curso de Matemática) e Dra Ledina Lentz Pereira  (Coordenadora do Curso).

O evento é uma promoção do Subprojeto Pibid- Matemática e o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense organizado pela coordenação e NDE (Núcelo Docente e Estruturante) do Curso, com o apoio do Centro Acadêmico de Matemática, PPGE e UNAHCE.

Por: Elisa Netto Zanette 25 de maio de 2016 às 21:09
Compartilhar Comente